Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Pontualidade (1).jpg

 

Imagem de aqui

 

Por vezes dou por mim a pensar que nasci no país errado, sou sempre o primeiro a chegar a qualquer reunião de trabalho, chego sempre pelo menos 10 minutos antes a qualquer consulta, quando vou de viagem e para desespero da minha meia laranja, chego sempre duas horas antes ao aeroporto.... mesmo que o voo seja de madrugada.

 

Chego sempre cedo a qualquer jantar de amigos ou a qualquer encontro seja pessoal ou profissional, estou sempre em qualquer sitio a horas.

 

Quando vou de carro a qualquer sitio pela primeira vez tenho sempre o cuidado de na véspera, ir ao google maps para ver não só o percurso como os arredores, não vá ser que seja num beco perdido e/ou não haja onde estacionar. É claro que por norma sou o único que faz isso, e depois os outros tem sempre a desculpa que não conseguiam encontrar o sitio e por isso chegaram atrasados... É claro que sair de casa com tempo para os imponderáveis também ajudava...mas quem se preocupa com isso?

 

Tudo isto resulta sempre em que:

 

1 - Como chego antes e os outros chegam sempre atrasados, seja o que for começa atrasado, tenho sempre que esperar muito tempo.

 

2 - A minha família odeia a minha pontualidade, já seja porque estou sempre a apressar todo o mundo para sair, ou porque depois a espera no destino é sempre uma seca... ou ambas as coisas.

 

Já me perguntei mais que uma vez porque sou assim, não consigo explicar e se há coisa que me custa mesmo muito, é que apesar de todos os meus esforços, não consigo educar os meus filhos para que sejam assim... Não sei se haverá um gene para a pontualidade ou não, mas se há, a minha filha mais velha definitivamente não o herdou.

 

Educar os filhos é uma ciência complexa, pela amostra cá de casa, educar adolescentes para a pontualidade e os horários é uma missão impossível, eu já tentei tudo, desde os gritos até sair porta fora sem eles, para nada, porque na vez seguinte volta tudo a acontecer.

 

Está visto que não é uma questão de educação, se fosse eu já tinha conseguido a bem ou a mal.

 

A falta de pontualidade é mesmo um problema da cultura portuguesa, lembro-me de estar no último ano da faculdade e ter assistido a uma palestra de dois dias com um senhor que veio especialmente da Alemanha patra o efeito... a seguir aos intervalos por norma à  hora marcada estávamos sempre presentes eu e ele, o resto, professores incluídos, ia aparecendo com um sorriso amarelo e pedidos de desculpa entre dentes.

 

No encerramento o senhor não evitou um comentário sarcástico sobre a pontualidade portuguesa, que imagem terá ele levado da nossa forma de trabalhar?

 

E que dizer das pessoas que vão a entrevistas para empregos e chegam atrasados como já vi acontecer muitas vezes? Já para não falar nos casos  vergonhosos dos médicos que para além de levarem uma fortuna pelas consultas, numa clara falta de respeito pelos doentes marcam sempre mais consultas que aquelas que podem fazer e depois estão horas atrasados.

 

Depois queixamos-nos que este país é um atraso de alma, pudera, se ninguém chega a horas para nada como pode o país andar certo?

 

Jorge Soares

Related Posts with Thumbnails

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:14

Posts relacionados

Related Posts with Thumbnails


37 comentários

Sem imagem de perfil

De bintoito a 03.02.2016 às 09:13

Chegar atrasado é um luxo que faz prova de se andar sempre muito ocupado. No trabalho, chegar a uma reunião pontualmente é considerado um descrédito pessoal por se achar que isso revela não ter muito que fazer.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 03.02.2016 às 09:51

Pontos de vista, para mim chegar atrasado mostra desleixo e falta de respeito pelas outras pessoas.

Chegar atrasado a uma reunião profissional mostra falta de interesse e de organização, na empresa em que eu trabalho uma pessoa que chega atrasada a uma entrevista de emprego nunca será contratada, seja qual for a desculpa esfarrapada.

Jorge Soares

Sem imagem de perfil

De bintoito a 03.02.2016 às 11:20

Eu estava a ironizar com a podre cultura instalada e reinante. Obrigado pela sua nota que me permitiu este sublinhado.
Sem imagem de perfil

De blonde parfaite a 05.02.2016 às 02:48

Concordo plenamente. Sou igual a vc. Estou sempre adiantada em tudo. Acho tremendo mau gosto e falta de respeito atrasar.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 03.02.2016 às 12:21


"se ninguem chega a horas como pode o pais estar certo"

e verdade, ha pessoas que por norma sao atrasadas, mas porque serao assim se ate se prejudicam a elas mesmas ao perder um transporte para o emprego, um negocio, um evento social etc etc. qulquer um pode chegat atrasado uma vez por outra mas sistematicamente chega a ser irritante para quem tem de conviver com isso.

