Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Porque: "A vida é feita de pequenos nadas" -Sergio Godinho - e "Viver é uma das coisas mais difíceis do mundo, a maioria das pessoas limita-se a existir!"
O post da passada sexta Feira e os vários comentários mereceram de minha parte bastante reflexão, principalmente depois de me ter chegado ao mail uma crónica escrita por Miguel Sousa Tavares que se chama " Este país é fodido"... mas já lá irei
Há muito que não deixo por aqui uma das minhas receitas, e até já há quem se queixe, não é Teresa?, bom, é hoje.
Num destes dias e a propósito de uma reunião tivemos cá em casa uns amigos, na véspera fomos olhar para o frigorifico e vimos que havia bacalhau congelado, bom, foi isso, uma receita simples e que ficou uma delicia.
Bacalhau assado no Forno.
Ingredientes
6 Postas de Bacalhau Demolhado
Alhos
Uma cebola grande
Pimentão
Pimenta
Ervas aromáticas
Sal
Batatas às rodelas
Azeite
Antes de mais uma ressalva, eu utilizei bacalhau congelado, já aqui disse que por norma quando não tenho produtos frescos, cozinho as coisas congeladas, se estão congeladas é assim que vão para a panela, ficam muito mais saborosas, apesar de por vezes não ser fácil acertar com os tempos de cozedura
Eu nunca tinha feito esta receita, aliás, foi inventada na hora de acordo com os ingredientes que tinha à mão e com o meu modo habitual de cozinhar.
Pique o alho, corte a cebola às rodelas, coloque a cebola a cobrir o fundo de uma caçarola de ir ao forno, junte o alho picado e o azeite. Coloque as postas de bacalhau e polvilhe com o pimentão, a pimenta moida e as ervas aromáticas.
Leve ao forno e deixe cozinhar por meia hora a 180 Graus. Quando o bacalhau já estiver meio cozinhado, junte as batatas às rodelas de modo a que ocupem toda a parte superior, junte sal e deixe cozinhar até que as batatas estejam assadas.
Estava uma verdadeira delicia, tão bom que no fim ficamos a comer pão alentejano ensopado no molho que restava na travessa...e eu e o Paulo bebemos quase duas garrafas de vinho da peninsula de Setúbal.... delicioso mesmo.
Jorge Soares
PS:Não se parecia nada com o da fotografia.... mesmo nada