Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Salários, João Baião vai ganhar 25000 Euros

 

Imagem de aqui 

 

 

Está a levantar celeuma que o governo se prepare para gastar meio milhão de Euros por ano em salários só para os três principais directores do novo Banco do Fomento, sendo que um deles irá ganhar mais de 13 mil Euros por mês.

 

Assim de repente, num país onde o salário médio anda à volta dos 800 Euros por mês, 13 mil Euros parece um salário exorbitante, é claro que estamos a falar de alguém que terá a enorme responsabilidade de presidir a um banco do Estado.  Podemos também perguntar para que precisa o país de um banco de fomento quando já existe algo chamado Caixa Geral de de depósitos... mas isso é outra história.

 

Pelo que percebi, as três pessoas em questão tinham cargos de relevo em bancos privados e teriam de certeza salários a condizer com a importância desses cargos, sei que muita gente acha que as pessoas deveriam ir trabalhar para o estado com espírito de missão, mas também é verdade que sempre que alguém me vem com essa ideia eu pergunto se a pessoa deixaria o seu emprego para ir para o estado ganhar menos que aquilo que ganha... ainda estou á espera do primeiro que diga que sim.

 

Para vermos como as coisas são relativas, li esta semana que O João Baião vai deixar a RTP para ir trabalhar para a SIC, onde irá ganhar qualquer coisa como 25 mil Euros por mês a apresentar programas de televisão, mais do dobro do que ganhava na RTP. Não vi ninguém escandalizado com isso, 25 mil Euros é quase o dobro do que irá ganhar o presidente do Banco... alguém quer comparar o nível de responsabilidade?

 

Dei por mim a pensar como são relativas as coisas, um entertainer ganha o dobro do presidente de um banco do estado... visto por este prisma o salário do banqueiro parece-me pouco para a sua importância... a menos que os salários se calculem com base no número de vezes que se aparece nas revistas cor de rosa....

 

É claro que a comparação não faz muito sentido, a SIC é uma empresa privada e paga o que entender... mas a RTP é uma empresa Pública e pelo que percebi o salário do Baião seria qualquer coisa acima dos 10 mil Euros... o que evidentemente à primeira vista parece um absurdo... se nos esquecermos que a SIC lhe vai pagar os tais 25 mil ...

 

Tudo na vida é relativo, mas será que queremos mesmo um banco com um presidente que ganhe o salário mínimo ou uma pequena parte do que ganharia nos bancos privados?

 

A minha visão de tudo isto é a seguinte: Tudo depende evidentemente do ponto de vista, mas parece-me que  o que está errado não é o senhor ir ganhar os 13 mil Euros, o que está mesmo muito errado é que o salário mínimo seja uma miséria e a média dos salários do resto dos portugueses sejam os tais 800 Euros por mês.

 

Jorge Soares

Related Posts with Thumbnails

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:51

Posts relacionados

Related Posts with Thumbnails


42 comentários

Sem imagem de perfil

De rui a 24.03.2014 às 23:56

concord consigo ate acho pouco o ke os do banco vao ganhar deviam ganhar mais pois vao ter muita resposabilidade agora dar 25 mil euros ao jb para fazer palhaçadas isso sim e ridiculo mas como dizes tudo e relative e isso é so a minha opiniao que tambem e relativa
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 25.03.2014 às 13:26

É a lei do mercado, o Baião ganha o que que o mercado da livre concorrência lhe paga, e já agora quem tem a culpa do vencimento do Baião são as audiências, ou seja é o povo que escolhe o que vê, é o povo que de livre vontade paga ao Baião. Com os vencimentos do estado é diferente, são os políticos que escolhem os amigos que vão receber 13.000 €, o povo não tem opção, vai ser obrigado a pagar.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 25.03.2014 às 22:06

Concordo, João Baião vai ganhar aquilo que o mercado está disposto a pagar...

