Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Altar para o papa em Lisboa

 

Imagem do Público

 

 

Não me lembro de ter convidado o papa a vir a Portugal, nem tal coisa me passaria pela cabeça, afinal eu sou ateu e se há instituição que eu dispensava mesmo era a igreja católica, papa incluído evidentemente.

 

Mas se é verdade que eu não o convidei, não deixa de ser verdade que mesmo sendo ateu, mesmo sendo completamente indiferente à vinda do senhor, a verdade é que queira ou não queira, esta visita vai-me custar dinheiro,  e vai-me custar a mim, a si e  a todos nós, porque é dos  impostos de todos nós  que vai sair uma boa parte dos muitos milhares de Euros que estes 3 dias vão custar ao estado. A outra parte vai sair dos cofres da igreja, que de certeza não tem mais nada que fazer ao dinheiro.

 

Para a missa que se vai celebrar no Terreiro do Paço em Lisboa, vai ser erguido um altar que vai custar a módica quantia de 200 mil Euros (ver noticia do Público), durante mais ou menos uma semana o lobby da igreja tentou tudo e mais alguma coisa para que a câmara de Lisboa se chegasse à frente com o dinheiro,  mas foi em vão, logo será a igreja  a pagar 200 mil euros que servirão para uma estrutura que será utilizada umas 3 ou 4 horas e depois será destruída ... isto faz algum sentido?

 

No Porto o lobby da igreja teve mais sucesso e será a Câmara Municipal a pagar a factura, ou seja, todos nós, porque o dinheiro sai dos impostos de todos nós.

 

Para além destes gastos, há que contabilizar a ida de um avião da TAP a Roma buscar e levar o senhor e a sua comitiva, que papa que se preze não viaja em Low Cost nem em voos normais. No outro dia vi uma noticia em que se explicava que um dos helicópteros da marinha estará à disposição do senhor para as viagens, ir de Lisboa a Fátima e de Fátima a Lisboa de carro é uma seca. A juntar a tudo isto, há que somar o preço da segurança e de tudo o resto que gira em volta de uma visita destas... dinheiro, muito dinheiro que irá sair dos bolsos de todos nós... 

 

Ora, para um país que está em plena crise, um país onde supostamente se tenta cortar na despesa a todo custo, um país em que os salários vão estar congelados até pelo menos 2013, um país em que o desemprego cresce todos os dias, um país em que se acabam de cortar os benefícios fiscais em despesas de educação e saúde, todos estes gastos não seriam desnecessários? ,Será que não dispensávamos tudo isto e utilizávamos este dinheiro em coisas que realmente fossem úteis? 

 

Jorge Soares

publicado às 21:04


27 comentários

Sem imagem de perfil

De Cris a 17.03.2010 às 09:09

Jorge, concordo com tudo, mas mesmo tudinho! E digo mais: não há pachorra! Eu já tinha comentado essas preocupações com outras pessoas e parece que há mais gente a pensar assim. Fico indignada! Nós não podemos fugir aos impostos, mas eles podem fazer o que bem querem com eles? Não está certo, não admito! Isso tem que mudar.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 17.03.2010 às 23:33

Sim, há mais pessoas a pensar assim, basta olhar aqui para os comentários.

A igreja não dá contas a ninguém, ninguém sabe para onde vai o dinheiro, quanto entra, quanto sai ou como... já é tempo que esta impunidade acabe.

Jorge
Sem imagem de perfil

De Ribatejana a 17.03.2010 às 09:29

Só concordo com uma coisa.. com o fanatismo que aí anda não creio que fosse seguro o senhor viajar num voo comercial junto com mais um monte de gente e deslocar-se de carro tb considero perigoso. Afinal temos episódios de atentados no passado, não é? de resto concordo plenamente que os rios de dinheiro que se vão gastar são um paradoxo relativamente à filosofia da Igreja.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 17.03.2010 às 23:35

Seguro seguro era ele ficar mesmo no Vaticano a olhar para as italianas, seguro e barato... e usávamos este dinheiro todo para algo útil.
Sem imagem de perfil

De Essência a 17.03.2010 às 09:37

Só te esqueceste de um promenor a juntar a esses todos. Nesses dias o rendimento de trabalho dos funcionários públicos vai cair em flexa, porque se acontecer como da última vez, o estado deu tolerância de ponte num desses dias à escolha do trabalhador.

Paula
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 17.03.2010 às 23:36

Eu lembrei-me disso quando comecei o post, mas depois escapou-me... e dpois falam de produtividade e do PIB...

Jorge
Sem imagem de perfil

De Maria a 17.03.2010 às 11:05

A minha vontade era pedir que o Estado me pagasse umas férias nas Maldivas. Ficava imensamente mais barato aos cofres públicos e fazia um bem do caraças à minha sanidade mental!

