Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Vais votar no dia 7?.... porquê?

por Jorge Soares, em 31.05.09

Votar nas europeias?.. porquê?

 

Estive a ler e reler os comentários ao meu post de sobre a Alexandra, a miúda Russa, não sei se foi eu que não me expliquei, se algumas pessoas não leram o post até ao fim, ou se o que eu disse não faz sentido, .... lá terei que voltar ao tema... mas não hoje.

 

Que me lembre, nunca votei nas eleições europeias, nunca falto a nenhuma das outras eleições, voto sempre nas autárquicas, nas legislativas e nas presidenciais, sempre, nas europeias não voto.

 

Considero-me uma pessoa informada, sei o que é o parlamento europeu e tenho algumas ideias sobre o que por lá se passa. Mesmo assim, nunca me senti impelido a ir votar nestas eleições... porque a verdade, é que não consigo perceber qual a vantagem de votar nuns ou noutros, nunca nenhum dos partidos me conseguiu seduzir, aliás, não me lembro de em alguma das campanhas alguém me ter deixado sequer uma ideia sobre qual a politica europeia que vai seguir, uma ideia que seja. E nestas então, a coisa  é de bradar aos céus, não sei se será estupidez minha, inoperância das equipas das campanhas ou simples falta de ideias politicas por partes dos candidatos, mas até agora, e após ler muitos jornais, ver muitos telejornais e ouvir muitos programas de rádio, eu não consegui apurar uma única ideia sobre politica europeia, algo que diferencie o Bloco de esquerda do CDS, ou o PS do PSD, ou estes do PCP, nada, zero, niente......

 

Eu sou daqueles que acha que votar é importante, porque só votando conseguimos expressar a nossa opinião sobre os políticos que temos, farto-me dizer a quem não vai votar que quem cala consente e se a situação está mal, a culpa também é de quem não vai votar, porque o seu silêncio nas urnas contribui para apoiar quem governa.... sim, eu farto-me de repetir isto, mas quando chega a hora das europeias, não me consigo convencer a mim mesmo.

 

Quero deixar um apelo aos meus leitores, vocês vão votar no próximo Domingo?,  sim?, porquê?, ....não? porquê?... eu não quero saber por quem, só quero saber porquê.....

 

Jorge

PS:imagem retirada da internet

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:30


38 comentários

Sem imagem de perfil

De xana a 01.06.2009 às 00:07

Eu vou, pelo simples facto de que vou a todas, referendos incluidos. Como sou de "vaipes", nunca se sabe quando me meto na universidade para estudar ciencia política, e agora que passei a barra dos 35, não sei se não me dá num vaipe e me candidato para a cadeira do "Sócras"... é que nunca se sabe, e para tal não se pode nunca ter faltado a uma eleição. Não seí se os referendos contam... se contarem já não posso competir com o "Sócras", houve um que me esqueci de ir, só me lembrei depois das 19h...
beijinho
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 02.06.2009 às 23:24

Xana...vais sempre?...e depois de uma campanha como esta chegas lá e fazes o quê?... jogas pim pam pum?.. é que cada dia que passa eu tenho mais a certeza de que não sei qual é o pior.

Beijinho
Jorge
Sem imagem de perfil

De Óscarito a 01.06.2009 às 00:08

Tenho intenção de ir votar. Em quem? Não perguntas mas eu repito o que já afirmei: não sei em quem não votar já que em cada um dos partidos encontro "coisas" que não me agradam.
Voltando ao assunto: tenho intenção de votar porque o tenho feito sempre e não penso falhar desta vez.
É assim como que ir ao café depois de jantar, poderás considerar. Pois que seja. Porque na verdade se as campanhas políticas raramente são esclarecedoras, estas nem sei como classificá-las.
Já disse!
Um abraço.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 02.06.2009 às 23:26

Olá

Bom, eu também acho que se deve ir sempre... mas nestes casos chegamos lá e fazemos o quê....fechamos os olhos e colocamos a cruz em qualquer lado?.. é porque por ideias e objectivos não vou lá... pelos vistos nesta campanha só se fala mal do governo ou da oposição...

