Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A gripe A nas escolas.... Tretas!

por Jorge Soares, em 24.09.09

Gripe A

 

Já passaram quase duas semanas sobre o inicio das aulas em Setúbal, a R. no ciclo e o N. na escola primária. No primeiro dia fomos convocados para as reuniões da praxe, em ambos os casos a conversa foi quase exclusivamente sobre a gripe A. Foram debitadas todas aquelas coisas que estávamos fartos de ouvir na televisão, muito desinfectante, mesas limpas, lenços individuais, todas as medidas vendidas pela ministra, tin tin por tin tin

 

Ontem decidi inquirir as crianças sobre como estavam realmente a correr as coisas,... tanto num caso como no outro, já ninguém se lembra da Gripe A, nada de mesas limpas ao final de cada aula, nada de portas abertas, nada de desinfectante na entrada da escola, nem na entrada das salas.... nada.

 

Segundo o N, colocaram sabonete liquido para as crianças lavaram as mãos num sitio onde a maior parte das vezes não há agua....

 

Não sei o que fizeram as escolas ao dinheiro extra que supostamente serviria para estas coisas, mas parece que para as medidas contra a gripe.. não foi. Também é verdade que ainda não ouvi falar de caso nenhum de gripe em nenhuma das escolas, aliás, depois de todo este tempo, ainda não conheço ninguém que tenha tido a bendita gripe... pelo menos declaradamente.

 

Cada vez mais me convenço que toda esta historia é um enorme desperdício de tempo e dinheiro, bem que se poderia utilizar toda esta energia no tratamento de algumas doenças bem mais graves e contagiosas.. como tuberculose.

 

Enfim, sinais dos tempos!

 

Jorge Soares

 

PS:Imagem da internet

 

 

publicado às 22:01


22 comentários

Imagem de perfil

De Mia a 24.09.2009 às 23:04

Eu tenho uma grande amiga minha que foi contagiada pela gripe A. segundo ela, os sintomas são iguais às outras gripes, tipo atropelada por um camiao, passou a noite no hospital à espera do resultado. Foi tratada com Ben-u-ron :P. para mim não passa de alarmismo um pouco histerico. `Necessário prevenir sim, mas com a quantidade de bjinhos, abracinhos que as amigas presenteam a minha filha... nada ou pouco se pode fazer :P
Bjokinhas
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 27.09.2009 às 22:38

Olá Mia

Sim essa é a descrição que fazem a maioria das pessoas que já foram infectadas, uma gripe como outra qualquer.
Beijinho
Jorge
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 24.09.2009 às 23:13

Olá,

Bom, há 400 crianças com gripe A, segundo o noticiário de há uns dias atrás...devem frequentar alguma escola.

Como tudo na vida, a aplicação das medidas dependerá das escolas. Não sei se a gripe vai assumir ou não grandes dimensões, mas se não assumir haverá sempre quem atribua a causa a processos naturais e haverá quem defenda que foram as medidas tomadas que o evitaram. Provavelmente não teremos resposta. Seja como for, na minha opinião, estas medidas têm uma vantagem: preparar-nos (e testar-nos) para algo mais grave que possa vir a ocorrer no futuro.
O que não acho nada bem é que pessoas com alguma responsabilidade tenham esse discurso de descrença em público. Também ouvi todas essas recomendações na reunião geral da escola, para depois o professor dizer, numa reunião mais restrita com os pais, que acha que é tudo comércio e que a gripe anda lá 'do outro lado do oceano'. É a opinião dele, é certo, mas não a tem que a transmitir numa reunião com os pais.

Eu, pelo menos, não tenho vontade nenhuma de ficar com gripe, com uma criança pequena em casa para tratar. Já não me recordo de ter gripe e não me dava jeito nenhum apanhar esta, contagiosa como dizem que é. Obviamente que também preferia que a minha filha não passasse por isso.

Cristina
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 24.09.2009 às 23:17

Cristina

Concordo com parte, as medidas de higiene e precaução são sempre uma boa ideia, o que eu critico é tanto show off para depois não se concretizar nada.

Por outro lado, de tido o que tenho lido, esta gripe é exactamente igual a qualquer outra a todos os níveis... incluindo o nível de contágio..e há quem diga que é até menos letal

Jorge
Sem imagem de perfil

De Cristina a 25.09.2009 às 13:57

Se fosse exactamente igual não estavamos perante uma pandemia.

O que sei é desta gripe é que há mais pessoas infectada por se tratar de uma estirpe nova (a que ninguém está imune) e que é mais contagiosa. Se não, o que explica os muitos casos que ocorreram no Brasil e México? E os casos do Verão no Algarve, numa época que nem sequer é comum haver gripe?

Que não é mais perigosa, também sei. Aliás, tenho notado um cuidado grande em chamar atenção para esse facto. As medidas visam fundamentalmente proteger os grupos de risco e evitar que muita gente fique doente ao mesmo tempo, por uma questão de ordem prática e funcional.

É pena, de facto, que por vezes não passem de show off.

Cristina
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 27.09.2009 às 22:31

Cristina, haveria que perguntar porque é que é uma pandemia... aconselho-te a ver o vídeo que está aqui:http://olharparaomundo.blogs.sapo.pt/160779.html .... é claro que podemos dizer que é parcial.. mas deixa-nos a pensar.

