Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




De volta... que a vida segue.

por Jorge Soares, em 30.08.09

Praia do Kiko Park, Oliva

 

O que é bom acaba cedo... neste caso, muito cedo, que amanhã já é dia de voltar à triste realidade.

 

Este ano as férias foram de novo a acampar e apesar de um ou outro pequeno percalço, esta vez voltei para casa com os ossos todos intactos. Mas também é verdade que férias sem coisas para contar... não seriam férias minhas.. esta vez até deu para passar pela policia... pensando bem, já não é a primeira vez... mas já falarei disso.

 

Desde há  mais de 10 anos e porque acampar no verão em Portugal é algo que não nos passa pela cabeça, que vamos 15 dias acampar para Espanha, tirando o ano que tínhamos ido para Barcelona, sempre fomos para o norte, Galiza, Astúrias, Cantábria, Pais Vasco.. este ano decidimos variar e ir para o Sul, Oliva, uma pequena localidade entre Valência e Benidorm, um parque de campismo 5 estrelas, que ficava numa praia 5 estrelas com km de areias douradas e aguas cristalinas e com uma temperatura bem perto dos 30 graus... não fosse os sempre mais de 30 graus de temperatura ambiente.... mas não se pode ter tudo.

 

Há muito para contar e já irei falando disso noutros posts, hoje quero falar da Espanha, cada vez que se passa uma fronteira é inevitável que comecem as comparações, durante muito tempo inevitavelmente Portugal saia a perder em qualquer comparação com outros países, o que cada vez mais constato é que isso vai mudando, e quando comparamos com a Espanha..... começa a ser gritante, começamos a parecer um país do primeiro mundo ao lado de outro que em muitos aspectos tem bastante para recuperar.

 

A primeira coisa que salta à vista para quem vai de carro são as áreas de serviço nas auto-estradas, não sei se será azar meu ou falta de jeito para a escolha, mas a verdade é que exceptuando uma já bem perto de Badajoz, o panorama é assustador, lixo e sujidade pelo chão e por todos os locais, invariavelmente é permitido fumar,..e os espanhóis fumam, muito.... em Portugal sentimos que somos assaltados sempre que paramos numa área de serviço, mas pelo menos somos assaltados num sitio limpo.

 

Depois o serviço, no norte nunca tinha sentido isso, mas no Sul as pessoas são antipáticas e pouco prestáveis, os terminais de multibanco para pagamentos nas lojas que por cá são comuns, por lá são coisas mais ou menos desconhecidas, e mais que uma vez me apeteceu mandar os empregados para um sitio feio..... e até a policia...

 

A sensação com que fiquei é que de Madrid para baixo os Espanhóis tem menos civismo, ver coisas atiradas dos carros em andamento é mais ou menos comum, nos cafés o lixo vai mesmo para o chão que alguma vez haverá de ser barrido, (bendita ASAE) as auto-estradas que são pagas são mesmo caras, estacionar custa os dois olhos da cara...e estacionar na rua pode sair muito mais caro .....  e atender portugueses é uma chatice... deve ser por sermos pelintras..

 

E por hoje fico-me por aqui.... agora vou ali ler os mais de 500 Posts que tenho atrasados no reader.

 

Jorge Soares

PS:Ainda não tirei as mais de 600 Fotografias dos cartões, esta não é minha.. mas tenho várias parecidas... já verão, é a praia do Parque de campismo

 

 

publicado às 22:02


16 comentários

Imagem de perfil

De Sofia a 30.08.2009 às 22:59

Olá Jorge!

Antes de mais...bem-vindo de volta! Já estava mesmo à espera de histórias fantásticas das tuas férias...vou aguardar pelos seguintes posts : )

Bem...pelo que descreves, afinal, bem lá no sul há bem pior que nós. Que panorama triste! Será que a evolução do mundo não chegou até lá?

Beijinhos*
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 31.08.2009 às 23:37

Olá

Sim, há bem pior, há uma enorme diferença entre o norte e o sul.. quanto a histórias... há sempre que contar.

Beijinho
Jorge
Sem imagem de perfil

De xana a 30.08.2009 às 23:41

Bem vindo de volta e bom regresso ao trabalho.
Pois é, muito se contesta a ASAE, mas eu acho que na maioria das situações faz muita falta esta "instituição" de controlo, nomeadamente no que diz respeito à higiene. Se eles chegam e fecham uma porta por falta de condições de higiene, é porque de certeza havia algo que não estava certo. Onde há fumo há fogo, já diz o ditado, e eu já entrei em alguns sitios e saí porta fora mesmo antes de me perguntarem o que desejava, mas isto foi antes da ASAE. Hoje se entrar num local que eu veja falta de higiene, eu mesmo faço queixa, porque não há razão para um estebelecimento onde não se respeitam as condições minímas de higiene estar de portas abertas. Quanto aos nossos vizinhos espanhóis não posso comentar, há cerca de 20 anos que não piso terra deles.
bjks
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 31.08.2009 às 23:43

Olá Xana

A primeira vez que dei por mim a pensar em como a ASAE era útil foi quando fui a Macau.... agora mal entrei em Espanha voltei a sentir o mesmo.

