Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Devemos ter pena do rapaz das orelhas?

por Jorge Soares, em 10.05.15

idolos.jpg

Imagem de aqui

 

Ès livre de fazer as tuas escolhas, mas ficas prisioneiro das consequências

Pablo Neruda

 

Estou a escrever isto ao enquanto o resto da família que ainda está acordada está a ver os ídolos, o televisor está à minha frente do outro lado da sala e não há como deixar de ouvir o que por lá se vai passando... neste momento alguém que claramente não tem jeito para a coisa está a cantar(?) uma música em que a letra fala de "sei que sou um cão muito mau"??????

 

Na semana passada eu estava mesmo a ver com a minha filha R. e ambos estivemos de acordo em que os senhores da SIC estavam a ser mauzinhos, não só com este mas também com outros concorrentes (????) do concurso. 

 

Toda a polémica e o burburinho que tivemos esta semana sobre este assunto deixou-me a pensar. Grande parte do sucesso deste concurso de caça ao talento, já seja em Portugal ou no resto dos países por onde ele passou, tem a ver com isto, com os cromos que lá passam. 

 

Mais que o tamanho das orelhas o que saltou à vista mal ele começou a cantar  foi que o miúdo não tem o menor jeito para cantorias, muito menos para ser um ídolo musical e não é preciso ser jurado do programa ou sequer perceber de música para e chegar a essa conclusão, basta não ser surdo.

 

Como acredito que nem o jovem nem as pessoas que o rodeiam sejam surdos, a questão que se coloca é: O que estava ele a fazer no casting?

 

Concordo que na SIC exageraram com o efeito das orelhas, mas a questão dos cromos e de se gozar com quem passa pelos castings sem ter o menor jeito para cantar não é nova, não acredito que ele realmente ache que sabe cantar, nem  acredito que alguém o tenha incentivado a participar... a menos que o objectivo fosse mesmo esse, ter uns segundos de fama e aparecer na televisão... mesmo que não fosse pelos seus dotes vocais ou pelos melhores motivos.

 

Repito que acho que a SIC exagerou ao gozar com os efeitos das orelhas, mas de aí até achar que se trate de bullying, vamos lá guardar as devidas distâncias... Percebo que o jovem tenha vergonha do resultado da sua brincadeira, mas a verdade é que ele foi lá porque quis, mesmo sabendo que não tinha o menor jeito para a música e que o mais provável era terminar na parte dos cromos... a brincadeira terminou mal.... mas isso é culpa de quem?

 

O tema do Bullying, já cá foi tratado várias vezes, mas para ser sincero, não tenho pena nenhuma deste jovem, nem dos vários que já vi hoje que sabem perfeitamente que não tem o menor jeito para cantar e que só lá foram pelos poucos segundos a aparecer na televisão.... como cromos dos ídolos

 

Jorge Soares

Related Posts with Thumbnails

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:38

Posts relacionados

Related Posts with Thumbnails


62 comentários

Sem imagem de perfil

De Cristina M. a 11.05.2015 às 08:53

Ao que parece, o rapaz nem chegou a cantar perante o júri, apenas à frente de uma câmara. Bastava eliminá-lo e pronto, como tantos outros devem ter sido eliminados dessa forma. Não terá surgido como cromo precisamente porque era fácil utilizar as orelhas como piada? Não se trata de ter ou não pena do rapaz, se bullying é a expressão mais correcta, não sei. Que é um péssimo exemplo, é.
E falta saber que autorização para utilização de imagem (que imagens, em que condiçõe) os candidatos assinam.

Quanto ao sucesso do programa resultar em grande parte dos cromos, não sei se estou de acordo. O sucesso mantém-se até ao final e a partir de certa altura já não há cromos.

Se os "cromos" têm ou não noção se sabem cantar ou não, não faço ideia. Uns quererão uns minutos de fama, outros apenas ver como é participar e alguns, acredito, julgam mesmo que sabem cantar, por mais inacreditável que nos pareça.