porque sera que uma pessoa se atrasa se tem puniçoes como perder o emprego. nao e por prazer que o faz ou masoquismo mas por não conseguirem avaliar quanto tempo uma tarefa leva a concretizar, algo conhecido como a falácia de planejamento. estas pessoas, em média, subestimam o quanto uma tarefa vai demorar para ser concluída, por isso nao avliam bem o espaço temporal e atrasam-se.por outro lado ha quem diga que estas pessoas sao propensas a desempenhar multitarefas e ja foi feito um estudo que demonstrou que quem desempenhava multitarefas ou policronicidade chegavam sistematicamente atrasados porque a multitarefa torna mais difícil ter metacognição,

"se ninguem chega a horas como pode o pais estar certo"

citando

Não há fórmula mágica

"É claro que saber de tudo isso não necessariamente ajuda a corrigir o problema. As estimativas são de que, apenas nos Estados Unidos, a cada ano se perca US$ 90 bilhões em função de atrasos de pessoal."

"Questão de personalidade

Em 2001, Conte também descobriu que há um tipo de personalidade mais propenso a estar atrasado. Enquanto pessoas do tipo A, que são movidas por conquistas e bastante agitadas, são mais propensas a ser pontuais, os indivíduos do tipo B, que são mais descontraídos, são mais atrasados.

Na verdade, as pessoas do tipo A e do tipo B sentem o tempo passar de forma diferente. Em três estudos anteriores Conte descobriu que, para os indivíduos do tipo A, um minuto se passa em 58 segundos, mas pessoas do tipo B só sentem que um minuto se passou quando, na verdade, 77 segundos já se transcorreram.

“Então, se você tem 18 segundos de diferença, essa diferença pode se acumular com o tempo”, diz Conte......Porém, os cientistas também estão começando a aprimorar estratégias que podem melhorar lentamente nossa pontualidade. Para as pessoas que constantemente subestimam a duração das tarefas, por exemplo, dividir uma atividade em passos muito detalhados pode ajudar a estimar com mais precisão quanto tempo ela vai levar. Um estudo de 2012 também constatou que pedir às pessoas para visualizar mentalmente uma tarefa antes de executá-la pode ajudá-los a ser mais realistas sobre a sua duração.

Além disso, os atrasadinhos também precisam perceber que não podem estar em dois lugares ao mesmo tempo, e tentar planejar menos coisas, mais distantes entre si.

Quando se trata do seu tipo de personalidade, infelizmente, não há muito que você possa fazer para mudar isso. Contudo, aceitar que você precisa compensar essa característica pode ajudar – tente colocar o seu relógio para despertar um pouco mais cedo, por exemplo. Aceitação, no final das contas, é o primeiro passo para a mudança.
Sem imagem de perfil

De Adolescente Teimosa a 04.02.2016 às 19:28

Pela primeira vez, concordo plenamente consigo.

O meu pai é que me educou para chegar sempre a horas. Então, ele e eu transformámos o meu irmão numa pessoa que se zanga por chegar apenas 20 minutos antes à escola. Torna-se um pouco irritante...
Pelo contrário, tenho uma tia que acorda cedíssimo, mas consegue sempre chegar uma hora depois do horário de trabalho. Ah, e é sempre chamada pelo nome para embarcar no avião... É preciso ter-se "talento" para conseguir isto, não?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 04.02.2016 às 21:18

Que desilusao so agora concordou comigo eh eh eh. Deixe la mais vale tarde que nunca, esta a ficar pontual
Imagem de perfil

De naterradosplatanos a 03.02.2016 às 12:34

A tua meia laranja foi educada assim,só se se estragou!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 03.02.2016 às 13:26

A R. também foi educada assim... pelo menos eu tento, mas não há maneira de que ela acerte com os relógios.... se calhar sou eu que não sei educar

Jorge
Sem imagem de perfil

De Patricia a 03.02.2016 às 14:40

Mas eu fui bem educada, eu por norma sou pontual. Se chego 5 minutos atrasada, telefono a avisar (e fica tudo a achar que eu sou louca que estou a avisar que estou com 5 minutos de atraso!).
Patricia
Sem imagem de perfil

De Marlene a 04.02.2016 às 17:17

Cara Patrícia, eu sou igual a ti, estou sempre a horas em qualquer lugar, irrita-me quando alguém faz-nos esperar.
Estou vivendo no estrangeiro e cá a pontualidade é algo bem importante, nesse aspecto sinto-me no céu!
Um dia uma amiga portuguesa convidou-nos ir à casa dela para um jantar juntamente com outras pessoas, o namorado é estrangeiro e então eu e outro amigo tuga, que sofre da mesma "doença" do atraso disse que podia ir com ele(por causa do carro). À hora marcada já estava na casa deste amigo mas ele ainda não estava pronto. Mais tarde chegamos finalmente à casa da nossa amiga portuguesa e o nosso caro amigo atrasado comentou para o namorado estrangeiro " os portugueses são mesmo assim atrasados". Fiquei doida, pois só está a dar uma imagem errada. Nem toda a gente é atrasado, eu não sou assim. Fico doida com pessoas atrasadas! Ps: fomos os últimos a chegar.... estavam à nossa espera para jantar................. o.O
Sem imagem de perfil

