Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Livro de reclamações?... para quê?

por Jorge Soares, em 12.04.09

Proibido Fumar?.. no Algarve não

 

Fui passar 4 dias ao Algarve, por norma só vou tão para Sul em épocas em que não há muito calor e sobretudo grandes confusões.. e claro que cada vez que lá vou, além de algumas cores mais para o bronzeado, traigo sempre que contar..  esta vez não podia ser excepção.

 

No Sábado o dia acordou meio farrusco,  bastantes nuvens e até alguns pingos... passageiros, que o sol por ali nunca anda muito longe. Chegamos a Portimão e o tempo não convidava muito à praia, pelo que optamos por um passeio pelo circuito pedonal que fizeram da parte de cima da Praia da Rocha. Passado um bocado decidimos tomar um café e entramos no primeiro sitio que não falava de  beans and bacon, que tinha aspecto de estar aberto e ter café expresso.

 

Mal entrei reparei no intenso cheiro a cigarro, a minha primeira ideia foi que tinha entrado num sitio onde era permitido fumar,  um rápido olhar em volta desfez as duvidas, lá estavam bem visíveis os anúncios vermelhos... Proibido Fumar. Ao lado de um desses anúncios estava sentado um senhor de cinzeiro na mesa e cigarro na mão, que conversava alegremente com uma senhora na mesa do lado... que também fumava.

 

Comentei para a empregada que nos servia os cafés que as leis no Algarve deviam ser diferentes do resto do país.  Ela lá me explicou que isso eram coisas da patroa.. que  ela deixava os clientes fumarem. Comentei que achava mal e que se os anúncios estavam lá deviam ser cumpridos.

 

Entretanto, o senhor que ouvia a conversa, puxou de outro cigarro e ficou a olhar para mim descaradamente. Aqui foi quando surgiu o meu mau feitio e pedi o livro de reclamações. A empregada chamou a patroa.. que adivinhem lá.. era a senhora que conversava com o dito senhor e que estava a fumar também.

 

A conversa foi surreal... mas terminou assim:

 

-Minha senhora eu quero o livro de reclamações.

-Na verdade eu não sei onde está.

-Não sabe?

-Não, não me consigo lembrar, quem tratava disso era o meu marido, ele faleceu e eu não me lembro onde ele o guardava.

-A senhora tem ali o anuncio do livro, eu quero reclamar, a senhora tem que me apresentar o livro.

-Sim, eu tenho o livro..mas não me lembro onde ele está.

-Nesse caso, eu vou chamar a policia.

-Chame!

 

É claro que ela não me conhecia, porque se conhecesse sabia que eu estava a falar a sério, passado uma meia hora eu voltei lá com a policia... e achava eu que entretanto o livro teria aparecido... engano meu. O certo é que o senhor se tinha mudado com os cigarros para a esplanada e os cinzeiros tinham desaparecido das mesas. Mas nem com a policia e a ameaça de multa a dobrar, o livro apareceu. O que apareceu foram muitas lágrimas e uma história de fazer chorar as pedras da calçada... e claro, ela não viu ninguém a fumar lá no café, a única que estava a fumar era ela... não sabia ela que eu tinha a máquina na mão e tinha registado em primeira mão a prova do crime.

 

Segundo o policia, casos como este são às dezenas, pelos vistos no Algarve alguns comerciantes acham que as leis que fazem lá por Lisboa não são para cumprir.. não conhecem é o meu mau feitio.

 

Mas o dia não se ficou por aqui... que ao jantar a coisa também foi de morrer a rir... bom, se não fosse triste.. mas disso falo noutro dia.

 

Jorge

 

 

publicado às 22:42


33 comentários

Sem imagem de perfil

De Ribatejana a 13.04.2009 às 10:54

Então e a polícia não fez nada? De uma multazinha pelo menos não se safava.

Tenho que te congratular porque sem dúvida tens os dito cujos no sítio (desculpa o português). A maior parte das pessoas barafusta e a seguir come e cala. Aposto que graças a ti tão cedo ela não põe ninguém a fumar lá dentro. :D
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 13.04.2009 às 23:34

Olá

Depois da historia de fazer chorar as pedras da calçada, o policia puxou de um bloco de folhinhas brancas e pediu a identificação da senhora.... segundo ele, vai fazer ama queixa e apresentar às actividades económicas... vamos ver.

Jorge


Sem imagem de perfil

De consegui a 13.04.2009 às 14:09

Fizeste tu muito bem em chamar a policia. Quanto oa livro de reclamações, confesso que eu própria já me arrependi muitas vezes de não o ter solicitado na altura certa, e tb já vi um centro de saude recusar o livro a uma utente porque a pessoa que o guarda naquele dia não foi trabalhar.
Mais do que nunca é preciso fazer valer os nossos direitos , ainda há pessoas que pensam que as leis só servem para os outros cumprirem. Excelente post.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 13.04.2009 às 23:35

Olá

Eu e o meu mau feitio somos assim.... se calhar deveríamos ser todos assim, falar menos e actuar mais... de certeza que as coisas andariam mais direitas.

beijinho
Jorge
Sem imagem de perfil

De SLZ a 13.04.2009 às 14:35

Ora cá está uma pessoa que pensa como eu! :D

Tirando num aspecto... para mim, Algarve, só mesmo em última instância e nem em épocas de pouco calor!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 13.04.2009 às 23:39

Olá

Eu também pensava assim.. mas depois de umas férias em Abril no meio de uma quinta longe de tudo e do barulho... passei a olhar para o lugar com outros olhos.

Jorge


Imagem de perfil

De Paola a 13.04.2009 às 16:17

Lá andas tu pelo estrangeiro... em que as leis são locais... ao sabor da ocasião. É pena é que a polícia não faça cumprir as leis... Boa, amigo!

