Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Porque: "A vida é feita de pequenos nadas" -Sergio Godinho - e "Viver é uma das coisas mais difíceis do mundo, a maioria das pessoas limita-se a existir!"
"Simplex pode ser muitas coisas, todas elas relacionadas com a simplificação da relação do Estado com os cidadãos"
Quando não sabemos como começar um post, nada como utilizar uma definição, retirei a esta do Blog Simplex, não é difícil perceber qual a cor política dos autores da coisa... não faço ideia se é a forma oficial, mas pelo menos é a que eles vendem.
Antes de ir de férias, verificamos que o BI do N. estava caducado, era hora de ir tratar do novo cartão do cidadão, aqui bem perto há uma conservatória do registo civil, foi lá onde fui com a R. há uns meses atrás, na altura não correu mal e até falei disso neste post.
Escolhido o dia, às 9 da manhã lá estava a P. com o N... ela e um monte de gente mais, tanta que quando ela lá chegou tinham terminado as 15 (???) senhas para a parte da manhã. Sim, eles entregam 15 senhas da parte da manhã e 10 da parte da tarde.... e não há mais nada para ninguém....
No dia a seguir, cheguei por volta das 8 da manhã e já lá estavam algumas pessoas na porta, calhou-me o numero 10, segundo a funcionária seria atendido por volta das 11.. já que ia perder uma manhã de trabalho, pedi outra senha e além do cartão do N., tratei do meu também.
Achei que a senhora estaria a exagerar, fui comprar o jornal e decidi esperar ali,... passada meia hora, uma das funcionárias ainda atendia o numero 1, a outra estava a atender quem ia levantar os cartões já prontos.... e foi com grande espanto meu, que verifiquei que se demorava mais a receber o cartão que no processo de o fazer....SIMPLEX, pensei para os meus botões... e claro, havia 10 senhas para levantar cartões, e 10 da parte da tarde.
Com tanto tempo sem fazer nada, puz-me a fazer contas, a Cidade de Setúbal tem 113000 habitantes (censo de 2001, hoje fiz o trabalho de casa), a 25 senhas por dia, mais as 35 da loja do cidadão, são 60, ora, 60*5*52, quantos anos demorará para que todos os habitantes da cidade tenham o cartão?.. é só fazer as contas....
Saímos de lá era quase meio dia, e claro que tudo isto se repetiu, levantar cedo e ir fazer fila incluído, para levantar os benditos cartões... vejamos, no meu caso, o Simplex contribuiu para que eu perdesse um dia de trabalho, (mais uma facadinha na famosa produtividade de uma empresa portuguesa).
Sai de lá irritado com a forma de trabalhar daquela gente, devagar, devagarinho e parado, já para não falar que no dia de levantar eram 9:15 quando eu decidi que já estava bom e fui perguntar quando é que começavam a entregar as senhas e a trabalhar... com um cartão do cidadão em que a minha fotografia assusta qualquer pessoa que tenha a infeliz ideia de me pedir o documento. O melhor da história é que uu tinha um Bilhete de identidade válido até 2015, agora tenho um cartão de cidadão que termina em 2014 e acho que o SIMPLEX é a maior treta que já inventaram neste país.
Ora, alguém me explica onde está a parte da simplificação no meio de tudo isto?.. é que antes e na mesma conservatória, demorava 15 minutos a tirar o BI e não tinha que me levantar de madrugada nem perder um dia de trabalho... então e se chamassem a tudo isto... COMPLICADEX?
Jorge Soares