Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





vestido.png

 

Imagem de aqui

 

Logo de manhã a Mie reclamava no Facebook  com o facto de a cor do vestido ser noticia no site da SIC noticias, mal sabia ela o que estava para vir, durante todo o dia, olhássemos para onde olhássemos lá estava a pergunta: É branco e dourado ou azul e preto?

 

No fim do dia era noticia na SIC, na RTP, na TVI e em todos os sites dos jornais online não só nacionais como internacionais, há uma guerra na Síria, outra na Ucrânia (alguém reparou que identificaram o tipo que se decapita os reféns do estado islâmico?), estudantes mortos pela polícia na Venezuela,... mas o que é que isso interessa? O que interessa mesmo é a cor do vestido...

 

Tudo começou com um post na rede de blogs Tumblr, uma senhora colocou uma fotografia de um vestido e perguntou quais eram as cores que se viam, de ali a coisa passou ao Twitter e de um momento para o outro parece que todo o mundo estava interessado naquilo. Segundo os responsáveis da rede Twitter, o vestido bateu todos os recordes de visualizações e o Twitter teve o melhor dia da sua história.... o artigo sobre o vestido que foi publicado na rede Buzzfeed, teve em dois dias mais de 20 milhões de visualizações...  incrível, e tudo porque alguém perguntou "de que cor é o vestido?"

 

Vivemos num mundo estranho em que pelos vistos, qualquer coisa, até uma simples pergunta sobre a cor de um vestido, pode virar uma noticia a nível mundial que é divulgada por todas as agências de noticias, televisões e jornais.... já imaginaram a quantidade de coisas realmente importantes que aconteceram nestes dois dias e das que não fazemos a menor ideia?... mas quantas pessoas a esta hora não terão ouvido falar da cor do vestido?

 

Sou só eu que acha que isto é a prova de que para além de haver muita gente com pouco que fazer, há algo de muito errado com a forma como estamos a gerir as nossas prioridades?

 

Por certo, para mim é branco e dourado, mas já vi versões em azul e preto, vermelho e preto e muitas outras cores, mas dado o estado actual da arte da fotografia da era digital, a pergunta não deveria ser "qual é a cor do vestido?", deveria ser "Qual queres que seja a cor do vestido?" Não sei se terá sido propositado, mas não há duvida que para a marca que os vende, isto foi a melhor campanha publicitaria do mundo.

 

Haja paciência

 

Jorge Soares

Related Posts with Thumbnails

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:55

Posts relacionados

Related Posts with Thumbnails


35 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.02.2015 às 00:42

Este post é um paradoxo. Criticar que o vestido fez as notícias e depois fazer um post sobre isso é dar mais tempo de antena ao vestido.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 02.03.2015 às 20:25

Por acaso quando estava a escrever o posto pensei nisso...e se haveria alguém que iria comentar o assunto...

Jorge Soares
Sem imagem de perfil

De anonimo a 28.02.2015 às 13:28

para a marca que os bende
para a marca que os vende

o português correcto
Sem imagem de perfil

De Cris a 28.02.2015 às 15:53

Não sei se reparou, mas no teclado o b e v estão ao lado um do outro. Eu percebi logo que foi um erro de digitação, mas o senhor anónimo precisou que eu lho explicasse...
Sem imagem de perfil

De anonimo a 02.03.2015 às 18:23

Não me interessa se estão ao lado um do outro no teclado, no alfabeto não estão, por isso se deu pelo erro corrigia, vir com essa desculpa não alivia de escrever com erros, e eu não sei se não é mesmo uma desculpa, mas dou o beneficio da duvida, o que li foi:

"para a marca que os bende"

clarinho e objectivo
Sem imagem de perfil

De Cris a 02.03.2015 às 18:30

Senhor, leve a bicicleta, mas veja lá se não cai...
Sem imagem de perfil

De anonimo a 02.03.2015 às 18:53

claro que levo, e com toda a razão, assim é que é..
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 02.03.2015 às 20:27

Leu e leu bem, era assim que estava escrito, aliás, duas palavras à frente havia outro erro, não sei como não reparou... como vê já não está... podemos seguir em frente?

Jorge Soares
Sem imagem de perfil

De anonimo a 02.03.2015 às 20:53

Claro que podemos, se ja o corrigiu e levei a bicicleta ja ninguem me apanha.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 02.03.2015 às 20:24

Não é a primeira e não será de certeza a última vez que alguém me aponta um erro, pode dar-se ao trabalho de ler comentários antigos e irá de certeza encontrar esses casos, sim, eu já seja por descuido, por por vezes escrever palavras em Espanhol ou por outro motivo qualquer, de vez em quando deixo passar um erro, não me orgulho disso mas evidentemente também não faço disso um problema, por norma agradeço a quem me corrige, também pode encontrar isso nos casos antigos.

