Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Porque: "A vida é feita de pequenos nadas" -Sergio Godinho - e "Viver é uma das coisas mais difíceis do mundo, a maioria das pessoas limita-se a existir!"
A viagem da cegonha é um programa que passa na Antena 1 e em que é descrito o dia a dia da Ana e do Hugo, sendo que a Ana está grávida. Todo o programa gira em volta da gravidez e da criança que está por nascer. Costuma passar um pouco antes das 18 horas na altura em que estou a regressar a casa e costumo ouvir.
Esta semana o tema tem andado à volta da licença parental. Dizia a Ana que ela nunca percebeu porque é que tem que ser as mulheres a ficar o tempo todo em casa com as crianças, acha que é muito injusto e não percebe porque é que deveria ficar 5 meses em casa e o pai ir trabalhar. É claro que todas as grávidas que conheceu durante este tempo estavam exultantes porque iam poder ficar 5 meses em casa sem terem que trabalhar... coisa que ela definitivamente não entendia.
No caso deles, a Ana vai gozar 3 meses e o Hugo um mês, o ultimo mês. Casualmente hoje a Zaka falava do assunto neste post, no caso deles foi o pai que gozou toda a licença, e pelo que vou percebendo dos emails que recebo do grupo nos adoptamos, nos casos de adopção é muito comum os casais dividirem o periodo, sendo que há até casais que tiram periodos intercalares, um mês um, um mês o outro.... as pessoas que adoptam são mesmo especiais.
Eu trabalho numa empresa em que há muita gente nova, o tempo todo há mulheres grávidas ou colegas meus que acabam de ser pais. Nunca existiu um caso em que o pai partilhasse a licença.... e há bem pouco tempo um dos meus colegas referia que o chefe o tinha tentado convencer a não tirar os 15 dias de lei. Um destes dias deverá terminar a minha espera. De vez em quando a P. brinca com o assunto, é algo que nunca pensamos sériamente, mas é algo que está aí.
Conheço a empresa onde trabalho e o meu chefe, sei que será algo que terá custos monetários e não só, mas o que é mais importante que os nossos filhos? Eles só são crianças uma vez, e nós trabalhamos a vida inteira....
Como dizia e muito bem a Ana, está na hora de mudarmos algumas mentalidades, até porque se os pais partilharem a licença começará a cair por terra aquela ideia de que as empresas preferem não contratar mulheres porque estas engravidam e ficam meses em casa....
E vocês, o que acham?
Podem ouvir os programas aqui:A viagem da cegonha
Jorge
PS:Imagem retirada de aqui:http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php?prog=3331