Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Eusébio no Panteão nacional?

por Jorge Soares, em 10.01.14

Eusébio no panteão nacional

 

Imagem de aqui

 

Não sei se será a altura certa para falar disto, está tudo muito fresco, mas quando ouvimos deputados a dizer que o assunto será debatido o mais rapidamente possível, percebemos que se calhar a altura certa é mesmo agora.

 

Mal Eusébio morreu começamos a ouvir falar de que deveria ser sepultado no panteão nacional, talvez porque durante muitos anos para mim o Panteão nacional era o sitio onde estão os heróis da pátria, é assim na Venezuela e na maioria dos países, a mim fez-me muita confusão que por exemplo Amália Rodrigues lá esteja. A senhora é uma figura incontornável do Fado e da música portuguesa, mas dificilmente entraria na galeria dos heróis nacionais.

 

Aceito que a minha visão do assunto não seja correcta e muito menos consensual, mas gostava que alguém me explicasse porque é que lá está Amália e não estão Fernando Pessoa e José Saramago? Se é pela relevância para a cultura e a difusão do nome de Portugal, haverá figura mais relevante para a nossa cultura durante o século XX que Fernando Pessoa e os seus heterónimos? E será que um Prémio Nobel da literatura não levou tão longe o nome de Portugal como Amália?

 

Concordo que Eusébio foi um nome incontornável no futebol do século XX, teve a sua época,  teve um enorme contributo para as conquistas do Benfica e para a extraordinária presença da selecção nacional no mundial de 66, mas será que Figo fez menos que ele? Afinal com Figo Portugal foi segundo num Europeu, foi terceiro noutro e também foi terceiro num mundial.

 

Então e Rosa Mota? E Carlos Lopes? Os seus feitos não levaram o nome de Portugal tão longe como Eusébio? Ganhar medalhas de ouro nos jogos olímpicos vale menos que ganhar jogos de futebol?

 

Tenho o maior respeito por Eusébio e pelos seus feitos, admiro a sua simplicidade e humildade, não digo que ele não mereça estar no Panteão, mas  como ele há  outros portugueses no desporto e em outras áreas da cultura e do país que pelos mesmos critérios também merecem e se usarmos estes critérios é melhor começarmos a abrir espaço no Panteão, se formos justos com todos os que tem a relevância e a importância para o país que tiveram Eusébio e Amália, vai ser preciso muito espaço.

 

Se calhar não era má ideia deixar passar um tempo, talvez um ou dois anos e voltarmos a este assunto com mais calma e ponderação, menos a quente.

 

Jorge Soares

publicado às 22:31


45 comentários

Imagem de perfil

De sentaqui a 06.01.2014 às 22:56

Subscrevo na íntegra o que escreveste aqui.
Sem imagem de perfil

De Vítor Marques a 06.01.2014 às 23:49

Até ler este texto, confesso que já me estava a faltar o ar neste nosso pequeno jardim à beira mar plantado...
E já agora, o que é um herói? Acredito que o português , se reveja mais num génio do futebol
do que num génio da literatura, dança ou matemática.
É tudo uma questão de visibilidade.
Se não dermos mais importância ao Panteão nacional do que ao Passeio da Fama em Hollywood, está tudo resolvido...
mas, também houve momento hilariantes: a comparação de Mandela e do Eusébio. The show must go on...

Imagem de perfil

De Jorge Soares a 08.01.2014 às 23:35

É mesmo isso, o Panteão não é um passeio da fama...

Jorge Soares
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 07.01.2014 às 01:05

Portugal ficou em 4º em 2006.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 08.01.2014 às 23:36

Foi... e isso faz alguma diferença para o que eu disse?

Jorge Soares
Sem imagem de perfil

De Madalena a 07.01.2014 às 02:38

Interroguei-me durante estes dois dias se estaria errada ao achar excessivas a maioria das declarações de tv's , rádios, jornais, blogues, fb.
Por isso o seu texto veio descansar-me um pouco; afinal não estou assim tão sozinha!
Eusébio foi um futebolista de exceção ao serviço do seu clube e da Seleção. Tudo bem! Outros desportistas também foram excecionais nas suas modalidades e dignificaram o nome de Portugal! São heróis nacionais? Depende do entendimento que se tenha da palavra herói.
O que me pergunto é se na sua vida normal de cidadãos tiveram o mesmo empenho cívico que na sua vida profissional e aí a resposta não me é muito clara...
Sem imagem de perfil

De Cris a 07.01.2014 às 10:01

Não está sozinha, não. Foi um absoluto exagero aquilo que as televisões fizeram. O que ainda me valeu foi a rtp2, mas nem sempre. É um exagero todo este circo montado à volta da morte de um homem que, mesmo tendo o seu valor, era só isso mesmo, um homem, por acaso com jeito para o futebol...
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 08.01.2014 às 23:37

Nem mais Cris

Jorge
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 08.01.2014 às 23:37

Nem é isso que está em questão, mas também é importante, sem dúvida


Não, não está sozinha e eu até gosto de futebol
Jorge Soares
Sem imagem de perfil