Mas claro, o papa com ar de demo é muito mais importante...
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 17.03.2010 às 23:38

Com o dinheiro que se vai gastar.. ia muita gente de férias, de certeza absoluta.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 10.05.2010 às 23:07

Para: Suspeita
Sendo assim, devia era pedir para lhe pagarem uma viagem a um destino cultural. Talvez lhe incutisse algum respeito e conhecimento de forma a voltar mais conhecedora e produtiva contribuindo assim para um Estado mais próspero e com comentários fundamentados.
Imagem de perfil

De DyDa/Flordeliz a 17.03.2010 às 12:21

Também não me recordo de ter sido nem achada sobre o assunto.
Se calhar a igreja esqueceu-se de pedir um referendo sobre a vinda de sua santidade?!
O país está em crise, fazem-se cortes e pedem-nos sacrifícios e depois...
Animam-se os mais desfavorecidos com festas e romarias. Afinal são estes quem mais precisa de milagres, no tratamento da saúde e para o pão que colocam em cima da mesa...
Faz-me confusão nesta época de crise os gastos que vamos suportar.
Igreja e governo venha o diabo e escolha e que um atire a primeira pedra ao outro se tiver coragem.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 17.03.2010 às 23:40

Antes o governo, porque nesses pelo menos a gente vota, e pode sempre votar noutros, a igreja católica é uma praga bíblica.. e não há quem nos livre dela.

Pão e circo, parece ser a máxima actual.

Jorge
Imagem de perfil

De cigana a 17.03.2010 às 15:16

Jorge, com crise ou sem ela, andam os políticos todos sempre a viajar com toda a sua comitiva, e não é em low-cost... A verdade é que já estamos habituados a que tudo isso saia dos nossos bolsos.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 17.03.2010 às 23:42

Tá bem, mas já bastava os que temos por cá, não era preciso vir mais um... e ainda por cima este...

Beijinho
Jorge
Sem imagem de perfil

De Leamar a 17.03.2010 às 17:05

Boa tarde...
Este tema deixa-me cócegas nos dedos...
Porque é que o Pápa tem uma residência de luxo só para férias??? Trabalhará assim tanto e viverá assim tão afogeado para esbanjar tanto dinheiro num descanso tão trabalhoso quanto o seu próprio ofício???
Para que é tanto dinheiro gasto em estruturas supérfluas?? Têm medo que não chegue a todos?? Ponham uma câmara de TV em frente ao homem que todos passam a vê-lo!!
Para que é tanta fé, tanto amor, tanto empenho posto num só homem que é como todos nós?? Amem, tenham fé e empenho para com o próximo (aquele vizinho que detestam, aquele que bebe muito, aquele que não tem trabalho, aquele com quem estão zangados...), e Deus estar-vos-ia muito mais gratos! Agora adorar santos de pedra e pápas com pés de barro...isso é bem mais fácil!!!
Deixe-mo-nos de tretas...a igreja é uma cambada de "tias e tios" de alta sociedade e vivem precisamente das aparências...Podem não aperaltar-se fisicamente como os anteriormente referidos...mas aperaltam-se com e daquilo que mais gostam: casas, igrejas, santuários, carros, joias, seguranças, poder, luxúria...enfim ter o mundo a seus pés para lhes dar um ego ainda maior.
Onde pára o exemplo de um santo (que nem me lembro agora do nome) que deu a própria camisa e continuou a sua caminhada a pé, ao frio...mas com a tão proclamada fé que a igreja badala sistemáticamente?
Acho piada àquela missa no Santuário que relatam os valores produzidos no ano transacto e os destinos dados aos mesmos. Estamos a falar de muito dinheiro mesmo. Depois chega à parte em que dizem o que doaram para obras de caridade...e é um valor anedótico perto dos outros valores referidos. Claro que é um valor considerável...mas perto do que gastam em luxo...até dá vontade de rir!!!
Para não esquecer que estão a ofertar o que lhes foi ofertado! Tem piada...nem lhes saiu do pêlo!
Também achei particular piada, quando disseram na TV que, o facto de uma imagem de Nossa Senhora se ter salvo das enchurradas intacta, possa ter sido um milagre! Mas que tamanha estupidez...
Para quando milagres em África?? Quais santas de barro!!
Aqui em Fátima já se esfregam mãos com o possível negócio!! E não me estou a referir apenas às lojas de santos...É que o Pápa é um excelente boneco de marketing...se bem que este não está a ter o sucesso de mercado do anterior.
Por mim era uma redondo NÃO...aos gastos depositados na vinda od senhor. Se quizer vir, que venha...pelos próprios meios! Onde chega a vergonha...Não chega a lado algum, quando não a há!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 17.03.2010 às 23:49

"a igreja é uma cambada de "tias e tios" de alta sociedade e vivem precisamente das aparências.."