Abraço
Jorge
Sem imagem de perfil

De Sandra Cunha a 01.06.2009 às 00:26

Porque é um direito que tenho e não abdico dele! Porque me importo. Porque quero contribuir. Porque quero expressar a minha voz.

Programas Eleitorais Europeias 2009:

CDU: http :/ www.cdu.pt /index.php?option=com_content&task=view&id=279&Itemid=66#

MMS: http ://www.mudarportugal.pt/

BE: Podes fazer download do programa eleitoral (resumo) em: http ://igualdade.bloco.org/

PS: Clicar em Manifesto Eleitoral, no separador 'Campanha' em: http ://www.ps.pt/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=65&Itemid=78

PSD: Procurei e não encontrei. Porque será?

Os outros procuras tu.

Beijos
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 02.06.2009 às 23:29

Olá Sandra

Está bem...tu e eu sabemos que isso existe e até nos podemos dar ao trabalho de ir ler.... mas não achas que era disso que eles deviam falar na campanha? não achas que era muito mais produtivo que falar mal do governo.. ou dos candidatos?.. a campanha não deveria servir para esclarecer as pessoas?

Beijo
Jorge
Sem imagem de perfil

De iris barroso a 01.06.2009 às 11:25

Vou votar porue o direito ao voto foi ago muito difícil de obter e porque não votar não é alternativa.

O que significa não votar? Provavelmente irõ atribuir à abstenção o lindo dia de sol. Agora ir votar e esse voto ficar em branco, passa imediatamente a mensagem de que nenhum dos que la estavam mereciam o meu voto, sejam lá porque razões forem. Mostra que apesar de ser cidadã activa e atenta, nenhum dos candidatos chamou a minha atenção. Não, não fiquei em casa a dormir mais um pouco, não não fui para a praia gritando que nenhum político serve (ninguém irá ouvir), eu fui, eu tive o trabalho, dei-me ao trabalho, mas nenhum deles mereceu o meu voto.

Para além disso sou uma "europeista" nata, melhor sou uma mundialista... A minha visão do futuro é sermos uma só nação, cada um com os seus costumes e hábitos, mas um só povo de humanos unidos neste planeta e quem sabe, noutros também.

É por isso que vou votar, mesmo quando o meu voto é em branco.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 02.06.2009 às 23:30

Completamente de acordo.... incluindo com a ultima frase.

Jorge
Sem imagem de perfil

De iris barroso a 03.06.2009 às 15:47

Desculpa a ausência de letras em algumas palavras, mas é o que dá comentar no comboio.

Beijo,
Sem imagem de perfil

De José A a 01.06.2009 às 12:30

Sempre votei, já tenho quarenta e quatro anos e nunca deixei uma única vez de votar. Seja para o que for...Europeias, legislativas, referendos etc...
Sou dono do meu voto e por isso mesmo, espero votar sempre que me for possível. Como não me revejo em nenhum partido, decido-me na hora de pegar na caneta...uma coisa é certa, raramente voto nos partidos que governam...
Abraço.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 02.06.2009 às 23:34

Olá

Sim, eu também lá vou quase sempre... excepto nas europeias... porque me custa ir votar em pessoas que não explicam o que querem.. ou ao que vão... ou porque devo votar neles.

Abraço
Jorge
Imagem de perfil

De Cláudia Oliveira a 01.06.2009 às 12:44

sim porque é um dever
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 02.06.2009 às 23:35

Um dever...concordo.. mas Claudia, explica lá, nestas eleições como escolhemos em quem votar? consegues?...eu não.

Jorge
Sem imagem de perfil

De sonia a 01.06.2009 às 14:23

vou. votar contra ,claro!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 02.06.2009 às 23:36

Olá

Contra?... amiga, mas isto é para o parlamento europeu?... contra quem?, contra nós, é porque pelo que vi... vão todos para lá passear... ninguém diz ao que vai.