Quanto ao resto, não sou nem nunca serei dos que acha que se deve pagar pouco aos políticos e dirigentes, se queremos bons gestores temos que lhes pagar, caso contrário a lei do mercado vai impor-se e depois acontece o que aconteceu até agora, só temos medíocres a gerir....

Mas claro que a minha opinião vale o que vale

Jorge Soares
Sem imagem de perfil

De Joao Moita a 26.03.2014 às 01:23

Nessa análise que efectuou tem algo de muito errado:
" se queremos bons gestores temos que lhes pagar, caso contrário a lei do mercado vai impor-se e depois acontece o que aconteceu até agora, só temos medíocres a gerir"

Efectivamente só temos mediocres a gerir as empresas publicas, mas nao é porque lhes pagam maus salários, alias até lhes pagam altos salários...dai ser normal as pessoas indignarem-se com 13 mil euros de ordenado pagos pelo Estado, serão assim tão boas estas pessoas? ou é mais um tacho? terão responsabiliades equivalenes a esses 13 mil euros e serão chamadas a assumir a sua culpa se gerirem mal ? ou fica tudo em aguas de bacalhau com tem ficad até agora?
Sem imagem de perfil

De antonio a 25.03.2014 às 10:59

É tudo relativo ao povo que habita este rectângulo , se os portugueses gostassem mais de programas científicos do que de palhaçada e programas da sorte, o João Bão nem sequer era conhecido ,,, mas como os portugueses são Pobres, incultos, mal informados, preguiçosos e só gostam de show-off , novelas e programas de maldizer , então há muito e muito espaço para este tipo de profissão ganhar ao nível ( ou mais ) de uma profissão de responsabilidade.

Portugal no seu melhor !!
António
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 25.03.2014 às 22:07

Disso não há duvida nenhuma, basta ver os programas que por norma são lideres de audiência

Jorge Soares
Sem imagem de perfil

De João Carlos Cardoso Bairrada a 25.03.2014 às 11:31

É um ponto de vista interessante e penso que tem razão. Mas eu acrescentaria que também a responsabilidade pelo que se faz é relativa. Até agora nenhum banqueiro foi responsabilizado, ou melhor, punido pela má situação financeira em que se encontra o seu banco. Na verdade, tudo é relativo pois há sempre razões para justificar qualquer coisa. Ninguém assume os erros que comete, diz sempre que é por causa disto ou daquilo, são os mercados..., a crise, etc. O mesmo se aplica aos governantes do país.
Para terminar: quem viverá mais preocupado com aquilo que faz profissionalmente, um apresentador de um programa de televisão ou um banqueiro?
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 25.03.2014 às 22:10

Por norma as empresas privadas tem formas de punir que as prejudica, e a grande maioria dos bancos sempre deram muitos milhões de lucro.

Talvez se o estado tivesse deixado falir o BPN algumas coisas fossem diferentes, quem sabe.

Jorge Soares
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 25.03.2014 às 11:43

O pais está uma pouca vergonha uns com muito e outros sem nada e o pequeno é que paga tudo
Sem imagem de perfil

De Maria de Fátima de Matos Belo a 25.03.2014 às 12:11

Mas qual é a comparação? O João Baião vai para uma empresa privada: SIC! A qual poderá pagar-lhe o que bem entender. Num País em crise, primeiro: Há Bancos que cheguem para a população, e a pertencer ao estado, chega perfeitamente a Caixa Geral de Depósitos!? A criação de um outro banco é apenas para arranjar "tachos" a amigos! Segundo: Se há tantos "desgraçados" a emigrar por estarem desempregados, "estes senhores tão responsáveis e fortemente habilitados para desempenhar altos cargos, que emigrem também! Se Portugal está em crise, salários "PARA TODOS" de acordo com a situação do País!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 25.03.2014 às 22:11

Por acaso leu o post todo, eu deixo claro que não sou a favor da criação do banco...e leu o último parágrafo?