Pelo menos eu tenho opinião sobre as coisas e assino com o meu nome.

Dito isto, sobre o conteúdo do post, tem alguma opinião própria que consiga expressar ou só anda pela blogosfera à procura dos erros de quem escreve?

Jorge Soares
Sem imagem de perfil

De anonimo a 02.03.2015 às 22:24

Essencialmente a corrigir a malta e sempre altruisticamente repare.
Essa do anonimo desconcertou-me e revela a melhor falta de argumentos para atacar pessoalmente alguem que nos criticou, mas vejamos num meio essencialmente anonimo se eu disser ou assinar como alberto sera verdade ou mentira?
Sem imagem de perfil

De anonimo a 02.03.2015 às 22:33

A minha opiniao sobre o post? Simples, nao muda de cor o objecto que tem sempre a mesma cor, e a luminosidade envolvente e a sua intensidade que nos dao a percepcao de cores diferentes.

Essa tecnica e usada nos supermercados em legumes e frutas dando uma ilusao de frescura e maturidade.

No pavilhao do conhecimento tem um quadro de frutas e tres lampadas amarela branca e vermelha e conforme acendemos as luzes vemos as frutas maduras ou verdes

Por isso a minha opiniao e uma ilusao optica
Imagem de perfil

De naterradosplatanos a 28.02.2015 às 16:04

Olha J. qd ontem em B. ouvi a notícia acredita que não compreendi, mas atribuí o facto ao meu deficiente entendimento da língua. Realmente é de ficar atónito/a!
O teu comentador anónimo não percebeu que um Blog tb serve para expressar as nossas incribilidades...
Imagem de perfil

De J.S.M.suave e nas tintas a 01.03.2015 às 00:45

incribilidades !? Belo português. Deve ser um neologismo. E anda o bloguer a perder tempo com a educação cívica dos carneiros.
Incrivel = não crível = incredulidade,
Imagem de perfil

De golimix a 01.03.2015 às 19:42

Eu por mim já acho incrível o negativismo das almas!
A bloguer escreveu mal. E daí? Quanto a mim é notório que a pressa, e às vezes o tablet, ou outra coisa, leva ao erro. Caramba! É mesmo preciso falar assim a uma colega do virtual?
Sem imagem de perfil

De anonimo a 02.03.2015 às 18:56

E daí? escreveu com erros, será como os tais professores, é assim que se começa até se tornar um hábito. ora ora
Imagem de perfil

De golimix a 02.03.2015 às 20:35

Não me diga que vai obrigar a malta a realizar um teste de avaliação de conhecimentos para ser bloguer?

Há de facto por aí muitos blogues com tanto errro que causam confusão a um santo. Simplesmente não leio se não quero. Não vou lá criticar e apontar os erros. A menos que o faça de forma construtiva. E não me perece que a crítica anterior fosse construtiva.

Simplesmente acho que não há necessidade de ser ser assim e pegar assim com as pessoas.
E, mais uma vez, notoriamente foi um erro de distracção.
Sem imagem de perfil

De anonimo a 03.03.2015 às 10:38

Eu não, que ideia, mas nos professores já esta na moda os exames e revelam cada coisa....
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 02.03.2015 às 20:35

Mas alguém decretou que é o dia da caça ao erro e eu não fui avisado? vamos lá todos ter um bocadinho de tolerância, concordo que devemos ter algum cuidado com a forma como escrevemos, mas isto não é nenhuma aula de português, isto é um blog não nenhum lugar de culto à lingua.

Jorge Soares
Sem imagem de perfil

De anonimo a 02.03.2015 às 22:36

Tem razao e um blog acessivel a toda a malta. Ate incultos tem blogues
Imagem de perfil

De J.S.M.suave e nas tintas a 03.03.2015 às 04:09

Uma coisa é não ter jeito p'ra escrita - é o meu caso - outra, bem diferente, é não ter o mínimo de respeito pela Lingua.
Já agora, acha que devemos aprender a falar e a escrever correctamente apenas para uso nas aulas de Português?
Quando terminamos os estudos já não estamos "obrigados" a escrever correctamente? Então, para que serve aprender, não é para o dia-a-dia?
E se falarmos de matemática, também acha que as contas certas só se exigem em certos espaços e, já agora, só nos dias impares?
Tolero um simples erro de ortografia, mas não um atropelo deste calibre.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 03.03.2015 às 08:06

Na verdade não tem que tolerar ou não, ninguém o obriga a cá vir, não gosta não lê, simples.

Jorge Soares
Sem imagem de perfil

De anonimo a 03.03.2015 às 10:42

Desconfio que o bloger é do género que gosta de comentários yes man e não tem poder para encaixar criticas, a atitude em relação aos comentários já passou a supervisão e "censura".
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 03.03.2015 às 10:46

Desconfia mal, este blog tem oito anos e sempre teve os comentários abertos, exceptuando nos dias em que o blog está em destaque, como é o caso de hoje e atrai um certo tipo de comentadores que muitas vezes prima pelo insulto.. nesses dias sim, coloco os comentários moderados...