De Pedro Felizardo a 07.01.2014 às 02:41

Leio isto e penso "desde ontem que penso a mesma coisa!"
Não critico o facto da Amália se encontrar no Panteão. Lembro-me de quando isso foi decidido e fiquei um pouco confuso mas hoje penso que foi uma boa decisão. Sempre que pensamos em Fado vem-nos à cabeça Amália e isso não menospreza os restantes fadistas. Glorifica aquela que foi a rainha do Fado e que é a música que tem a importância que tem para Portugal(bem antes do assunto UNESCO). O Eusébio foi alguém muito importante para o futebol nacional e sejamos sinceros que nada move melhor Portugal que o futebol (infelizmente na minha opinião). Não digo que não mereça lá estar, mas nomes como Saramago merecem lá estar. Na devida altura nomes como Rosa Mota e Carlos Lopes deveriam lá estar. O conceito de herói nacional pode ser discutível, mas acho que no "fim do dia" vai dar ao mesmo, alguém que leva Portugal avante, e muita gente já o fez. Vasco da Gama descobriu o caminho marítimo para a Índia; Amália levou o Fado além fronteiras; Saramago deu ao mundo tesouros literários na nossa língua... Eusébio foi inspiração para muitos que fazem do futebol aquilo que é hoje em Portugal e em Portugal no mundo. Não sou o maior adepto de futebol, mas é uma arte desportiva e podemos dizer que nisso temos um nome relevante.

Apoiarei se justamente outros nomes fizerem parte da última homenagem que Portugal pode fazer a quem lhe deu um nome ainda mais cheio.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 08.01.2014 às 23:40

Mas no futebol o que não falta são nomes relevantes..e atrevo-me a dizer que dada a época diferente em que vivemos, alguns são até bem mais importantes do que foi Eusébio, ganharam mais coisas, jogaram nas equipas verdadeiramente importantes do mundo do futebol....

Se calhar não era má ideia que à semelhança do que há nos Estados Unidos, por cá se criasse o Hall Of Fame do Futebol Português...

Jorge Soares
Sem imagem de perfil

De Miss_Moi a 07.01.2014 às 11:19

Eusébio foi um jogador de futebol. É verdade que foi um grande jogador e um embaixador de Portugal. Uma referência, etc.
Mas uma coisa é reconhecermos o seu valor enquanto atleta, outra é todo este histerismo em torno da morte do Eusébio e da sua divinização.
Há limites para tudo.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 08.01.2014 às 23:41

Nem mais

Jorge Soares
Sem imagem de perfil

De Victor Martins a 07.01.2014 às 17:13

Por mim, só pela lucidez deste post, já quase que merecias um lugar no Panteão.

O Eusébio, paixões à parte, é um resultado de circunstancias e não uma obra própria. Limitou-se a ser um bom ser humano e fazer como ninguém o que sabia fazer. Depois, o regime e o facto de o futebol naquela época gerar heróis, fez o resto. No presente tal não seria possível. Nem que CR7 jogue melhor que ele, nunca será heroí como ele.

Mas enfim, Fado, Futebol e Fátima. :)
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 08.01.2014 às 23:42

Curiosamente até há quem use esse Fátima, Fado e Futebol como motivo para a ida para o panteão... vais ver que um destes dias pedem a entrada da Lucia pastorinha.

Jorge
Imagem de perfil

De golimix a 07.01.2014 às 21:13

Ufa! Depois de ler este teu, para variar, lúcido post, e de ler os comentários pensei - "não estou só"

É de facto incontornável a importância que o futebol tem, Eusébio levou longe o nosso pequeno país. Mas, e tal como se diz lá para uma aldeia que conheço, "o que é demais não será moléstia?".

Imagem de perfil

De Jorge Soares a 08.01.2014 às 23:42

É mesmo isso, tudo o que se passou nestes últimos dias foi um enorme exagero

Jorge
Imagem de perfil

De energia-a-mais a 08.01.2014 às 15:07

Se calhar, como dizes Jorge, devíamos discutir o assunto daqui a algum tempo, não tão a quente...por mim só acho que se a verdade é que Portugal como não tem 3 símbolos em que o povo se revê, é no fado, fátima e futebol, por esta lógica faz sentido estar lá os representantes destes símbolos - Amália e Eusébio, por muitos fadistas que apareçam e tenham excelente voz e por muitos futebolistas que se destaquem foram os primeiros a conseguirem tal feito! e mesmo que gostemos muito de Saramago, por muito que se ame o atletismo, falta o principal - falta o consenso para que sejam símbolos....

uma opinião a quente - mais uma ;)

Teresa
Imagem de perfil

De energia-a-mais a 08.01.2014 às 15:09

na frase «por mim só acho que se a verdade é que Portugal como não tem 3 símbolos em que o...» queria dizer tem 3 símbolos...coisas de postar antes de rever...

Teresa
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 08.01.2014 às 23:44

Olá Teresa.

Curiosamente um dos motivos para eu achar que eles não cabem no panteão é mesmo esse Fátima, Fado e Futebol que os liga ao que de pior se passou neste país... mas não vou entrar por aí...

Jorge
Sem imagem de perfil

De Isabel a 08.01.2014 às 16:57

Concordo plenamente com o que aqui escreve e se me permite vou transcrever na íntegra o seu comentário na minha página do face porque acho que se deve olhar sempre para todos os lados das questões e não guiar-mo-nos só pelo nosso facciosismo.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 08.01.2014 às 23:45

Olá

esteja à vontade, a ideia é mesmo mostrar as minhas ideias ao mundo.

Obrigado
Jorge Soares
Imagem de perfil

De Abbadon Blanche a 08.01.2014 às 17:48

Subscrevo! Afinal não estou sozinha. Eu não diria melhor :)
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 08.01.2014 às 23:45

Obrigado

Jorge Soares

Comentar post


Pág. 1/3



Ó pra mim!

foto do autor


Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2011
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2010
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2009
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2008
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2007
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D