Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Hugo Chavez, Ditador?, Porquê?

por Jorge Soares, em 11.03.09

Venezuela, um país para querer

Imagem Retirada da internet

 

É muito fácil fazer juízos valor quando estamos comodamente sentados em nossa casa, olhamos para o televisor, ouvimos as noticias que nos são debitadas, sentimo-nos donos do nosso primeiro mundo e claro, achamos que tudo o que sai da esfera daquilo que conhecemos e damos por garantido é terceiro mundo ou em ultimo caso, republica das bananas.

 

Cada vez que leio ou ouço algo sobre o Hugo Chavez, presidente  da Venezuela,  penso, mais um que olhou para a televisão, viu as noticias e agora fala de cor.

 

A maioria das pessoas não sabe, mas a Venezuela é a Democracia mais antiga da América Latina, ainda em Portugal o homem não tinha caído da cadeira e as pessoas eram enviadas para o Tarrafal e já havia Democracia na Venezuela. A democracia foi instituída em 1958... portanto, quando Hugo Chavez foi eleito por primeira vez em 1999, havia democracia há 41 anos no país.... muito tempo.

 

Eu vivi lá 10 anos, tempo mais que suficiente para perceber que aquela Democracia que tanto agradava à Europa e aos Estados Unidos, tinha que mudar. Era uma Democracia em que dois partidos se sucediam no poder cada 5 anos, 5 anos governavam-se uns, para nos 5 anos seguintes se governarem outros. Sim, porque ali ninguém governava, mas todo o mundo se  governava. Era o tempo do "Yo no quiero que me deem, yo lo que quiero és que me pongam donde hay".

 

A economia era completamente subsidiada, até ao ponto em que por cada litro de leite que se vendia, o estado pagava 3 à empresa produtora, tudo era subsidiado, ninguém pagava impostos e absolutamente nada se fazia sem untar as mãos a alguém, desde o policia da rua até a qualquer funcionário publico, absolutamente tudo tinha um preço. 

 

Não era necessário ser muito esperto para se perceber que mais tarde ou mais cedo as coisas teriam que mudar, mais tarde ou mais cedo, de uma ou outra forma, teria que aparecer um Chavez, porque um país não pode existir assim. 

 

Chavez foi eleito por primeira vez em 1999, nessa altura eu já lá não estava, mas se estivesse, votava nele, simplesmente porque o país não podia continuar assim, o país precisava de ser governado...e não de quem se governasse a si. 

 

Chamar Ditador a Chavez, é avaliar a situação por aquilo que conhecemos, na verdade a situação deve ser avaliada desde o ponto de vista do povo da Venezuela, e o povo que na sua grande maioria vive em bairros precários, o povo que vive nas favelas de Caracas, o povo, esse já o elegeu em eleições livres e democráticas, duas vezes, ....e vai continuar a eleger, porque olhando para o lado, olhando para a oposição, o que se vê, é mais do que já lá tinha estado antes.... ou o vazio.

 

A Venezuela, além de um dos maiores produtores de Petróleo do Mundo, é um dos maiores produtores de Ferro, bauxita (alumínio), Ouro, Diamantes, etc, etc, etc. É um país com todas as condições., com todos os recursos,.. o que falta?.... pois... não sei!

 

Entretanto nestes ultimos dias esteve em Portugal o presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, que está no Poder desde 1979 e as únicas eleições a que se submeteu, foram a origem de uma guerra civil que deixou milhares de mortos... não se sabe quando vão ser as eleições.....mas eu não ouvi ninguém chamar ditador a este senhor..... curioso a forma como avaliamos as coisas em Portugal.

 

Jorge

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:01


19 comentários

Sem imagem de perfil

De António Manuel Dias a 11.03.2009 às 23:28

Não ouviste ninguém chamar ditador ao José Eduardo dos Santos? Andas distraído... até houve um partido que se recusou a participar nas boas-vindas ao senhor na AR.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 11.03.2009 às 23:31

Hummm.... ok.. ando msmo distraído!

