Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Quem precisa de um GPS

 

 

 

Sempre fui uma pessoa com um sentido de orientação fora do comum, tenho o estranho hábito de chegar directo aos sítios mesmo nunca tendo lá estado, raramente me perco... e claro, tenho a mesma aversão a perguntar que qualquer marido que se preze. As minhas férias incluem sempre uma viagem de carro de milhares de Kms, já andei por toda a Espanha e uma boa parte de França, sempre me orientei com um mapa e não me lembro de me ter perdido nem de ter andado às voltas.

 

Antes das férias decidimos que se calhar o GPS era capaz de dar jeito, mais uma grande viagem, entrada e saída de Madrid, Valência, Benidorm, parques de campismo, analisados os prós e os contras, comprou-se a coisa. Experimentamos na viagem ao Porto no dia do jantar da Cigana que mora  algures lá para os fim do mundo fino.. na invicta... e desde logo ficou aprovado.

 

Primeira constatação:

 

Qualquer pombo-correio com um GPS se torna num comum mortal que não é capaz de ir a lado nenhum sem ele, senão vejamos: Valência, estacionei o carro no centro num parque subterrâneo, à saída as ruas eram estreitas e o raio do bichinho não havia maneira de apanhar o sinal dos satélites, dei por mim a perguntar:

 

-E agora como saio daqui?

 

É claro que a P. me ia batendo, eu, o gajo com genes de pombo-correio depois de uns dias a seguir as instruções de uma máquina, já não era capaz de pensar....

 

Segunda constatação:

 

Seguir as instruções do GPS pode ser perigoso para a saúde. Estávamos a chegar a Oliva, falhei uma viragem à esquerda, imediatamente ele recalculou e mandou virar na próxima, chego lá, pisca para a esquerda... felizmente olhei, estava prestes a descer por uma escadaria....

 

No dia que íamos a Benidorm à Aqualandia, marquei o destino à saída do parque de campismo, lá vamos seguindo as indicações, íamos pelo meio dos laranjais, vira à esquerda, vira à direita, vira para ali... oups... eu acho que o carro não passa ali... quer dizer, se calhar nem a pé que a partir dali era mais caminho de cabras.

 

Chegados a Benidorm, achamos estranho que as placas do parque aquático mandassem para um lado e a bendita menina do GPS para o outro... até que chegamos ao meio de uma encosta e ele dizia que era ali.... mas parque aquático, nem velo.

 

Já para não falar na auto-estrada que à Saída de Cuenca ainda não existia mas que ele insistia em que lá estava, e cada 5 ou 6 KMs lá me mandava virar num cruzamento que ainda não existia... tudo para regressar às obras... até que me fartei e lhe calei o pio.

 

Conclusão, como qualquer outra máquina, o GPS é muito útil e nós temos uma enorme tendência a nos tornarmos dependentes dele, daqui a menos de uma geração, não haverá no mundo quem saiba olhar para um mapa ou ir do ponto A ou B sem a bendita voz da menina a indicar o caminho.

 

Já agora, deixo aqui o link para um dos primeiros posts que li no blog da cigana, a perspectiva feminina da coisa. Os homens e o GPS

 

Jorge

PS:Mas dá muito jeito para avisar dos radares!

 

 

publicado às 21:21


20 comentários

Sem imagem de perfil

De xana a 14.09.2009 às 23:26

Já valeu pela risota que porvocaste. Já estava aqui a imaginar a cena toda, tipo comédia, tu de carro por uma escadaria abaixo, ou num caminho de cabras aos trambolhões, lol
Pois, eu sou daquelas que prefere perguntar o caminho e até dar umas voltas a mais, que levar um obejcto tendencioso a dizer-me onde e quando tenho de virar, a quantos metros de distância, etc e tal. Adoro conduzir, e acho que para mim um GPS não faz sentido. A minha irmã trabalha todo o dia na estrada (pá, esta foi mal ) com um volante nas mãos e resolveu comprar um GPS. Para começar ela que não é grande adepta das tecnologias foi comprar um objecto moderno, depois, aquilo precisa ser actualizado pela internet e ela não percebe, nem se esforça por perceber, sobra para mim, que não tenho interesse na coisa. Já tem quase um mês e não foi actualizado, já fui ao site do objecto e não encontrei nada onde diga que se pode actualizar a primeira vez sem pagar, como diz na caixa do objecto.
Portanto acho que GPS é mesmo para quem anda perdido, e eu não ando perdida, pelo menos na estrada.
bjks
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 15.09.2009 às 21:18

Olá Xana

Sem dúvida que o GPS só faz sentido para quem faz viagens grandes e frequentes, para a vida normal não faz sentido nenhum. O meu está guardado desde que voltamos de férias..e acho que tão depressa não sai da caixa.