Jorge
Imagem de perfil

De entremares a 01.06.2009 às 20:56

Meu caro Jorge,

Vou partilhar a minha opinião, no que diz respeito aos motivos que me levam ( ou não ) a votar, seja nesta, ou em qualquer outra eleição ( autarquicas, legislativas, referendos ).
Em primeiro lugar, defendo que o acto de votar deve ser obrigatório. Acredito que muitos não estejam de acordo comigo, e respeito isso. Mas reparem no seguinte:
- É obrigatório pagar impostos. Porquê ? Porque é uma consequência da cidadania, uma consequência de viver em sociedade; vivemos em sociedade, aceitamos algumas regras básicas. Pagar impostos é uma delas.
- É obrigatório aceitar a autoridade. Porquê ? Porque se parte do princípio que a existência de uma autoridade é também uma consequência de viver em sociedade. Portanto, queremos viver em sociedade ? Então teremos que obedecer a uma autoridade.
- Todos os cidadãos gozam dos direitos e estão obrigados aos deveres consignados na constituição. ( artº 12 da constituição). Porquê ? Porque o princípio da universalidade não permite distinguir, nos direitos e nos deveres, qualquer adjectivo pessoal como sexo, raça, religião... ou votante ou não votante.
Votar é portanto, uma obrigação.
Como é que se justifica que a Assembleia da República necessite de um quorum de 50% +1 deputados presentes para poder votar qualquer decisão plenária, enquanto que nas eleições europeias a nossa média de votantes tem oscilado entre os 35% e os 45%... e são considerados suficientes para validar a posição de um país inteiro ?
Só posso concluir que neste momento, somos um país sem quorum.
Portanto, queremos viver em sociedade ? Então temos que votar.

Um abraço.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 02.06.2009 às 23:40

Amigo Rolando, estou completamente de acordo... votar deveria ser obrigatório.... talvez assim as pessoas reflectissem um pouco sobre a responsabilidade do acto.

Eu acho que se deve votar... e eu vou lá quase sempre... este Domingo também irei.... ainda que seja para pintar um manguito no boletim de voto.. porque sinceramente, eu não consigo perceber porque é que estes senhores querem ir para o parlamento europeu...se o principal desporto deles é falara mal de tudo e de todos... e desde lá vai ser mais difícil fazer isso.

Abraço e obrigado
Jorge
Sem imagem de perfil

De Maria Eugénia Pinto a 01.06.2009 às 22:52

Oláááááá!
Cá estou eu, depois de um mês de Maio atulhadinho em trabalho... para o nosso 1º... muito dinheirinho de IRC lhe dei eu, eu, salvo seja, os clientes!
Estive a dar uma vista de olhos pelos post's para trás e, conclui que perdi umas belas discussões... e eu que me pelo por isso, uma boa discussão mas, mais virão não é amigo?
E agora... vamos a votos. Vão, porque eu não vou... e, estou aborrecidíssima por isso. É a primeira vez, nos meus ..... anos que não vou votar!
Para mim votar é um direito, um dever, uma obrigação, sempre foi e sempre fiz questão disso mas, desta vez não vou estar cá. Na próxima semana vou estar de férias (aliás, esta data foi muito bem escolhida!!!!) e, vamnos logo sábado embora. Acho que se fosse as legislativas, autárquicas ou prsidencias, se calhar adiáva a ida para ir votar mas... estou como tu, esta campanha esclarece imenso quem possa estar com dúvidas acerca do que os senhores andam por lá a fazer!!!!
Beijinhos
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 02.06.2009 às 23:50

Olá

Sim, já estávamos a sentir a tua falta... ora, não posso estar mais de acordo... pena que não poso ir de férias.

