Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O simplex.. às vezes é tãoooo complicado!

por Jorge Soares, em 16.09.09

Simplex

 

"Simplex pode ser muitas coisas, todas elas relacionadas com a simplificação da relação do Estado com os cidadãos"

 

Quando não sabemos como começar um post, nada como utilizar uma definição, retirei a esta do Blog Simplex, não é difícil perceber qual a cor política dos autores da coisa... não faço ideia se é a forma oficial, mas pelo menos é a que eles vendem.

 

Antes de ir de férias, verificamos que o BI do N. estava caducado, era hora de ir tratar do novo cartão do cidadão, aqui bem perto há uma conservatória do  registo civil, foi lá onde fui com a R. há uns meses atrás, na altura não correu mal e até falei disso neste post.

 

Escolhido o dia, às 9 da manhã lá estava a P. com o N... ela e um monte de gente mais, tanta que quando ela lá chegou tinham terminado as 15 (???) senhas para a parte da manhã. Sim, eles entregam 15 senhas da parte da manhã e 10 da parte da tarde.... e não há mais nada para ninguém....

 

No dia a seguir, cheguei por volta das 8 da manhã e já  lá estavam algumas pessoas na porta, calhou-me o numero 10, segundo a funcionária seria atendido por volta das 11.. já que ia perder uma manhã de trabalho, pedi outra senha e além do cartão do N., tratei do meu também.

 

Achei que a senhora estaria a exagerar, fui comprar o jornal e decidi esperar ali,... passada meia hora, uma das funcionárias ainda atendia o numero 1, a outra estava a atender quem ia levantar os cartões já prontos.... e foi com grande espanto meu, que verifiquei que se demorava mais a receber o cartão que no processo de o fazer....SIMPLEX, pensei para os meus botões... e claro, havia 10 senhas para levantar cartões, e 10 da parte da tarde.

 

Com tanto tempo sem fazer nada, puz-me a fazer contas, a Cidade de Setúbal tem 113000 habitantes (censo de 2001, hoje fiz o trabalho de casa), a 25 senhas por dia, mais as 35 da loja do cidadão, são 60, ora, 60*5*52, quantos anos demorará para que todos os habitantes da cidade tenham o cartão?.. é só fazer as contas....

 

Saímos de lá era quase meio dia, e claro que tudo isto se repetiu, levantar cedo e ir fazer fila incluído, para levantar os benditos cartões... vejamos, no meu caso, o Simplex contribuiu para que eu perdesse um dia de trabalho, (mais uma facadinha na famosa produtividade de uma empresa portuguesa).

 

Sai de lá irritado com a forma de trabalhar daquela gente, devagar, devagarinho e parado, já para não falar que no dia de levantar eram 9:15 quando eu decidi que já estava bom e fui perguntar quando é que começavam a entregar as senhas e a trabalhar... com um cartão do cidadão em que a minha fotografia assusta qualquer pessoa que tenha a infeliz ideia de me pedir o documento.  O melhor da história é que uu tinha um Bilhete de identidade válido até 2015, agora tenho um cartão de cidadão que termina em 2014 e acho que o SIMPLEX é a maior treta que já inventaram neste país.

 

Ora, alguém me explica onde está a parte da simplificação no meio de tudo isto?.. é que antes e na mesma conservatória, demorava 15 minutos a tirar o BI e não tinha que me levantar de madrugada nem perder um dia de trabalho... então e se chamassem a tudo isto... COMPLICADEX?

