Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Porque: "A vida é feita de pequenos nadas" -Sergio Godinho - e "Viver é uma das coisas mais difíceis do mundo, a maioria das pessoas limita-se a existir!"
Vai fazer um ano do primeiro post de a espera, e começava assim:
"Ontem foi o dia zero, dia da entrega da documentação na Segurança Social, é curioso, passaram 10 anos desde que iniciamos o primeiro processo de adopção, mas por incrível que pareça, pouco mudou. O local é o mesmo, e ainda que a P. tenha achado que as coisas melhoraram, a mim pareceram-me ... iguais, nem mais nem menos, exactamente iguais. Como é natural, nós mudamos, 10 anos é muito tempo nas nossas vidas, agora não há a ansiedade do primeiro filho, nem a angustia de enfrentar o desconhecido.... agora somos espertos nisto e sabemos o que aí vem.
Bom, passou um ano, não mudaram muitas coisas, os meus filhos cresceram, hoje olho para eles e não sei se aquela conversa sobre a mana seria possível, o tempo das crianças é muito diferente do nosso, eles crescem muito rápido...
Passado um ano não há muito para dizer, depois de recebermos o certificado da segurança social o que se seguiu foi o silêncio, cada vez tenho mais a certeza que tomamos a decisão acertada quando nos decidimos pela adopção internacional, talvez assim os meus filhos consigam ter a mana que tanto desejam em tempo útil.
Um dos objectivos deste blog é também o de informar, de vez em quando há alguém que chega ao blog e me envia um mail, hoje recebi um de esses mails, alguém que está a pensar iniciar um processo de adopção e que entre outras coisas me pergunta o seguinte:
.......
Mas o que gostava mesmo era que , se tivesse disponibilidade, me explicasse o que vamos esperar em todo este processo.
Como correu o seu? Quanto tempo durou (ou dura) o seu processo. O que se segue após a entrega do questionário e todos os outros documentos? E após as 3 entrevistas?"
Apesar de todas as criticas que faço à segurança social eu sempre encorajei as pessoas, a adopção é um acto de amor e de egoísmo, todos temos direito a amar e a querermos ser pais, sempre respondi a todos os mails e sempre o tentei fazer com pensamento positivo... mas não é fácil.
Como está a ser o meu processo? a ultima vez que perguntamos, supostamente havia 13 pessoas à nossa frente, isto para uma criança até aos 5 anos e sem escolha de raça, 13 pessoas são anos de espera, muito tempo, tempo demais. Como está a correr o processo?... como responder a esta pergunta?.... que significa o absoluto silêncio por parte da segurança social?... não sei.... mal, acho eu... ou bem, afinal só passou um ano.
O que se segue após a entrega da documentação, são as entrevistas, por norma e se os documentos não ficarem esquecido em cima da secretária de uma qualquer responsável, antes dos seis meses obtém-se o certificado, normalmente os processos duram menos de seis meses. Depois disso é a espera, que podem ser meses, soube há algum tempo que entregaram uma criança com todas as características que colocamos a um casal que se inscreveu depois de nós, ou anos, 2, 3, 4.. quem sabe?. Tempo, muito tempo, tempo demais.
Tudo na adopção é aleatório.... tudo menos a vida das crianças e a nossa esperança.
Jorge Soares