Custa-me a perceber porque é que alguém escolhe aquela data.. porque é que não podia ter sido este fim de semana passado?, porque na véspera de uma semana com muitos feriados e onde está à vista que muita gente vai preferir ir de férias?... quem ganha com isto?

Boas férias amiga
Jorge
Imagem de perfil

De Paola a 02.06.2009 às 10:22

Votarei! Na consciência de que é um direito conquistado... por tantos que a vida deram... Votarei! Na certeza de que devo expressar a minha opinião... mesmo que... Votarei! Porque quero dizer que sou professora. Ofendida!!

Beijinho, amigo.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 02.06.2009 às 23:52

Amiga...eu percebo que como professora estejas ofendida... ok.. isso elimina um dos partidos.. mas como consegues escolher entre o vazio de ideias que espalham os outros?

Eu não consigo... mas estou de acordo, devemos lá ir.. porque é um direito que custou muito a conquistar.

Beijinho
Jorge
Sem imagem de perfil

De Sandra Cunha a 03.06.2009 às 12:20

Jorge,

concordo que as campanhas deveriam servir para expressar as ideologias e ideias de cada partido.

Mas também não podes estar à espera que a comunicação social te queira transmitir isso! Sabes perfeitamente que a função da Com. Social não é a de informar, mas sim de entreter!! O máximo que vejo na TV ou jornais é onde foi tal candidato e quantas vezes foi apupado ou os beijinhos que o candidato x recebeu e quantos apertos de mão distribuiu.

Os telejornais e o resto da comunicação social, cortam e passam a outra notícia, assim que um candidato comece a desenvolver com maior pormenor determinada ideia (qualquer candidato). Porque não é isso que faz audiências. Como a maior parte das pessoas não percebe nada do que se está a falar (e os Media sabem disso) perdem rapidamente o interesse. Portanto, é melhor entretê-los com ideias e conceitos curtos e básicos. E com os menús dos almoços-comício e com o próximo local da arruada do partido y.

Não digo que a «culpa» seja exclusivamente da Comunicação Social, também o é dos partidos, mas também é nossa, que aceitamos. Vamos resmungando, mas aceitamos. A única hipótese é mesmo ter uma atitude mais activa e procurar os programas eleitorais de cada partido (ok, em muitos há, de facto, um vazio de ideias) para poderes formular uma decisão.

O resto são os carneirinhos que votam naquele senhor que é muito bem parecido, muito bem posto. Ou no outro que dá muitos beijinhos e gosta muito dos pobrezinhos, etc... Não votam em partidos e muito menos em ideias. Não as conhecem nem querem conhecer.

Eu vou votar e não é em branco de certeza. Para isso mais valia não ir. Não conta para nada. Por acaso já estiveram numa mesa eleitoral na altura da contagem dos votos? Ninguém liga nenhuma aos votos brancos. Na altura da divulgação de resultados costumam ouvir quantos votos em branco houve? Não, pois não?! O voto em branco não serve de nada. Mais vale não irem.

E se acham que estão muito mal, mudem o voto! Quando vão ao mercado comprar um melão, trazem para casa o primeiro que aparece e que está em cima da pilha? Não os apalpam, não os cheiram, não batem neles e os encostam ao ouvido (não sei para que raio serve isto mas vejo carradas de pessoas a fazê-lo!) para poderem escolher o melhor?

Com a política (e com os homens) é igual. Experimentam um. Não serve? Entra outro e siga. Também não serve? Next!

Qual é a dificuldade?!
Sem imagem de perfil

De Maria Eug'enia Pinto a 03.06.2009 às 22:14

Ol'a Sandra
Não consegui confirmar esta informação mas, disseram-me que os votos em branco contam sim senhor ali'as, se a percentagem de votos em branco for superior a qualquer partido, as eleições ficam sem efeito e os partidos são obrigados a propor novos candidatos. Como digo não confirmei esta informação mas foi-me enviada por uma pessoa bastante cred'ivel. Portanto o melhor 'e os decontentes votarem todos em branco.