Jorge Soares
Sem imagem de perfil

De Makiavel a 25.03.2014 às 12:47

Não sou dos que embarcam no populismo de dizer mal dos salários elevados de cargos de responsabilidade mas não rebato esse populismo com outro populismo (neste caso despropositado) acerca do vencimento de umanimador de televisão: quem lhe vai pagar o vencimento são os accionistas da empresa que o contratou, talvez até os anunciantes do programa que vai apresentar, não sei as condições do contrato. Mas embarcando nessa via, digo-lhe que o desgaste pessoal do apresentador é superior ao do presidente do banco: toda a gente o reconhece na rua (para o bem e para o mal) o presidente do banco, alguém o poderá apontar na rua se ele gerir mal o banco? Quanto à existência do banco em si: mais jobs for the boys.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 25.03.2014 às 22:16

Na verdade eu tentei não me mostrar contra o salário do Baião ou dos banqueiros, simplesmente usei um termo de comparação.

Não sei sei o Baião merece ou não os 25000 euros, se há quem lhos pague é porque o mercado funciona.

Sou dos que acha que se queremos bons gestores nas empresas públicas, só há um caminho, contratar pelo mérito e evidentemente pagar o valor justo, o valor do mercado... pensar que se pode pagar menos e que as pessoas vão para lá com espírito de missão é acreditar no pai natal.

Jorge Soares
Imagem de perfil

De alao a 25.03.2014 às 13:27

E vá lá que não lhe deu para comparar com o C. Ronaldo um português que até só dá uns pontapés na bola.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 25.03.2014 às 22:19

Ao Cristiano Ronaldo aplica-se o mesmo que ao Baião, se ele ganha o que ganha é porque alguém acha que ele o merece...

De resto repito o que disse no último parágrafo, não é ele que ganha muito, é o resto do mundo que ganha pouco...

Jorge Soares


Sem imagem de perfil

De Cris a 25.03.2014 às 14:10

Bom, já que te referes a coisas relativas eu vou ser um pouco diferente: ambos os salários são elevados. Quanto às questões de responsabilidades: todo e qualquer profissional deve ser responsável no desempenho das suas funções independentemente do salário que aufere. Concordo que o salário médio é baixo, mas também te digo que isso das estatísticas é uma valente treta, porque alguém anda a receber 1600 euros, já que eu recebo zero...
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 25.03.2014 às 22:24

Concordo, todo o mundo deve desempenhar o seu trabalho com a mesma responsabilidade... mas não acho que alguém que passou metade da sua a vida a preparar-se para uma função especifica, como um médico ou um enfermeiro, mereça ganhar o mesmo que alguém que não precisou de aprender nada para desempenhar outra função qualquer.

Há uns tempos um dos meus colegas descobriu o meu salário que por acaso é mais do dobro do dele e decidiu mandar uma boca, simplesmente disse-lhe:

-Sabes qual é a diferença entre o meu salário e o teu?, se eu me sentar na tua cadeira e, 3 ou 4 dias eu estou a fazer o teu trabalho tão bem como tu, tu podes sentar-te aqui o tempo que quiseres, sem te matares anos a estudar, não vais conseguir fazer o meu trabalho.

Engoliu em seco e saiu de fininho.

Jorge Soares
Sem imagem de perfil

De serafim a 25.03.2014 às 14:18

Para mim está mal isso demonstra que o país está a saque feito pelos mafiosos do governo e seus amigos
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 25.03.2014 às 22:26

O país está a saque porque temos dirigentes medíocres, na maioria dos casos porque são mal pagos e os bons vão trabalhar para onde lhes pagam à altura das suas competências

E o país está a saque porque nas eleições a grande maioria ou não põe lá os pés ou vota sempre nos que saqueiam.

Jorge Soares

Comentar post


Pág. 1/3



Ó pra mim!

foto do autor






Estou a ler

Regressar a Casa

Rose Tremain

 

O Rapaz de Olhos Azuis

Joanne Harris

 

O jogo de Ripper

Isabel Allende

 






Visitas


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2011
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2010
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2009
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2008
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2007
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D