Beijinhos
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 13.04.2009 às 23:40

Olá

Sabes uma coisa... realmente aquilo é cada vez mais o estrangeiro... já se fala mais inglês e espanhol que português.. pena que o serviço não seja como na Espanha e as leis como na Inglaterra.

Beijinho
Jorge
Imagem de perfil

De entremares a 13.04.2009 às 21:19

Ora bem, assim é que é...

Acho que fizeste muito bem. Mas mais, a policia não fez nada ? Bonito serviço...

Sugestão: Qualquer cidadão pode efectuar uma denúncia sobre situações anómalas e infracções à lei. Porque não experimentar ?

O link é este:

http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/entidades/MEI/ASAE/pt/SER_denuncias+sobre+qualidade+e+seguranca+alimentar+e+actividades+economicas.htm

Pode ser que a senhora proprietária do estabelecimento assim perca a vontade de fumar.

Um abraço.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 13.04.2009 às 23:42

O policia tomou nota num cadrninho de folhas brancas... o que me deixa sempre desconfiado... vamos ver se se dá ao trabalho de passar a limpo as notas e para folhas oficiais.

Não conhecia o site, obrigado
Jorge
Sem imagem de perfil

De Iris Barroso a 13.04.2009 às 22:44

E não é só no Algarve. Aqui por Lisboa, as coisas andam mais relaxadas também. Eu já conseguia sair à noite e vir para casa apenas com o meu cheiro, quando saiu a lei, agora já volto com o cheiro do cigarro.

é triste
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 13.04.2009 às 23:43

Olá

Pois é... nem todo o mundo tem o meu mau feitio..e depois as coisas vão andando, até que a lei é esquecida.
Imagem de perfil

De Teresa a 13.04.2009 às 22:52

Opá as tuas aventuras são muito mais giras :) há grande Homem!!!

Beijinhos, boa semana Jorge***
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 13.04.2009 às 23:45

Olá

Tudo na vida tem um lado divertido... ainda que esta minha faceta esteja a causar uns incómodos.. e não seja fácil de aceitar pela minha R. ... um destes dias falo disso.

Beijinho e boa semana
Jorge
Sem imagem de perfil

De JPD a 13.04.2009 às 23:29

Há coisas do arco da velha.

Um exemplo:
Um casal e dois filhos foram almoçar.
Quatro refeições, vinho, sumos, sobremesas para as crianças e cafés para os adultos.

Conta: uma incorrecção na parcela das sobremesas. Em vez de duas, foram somadas quatro.

O empregado foi chamado para justificar o erro.
Reconheceu-o.
Pediu desculpa.
Emendou nº de sobremesas e o montante sem alterar o total.

Embalado neste estratagema o casal pagou o total (ALDRABADO) inicialmente etabelecido.

Gostei do teu blog.
Voltarei
Aparece lá pela «a mão e o gesto»
O acolhimento e bom!

Um abraço
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 13.04.2009 às 23:47

Olá

Eu já lá tinha passado.... :-), não disse nada porque estava com pouco tempo.. já lá irei com mais calma.

Esse caso é engraçado... a máquina registadora devia ser especial de corrida.

Abraço
Jorge
Sem imagem de perfil

De ESilva a 14.04.2009 às 00:28

Alguma coisa contra o algarve ? Compreendo a sua atitude perante a situação com q se deparou mas daí a ironizar q só porque no algarve as regras são outras, aí é gozar com os algarvios. Nós nao somos burros nem ignorantes, só porque algumas criaturas se comportaram dessa forma não lhe dá o direito de difamar uma zona do país para onde vai passar férias. Se não lhe agrada vá para outro sítio, já passei férias em lugares de portugal e todos têm os seu defeitos e quando não me agrada não tenciono regressar. Por isso faça-nos o favor de não falar mal da região e é como digo não gosta, escolha outro local talvez num sítio mais fresquinho.. Cumprimentos
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 14.04.2009 às 00:36

Nada contra o Algarve, muito contra o pouco profissionalismo que impera nos serviços, muito contra o chico espertismo, muito contra quem não cumpre as leis e se acha acima delas, que isso não é só no Algarve?, mas no Algarve é gritante, porque supostamente o Algarve vive do Turismo e dos serviços e acredite em mim, algumas coisas que eu vi no Algarve, só deixam mal o Turismo e o nome da região e do país.
Felizmente já estive em muitos outros lugares, e em nenhum deles vi, como vi no passado Sábado várias pessoas levantarem-se e irem embora de um restaurante porque simplesmente forma mal atendidas..com o eu fui.... acha que é calando e escondendo estes factos que a situação vai melhorar?, não, é falando do assunto e reclamando dele.

Sabe que mais, tenho mais coisas para dizer e não me vou calar...e sim, parece que no Algarve há outras leis.. pelo menos foi o que retirei do que me contou o policia.. que era Algarvio.
Lamento que se sinta melindrado, mas eu só falo da verdade.. para amostra, aí está a fotografia.. que é minha e foi tirada no Algarve

Jorge Soares
Sem imagem de perfil

De linda a 14.04.2009 às 17:09

Olá!

Podemos programar um fim de semana todos (os oito)?
Parece-me tudo tão divertido contigo e os teus!...

Sabes que também tu transgrediste quando fotografaste sem autorização? ;-))

Beijinho,
Linda
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 14.04.2009 às 22:44

Olá

Lá tinhas tu que vir levantar a lebre :-)... eu sei.. mas não resisti

É uma ideia.... ia ser um fim de semana musical...

Beijinho
Jorge

Comentar post


Pág. 1/2



Ó pra mim!

foto do autor



Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D