Cristina M.
Sem imagem de perfil

De Marquês Barão a 11.05.2015 às 10:10

História verdadeira do inicio dos anos 50 do século passado. Numa pequena escola de uma aldeia quase esquecida lá para trás das estevas aí pela 2ª classe ninguém sabia a tabuada. A senhora professora, regente, com o sentido pedagógico que a própria formação não lhe dera determinou sabiamente. Quem não prometer que amanhã vem com a tabuada bem sabida vai para a janela com orelhas de burro. Só um entre para aí uma dezena disse que iria esforçar-se mas não podia prometer e lá foi com a cabeçada para exposição publica. Foi o único que veio a apresentar-se com a tabuada na ponta da língua
Sem imagem de perfil

De Inês Costa a 11.05.2015 às 10:33

Então por não saber cantar, deve ser gozado mediocremente como foi por aquelas pessoas que se acham no direito de dizer o que lhes apetece. Se o criticassem por não saber cantar, ok, era justo, mas foram nojentos. Depois queixam-se de perder audiências para a concorrência.
Sem imagem de perfil

De Marquês Barão a 11.05.2015 às 11:20

Se ele não sabia que não sabia cantar, lá em casa não lhe disseram? Ou outros valore$ mais altos se levantaram?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 11.05.2015 às 11:53

Pois, e uma TV tem o direito de esquecer esses outros valores?

Cristina M.
Sem imagem de perfil

De Marquês Barão a 11.05.2015 às 14:56

Parece que tem. Todos os valores tem as seus crivos e etapas, e se estamos á espera que sejam os canais de TV, virados para o negócio e para a exploração de fracas mentes corremos o risco de deixar os bons procedimentos ao critério final de quem os subverte sem decoro. Assim chegaremos sempre tarde de mais. Não podemos confundir direitos que podem não ser exercidos com deveres, e esperar que eles se cumpram por parte de quem todos os dias os atropela.
Sem imagem de perfil

De Bruno Raposo a 11.05.2015 às 11:11

Sobre toda esta questão só tenho a dizer: quando foi o filho do Manuel Moura Dos Santos ou até da filha do Nucolau Brayner ninguem gozou e até foram muito bem tratados pelos juris, sim porque cantaram mal á brava disso não ha duvidas... Mas como eram filhos de figurões que depressa iam cair em cima dos jurados caso os seus filhos fossem mal tratados então foram tratadosa com muita doçura... vivemos no pais da cunha e do interesse, deixo aqui o alerta aos jovens... algum de vocês viu os vencedores de edições anteriores no nosso pais singrar no mundo da musica? olhe o caso mais recente a KIKA no factor X da TVI... foi levada ao colo do principio ao fim, vocês ouviram falar mais dela? a mim parece-me que foi fogo bem extinto...
Sem imagem de perfil

De Marquês Barão a 11.05.2015 às 11:32

Também é verdade.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 11.05.2015 às 11:54

Está a confundir as coisas. A filha do Nicolau Breyner ou o filho do Moura dos Santos, não pertencem à assim chamada categoria dos "cromos".
E não pertencem por várias razões sendo que a principal é que sabem o que estão a fazer ao concorrer e sabem ouvir-se. Não cantam mal, têm noção de melodia, têm afinação q.b.
Ou seja, o facto de haverem passado à fase seguinte, não chocou ninguém. A avaliação depende do critério do júri e no caso, foi positiva e sem desvirtuar.
O facto de serem filhos de quem são, se não deve beneficia-los também não pode prejudicá-los.
Sem imagem de perfil

De Bruno Raposo a 11.05.2015 às 12:06

Foram beneficiados e bem... se fossem grandes talentos os pais que pertencem ao mundo do estrelato já os tinham lançado na carreira, náo precisavam de ir a castings... e cantam mal a á brava sim !!!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 11.05.2015 às 12:43

Essa escomalha dos idolos deviam ser vanidos o canal devia ser suspenso15(quinze dias
Sem imagem de perfil

De Makiavel a 11.05.2015 às 11:28

De todos os concorrentes a este tipo de concursos (desde a Chuva de Estrelas até ao Factor X e outros sucedâneos) só me lembro de 2 concorrentes que prosseguiram carreira com alguma notoriedade: Sara Tavares (uma senhora da world music) e Filipe Pinto mais recentemente. Nesse espaço de tempo, muitos valores da música portuguesa apareceram sem precisarem de passar por estes neo-reality shows. Pode-se concluir, portanto, que estes programas não servem para lançar novos valores, servem-se apenas das ilusões de alguns candidatos para porem de pé umas quantas horas de emissão televisiva em prime time, e para promoverem figuras mais ou menos famosas no lugar de júri. Dos 3 jurados, o menos mau é o da voz aflautada. O vesgo (dos ouvidos) Mendes é um desqualificado para a função que está lá por inerência do cargo de director dos canais temáticos da SIC. A Bastos emite opiniões depois de ouvir os outros dois. O programa bateu no fundo. Chegará ao fim?
Sem imagem de perfil