 

 Jorge Soares

publicado às 21:44


19 comentários

Imagem de perfil

De cigana a 17.09.2009 às 02:34

Olha, Jorge, eu ainda não tirei o CC mas acompanhei já o processo de perto em 2 ocasiões:
- Numa, um amigo nosso tinha perdido a documentação toda e nós fomos servir de testemunhas. Estávamos preparados para uma seca medonha, mas ao fim de meia hora ele foi chamado.
- Noutra, os meus pais resolveram que só tinha benefícios trocar o CC pelo monte de cartões que lhe estão agregados, e tiveram o cuidado de telefonar para a Conservatória e perguntar qual era, por regra, o dia e a hora de menor movimento. Informaram que era sexta-feira de manhã (sabe-se lá porquê) e foram atendidos num instante, e depois para levantar tinham a fila da 3ª idade.
- Aqui no Porto, sabemos que a Loja do Cidadão é o sítio mais demorado de todos.
Concluindo, claro que ir tratar disso durante as férias escolares, e se calhar férias já de parte também dos adultos, deve ser um desastre completo, e aí tens a explicação!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 17.09.2009 às 23:16

Como podes ver pelos comentários, cá em Setúbal é sempre um drama, está prometido... quando tiver que ir renovar o meu... vou ao Porto..e tu levas-me a esse lugar fantástico onde se tira o Cartão do cidadão em meia hora... combinado?

E não, não era por ser tempo de férias.. é sempre assim.

Sem imagem de perfil

De Essência a 17.09.2009 às 09:18

Olá Jorge,

Lá em casa o único que precisou de tirar o CC foi o meu filho R. e não demorou muito. Telefonei um dia antes e marcaram-me uma hora no dia seguinte e em 10 minutos resolveu a coisa. para levantar o mesmo não estava ninguém e tb foi rápido. Sei que quem vai de manhã tirar a senha é para o dia todo e marcam uma hora que por norma não falham mt.
Bjs
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 17.09.2009 às 23:18

Olá

Sim, já tinha ouvido essa, infelizmente em Setúbal isso de se marcar dia e hora não é possível... essa deve ser uma versão avançada do simples, cá deve faltar o update.

Beijinho
Jorge
Imagem de perfil

De aespumadosdias a 17.09.2009 às 12:26

Eu terei de renovar o meu em Abril. Vamos lá ver se vou ou não perder muito tempo.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 17.09.2009 às 23:20

Eu que tu lia os comentários que aqui deixaram e escolhia uma localidade onde se possa marcar dia e hora.

Abraço
Jorge
Sem imagem de perfil

De Maria Eugénia Pinto a 17.09.2009 às 15:24

Olá
Pois comigo o filme foi muito idêntico ao teu.... Como fiquei sem documentos (???) lá fui eu um dia, em pleno mês de Agosto e qd cheguei á Conservatória por volta das 9.30H tb já não havia senhas. No dia seguinte fui ás 8 e deram-me uma senha nº qq coisa e a única coisa que não falhou foi a hora a que me disseram que eu deveria ser atendida - por volta das 14h - quando lá cheguei estáva no nº anterior. Fantástico!!!!
Para levantar a cena foi mais ou menos idêntica á tua!!!!!
É o País que temos!!!
Beijinhos
Eugénia
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 17.09.2009 às 23:21

É mesmo... o Simples que temos

Beijinho
Jorge
Sem imagem de perfil

De DH a 17.09.2009 às 17:37

Eu também estou em Setúbal e depois de ter desistido na Loja do Cidadão fui à Conservatória... A minha experiência foi idêntica à tua... É preciso ter paciência!!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 17.09.2009 às 23:22

Muita paciência...e tempo... muito tempo.
Imagem de perfil

De Pedro Oliveira a 17.09.2009 às 17:43

Nem me fales disso Jorge, a cena que passei no ano passado por causa do cartão único para a minha filha foi tipo telenovela com direito a noticia de jornal e tudo.Põe complicadex nisso.
abraço
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 17.09.2009 às 23:23

Ora lá está, afinal não é só em Setúbal.

Abraço
Imagem de perfil

De Miss Pepper a 17.09.2009 às 20:38

Como tenho ouvido tanta coisas, ainda nem sequer tive coragem de ir perder dias de trabalho para conseguir tirar o CU... Quer dizer, o cartão único. E tou a precisar porque não tenho contribuinte que me foi palmado na carris. Agora... simplex? ondex? Só se for na memorex do senhorex socratex!!!
Um dia destes fui tratar de uns assuntos de condominio ao banco e precisava do contribuinte. Lá lhe mostrei um papelito comprovativo e o rapaz diz-me que já tinha ido não sei quantas vezes à loja do cidadão e nunca consegue senha.
A única pessoa que tirou o CU num instantinho foi o meu N, lá nos alentejos. Será que temos de ir até lá para tirar o CU?
Ah e as fotos.... Deus nos acuda! Paracem todas as pessoas menos nós próprios. Não concordas?