Abraço
Jorge
Imagem de perfil

De DyDa/Flordeliz a 11.03.2009 às 23:31

Oh Jorge, de política e de políticos, não percebo mesmo nada.
Continuo a dizer que gostava de conhecer a Venezuela, porque fruto proibido para mim é mesmo apetecido!
Quanto a nós (povinho) em Portugal estarmos errados na forma como avaliamos e até construímos a opinião, talvez… o defeito seja de como a recebemos.
Eu nunca lá fui! E pensava mesmo que era a República das Bananas. Até pensava que era um Paraíso e que quando fosse rica (às vezes tenho destes sonhos… parvos!) podia-a incluir no meu roteiro de viagens. Aliás, foste tu quem destruiu o meu sonho quando me contaste como é um país perigoso.
Quanto ao Hugo Chavez (até gosto do “gajo”, mandou calar o “rei-espanho” e isso deu-me gozo) deve ter valor mas é um grande maluco, capaz das aberrações mais surpreendentes. Mas se para a Venezuela for bom…deixá-lo governar, desde que não seja à força, por coacção ou imposição. Porque isso não é democracia. Deve ter outro nome…mas não me lembro dele agora!
P.S.: "curioso a forma como avaliamos as coisas em Portugal" Vês? o António Manuel Dias afinal até ouviu, o que tu não escutaste? hummmmm....distraído!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 11.03.2009 às 23:40

Curioso mesmo... porque eu estive o dia todo ligado às noticias...e não ouvi falar do assunto..... ou haverá assuntos pouco falados?

Sabes amiga.... é mesmo um paraíso..... Um pais para querer! ...... mas é um paraíso adiado.... não sei se para nós... talvez para os nossos filhos... mas não tenhas dúvida.. um paraiso.

É evidente que eu não estou lá... que só tento perceber pelo que leio nos jornais e pelo pouco que por vezes me contam... mas eua credito que o povo não é parvo.... e o povo tem agora muitas coisas que nunca teve... olhá, médicos..por exemplo.....

Quanto à forma como o homem se mantém no poder... ele por vezes utiliza métodos pouco ortodoxos... mas a situação é pouco ortodoxa...e a verdade é que execptuado os ultimos referendos, ele teve sempre votações acima dos 70%.... eu quero mesmo acreditar que o povo não pode estar todo enganado.

Beijinho
Jorge

Sem imagem de perfil

De Sandra Cunha a 11.03.2009 às 23:55

Jorge,

aqui: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1368411&idCanal=12

ou aqui: http://sic.aeiou.pt/online/noticias/pais/BE+ausente+na+recepcao+da+AR+ao+presidente+Eduardo+dos+Santos.htm

ou aqui: http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=128558

Bjs
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 12.03.2009 às 00:15

Sandra..... eu estava a fazer o jantar à hora das noticias...ok?

Mas a sério que estranhei porque não li nada sobre isso durante o dia..... e cada vez que entro no mail do Sapo ou no igoogle levo com os titulos das noticias...

beijinho
Sem imagem de perfil

De Sandra Cunha a 12.03.2009 às 01:08

Jorge, não foste só tu. Eu também não sabia :)

À hora das notícias estava em aulas (ontem e hoje). Só fui procurar depois do António me dizer :)

Beijos
Sem imagem de perfil

De Rosa Maria a 12.03.2009 às 01:00

..... mas e isso é novidade?
Se o Huguito der alguma coisita aos nossos governantes, num instante é um democrata!
E do Angolano, nem comento ......pobre povo !!!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 12.03.2009 às 22:12

Olá

Ora, aí está... interesses... tudo na vida são interesses.

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 12.03.2009 às 14:12

Pois é Jorge, eu também não estou muito por dentro de determinados assuntos, mas já me contaram que com o Salazar também foi assim, o país estava ingovernável e com miséria por todo o lado, ele apareceu, mudou muita coisa, mas depois deu no que todos sabemos.
Talvez o problema seja mais global, é que as democracias não estão a funcionar, ou pelo menos a dar os resultados que seriam expectáveis, na maior parte dos países. As desigualdades são cada vez maiores em todo o lado.
Pode ser que com esta crise as coisas mudem - esperemos é que para melhor.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 12.03.2009 às 14:14

Desculpa, esqueci-me de assinar
António Neves
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 12.03.2009 às 22:21

Olá António.