De Marquês Barão a 11.05.2015 às 11:34

Por acaso ou não, é disto que o meu povo quer.
Sem imagem de perfil

De Bruno Raposo a 11.05.2015 às 11:41

A BAstos esta lá porque estava apagada!!! olhem pelo menos o manzarra é sempre o maior em cena...
Sem imagem de perfil

De Marta a 11.05.2015 às 15:11

Não é verdade. A Carolina Deslandes tem enchido concertos, vai lançar o segundo CD e teve durante mais de um ano as suas músicas a passarem na rádio e, inclusive, em novelas. O Diogo Piçarra lançou agora o primeiro CD e foi direto para o n.º 1 do TNT (na Rádio Comercial), esgotou os 2 primeiros concertos e está no top do itunes (tem também músicas a passar em novelas nossas).

Não digo que o seu sucesso se deva aos Ídolos. A Carolina nem foi vencedora, mas trabalhou numa coisa que gosta e usou muito bem a internet para chegar mais longe. O Diogo ganhou, mas foi usufruir primeiro do curso em Londres (prémio), aprender mais, e só quando se sentiu preparado avançou. Ambos trabalharam nesse sentido, mas a verdade é que o reconhecimento que trazem do programa os ajuda.

Se quisermos ir mais atrás (já que recuámos à Sara Tavares), temos também o João Pedro Pais.

Ao longo dos anos, estes programas têm sim ajudado a lançar talentos em PT (que claro que também podem surgir sem ajuda nenhuma de concursos). Se todos os vencedores encontram depois o seu espaço no mundo na música? Não. Mas esse já é um caminho que depende muito deles e do que estão dispostos a fazer. O palco já o tiveram.
Sem imagem de perfil

De Makiavel a 11.05.2015 às 17:13

A correcção tem razão de ser. João Pedro Pais (goste-se ou não) tem uma carreira musical. Os outros passam-me ao lado, o que não invalida que tenham ou estejam a iniciar uma carreira musical.
Mas não invalida a opinião de que estes programas, salvo as excepções que indicou, esgotam-se em si mesmos e não são rampa de lançamento para a maioria dos participantes (refiro-me aos participantes nas fases finais). Comparando com a quantidade de novos talentos PT que surgiram sem passarem por estes reality shows, o saldo é pequenino. Já para não falar do facto de a actual edição ser muito pobrezinha, não só nos participantes mas principalmente nos jurados. Nem falo na agressividade gratuita e dualidade de critérios do Mendes, falo mesmo da sua incapacidade em avaliar um artista em potência. Fraquinho, pequenino.
Sem imagem de perfil

De Tita a 12.05.2015 às 00:44

O João pedro país tb veio de um concurso assim como outros cantores q optaram por estilos de música mais populares
Sem imagem de perfil

De Zé Pagode a 11.05.2015 às 11:46

Gosto muito de liberalismos. Andam sempre com a liberdade na ponta da língua, mas nem sabem o que ela significa.

Invocas que a televisão pode explorar à vontade a liberdade individual que cada um tem de fazer figura de parvo. Se fosse um adulto até estava de acordo.

Pelo pouco que sei, é um adolescente. Se não sabe cantar, devia ter sido excluído nas audições. Não foi, a sua figura triste foi utilizada para o humilhar publicamente, ainda acrescentando as orelhas. Por isso, não estamos a falar de liberdade. Estamos a falar de uma humilhação pública e propositada de um menor, com o intuito de ganhar audiências e dinheiro. Isto não pode ser permitido numa sociedade que se diz civilizada.