Jorge
Sem imagem de perfil

De Smootha a 25.09.2009 às 00:42

Nem mais. Alarmismo puro.
Estou a trabalhar com jovens, numa zona pobre onde a higiene e os cuidados são poucos (ou nulos...) e de gripe: nada! Não que a deseje, nada disso. Mas já me disseram que a tal de A não é nada do outro mundo.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 27.09.2009 às 22:45

E não é mesmo... felizmente.
Imagem de perfil

De cigana a 25.09.2009 às 01:47

Hoje tive reunião de pais do mais novo (7º ano).
Vi desinfectantes por toda a parte, e a Directora de Turma preocupou-se em mostrar onde estava situado o da nossa sala e como procediam diariamente. Achei engraçado ver que a atitude dos pais foi "Sim, já sabemos disso tudo, agora podemos falar do ano escolar?"
Aliás um dos miúdos já teve e curou-se logo, e havia vários pais médicos que disseram que a partir de agora já não há confirmação se é gripe A ou não, deixaram de fazer o rastreio. Se é gripe, ficam em casa o tempo necessário, como sempre, quer seja A ou não.
A postura geral foi de serenidade total. Gostei.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 27.09.2009 às 22:50

OLá

E o que dizem os teus filhos?, no dia a dia os cuidados mantém-se? Todas aquelas medidas de que falavas no teu post são cumpridas?

Beijinho
Jorge
Imagem de perfil

De cigana a 27.09.2009 às 23:07

Sim, não têm outra alternativa, a vigilância é rigorosa. Talvez por saber disso os pais achem que está a ser feito tudo o que é possível e não entrem em pânico.
Imagem de perfil

De Pedro Oliveira a 25.09.2009 às 09:17

Poruqe entretanto vou de fds,tenho um vídeo programado para amahã no VF que dissipa e confirma todas a stuas questões.A politica da gripeA.
abr
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 27.09.2009 às 22:53

Olá Pedro

Um Vídeo que nos deixa a pensar...e que todos deveríamos ver.

Abraço
Jorge

Sem imagem de perfil

De Essência a 25.09.2009 às 09:21

Não podia estar mais de acordo contigo Jorge.
Na reunião de pais na escola do meu R. foi a mesma lengalenga, só se falou em gripe A. O que me diz agora o meu R. é que só nos 2 ou 3 primeiros dias os faziam desinfectar as mãos todos os intervalos e que em algumas casas de banho já nem desinfectante há. Ontem foi a reunião de pais na creche do meu G., onde não se falou de gripe A, tratou-se somente dos assuntos que nos interessam. Quando um pai levanta essa questão a directora da escola só lhe diz que as questões de higiene devem ser sempre excelentes, com ou sem gripe A, como prova o documento no placar que a inspecção lhe passou.

Bjs
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 27.09.2009 às 22:58

Olá

A atitude da directora da creche é quanto a mim a mais correcta, as normas de higiene devem ser mantidas sempre, devem fazer parte da educação diária,,....

Beijinho
Jorge
Sem imagem de perfil

De DH a 25.09.2009 às 15:26

Eu recebi um sms da DGS ontem ao final do dia, a dizer: "com sintomas de gripe fique em casa e ligue 808242424 ou contacte o seu médico. Reforce as medidas de higiene. Evite contagiar outros. www.dgs.pt"
Será que a maioria dos portugueses receberam ou só estão preocupados comigo? lol... Acho que isto quase chega ao ridículo.
Bom fim-de-semana. Sem gripe!!
Imagem de perfil

De C.M. a 25.09.2009 às 15:37

Eheh, eu também recebi e fiquei perplexa. Não têm mais nada que fazer?! Apaguei-a logo com um grande desprezo e pensei o mesmo : mandaram istoa toda a gente?!!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 27.09.2009 às 23:02

Estou-me a sentir descriminado...eu não recebi nenhum SMS :-)


Quantas vacinas se teriam comprado com o que se gastou em SMS? e será que a estas alturas haverá alguém que não saiba o que fazer?.. mas de certeza que alguma das operadoras de telemóveis estará contente.

Boa semana
Sem imagem de perfil

De entremares a 25.09.2009 às 16:30

Mandaram, sim... pelos vistos mandaram a toda a gente.
Também recebi a dita mensagem.
É claro que as operadoras agradecem, é assim uma espécie de natal antecipado, com mensagens a rodos.

Quanto ao resto... alarmismo e falta de bom senso, sem dúvida.

Um abraço, Jorge.
Rolando
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 27.09.2009 às 23:05

Está visto que alguém não gosta de mim... que eu não recebi...se calhar o facto de eu não ter um telemóvel meu.... explica :-)

Como dizia antes, o que não se poderia fazer com o dinheiro que se gastou nesta campanha?

Abraço
Jorge
Imagem de perfil

De Escondida a 26.09.2009 às 23:28

A Gripe A nas escolas tem muita piada. Tem mesmo!

Desde esta historinha, já fui a várias escolas, e não vi nenhuma mudança. Há uns poster's espalhados nos vidros e pouco mais. E fui de berçários a escolas secundárias.
A unica alteração foi "com sintomas liga-se aos pais" e acabou.

Acho que se está a valorizar demasiado. Até posso morrer com a gripe, mas morrerão mais pessoas com a gripe sazonal e ninguém valorizará isso.

Enfim!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 27.09.2009 às 12:22

Ora nem mais.

Comentar post



Ó pra mim!

foto do autor


Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2011
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2010
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2009
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2008
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2007
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D