Beijinhos

Eug'enia
Sem imagem de perfil

De Sandra Cunha a 04.06.2009 às 14:51

Oi Eugénia,

pois eu estou muito descontente sim senhor, mas votar em branco não é uma hipótese (para mim!). estou descontente mas sei em quem votar.

Em relação à informação que dás, concordo que poderá ser algo parecido com isso, mas deve ter algumas regras e ser sujeito a algumas ponderações. Porque há por aí partidos que não arrecadam quase votos nenhuns. Sendo assim, estranho (com tanta gente a apelar ao voto em branco) que esses partidos não tenham sido já, numa ou noutra eleição sido suplantados pelos «brancos»... deve ser algo mais 'sinuoso' do que isso :) Não deve ser tão linear... Mas vou tentar saber ao certo.

Depois, ao contrário de muita gente que considera o voto em branco como um «bater o pé», como uma tomada de posição arrojada, crítica e contestatária, eu vejo-a mais como uma tomada de posição «sem sal»... Nem não nem sim...«Nim», mais próprio de quem não sabe o que quer...

É a visão que tenho do voto em branco.

Beijos

Sem imagem de perfil

De Maria Eugénia Pinto a 04.06.2009 às 15:18

Olá Sandra
Estive a rever o e-mail que recebi relativo a esta informação e não é como eu disse.
Se a percentagem de votos em branco for superior ao partido mais votado, as eleições são anuladas e os partidos obrigados a apresentar novos candidatos. Isto porque segundo a fonte que me deu a informação, o voto em branco expressa precisamente o descontamentamento com os partidos e candidatos apresentados.
Isto só se passa relativamente aos votos em branco, não com os nulos. Nulos não contam para nada!
Digo mais uma vez que não confirmei esta informação mas, logo que tenha um tempinho vou confirmar e depois comunico.
Beijinhos
Eugénia
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 04.06.2009 às 15:22

Sandra, estou de acordo contigo, mas.... hoje é quinta, as eleições são no Domingo, e eu por exemplo, depois de ler alguma coisa e de ouvir os candidatos, continuo sem achar que algum tenha algo para dizer sobre a Europa, e eu apesar de ter as minhas simpatias por uns partidos mais que por outros, não sou dos que vota cegamente no partido.. logo, nestas eleições estou a modos que sem saber em quem votar.... o que achas que devo fazer?

Jorge
Sem imagem de perfil

De Sandra Cunha a 05.06.2009 às 01:48

Jorge,

se continuas a achar que nenhum partido apresenta ideias que te digam algo, pensa naquele que consideras mais íntegro, sério e capaz de levar a cabo a tarefa.

Senão, dou-te ainda outra alternativa. Vais aqui: http://www.euprofiler.eu/

e fazes o teu perfil europeu. São apenas 30 questões mais outra de importância dos temas e dos partidos com que mais te identificas e no fim, apresentam-te um gráfico que te posiciona junto do partido com o qual tiveste mais respostas em comum.

Eu identifico-me com o partido em que vou votar e ao qual pertenço, em 92% . Podes comparar os teus resultados com o partido do qual mais te aproximaste, com os outros todos, com o mais próximo de ti na Europa, nos outros países... A mim, na Europa, deu a "Iniciativa per Catalunya Verds"... nem os conheço. Mas ok. Isto vale o que vale.


Beijos
Imagem de perfil

De Paola a 03.06.2009 às 14:36

Meu amigo, eu não falei do "vazio". apenas porque estou de acordo contigo. A coisa está tão "rota", o "vazio" é tão grande que dá naqueles espectáculos a que assistimos na Assembleia... com uma linguagem tão imprópria para um órgão de soberania nacional... Porque não acredito em ninguém, votarei por afecto... votarei onde sempre votei; onde as pessoas, que tanto amei, votariam se cá estivessem...

Beijinho

Comentar post


Pág. 1/2



Ó pra mim!

foto do autor



Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D