Para acabar, quem gasta o seu tempo a ver "cromos" a ser humilhados na televisão tem alguns problemas. Devia arranjar alguma coisa significativa e útil com que se ocupar.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 11.05.2015 às 11:56

Eu não invoco nada, só digo que ele sabia ao que ia e tenho a certeza que antes de participar, ele ou alguém que o representava, assinou uma autorização em que autorizava a utilização das imagens.

Como disse no post várias vezes eu não concordo com o que a SIC fez, mas também não entro nas teorias do coitadinho que foi usado.

Uma actividade tipo, ler blogs?.... eu tenho uma melhor, escrever blogs.

Jorge Soares
Imagem de perfil

De Nanokas a 11.05.2015 às 17:34

De toda a fantochada passada na SIC, canal o mal raramente vejo. Quem vai para lá sabe ao que está sujeito. Por isso não se queixem.

Agora queixo-me e com razão desta personagem de nome Jorge Soares escrever esta barbaridade...

.""""mesmo que não fosse pelos seus dotes (bucais) ou pelos melhores motivos.""""

Dotes bucais? Ou terá querido dizer dotes vocais? Ai este pobre idioma português que anda pelas ruas da amargura :( É muito pior esta calinada, que as orelhas, por maiores que sejam, na cabeça do burro.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 11.05.2015 às 18:48

Oups.... vou já ali comprar as orelhas... esta foi mesmo muito má e eu mereço-as.

Jorge Soares

Sem imagem de perfil

De Cristina a 11.05.2015 às 11:57

Pelo que o rapaz diz, foi logo excluído, nem chegou à audição com o júri o que na minha opinião agrava ainda mais o caso.
Sem imagem de perfil

De Bruno Raposo a 11.05.2015 às 12:01

Olá concordo contigo, pelo que parece o miudo tem passado um mau bocado na escola á pala disto, mas sabe o que vai acontecer? nada!!! a SIC tem advogados muito bem pagos e que conhecem os buraquinhos todos da lei, o miudo ainda teria de indemenizar a sic se os processasse vivemos num pais em que se é grande e tens dinheiro safas-te se és pequenino tas lixado, olha vou te contar um caso pessoal, fui despedido de uma empresa, após 2 anos de luta no tribunal de trabalho de lisboa o ministério publico recomendou-me aceitar um acordo de 1650.00 euros dos 5000 que eu tinha direito, até hoje já passaram 2 anos após esse acordo que nunca foi cumprido, a empresa continua a trabalhar e ganhar milhares de euros por ano, continua agozar com o tribunal de trabalho pois não paga nada do que foi acordado e nada é feito!!! esta é a nossa justiça!!!
Imagem de perfil

De Vanessa a 11.05.2015 às 12:11

Acho que neste caso os maiores culpados são os familiares. O rapaz não canta nada, mesmo NADA! Se foi gozado pelas orelhas, entendam como quiserem, ele foi lá, tendo consciência de que não sabe cantar, que poderia ir parar à categoria dos cromos, que poderia correr tudo mal e ser humilhado, enxovalhado, chamem-lhe o que quiserem. Quem lá vai sabe para o que vai e só tem de aguentar com isso. Que família é a dele para vir falar em bullying, quando deixam o miúdo ir para um concurso de música na televisão sabendo que ele não canta nada? Então também não venham reclamar muito.
Este assunto já cheira mal de tanto que se fala dele. Sim, o rapaz tem orelhas grandes, mas ele sabe que as tem, certo? Sabe que as pessoas comentam, certo? Mesmo que não lhe metam as orelhas grandes, ele sabe que as pessoas dizem para elas mesmas que ele as tem. Todos temos a consciência de que temos defeitos, de que vemos os outros e pensamos para nós "que nariz estranho", "que olhos pequenos", etc. ou não? Aqui é igual.
Agora já lhe ofereceram uma cirurgia para corrigir isso, ainda assim quer processar a SIC. Acho é que ele devia ter ficado contente e agradecido por ter sido um cromo, porque houve alguém que o viu, que pensou no caso dele e que o quis ajudar. Acho que isto basta! Chegou, apareceu, causou "desconforto" e ainda saiu com uma boa ajuda.

