Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 
Educação sexual
Retirada de: aqui
 
Era hoje que eu ia mesmo falar sobre o Chavez... juro.... mas estava eu em casa a colocar o post do Momentos e olhares quando aparece uma amiga..e a conversa foi mais ou menos assim:  
 
Amiga says:
ainda não foste "banido"?
Jorge says:
Olá
Jorge says:
acho que não
Amiga. says:
eu nunca mais lá entro...
mas confesso que fui ver se ainda lá estava  
Jorge says:
ainda ninguém se queixou
Amiga. says:
são uns meldricas
têm medo de ti
Jorge says:
lá agora
se eu não faço mal a uma mosca!
Amiga says:
que ninguém nos oiça...
se fosses a uma feira e visses a foto
passavas para a barraca do lado
para a tua   não te fazer perguntas em voz alta
sobre que bichofeio era aquele? ahahahahah
Jorge says:
não sei...
mas não armava um escandalo para retirarem aquilo
nem chamava a policia
......
Amiga. says:
a verdade é que nos dedicamos a falar sobre a censura, mas não sobre como reagimos à imagem quando acompanhados por crianças
 
Não sei se perceberam, mas a conversa versava sobre a imagem que encabeçava o post de ontem... 
 
Depois da conversa e enquanto fazia o jantar...fiquei a pensar no assunto... voltando ainda às minhas memórias sobre o Império dos Sentidos e todo o barulho que se armou à sua volta, recordo que o que mais me chocou na altura, foi a quantidade de pais que para além de não terem tido autoridade para impedir que os filhos vissem o filme, confessavam que não sabiam abordar o assunto com eles...
 
A minha filha de vez em quando lê o blog... não seria nada estranho que chegasse cá e deparasse com a fotografia... o que não me impede de a colocar.... se e quando ela a vir, sei que estarei cá para falar com ela e esclarecer o assunto, assim como no outro dia a esclarecemos sobre a virgindade ou sobre a adopção, ou sobre as muitas coisas que ela pergunta... que bem curiosa que é a miúda. Eu não tenho dúvidas, não, não fugiria para o corredor do lado para que eles não vissem o livro... para que fugir da vida?...e é melhor que eles aprendam essas coisas comigo que sozinhas ou com amigos.
 
Hoje debatia-se na SIC a educação sexual nas escolas sim ou não, não vi o programa com atenção, mas deu para ver que na generalidade, a maioria das pessoas são pelo não....são contra as aulas de educação sexual na escola.
 
Eu não consigo perceber, as pessoas são incapazes de tratar o assunto com os filhos, deixam que estes aprendam por si mesmos e muitas vezes da pior maneira...mas depois são contra a educação sexual na escola...... e com argumentos de bradar aos céus....
 
Portanto, amiga, não, se eu tivesse ido à feira em Braga, eu não iria para outro corredor... mas deixo a pergunta aos leitores, vocês mudariam de corredor ou esclareciam os vossos filhos? 
 
Jorge
 

publicado às 21:24


14 comentários

Sem imagem de perfil

De susana Rodrigues a 26.02.2009 às 22:37

eu como sou 100% a favor da educação sexual e como sempre falei disso com toda a normalidade em casa... e além disso não sou mãe...:P Sou suspeita! Mas claro que não mudava de corredor. Mas lembro-me de uma conversa no ATL sobre a mãe de umas meninas de lá que tomavam banho juntas e nuas num balneário publico e isso sinceramente... fez-me confusão... e pior vieram com argumentos psicologicos e tal de que era nocivo para a criança... eu não... mas acho que grande parte das pessoas não sabe lidar com o seu corpo quanto mais com a sexualidade sua e dos outros. Mas secalhar sou só eu a pensar assim.
Há formas tão giras para ir abordando as coisas à medida das várias idades. É explorar e aprender um bocaidnho mais também um bocadinho porque tenho para mim que para muitos adultos - a grande maioria - não faziam nada mal umas aulinhas:)
su
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 26.02.2009 às 22:46

Olá Su

Como é que não me lembrei dessa?...tens toda a razão.... para muita gente as aulas não estariam demais não senhor


Sem imagem de perfil

De xana a 27.02.2009 às 00:23

Eu não acho que sejam falsos moralismos, mas apenas pessoas que também não sabem como lidar com a nudez delas mesmas. Muitas vezes o sexo é sempre feito às escuras, por vergonha da própria nudez. É a baixa auto-estima, a vir ao de cima, e por vezes são essas a razões que levam as pessoas a esconderem a nudez. São aquelas pessoas que se sentem envergonhadas se tiverem de ir ao médico e mostrar mais qualquer coisa para além da simples auscultação do coração. Depois é também a a questão da educação, eu por exemplo não me dispo integralmente à frente da minha mãe, nem ela à minha frente, mas sempre me despi em frente das amigas, da irmã, primas e muitas mulheres com idade para serem minhas avós sem o menor problema. Tenho uma sobrinha com seis anos em casa e nunca eu ou a mãe, nos escondemos, e por vezes ela vai para o chuveiro comigo ou com a mãe. Quando eu tiver filhos, não pretendo fazer tabu com nada relacionado com nudez ou com o sexo.
bjks
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 01.03.2009 às 21:13

Olá Xana

No fundo é ignorância e falta de cultura, as pessoas não sabem como lidar com o seu corpo e deixam-se levar por ideias preconcebidas e por disparates religiosos.. o resultado é mais ignorância e disparates como os que comentamos.

O que vale é que já há pessoas como nós.

