Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Porque: "A vida é feita de pequenos nadas" -Sergio Godinho - e "Viver é uma das coisas mais difíceis do mundo, a maioria das pessoas limita-se a existir!"
Imagem retirada da internet
Vista de Caracas
Hoje ia falar sobre Guantanamo.... fica para amanhã, estava a ver o telejornal e mudei de ideias.
No outro dia em conversa com uma amiga sobre viver na cidade da eterna primavera, ela perguntava se eu não queria lá voltar. É uma pergunta que me fazem muitas vezes..... a resposta é não.
Vivi 10 anos em Caracas, foram sem duvida anos muito felizes, sobretudo porque foram os anos que marcaram a minha personalidade e a minha forma de ser..... uma cidade moderna, bonita e onde eu vivia bem. Porquê não quero voltar? já lá vamos.
Hoje no telejornal deram a noticia de um senhor que assaltou uma bomba de gasolina, chegou a pé com uma arma na mão, retirou o dinheiro da caixa, 140 Euros e fugiu a pé. O lugar tinha vigilância privada, o vigilante e alguns populares seguiram o homem, este virou-se apontou a arma....e foi à sua vida..... confesso, desatei às gargalhadas. Desculpem...mas isto é para rir.... este deve ser o unico país do mundo onde alguém assalta a pé, um sitio com vigilância, leva uns trocos e vai à sua vida.. a pé.... isto é para rir. Já agora, o vigilante estava lá para quê?
Mas este não é caso unico, no outro dia em Palmela havia uma operação STOP, havia mais de 150 policias numa rotunda, a uns 50 metros da sitio onde estava o aparato policial todo, há um hipermercado, não é que 3 caramelos decidem assaltar o supermercado? É evidente que mal entraram o alarme tocou e havia dezenas de GNRs a correr para lá... é claro que foram apanhados.... não é para rir?
Vivi 5 anos em Lisboa, morava na rua Poços dos Negros em São Bento, estudava no IST na Alameda, saia da Faculdade tarde e a más horas, ia a pé pela Almirante Reis ou pelo Saldanha, havia sempre muitissima gente na rua...a noite toda, nunca senti o menor temor.... nunca ninguém me chateou.... nunca senti o menor perigo.
Em Caracas todos os prédios tem grades... em todas as portas e janelas, o prédio pode ter 15 andares, podem ter a certeza que há grades em todas as janelas...de todos os andares. Há grades na porta do prédio e em todos os apartamentos. E isto era há 20 anos... agora há vigilantes armados na entrada das ruas. Depois das 9 da noite não há transportes publicos, na rua não há pessoas, só carros e não se para nos semáforos.
As pessoas que vivem em Portugal não fazem ideia do que é viver num sitio sem segurança, durante anos em Lisboa eu ia pela rua e sabia absolutamente tudo o que se passava à volta, sentava-me no Cais das Colunas e sabia perfeitamente quem era o traficante e o comprador... essa é outra coisa, vivi 10 anos em Caracas, ao lado de um bairro de lata e nunca vi droga, ou um drogado... em Lisboa, bastava passar em alguns lugares que era certo e sabido que vinha alguém oferecer-me droga...coisas do primeiro mundo.
É claro que existe criminalidade em Portugal...mas acreditem em mim, não tem nada a ver, vivemos no céu.... só que a maioria das pessoas não sabe.
Tenho muitas saudades de Caracas e da venezuela.... mas não conseguia lá ir... nem sozinho, muito menos com a familia, porque não conseguia voltar a viver naquele clima de terror e muito menos seria capaz de sujeitar a minha familia a isso.... porque depois de vivermos no céu.... dificilmente voltamos ao inferno
Jorge