A propósito, não acho que seja bullying nenhum, até porque todos ali naquela categoria foram motivo de piada e todos os que vão só à audição sem júri passam pelo mesmo e querem o mesmo, tempo de antena. Se soubessem o que é realmente bullying tinham mais atenção aos próprios filhos ou familiares pequenos/adolescentes.
Sem imagem de perfil

De Bruno Raposo a 11.05.2015 às 13:02

Só ca faltava a opinião de uma sra. que tem a mania que é boa e gostosa... nem todos são bons e gostosos mas a opinião não muda concorrer a algom com ou sem capacidades não dá o direito aos outros de nos humilharem!!! você faz o q uê na vida? deve ser mais uma gestorazinha que humilha quem esta por baixo de certesa!!!
Sem imagem de perfil

De wtf a 11.05.2015 às 14:02

Sr.Bruno Raposo,
perdoe-me mas sabe o que é o programa idolos? quem está por baixo??? ou quem se quis lá colocar?...talvez seja mais assim. Vitimas? Por acaso obrigaram alguem a ir ao programa?? POUPEM-NOS POR FAVOR! HUMILHAÇÃO? Quem se coloca na boca do lobo , fica sujeito.... não acha ?
Imagem de perfil

De Vanessa a 11.05.2015 às 19:37

ahahah por acaso agora o Sr. teve piada. Até porque defende o rapaz, mas julga as pessoas pela aparência/pelos comentários/wtv, interessante, mas não interessa para nada. Não sou gestora, nem tenho ninguém a trabalhar abaixo de mim e mesmo que o tivesse iria tratar com todo o respeito que merecem porque são trabalhadores iguais aos outros. Simplesmente dei a minha opinião quanto a este programa, cujos ditos concorrentes assinam um "papelinho" nos quais autorizam utilizarem a imagem deles na televisão, mas, como todas as pessoas em geral, ler as letras pequenas ou os muitos tópicos desses "papelinhos" dá trabalho, por isso assinam e está a andar.
De qualquer das formas, obrigada pela bela gargalhada
Sem imagem de perfil

De André a 12.05.2015 às 09:11

"Quem quer ser famoso sujeita-se a que leve pancadaria nas ruas."
"Quem ser ser o melhor pistoleiro do oeste tem mais probabilidades de morrer com 50 tiros no primeiro duelo que faça."

São palavras de um velho pistoleiro que, segundo consta, terá morto mais de 400 adversários em duelos. Só ficou famoso na guerra civil americana quando foi nomeado comandante de um grupo do Norte e, ao ter cercado um dos maiores exércitos do sul, em vez de os matar, retirou-lhes as armas e mandou-os voltar para casa. Ainda mandou os seus soldados oferecerem-se roupa e comida que lhes chegassem para a viagem.
Este rapaz quis ser famoso... sujeitou-se. Pelo que consta, ele terá 18 anos de idade, portanto foi ele que deu a permissão para usarem a imagem dele, em troca de poder ser famoso.
Imagem de perfil

De Vanessa a 12.05.2015 às 12:25

Nem mais! Além disso, houve algo que a família não lhe soube ensinar, é que se temos algum defeito, algum problema, seja o que for, devemos ser nós os primeiros a rir e a gozar com o nosso problema, devemos saber ver que somos diferentes e que isso sim é que faz de nós aquilo que somos. Se tem correcção, trata-se, se não tem leva-se a vida igual. Depois quando chegam os outros para se rirem de nós, já podemos rir com eles e fazemos todos uma festa. Todos temos um defeito ou qualquer coisa de diferente, ninguém é igual, só temos é que ser educados a ver as coisas por outro lado e não passar muito cartão às piadas dos outros.
Sem imagem de perfil

De wtf a 11.05.2015 às 13:55

Concordo com tudo o que disse!
Sem imagem de perfil

De Cristina M. a 11.05.2015 às 15:05

É interessante como as vitimas, na opinião pública, passam tão frequentemente a culpadas. Estava a pedi-las, é um argumento fantástico!

A SIC promove um tipo de comportamento contra o qual a maioria de nós luta e a culpa é do rapaz e da família. Nada justifica humilhar e neste caso utilizaram apenas uma característica física que nada tem a ver com cantar bem ou mal para serem engraçados. Criticar o rapaz e a família sem saber nada sobre eles, é fácil.
"Até devia estar agradecido...O assunto cheira mal"? Então para quê comentar?