E tens toda a razão, devemos ser os primeiros a reclamar.

Jorge

Sem imagem de perfil

De stiletto a 31.08.2009 às 00:18

Do sul de Espanha conheço a zona de Torremolinos, Mijas, Fuengirola, Granada e também passei por Marbella mas já fui lá há muitos anos. Não fiquei com má impressão mas estive muito poucos dias. No ano passado dei uma volta pela costa norte principalmente Galiza, Cantábria e fui até aos Picos da Europa e adorei. É mais agradável que o Sul, sem dúvida. Fico a aguardar mais histórias.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 31.08.2009 às 23:47

Olá

Também conheço essa zona, estive por lá há uns bons 10 anos, conheci todos os sítios que referes mais Cáceres e Ronda, adorei. Mas sem dúvida gosto muito mais do Norte, a começar pelo clima.

Beijinho
Jorge
Sem imagem de perfil

De DH a 31.08.2009 às 10:41

Bom regresso ao trabalho! Pois... o Sul de Espanha... Este ano o meu irmão, que passa férias sempre na zona de Tavira, dizia-me que os espanhóis estão a invadir o Algarve. Têm o Sul de Espanha estragado e descaracterizado e vêm à procura de alguma paz e civilização para cá.
Tenho amigos espanhois, gosto daquilo que conheço de Espanha... mas o Sul... Gosto da arquitectura, gosto de algumas cidades, mas não aprecio a "cultura". O que sinto muitas vezes em Espanha é que existem ali povos de características diferentes unidos pela mesma bandeira.
Bom trabalho!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 31.08.2009 às 23:53

Olá

Sem dúvida, é necessário ir conhecer alguns lugares da Costa Espanhola para perceber que afinal, o Algarve não está assim tão mau.

Eles constroem até à areia, desorganizado, horrivel...

Eu gosto muito de Espanha, gosto do modo de viver deles, muito mais aberto que o nosso, mas é verdade que não há uma Espanha, há várias, e umas muito mais simpáticas e acolhedoras que as outras.

Jorge
Imagem de perfil

De Pedro Oliveira a 31.08.2009 às 16:24

Bom regresso meu caro.
Tenho a mesma opinião que tu em relação aos espanhois, mas Madrid e Barcelona são um caso aparte.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 31.08.2009 às 23:54

Olá Pedro

São a excepção em quanto a algumas coisas, eu quando estive em Barcelona achei as pessoas arrogantes e antipáticas.. mas são cidades muito mais limpas e organizadas, isso sem dúvida.

Abraço
Jorge
Imagem de perfil

De aespumadosdias a 31.08.2009 às 19:10

Nunca acampei na minha vida.
Bom regresso.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 31.08.2009 às 23:55

Vou escrever um post sobre acampar.... são as minhas férias ideais.

Abraço
Jorge

Imagem de perfil

De Miss Pepper a 31.08.2009 às 21:08

E nuestros hermanos que têm a mania que são melhores que os tugas...! Parece que afinal já não é bem assim, que os estamos a ultrapassar em coisinhas básicas. Que fixe! :P
Parece que com o que tens ainda para nos contar, se pode dizer que de Espanha nem bom vento nem bom acampamento... (hihihih!) Será?!

Beijokas!

P.s.- ó Jorge, 600?! Conheço uma gaja (cof! cof!) assim parecida. Fotografa tudo e mais alguma coisa... até os grãos de areia...
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 31.08.2009 às 23:58

OLá

Bom, o acampamento foi óptimo, foi mesmo o melhor das férias... já falarei disso..

Mas cada vez mais eles perdem na comparação connosco, em muitas coisas...

Sim, 600...e estava muito calor.. pelo que não utilizei muito a máquina. :-)

Beijinho
Jorge
Imagem de perfil

De Teresa a 01.09.2009 às 09:14

Bem-vindo de volta Jorge :)

Ora aqui está uma realidade que conheço bem e é exactamente assim como contas...o problema é que o sul de Espanha é muito diferente de outras zonas dos País, nomeadamente das do norte e mais próximas de Portugal e daí as pessoas nunca entendem muito bem como é que não gostei de viver em Espanha! Viver num local com pessoas que não são dadas a simpatias, nariz empinado, que deitam o lixo para o chão só porque há alguém que é pago para varrer, não 'reconhecerem' onde fica Portugal e tratar-nos como seres de um país invisível, dificultarem-nos a vida só porque somos portugueses, cartões multibanco no supermercado uiii isso não existe e nas caixas de multibanco tens sorte se der!! :P Mal por mal deixo-me ficar no nosso país...mas isso também são opções de vida :)

Já estou a falar de mais, é o que dá falar de espanhóis e Espanha...foge-me a língua para o outro lado

Beijinhos***
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 01.09.2009 às 23:06

Olá

É incrível mas passamos por essa de não saberem onde fica Portugal.. compramos uns postais e quando pedimos selos, e dissemos que era para Portugal, a menina perguntou se isso era na Europa...

Quanto ao resto, completamente de acordo, pessoas de nariz impinado e geralmente pouco simpáticas.

beijinho
Jorge

Comentar post



Ó pra mim!

foto do autor



Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D