De Alex a 03.02.2016 às 14:23

Percebo claramente a sua angústia. Sou um caso perdido de respeito pelos compromissos, se marcamos horas para um encontro ou uma reunião é para respeitar, caso contrário fica no "apalavrado" de um encontro algures. Em viagens profissionais pelos países nórdicos, fui diplomaticamente aconselhado, ou avisado, que a pontualidade além de ser uma obrigação é sinal de respeito. Certo é que, as reuniões tinham hora de início e fim, e o seu desenvolvimento era bastante produtivo, porque objetivamente dirigidas sem os apartes ou interrupções (lusas interrupções de telemóveis a tocar etc). Em Portugal, além da irritante mania do 1/4 de hora académico ninguém percebe a indignação que representa o atraso, de um ... e de outro ... e mais outro. Para mim, no fim é mais um sinal de falta de respeito perante o próximo, tal como, uma placa de limite de velocidade ou sinal contínuo ... que a maioria não respeita ou ainda por exemplo, o que eu mais "adoro" estacionar a ocupar 2 lugares. Sinais societais de uma cultura egocêntrica, onde o outro pouco significa e cujo exemplo máximo está na forma como o estado, e a máquina fiscal por exemplo, evidência pelo cidadão.
Sem imagem de perfil

De Célia Silva a 03.02.2016 às 14:26

Não está só, revejo-me em cada palavra! Obrigada.
Sem imagem de perfil

De Renata a 03.02.2016 às 14:55

Eu vivo em Portugal à quase 11 anos e ainda não consegui habituar-me à essa falta de respeito em relação ao compromisso com as horas. Na primeira vez que fui à uma consulta (privada e bem cara) estava marcada para as 17h e lá estava eu as 16h50, depois de esperar e desesperar só fui atendida as 20h, eu fiquei tão nervosa que só me apetecia dar umas bofetadas na médica, nunca mais pus lá os pés. Essa foi só uma das experiências que constantemente me deixam azul de raiva.
Sem imagem de perfil

De Maria a 03.02.2016 às 15:33

O que eu concordo contigo Jorge..Padeço desse mal la em casa..

Eu detesto chegar atrasada , seja para o que for..muito menos ao trabalho, mas quando temos que depender do outrens, a situaçao fica caotica...

Nao tenho fobia de chegar horas antes dos compromissos marcados,.,bata-me ser pontual..

Mas com os miudos eu ainda tolero alguma falta de compromisso ..mas com adultos,,,desculpem la..

e ainda assim la por casa as saídas matinais ja engoli o disco,,despacha-te, estamos atrasados..

Gentinha irresponsavel..sim ..a mentalidade portuguesa e muito assim infelizmente...!!!

Imagem de perfil

De Maria das Palavras a 03.02.2016 às 16:04

Ah, somos dois. Havemos de marcar uma reunião em que chegaremos os dois a horas. E disso se fará mais um feriado nacional no país!
Imagem de perfil

De -B a 03.02.2016 às 16:14

Haja quem me compreenda.
Sou sempre a primeira a chegar ao meu local de trabalho e nem precisava de chegar antes da hora para isso acontecer.

No meu grupo sou sempre a primeira a chegar apesar de ser a única que anda de transportes públicos.

Reuniões no trabalho à hora marcada também é para esquecer e com a resposta que isso é para quem não tem que fazer..
Enfim é mesmo uma questão de cultura.
Sem imagem de perfil

De MG a 03.02.2016 às 17:31

eu também era pontual..quando vivia em casa dos meus pais...agora com marido e filha e trabalho, deixei de ser...quem tem realmente q trabalhar (e não falo só do nº de horas que passo no trabalho) dificilmente é pontual..
Sem imagem de perfil

De Renata a 04.02.2016 às 08:16

Desculpa!!! O facto de ser casada e ter 1 filho não impede ninguém de ser pontual. Eu tenho 3 filhos, cão, trabalho o dia todo, ando de transportes e consigo gerir o meu tempo de maneira que salvo raríssimas excepções, nunca chego atrasada para o que quer que seja. ~Tudo é uma questão de organização.

Comentar post


Pág. 1/3



Ó pra mim!

foto do autor






Estou a ler

Regressar a Casa

Rose Tremain

 

O Rapaz de Olhos Azuis

Joanne Harris

 

O jogo de Ripper

Isabel Allende

 






Visitas


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2011
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2010
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2009
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2008
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2007
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D