Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Café sem açúcar? Nãooooooooo!

por Jorge Soares, em 19.09.16

café.png

 

 

Imagem do El Pais

 

Há uns tempos li um artigo (este artigo)  num dos blogs do El País em que o autor escrevia que só há dois países do mundo em que ao pedir um expresso há 99% de probabilidades de se tomar um bom café, Itália e Portugal... eu diria que no resto do mundo e principalmente na Espanha, as probabilidades são quase ao contrário.

 

Eu comecei a tomar café aos 11 anos mais ou menos na mesma altura em que os comecei a servir. Não sei como será agora, mas na altura na Venezuela o café tomava-se em copos de plástico. Quando cheguei a Portugal estranhei as taças de cerâmica e principalmente o sabor do café, que pouco tinha a ver com o que eu estava habituado.

 

Com o tempo habituamos-nos a quase tudo... principalmente quando tomamos pelo menos 3 cafés por dia... ainda que na altura da faculdade podiam ser alguns  mais.

 

Com a idade e o aumento de peso passei do açúcar para o adoçante, no inicio estranhei, depois entranhei até ao ponto de não gostar de café com açúcar.

 

De há uns tempos para cá virou moda o café puro, sem açúcar e sem adoçante, a maioria dos meus colegas é assim que o toma, dizem eles que é a única forma de conhecer o verdadeiro sabor do café... 

 

Como estou numa de perder peso e é uma resolução mesmo a sério, uma das medidas foi retirar o adoçante, segundo as últimas teorias, para quem quer perder peso o adoçante é pior que o açúcar, isto porque no açúcar há uma parte que se transforma em energia e outra em gordura, no adoçante não há energia, vai tudo para a gordura....

 

A ideia era mesmo passar a tomar o café sem açúcar em nome da boa forma e do peso certo... como não é fácil comecei por tomar com meio pacote de açúcar.... o objectivo era ir diminuindo até passar a tomar sem açúcar.

 

Segundo os meus colegas em menos de uma semana devia estar habituado ao "verdadeiro sabor do café" .... pois. Passado mais de um mês e após algumas tentativas eu continuava com mais ou menos meio pacote de açúcar, umas vezes mais e outras menos, estava claro que a coisa não estava a resultar.

 

Como o que tem que ser tem muita força, e eu não sou de deixar resoluções a meio, um dia decidi que não devia ser tão difícil e deixei mesmo de colocar açúcar.. A realidade é que para mim o café sem açúcar sabe mesmo mal, é amargo, horrível... de inicio achei que tinha que dar tempo.. aquela semana de que todos me falavam....

 

Passado uma semana o sabor continuava a ser horrível, um dia dei por mim a pensar que tinha que tomar uma decisão, ou voltava ao açúcar, ou deixava de  tomar café... Para mim tomar um café era um prazer, agora é um suplicio, acho que basta olhar para a minha cara para se perceber que há algo de errado.

 

Ainda não voltei ao açúcar, fixei uma meta para o meu peso ideal e não vou sair da linha até lá, todas as restantes alterações alimentares que tenho vindo a fazer são fáceis de seguir e não são sacrifício nenhum, o verdadeiro sacrifício, o que custa mesmo,  é o raio do sabor do café sem açúcar e sem adoçante.

 

Os meus colegas continuam a dizer que gostam do café assim, desculpem lá, mas não acredito que alguém goste mesmo de uma coisa que só sabe a amargo e a queimado...  horrível.

 

Sejamos sinceros, o verdadeiro sabor do café inclui açúcar ou algo que o torne mais suave e bebível, se o verdadeiro sabor do café fosse o que eu tenho estado a sentir nos últimos tempos, não haveria artigos como o do El país e ninguém gostaria de tomar café expresso. A minha meia laranja sugeriu adicionar canela... fica melhor, menos amargo, mas não o suficiente.

 

E sim, vale a pena o sacrifício, perdi quase 7 quilos em dois meses.... mas podem ter a certeza que das duas uma, ou volto ao café com qualquer coisa doce ou deixo de tomar café... assim não dá!

 

Jorge Soares

Related Posts with Thumbnails

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:33

Posts relacionados

Related Posts with Thumbnails


31 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 20.09.2016 às 09:29

Bem bem bem. afinal ha gostos e modas e estudos para tudo. esperemos que seja so uma moda e nao uma tendencia sociologica de uma sociedade a caminho da sociopatia como pretende revelar este estudo.pelo menos gostei de ver que nao estou incluido nele. nao sendo gordo nem magro, espero que sejam so modas, mas com o big brother governamental de nos educar em tudo a comecar pelos pacotinhos de acucar nunca se sabe. o cafe sem acucar para mim e intragavel aprecio o sacrificio dos" sadicos" mas o melhor remedio ainda e comer pouco. fechem a boca e deixem os outros apreciar os seus gostos.


http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2015-10-16-Bebe-cafe-sem-acucar--Entao-pode-ser-psicopata--

Bebe café sem açúcar? Então pode ser psicopata

É o que diz um estudo elaborado por dois docentes do Instituto de Psicologia da Universidade de Innsbruck, na Áustria. O gosto pelo amargo pode dizer muito sobre si. E não são coisas boas.