De resto sou contra a moderação de comentários, mas o blog é meu e só cá vem quem quer, e esta conversa dos erros e ataques a quem comenta já está a ir longe de mais para meu gosto, vamos encerrar o assunto por aqui.

Jorge Soares
Sem imagem de perfil

De anonimo a 03.03.2015 às 11:36

Pois claro que o blog é seu, eu não o quero para nada eh! eh! eh! Ora bem esta explicada a mudança na moderação, as minhas desculpas por não conhecer os hábitos da clientela

Segundo ponto, tem razão em relação ao alarido a volta do chamamento de atenção por causa de um erro, mas alguém que não eu,( pois por mim já tinha o assunto por morto e enterrado) decidiu dar corda as botas e interpelou-me, como eu acho que estava certo e tinha razão retorqui, e depois o outro interlocutor(a) até me deixou levar a bicicleta nas calmas, o que para mim foi entediante e uma desilusão pois gosto de uma boa discussão com "mortos e feridos" e não rendições imediatas e incondicionais. entretanto outra malta acordou e começou aos gritos também, e vi-me cercado de comentários. sem mãos a medir era respostas a torto e direito. ate que finalmente chegamos a bom porto e Vendemos o nosso peixe. Já não há mais erratas
Imagem de perfil

De J.S.M.suave e nas tintas a 04.03.2015 às 05:29

A vaidade das pessoas mede-se pelo grau de tolerância (caridade cristã) que demonstram por aqueles que os seguem. Precisam tanto que lhes afaguem o ego que já nem dão importância aos seguidores: estes são meramente instrumentais!
Eu, como os respeito, critico-os. Porque o meu objectivo não é ganhar o campeonato do blogue com maior numero de seguidores: é interagir com eles em todos os domínios críticos , a começar pelas suas formas escritas, até á substancia das ideias, da politica, da estética, da religião, da ciência, dos costumes, da ética, e.t.c.
O seu campeonato está ganho. Até já tem publicidade paga. Parabens!
Vou seguir o seu conselho, sobranceiro e presunçoso...
Imagem de perfil

De naterradosplatanos a 05.03.2015 às 21:42

Vá ver aqui se "Incredibilidade" existe ou não!

http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=29118i
Imagem de perfil

De golimix a 01.03.2015 às 19:48

Desculpa Jorge, perdi-me com os comentários que vi por aqui e acabei por não te falar do vestido. Só li isto agora e é a primeira vez que sei disto. Pergunto, na minha santa ignorância, o vestido afinal era de alguma VIP ou foi o vestido que sozinho teve a sua importância só porque a loucura parece imperar nos dias de hoje?

Quanto à cor... olha, por mim pode ser de qualquer cor que, para o meu gosto, não é lá muito bonito 😉
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 02.03.2015 às 20:37

Tu deves andar mesmo noutro mundo... olha que era difícil não dar pela noticia do dia em tudo o que era sitio.



Concordo, não é lá muito bonito.

Jorge Soares
Imagem de perfil

De golimix a 03.03.2015 às 08:32

Pois... até o meu filho, que é um distraído, sabia do vestido!!!
Imagem de perfil

De Kok a 01.03.2015 às 23:26

Também pensei o mesmo quando vi o assunto nos jornais televisivos: a cor de um vestido é notícia e merecedora de um tal destaque?
Acho que as redes sociais bastariam.
1 abraço pah!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 02.03.2015 às 20:39

Eu cá acho que as redes sociais já seria demais para o que vale o assunto... mas é este o mundo em que vivemos..

Abraço pá

Jorge
Imagem de perfil

De Bete do Intercambiando a 04.03.2015 às 21:47

Também estou preocupada com esta disposição do humano para o supérfluo, para as fofocas, para as críticas por tão pouco como este anônimo que lhe chama atenção por um erro, claramente, de digitação.
Faço parte de alguns grupos do Facebook e fico deprimida quando vejo que as postagens de fofoca rendem um caminhão de comentários, contra pouquíssimas de postagens informativas e culturais.
Acho que é um bom tema para nossos próximos posts rsrsrsrs
Sem imagem de perfil

De anonimo a 04.03.2015 às 22:44

O problema de facto reside em alguem que se preocupa com coisas serias e nao fofocas vir perder tempo a dar mais um numero para as estatisticas dos comentarios, ha quem se critique a si mesmo sem nunca aprender

Comentar post



Ó pra mim!

foto do autor






Estou a ler

Regressar a Casa

Rose Tremain

 

O Rapaz de Olhos Azuis

Joanne Harris

 

O jogo de Ripper

Isabel Allende

 






Visitas


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2011
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2010
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2009
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2008
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2007
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D