Deu muitíssimo jeito por exemplo para entrar em Madrid e no meio da teia de aranha de autoestradas chegar direitinho ao sitio certo,... mas também conseguiu fazer com que tivesse que voltar para trás no meio de Kms de laranjal...

Bom, mas ainda bem que já te fiz rir.

Beijinho
Jorge
Imagem de perfil

De DyDa/Flordeliz a 15.09.2009 às 01:57

Um dia vinha a escutar um programa de rádio em que as pessoas ligavam e contavam algo caricato que lhes tivesse acontecido.
Ri até às lágrimas com a narrativa de um homem que era tão teimoso como o GPS.
Comprou-o e tinha de o usar!
Ele conhecia a terra como as palmas das mãos. Mas o GPS mandou-o meter por uma estrada para chegar a casa mais rápido e ele foi (sabia que não devia...mas foi!). Resultado: Entrou numa rua de terra, estreita e de acesso a um rio. Estranhou ter água...mas o GPS mandava seguir e ele seguiu...até não conseguir entrar mais, nem sair
Portanto: Com tanta teimosia não achas que o GPS é masculino?! ahahahahahhahaaha
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 15.09.2009 às 21:20

Hummmm... não sei não, aquilo até tem uma voz muito feminina... já para não falar da teimosia.... tipicamente feminina... nem do facto de achar que tem sempre razão..mesmo que em frente esteja um caminho dd cabras... hummm eu acho que de masculino tem pouco :-)

Imagem de perfil

De DyDa/Flordeliz a 15.09.2009 às 22:56

GPS(Sistema de Posicionamento Global)
É feminino porquê? Só porque a voz é delicada?
Pois, pois pois... O "outro" tem cara de "gajo" e corre com "gajas"!
Portanto: não te deixes enganar por vozes mais ...
Delicadas?!
Eu não sou teimosa, sou...
Vamos lá ver se encontro a palavra certa: persistente?!
Sem imagem de perfil

De Smootha a 15.09.2009 às 03:01

Aconteceu-me em Castelo Branco, no carro de um colega, a "menina" do GPS fartar-se de avisar "rotunda a x metros", "rotunda a y metros", e nós a continuar caminho e a perguntar: "mas onde está a maldita rotunda??"
A menina continuava a dizer "rotunda, rotunda..." até que nos apercebemos de que estavamos EM CIMA da rotunda, que era nada mais, nada menos, que pintada no chão! Acho que foi a rotunda mais original que vi até hoje!
Beijinhos
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 15.09.2009 às 21:22

Por acaso algo que me surpreendeu foi o numero de rotundas que supostamente lá deviam estar e que na realidade não existia, eu tinha ouvido falar das estradas novas que ele não conhecia..mas das das que ainda não existem e ele já acha que existem...dessas não tinha mesmo ouvido.

Essa da rotunda pintada também é engraçada.

beijinho
Jorge
Sem imagem de perfil

De DH a 15.09.2009 às 09:31

O que eu gosto no meu GPS é poder calar "a menina" sempre que ela insite em mandar-me para um lado e eu tenho que seguir para outro Então quando há interrupçoes na estrada por causa de obras... Melhor ainda é que ela não se chateia, e quando volto a passar-lhe "os comandos da viagem" continua simpática, sem rancor por lhe ter "cortado o piu".
Eu que de pombo correio não tenho nada, e que tenho que parar muitas vezes para consultar mapas ou pedir ajuda a alguém que encontro pelo caminho, estou bastante satisfeita com "a menina".
Bom dia para ti.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 15.09.2009 às 21:23

Isso é verdade... é de uma simpatia extrema..e nunca reclama, mesmo que a malta insista em ir para o lado contrario... limita-se a recalcular...

Jorge
Imagem de perfil

De Pedro Oliveira a 15.09.2009 às 10:34

Sou qaqueles artistas que em qq viagem mesmo com GPS tem de se perder e utilizar a técnica antiga:parar numas bombas ou café e perguntar onde fica o local pretendido.Dá mais emoção às viagens.....
abr
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 15.09.2009 às 21:24

Olá Pedro.. bom, eu sou dos outros... dos que nuca se perdem.. bom, quase nunca.