Beijinho
Jorge
Imagem de perfil

De DyDa/Flordeliz a 27.02.2009 às 01:14

Aqui em casa nenhum assunto é pecado ou tabu!
A chave da casa de banho só é usada se está gente de fora. Se algum de nós (eu, o meu marido ou o meu filho) quer usar a casa de banho e sabe que está a ser usada bate à porta e se é só o banheiro que está ocupado serve-se do resto sem problema.
E se estamos nus é com normalidade que nos vestimos. Não corremos a esconder-nos. Foi assim que o meu filho cresceu (não que eu cresci, mas isso agora não importa nada!).
Mas a intimidade de cada um, é isso mesmo - ÍNTIMA!
Portanto cada um cá em casa a respeita, sem que seja necessário jogar ao gato e ao rato. O corpo humano é bonito e deve ser conhecido e aceite sem medos, sem traumas, sem dramas. No entanto não me parece que mostrar “ratas” ou "perindicalhos" a passear pela casa seja algo que faça “alguém” ficar mais culto sobre o assunto - educação sexual.
Sou a favor da educação sexual nas escolas, pois não me parece que seja o mais correcto “provar” primeiro para saber como era. Acho que é melhor saber como é para poder “apreciar” sem levar com a “indigestão”. (Espero que entendam que brinco com um assunto sério!)
Quanto à pintura na verdade continuo a não gostar, o modelo é feio!
E Jorge já que perguntas…
Se estivesse com a minha afilhada que tem 8 anos de certeza que lhe chamaria a atenção para um livro sobre a Branca de Neve ou o Gato das Botas apenas porque gosto mais do tipo de ilustrações. Se estivesse com o meu filho que tem 19, seria indiferente ou talvez fosse motivo para umas belas risadas sobre a falta de depilação da dona em exposição.
Afinal, não gostamos todos do mesmo, nem agimos sempre da mesma maneira!...
Beijinho
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 01.03.2009 às 21:24

Olá

Amiga, tens toda a razão, a intimidade de cada um é algo pessoal e que deve ser respeitado... mas o que tentei discutir aqui é se somos ou não capazes de olhar de frente para os nossos filhos e explicar que o corpo humano é mesmo assim e que não devemos ter vergonha de olhar para ele.

Mas tens razão, cada um sabe de si.... desde que não caia no ridículo de chamar a policia porque alguém mostra uma imagem um bocadinho mais ousada.

Beijinho e boa semana.
Jorge
Sem imagem de perfil

De Ribatejana a 27.02.2009 às 04:24

Bem eu penso estar à vontade para dizer que esse assunto nem sequer seria levantado pela minha filha. Ela simplesmente olharia e provavelmente nem comentários faria. Desde pequena que vê a nudez sem ser assunto tabu, está habituada a ver os pais nus e para ela é uma coisa natural. Quanto à sexualidade nas escolas, penso que ia acrescentar pouco porque eu faço o meu papel em casa. Mas concordo plenamente, embora perceba que seja difícil para um professor pegar nesses assuntos, correndo o risco de, num comentário que a criança faça em casa, a opinião do professor chocar com a dos pais. Ainda somos um país de púdicos, infelizmente.

Se queres que te diga lembrei-me um dia de levar a minha filha comigo ao cinema. Fomos ver um filme para maiores de 12.Nem sequer me lembro do nome, sei que era um género de comédia. Tinha cenas de sexo nao explícito, mas muito muito esclarecedoras, com palvrões pelo meio, gemidos e mais um monte de coisas que não precisavam de ser abordadas daquela maneira. A minha filha no intervalo quis sair do cinema. E ela vai fazer 13 anos. Portanto, parece-me que esta questão do livro é inofensiva perante coisas destas. Não podemos comparar arte com pornografia.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 01.03.2009 às 21:28

Olá

Tens razão, somos um país de púdicos.... talvez seja por isso que tanta gente é contra a educação sexual nas escolas..

Mas felizmente as coisas vão mudando... porque cada vez há mais pessoas que pensam como nós.

Boa semana
Jorge
Imagem de perfil

De Pedro Oliveira a 27.02.2009 às 09:50

Meu caro não vi o programa,mas ainda a semana passada falámos com o mais velho(10anos) sobre erecções e ejeculação.Sempre a favor da educação sexual em CASA e na escola.

quanto à tua pergunta, passava no correodr e porvavelmente diria, Epá já viram que esta é toda peluda?...

bom fds
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 01.03.2009 às 21:30

Olá Pedro.

De ti... outra coisa não seria de esperara :-)

Abraço e boa semana.
Jorge
Sem imagem de perfil

De Sad Tear a 27.02.2009 às 12:01

eu ainda não tenho filhos, mas tenho a certeza que não o iria fazer. Os pais devem falar sobre esses assuntos com os filhos, claro que há alguns que não o conseguem fazer, por não se sentirem á vontade? por falta de conhecimento? por acharem que devem aprender sozinhos? não sei.
mas tal como tu acho que não se deve fugir da vida... nem das perguntas....
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 01.03.2009 às 21:31

Olá

Nem mais, a vida é para ser enfrentada..e não serve de nada esconder...

Jorge
Sem imagem de perfil

De Sónia Pessoa a 27.02.2009 às 21:16

Confesso que ainda ontem lá fui para confirmar se o livro tinha sido reposto! Em relação à tua pergunta, respondo que não mudaria de corredor e ficava à espera das perguntas, procurando as melhores respostas. Beijo
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 01.03.2009 às 21:31

Olá Sónia

Pois... não te conhecesse eu :-)

Beijinho
Jorge

Comentar post



Ó pra mim!

foto do autor



Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D