Beijokas!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 17.09.2009 às 23:27

Concordo, a minha parece tirada daqueles cartazes de procura-se que apareciam nos filmes de co bois de antigamente.... a minha primeira ideia foi perder o raio do cartão a ver se à segunda me apanhavam a mim em vez de aquilo... que horror.

Eu acho que tu podes ir tratar do CU ao Alentejo... não me aproveitas e unes o CU ao agradável..digo, o Útil ao agradável

Beijinho amiga
Sem imagem de perfil

De xana a 17.09.2009 às 22:59

Deve ser por isso que tenho o bi caducado desde o inicio de Maio e até me esqueço desse facto. Não me apetece correr o risco de perder um dia de trabalho e chegar atrasada à recepção das senhas, é que não me vou levantar de madrugada para ir lá para a porta. Outra razão é foto que vai figurar no cartão, a cores já eu não gosto... quanto mais a preto e branco, sem sorrir (deve ser para poupar trabalho à polícia caso a nossa foto seja necessária para efeitos de PROCURA-SE Morto ou vivo(a), tem ar de mafioso(a), e anda armado(a) em parvo(a))
Tanta inovação, e tão pouca vontade de trabalhar!
bjks
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 17.09.2009 às 23:29

"a preto e branco, sem sorrir (deve ser para poupar trabalho à polícia caso a nossa foto seja necessária para efeitos de PROCURA-SE Morto ou vivo(a), tem ar de mafioso(a), e anda armado(a) em parvo(a))"

Xana, acabas de descrever o fulano que aparece no meu cartão e que dizem que sou eu

Amiga.. a má noticia é que ou vais tirar o cartão a outra cidade.. ou vais ter mesmo que passar por isto

Beijinho
Jorge
Sem imagem de perfil

De s@rit@ a 18.09.2009 às 11:48

Eu fui à conservatória de Palmela, e tirei o cartão de cidadão em cerca de 15 minutos... A fotografia ficou um horror, tal como tu dizes, assusta qualquer pessoa que me peça a identificação. E o melhor é que a senhora ainda disse que eu tinha ficado muito bem! LOLOL! Em todo o caso, para quando voltares a precisar, agora há um serviço online, no portal do cidadão, que permite marcar dia e hora em determinada loja de cidadão ou posto de atendimento do cidadão, para fazer o dito Cartão sem esperar... é chegar, fazer e andar!! Útil não? :)
Beijinho e bom fim de semana.
Imagem de perfil

De Escondida a 27.09.2009 às 00:22

Tive a sorte de ir renovar o BI dias antes de ser obrigatório o CC.
Não gosto do CC, é feio.


Felizmente aqui não tive de sofrer como tu, e nem tempo tive para comprar o ingresso e já estava a se chamada.
Não tive razões de queixa.

Mas tendo em conta o que mencionaste, o simplex torna-se facilmente no complicadex!

:)

Beijinhos
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 27.09.2009 às 12:10

O cartão único é uma ideia, a maneira como está a ser implementado é que definitivamente não é a melhor, enquanto estava à espera vi casos de pessoas que demoraram mais de meia hora a tirar o bendito cartão... de certeza que haverá alguma forma de fazer com que o processo não demore mais de 5 minutos...afinal os dados até estão todos no sistema... e demorar 20 minutos para o levantar.....

No fim ficas só com um cartão em lugar de 4 ou 5, isso é uma enorme vantagem.

Beijinho
Jorge

Comentar post



Ó pra mim!

foto do autor


Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2011
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2010
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2009
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2008
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2007
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D