Humm.. posto assim...

O povo português era atrasado, analfabeto e definitivamente eram outros tempos. A Venezuela tem uma popolação jovem e educada, a maioria das pessoas tem o 12 ano e uma grande porcentagem tem estudos superiores... não é um povo ignorante... é um povo que estava farto de democratas.... e que começa a estar farto deste ...mas que está sobretudo farto sim.... das desigualdades.

Abraço
Jorge

Imagem de perfil

De Paola a 12.03.2009 às 15:28

Pois... Eu que não sei, até chego a pensar que falas de dois países em que a democracia é apenas uma palavra, como outras... Sabes, também acho que há andam para aí a pintar ditaduras. E, como acontece com os quadros, de uns gostamos mais outros menos... mas falar em democracia nestes casos, não sei não... Há muitos interesses, são dois países com recursos fantásticos...

Beijos
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 12.03.2009 às 22:26

Amiga...a democracia é apenas uma palavra como as outras em todos os lados... até por cá.

Mas numa coisa tens razão, são dois países com recursos que davam para resolver não só a situação deles...mas a situação de meio mundo.... e incrivelmente o povo v~e muito pouco disso... ironias da vida não é?

O quadro é sempre pintado ao sabor dos ventos e das marés... é como o teu rio... que corria tanto e todos os dias lá estava... no mesmo sitio... raio de mundo este.
beijinho
Jorge
Imagem de perfil

De Pedro Oliveira a 12.03.2009 às 15:46

O regime podde não ser ditadorial, mas lá que o homem tem tiques de ditador lá isso tem.Ainda agora no tal referendo, expulsou um eurodeputado,observador da UE, só porque questionou o processo, e foi amplamente noticiado o facto de muitas pessoas carregarem no Não e só sair o papel a dizer SI.
Quanto ao outro fulano de Angola, vira o disco e toca o memso.É a Real Politik meu caro, daí tanta hipocrisia.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 12.03.2009 às 22:31

Nisso estou de acordo, o homem tem tiques...e não tem os parafusos todos... mas se compararmos com o que por lá passou antes... amigo, acredita, antes este louco que os outros sãos.

Não vou questionar o que aconteceu no ultimo referendo, não estive lá e vi o mesmo que tu... mas também é verdade que também não li em lado nenhum que os observadores falassem de irregularidades.... e isso de certeza que seria noticia por cá.

Quanto ao resto, estou d eacordo.. é politica...e isso está para lá do meu mundo :-)

Abraço
Jorge
Sem imagem de perfil

De Óscarito a 12.03.2009 às 21:34

Sobre o Hugo Chavez só sei mesmo o que leio/oiço na comunicação social. Aliás, de e de outros incluindo o angolano.
Mas, para o bem e para o mal, é a maneira de tomarmos conhecimento das situações.
Uma coisa são os dirigentes de um país, e outra coisa são a pessoas que formam esse país!
Se tomarmos como exemplo o nosso país e projectarmos considerandos para outros..., quantas diferenças encontraremos?
Pronto, já me estiquei! Um abraço, Jorge!
Imagem de perfil

De aespumadosdias a 13.03.2009 às 10:56

Confirmas-me a ideia que eu tinha sobre a Venezuela. Chavez é um mal menor.
Sem imagem de perfil

De Maria João a 15.03.2009 às 23:29

Eu nunca vivi na Venezuela mas acompanho as notícias sobre aquele país com muita atenção.
Em tempos li um artigo no Le Monde Diplomatique que explicava muito bem o que se passa na Venezuela.
Se tem tiques? Talvez. Não tem os parafusos todos? Talvez não. Mas chegou ao poder para tentar estabelecer uma justiça social, equilibrar desequilíbrios e dar a quem nada tem o essencial à sua subsistência.
Vamos ver como tudo evolui.

Maria João

Comentar post



Ó pra mim!

foto do autor



Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D