Abraço
Jorge
Imagem de perfil

De cigana a 15.09.2009 às 11:03

Jorge, se eu não existisse terias que arranjar outra musa!
Mas parece que toda a gente dá razão à perspectiva feminina, até tu. Aquilo inventa troços de estrada que não existem, não reconhece alguns que existem, basta a estrada estar cortada com obras e já não conseguimos socorrer-nos da menina, e quando conhecemos o percurso muitas vezes não entendo a lógica do itinerário que nos é dado. Aliás, se conhecemos o percurso porque é que temos que ir com aquilo ligado e o cérebro desligado?
Os homens adoram tudo o que é electrónico, é como aquela veneração por telemóveis (já estou a dar ideias para o próximo)!
P.S. - Eu moro no fundo do quê??? Aqui na Foz, mesmo à beira-mar, isto chama-se Porto, homem, PORTO!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 15.09.2009 às 21:27

Pois..e para que servem as amigas?

Vamos lá ser justos, o GPS é uma coisa útil... e como tudo o que inventamos, não é perfeito...e como até tem voz feminina... acha que tem sempre razão..mesmo quando está à vista que não tem e que o caminho de cabras não pode ser a via certa.. mas pronto... é util, principalmente quando vamos visitar amigas que vivem algures no fim...digo, na Foz :-)

Por acaso não sou nada fan da ultima moda em electrónica..e de telemóveis muito menos...vê lá tu que nem nunca tive um meu.

beijinho amiga
Imagem de perfil

De C.M. a 15.09.2009 às 14:48

Pelos vistos, o melhor é continuares a confiar no instinto!
Eu sou bem o contrário de ti ( e dos homens?); sentido de orientação: zero- a começar pelo estacionamento no centro comercial. Se for distraída, dar com o carro outra vez é o caneco!!! Não é mesmo o meu forte, confesso.
bj
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 15.09.2009 às 21:29

Isso sem duvida, até porque o raio do aparelho está guardado desde o dia em que chegamos de férias..

Tu pareces a minha P. que diz que o próximo carro tem que ser azul eléctrico ou verde alface, assim não terá tanta dificuldade em o encontrar nos parques de estacionamento.. enfim.

Beijinho
Jorge
Imagem de perfil

De C.M. a 16.09.2009 às 10:08

GRANDE IDEIA! Não tinha pensado nisso....
Mas pensando melhor, prefiro um carro metamorfose, que andar nas ruas do Porto a conduzir e a dar nas vistas de carro verde alface é capaz de não ser boa ideia. Já bem basta ser mulher ao volante e ter de aturar certas coisas de homens impaciente ( preconceituosos, diria eu)
-É gaja? Então vamos apitar!!!!!!!!!!!
Imagem de perfil

De Miss Pepper a 16.09.2009 às 12:21

Tenho cá pra mim que os GPS são "loiros", sem desprimor para as pessoas loiras.
O GPS de serviço aqui em casa dá com cada calinada! E ainda por cima é teimoso. E tem a mania que sabe mais do que nós pois atalhos e coisas do género não existem no mapa dele. E é chatinhooooo...! Agora está de férias forçadas.
Ah! E até conheço um GPS que se suicidou, mandando-se do vidro abaixo... pifou mesmo!
Viva o cérebro humano! (Apesar de eu n ter sentido de orientação nenhum e me perder...glup!)

Beijinhos
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 17.09.2009 às 23:13

Tu sabias que podes colocar uma voz de homem na coisa?.. se calhar fica menos teimoso :-)

Beijinho amiga
Jorge
Imagem de perfil

De Escondida a 27.09.2009 às 00:37

Eu não gosto lá muito do GPS.

Não tinha nada contra, até que... me fez ir parar a um sitio completamente diferente do que eu queria. Eu queria ir para um hotel, levou-me para um canil abandonado. (Pensando melhor, até acho que o raio do GPS me tentou insultar )

De facto, acho muito melhor viajar sem GPS.

E aquela gentinha que vai com GPS em zonas que, enfim, nem que não existissem placas se encontrava o caminho? Irritam-me seriamente

Beijinhos
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 27.09.2009 às 12:06

Um canil abandonado?...

Beijinho

Comentar post



Ó pra mim!

foto do autor


Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D