Pimenta no cu dos outros é refresco.
Cristina M.
Imagem de perfil

De Vanessa a 11.05.2015 às 19:46

Exactamente, utilizaram uma característica física pela qual já pegaram em imensa gente que por lá passa. Antes mesmo de lhe colocarem as orelhas enormes, aposto que já todos tinham olhado para o rapaz e pensado "grandes orelhas", ou não? Vão dizer que isso não vos passou pela cabeça? É que aposto que se ele tivesse aparecido como os outros "bonitinhos" que cantam para o júri e tivessem feito um post no facebook para comentar a prestação do rapaz, todos iriam comentar a voz, a imagem, a postura, o assim e o assado. É típico deste programa.
Este foi um caso em que o rapaz teve uma enorme polémica nas redes sociais, em que primeiro foi gozado e depois foi defendido. E quantos é que não foram só gozados pela figura que lá fizeram? (figura em termos de prestação) Pois, lá está.
Imagem de perfil

De Nandinha a 11.05.2015 às 13:03

Ainda bem que encontrei espaço para comentar a minha desilusão no programa "OS IDOLOS". Acho que de semana a semana cada vez está mais fraco, sem nível, uma escolha péssima nos castings mais valia acabar com um programa que deve certamente estar com uma audiencia muito baixa.
É de lamentar pois quem viu estes programas todos logo de início fica numa profunda deceção.
Maria Fernanda
Felicidades
Sem imagem de perfil

De WTF a 11.05.2015 às 13:47

A minha opinião e porque já li no facebook longas conversas sobre o tema, reprimindo o programa, a Sic, sobre as orelhas que colocaram no rapaz, talvez não seja correcto e seja uma forma de " agressão" aos que têm uma figura mais franzina e que todos tiveram pena por isso mesmo , os outros que ao longo de todas as sessoes de idolos que passaram pelo mesmo? ninguem comenta? Julgo que talvez o erro esteja no programa e não em exemplos. Na verdade o idolos tem candidatos voluntários, e as pessoas têm de ter coragem para se expôr , se o fazem e sabem o teor do programa devem estar preparados para tudo, certo!? agora não posso deixar de pensar na frase " quem diz o que não sabe , ouve o que não quer" neste programa é isso mesmo, todos sabemos o causa -efeito deste programa, por favor , se não querem , sabem minimamente o que estão a fazer, não vão por favor! Pena ? não tenho , tem mais efeito todos os comentários que fizeram do rapaz em causa e da chapa do " coitado" que lhe colocaram ,do que o programa, aceditem!
Sem imagem de perfil

De André a 12.05.2015 às 09:18

O problema é esse mesmo... é que a maioria das pessoas que comenta no facebook também não se importava de tentar a sorte num programa destes. Só que sabem que vão ser criticados. Por isso mantêm-se longe e só comentam à distância o que os outros fazem.
O rapaz, lá por uma razão qualquer, foi ao programa. Sabia que podia ser famoso ou não... Por outro lado, acho que a família e amigos se estão a aproveitar disto para lhe dar os 15 minutos de fama.
Alguém se lembra de um individuo que foi há 2 ou 3 edição do programa que não tinha voz nenhuma, foi mesmo para ser um cromo. Um arrumador de automóveis creio que era do Porto. Ele andou nas televisões incluindo uma participação em programas da concorrência) e arranjou muitos convites para ir a discotecas e bares fazer presenças. Há muitos que vão para isto com essa ideia. Jovens que sabem que vão para lá para ser cromos e chamar a atenção para eles e obterem os 15 minutos de fama. (não sei se é o caso deste rapaz... mas é estranho ver tanta informação sobre a "crise psicológica" quando as descrições é que ele quis desistir da escola e "está há 8 dias enfiado no quarto".)
Sem imagem de perfil

De WTF a 11.05.2015 às 13:53

quem não quer ver o programa ,que não veja, eu também não vejo novelas! Vivemos em liberdade, existe liberdade de expressão, de exposição, deixem de ser ignorantes! EXISTEM 180 canais á vossa disposição!

Comentar post


Pág. 1/3








Estou a ler

Regressar a Casa

Rose Tremain

 

O Rapaz de Olhos Azuis

Joanne Harris

 

O jogo de Ripper

Isabel Allende

 






Visitas


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2011
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2010
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2009
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2008
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2007
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D