Não, nada disso, a igreja é uma cambada de novos ricos que vivem bem à custa dos outros, já lá vai o tempo do São Martinho e do rasgar do manto, agora é o tempo de tirar aos outros.., como muito bem disseste um destes dias.

Quanto custou a nova basílica?, e quem pagou? e era necessária para quê? quantos anos comiam os pobres todos deste país com o que lá se gastou?

É uma tristeza, e agora vem cá este senhor e vamos ver o beija-mão, durante 3 dias todo o mundo esquece que somos um estado laico e vai tudo ao beija-mão... uma tristeza.

Jorge
Imagem de perfil

De sandra a 17.03.2010 às 18:31

Nao sabia que vinha ca. Quando vem mesmo?
Se for a igreija a pagar por mim tdo bem... agora os imposta e ainda por cima do Porto ai que ja nao acho graça.

beijinhos
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 17.03.2010 às 23:53

Olá Sandra
Bem vinda ao meu humilde estaminé.

Vem mesmo, em Maio..e parece que o Rui Rio é um dos que vai beijar a mão... e pagar o beijo a peso de ouro... com o dinheiro dos nossos impostos.

Beijinho e por favor, volta.
Jorge
Imagem de perfil

De Existe um Olhar a 17.03.2010 às 21:46

Olá Jorge
Vinha para fazer um comentário, já tinha tudo estudadinho, mas vi que tudo o que aqui foi dito é precisamente igual ao que penso e sinto, então lembrei-me...será que não há nada de positivo nesta visita? e descobri...olha, os vendedores de farturas, sandochas, bifanas, os comerciantes de medalhinhas, bandeirinhas, retratos do papa, terços e outras bugigangas, as empresas de transporte...todos estes e outros que não me lembro, vão fazer um dinheirão e vão dar graças porque no final da visita o seu pecúlio vai aumentar...ah já me estava a esquecer...carteiristas e assaltantes de automóveis, vão esfregar as mãos de contentes.
Só espero que nesse dia os pilotos da TAP não se lembrem de fazer greve.

Manu
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 18.03.2010 às 00:07

Olá

Pois, há sempre alguém que lucra com tudo, e imagino que em Fátima já haverá muita gente a fazer conta ao lucro de vender santinhas made in china e até copos de agua a um euro... e imagino que as altas entidades do santuário já estarão a fazer contas aos lucros extras... que quem sabe para que servirão....

Essa dos pilotos fazerem greve.. é que era mesmo giro,..mas aposto que não há sindicato nenhum com tomates para isso.. só para estragar a pascoa a meio mundo, ao papa não...

Beijinho
Jorge
Sem imagem de perfil

De Fernando a 21.04.2010 às 11:58

Já sei, vamos retirar do calendário português, todos os feriados religiosos, tal como o Natal, a Páscoa e afins. Esses voçê não critica... Quando fazemos uma crítica no mínimo devemos fazer com que com ela nasce alguma solução ou proposta de alternativa. Ou, que seja coerente intelectualmente...
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 21.04.2010 às 12:14

Eu não sei o que quer dizer com "coerente intelectualmente", eu só critico que se utilizem os dinheiros públicos para gastos que considero supérfluos e completamente desnecessários.

Quer uma solução?.. o papa devia ficar em Roma a vr se não há mais padres pedófilos nas portas traseiras..e o dinheiro que se vai gastar com esta visita devi ser utilizado para acção social.. contente?

Jorge Soares
Sem imagem de perfil

De Fernando a 21.04.2010 às 12:31

Na mesma ordem de ideias o Chefe de Estado de Portugal, o Presidente da Républica, devia estar de olho em todos os portugueses que são pedófilos, ladrões, traficantes, certo?
Sem imagem de perfil

De Fernando a 21.04.2010 às 12:38

P.S. "Coerente Intelectualmente" referia-me a todos os outros feriados religiosos que fazem parar a produção do país... Porque essa era a linha de raciocínio que a discussão vinha a levar...
Sem imagem de perfil

De Offcourse a 13.05.2010 às 13:06

Fernando

E falar de "coerência religiosa"? Será capaz de afirmar, com segurança, que todos os feriados religiosos são utilizados para rezar?

Como comemoram os católicos devotos o santo antónio? Rezam ou comem sardinhas? e o São João? e o Corpo de Deus e tudo o mais? Seguramente não é a orar.

Acho gritante todo este dispêndio com cadeiras philip stark, campanhas de outdoors (que aliás até suspeito serem ilegais) e altares milionários, quando há tanta acção social para ser feita.

A igreja, enquanto eixo de referências e orientadora de valores, tem obrigação de dar o exemplo. E não é assim que o faz. É uma questão de "coerência".

Comentar post


Pág. 1/2



Ó pra mim!

foto do autor


Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2011
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2010
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2009
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2008
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2007
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D