Diz-me o que gostas, dir-te-ei quem és.

Dois investigadores da Universidade de Innsbruck, na Áustria analisaram as preferências alimentares de cerca de 1.000 pessoas, metade homens, metade mulheres, com uma média de 35 anos.

Na lista constava o mesmo número de alimentos doces, salgados, azedos e amargos, como por exemplo café sem açúcar, água tónica, vinagre, limão, e doces como rebuçados de caramelo e torta de chocolate.

Cada participante avaliou o quanto gostava de cada iguaria, numa escala de 0 a seis. No fim, responderam a perguntas relacionadas com personalidade e fizeram uma Avaliação Compreensiva de Tendência Sádica.

Resultado: as pessoas que gostam de sabores amargos têm traços de personalidade malévola e com forte tendência para o sadismo.

"Para as pessoas com traços sádicos, comer alimentos amargos pode ser comparado com uma montanha russa, por provocar emoções que induzem ao medo", diz Christina Sagioglou um dos autores do estudo.

A maioria dos seres humanos não gostam de alimentos amargos, explica Christina Sagioglou, porque na natureza plantas com esse sabor são, regra geral, venenosas.

Quem, pelo contrário, gosta de alimentos doces e não tolera os mais amargos, apresenta traços de uma personalidade mais simpática.

É o que diz o estudo que foi publicado na revista Appetite e pode ser consultado aqui.

http://emilkirkegaard.dk/en/wp-content/uploads/Individual-differences-in-bitter-taste-preferences-are-associated-with-antisocial-personality-traits.pdf
Sem imagem de perfil

De mlm a 20.09.2016 às 10:03

Sou um psicopata. Só pode. Bebo café sem açúcar há anos. E só gosto de café assim. Bom, vou ali ao psiquiatra, já volto.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 20.09.2016 às 14:15

Estou plenamente inserida no seu grupo. Aliás, que o açucar refinado faz muito mal à saúde, todos sabem, e que os adoçantes são cancerígenos todos deviam saber.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 20.09.2016 às 21:15

mais um.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 20.09.2016 às 22:00

Menos um
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 20.09.2016 às 11:09

Bom dia!!! ...uma bica ... e um sorriso sao fundamentais para o inicio de cada dia. Nao deixe de usufruir dos prazeres k tem na vida... nem deixe as suas resolucoe, sacrifique a qtd de sugar mas cuidado nao deixe os prazeres da vida, ame...ria ...coma ...beba...fale...escute...etc viver = prazer moderacao

um abraco
Sem imagem de perfil

De Leonor a 20.09.2016 às 11:20

Se colocar um pingo de leite o café torna-se menos amargo e toma-se bem sem açúcar!

Eu comecei a tomar sem açúcar e agora já não consigo mesmo é tomar com, e gosto de doces!!!
Sem imagem de perfil

De OLP a 20.09.2016 às 11:37

Realmente eu não podendo ser simpático, sou um sociopata empedernido.
Tem piada que hoje ainda não bati em ninguém, mas já tomo café sem açúcar à décadas!
Sem imagem de perfil

De Vitalo Antunes a 20.09.2016 às 11:58

Li numa parede de um café que BICA é um acrónimo, inventado quando da introdução das máquinas de café nos estabelecimentos que serviam bebidas em Portugal, no início do século XX e que quer dizer "Beba Isto Com Açúcar" pois como o autor do texto, muitas pessoas não gostavam do sabor do café ...
Também eu: gosto de BICA, café com açúcar.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 20.09.2016 às 12:02

O seu problema é que toma o café mal tirado ou seja queimado. Porque um café bem tirado nunca sabe a queimado ou amargo mas sim com aroma saboroso a café sem açucar.Recomendo que mude de máquina onde bebe o café.

Sem imagem de perfil

De Maria Nunes a 20.09.2016 às 12:10

Não ponho açúcar no café há mais de trinta anos. E sim, gosto de alimentos amargos. Faça o sacrifício e olhe que vale bem a pena. Sentir o verdadeiro sabor do café na boca e as minhas papilas até batem palminhas. Força aí !
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 20.09.2016 às 13:26

Sem açúcar é bem melhor!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 20.09.2016 às 13:39

De facto, pelos comentarios ve-se que os amargos estao na mo de cima, oxala a vida seja bem doce para todos.

Comentar post


Pág. 1/3



Ó pra mim!

foto do autor






Estou a ler

Regressar a Casa

Rose Tremain

 

O Rapaz de Olhos Azuis

Joanne Harris

 

O jogo de Ripper

Isabel Allende

 






Visitas


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2011
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2010
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2009
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2008
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2007
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D