Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Os mails do Sr Cavaco Silva

por Jorge Soares, em 30.09.09

O antivirus do cavaco silva

 

Imagino que a esta hora já ninguém pode ouvir falar de aquilo que (não) disse ontem o Sr Presidente da República.... bom, se alguém percebeu algo do que foi dito por ele, faz favor de me explicar, porque na verdade, para além de perceber que o homem estava com um ar ainda mais chateado e carrancudo que o costume, eu não consegui perceber para que diabos ele veio ocupar aquele espaço na televisão. É de bom tom quando não temos nada de jeito para dizer, estarmos calados, em boca fechada não entram moscas.... nem sai asneira!

 

Mas houve uma parte do discurso (????) que me chamou a atenção, diz o senhor que não sabe se os seus emails estão em segurança. Não sabe ele e não pode saber ninguém, na internet não há absolutamente nada muito seguro, mas se há coisa que é inseguro... isso é o email. É das regras básicas de segurança, que por email não se enviam utilizadores e passwords, nem informação que não queremos que apareça escarrapachada num jornal qualquer.... isto na melhor das hipóteses, porque quando falamos de segredos nacionais.... 

 

Para começar, qualquer sistema de mail tem um ou vários administradores, informáticos que tem acesso a tudo o que se passa nos seus servidores e que evidentemente, conseguem ler e reenviar para outro lado qualquer, os emails que lhe passam pelos olhos, e há sempre pelo menos dois, um do lado que envia e outro do lado que recebe. Isto para já não falar naqueles que utilizamos o Gmail, ou o yahoo, ou outro qualquer da internet, quem sabe quem estará lá na América.. ou noutro sitio qualquer onde estão guardados os servidores, a espiolhar aquilo que enviamos e recebemos.

 

Quando enviamos um mail, este é transformado em texto corrido e enviado de servidor em servidor até chegar ao seu destino, a probabilidade de no meio haver um programa qualquer que pega em tudo o que passa e faz uma pesquisa por palavras chaves... é maior que o que possa parecer... os americanos até tinham um projecto chamado Echelon... que oficialmente não existia, mas que dizem as más línguas, foi desenvolvido para isto.

 

Concluindo, o sr Cavaco devia ter uma conversinha com os seus acessores para a área das tecnologias, de modo a perceber que existem modos de tornar os mails mais seguros, ou que não se enviam informações importantes por mail.... isto para depois não vir dizer estas coisas para a televisão... é que eu hoje passei o dia a ouvir piadas sobre se os mails lá da empresa eram do mesmo tipo dos do presidente. Ele amanhã tem uma audiência com o Sócrates.. se não partirem logo para a violência, pode aproveitar para meter uma cunha para um Magalhães.. que sempre vem com um antivirus... só dura seis meses é verdade.. mas depois a malta explica como se pirateia a coisa.

 

Jorge Soares

 

PS:Eu sei que o assunto é sério... mas eu já não aguento mais assuntos sérios

PS2: Vão e votem na cortiça

 

 

publicado às 21:58


16 comentários

Sem imagem de perfil

De xana a 30.09.2009 às 23:05

"Ele amanhã tem uma audiência com o Sócrates.. se não partirem logo para a violência, pode aproveitar para meter uma cunha para um Magalhães.. que sempre vem com um antivirus... só dura seis meses é verdade.. mas depois a malta explica como se pitateia a coisa."
Oh, sô Jorge... não faz download porque é ilegal, mas ensina a piratear o anti-vírus??? Sô Jorge, sô Jorge... já agora como é que isso se faz???
bjks
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 30.09.2009 às 23:09

Hummm e tu achas que eu te ia dizer isso aqui?.... mas se não queres piratear porque é feio.... há uns gratuitos na internet.. o AVG por exemplo...

Beijinho
Jorge
Sem imagem de perfil

De spiaggealecrimecia a 30.09.2009 às 23:07

Olá meu amigo:
Lí seu post e gostei mto pois possui um sentido de humor. Concordo com vc, era melhor o Sr. Cavaco ter ficado de boca fechada...outra coisa, esse fuzilamento de política nos canais ta me cansando!!!
Fogooooooooo...rs....
Bianca.

http://spiaggealecrimecia.blogs.sapo.pt
Sem imagem de perfil

De Maria Eugénia Pinto a 01.10.2009 às 00:39

Olá
Pois, estou como tu, não percebi nada daquele discurso mas, uma coisa chei muito curiosa... quando o Sr. disse que "hoje mesmo falei com os consultores informáticos que me disseram que o sistema é vulnerável"... hoje mesmo???? Então o assunto vem a público em Agosto e só ontem o Sr. achou que podia haver vulnerabilidade no sistema?
Estamos nesno entregues aos "bichos" mas o pior é que a avaliar pelos resultados das eleições... gostamos!!!
Beijinhos

P.S. Já votei na cortiça!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 01.10.2009 às 23:18

Hoje li algures que o responsável pela informática é formado em teologia... se calhar iso explica algumas coisas :-)

E tens razão, se ele tinha duvidas sobre a segurança porque esperou até agora para investigar?... nada do que ele diz tem pés ou cabeça.

Beijinho
Jorge
Imagem de perfil

De Pedro Oliveira a 01.10.2009 às 09:33

Porreiro,Pá!!!
eheheheheh.
abraço
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 01.10.2009 às 23:18

humm... pois .. porreiro...
Sem imagem de perfil

De nuno a 01.10.2009 às 12:59

Óptima análise e ilustração. Melhor só em http://www.cresceiemultiplicai-vos.blogspot.com/
Modéstia à parte e não desfazendo.
Cumprimentos.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 01.10.2009 às 23:19

Já lá passei... e gostei

Jorge
Sem imagem de perfil

De António Manuel Dias a 01.10.2009 às 13:22

"Não sabe ele e não pode saber ninguém, na internet não há absolutamente nada muito seguro, mas se há coisa que é inseguro... isso é o email."

Isso, como bem sabes, porque pertences à área, não é bem assim. Na Internet há segurança sempre que os sistemas sejam desenhados para serem seguros. Se não fosse assim a tua conta bancária, as compras que fazes, etc., estariam abertas a toda a gente. Para isso existem protocolos cifrados que protegem os teus dados durante todo o trajecto entre o teu computador e o servidor, impossibilitando que alguém os consiga apanhar no caminho. Mesmo gmail (quanto aos outros que citaste não sei) possibilita a sua utilização sobre https e, portanto, é seguro entre o teu computador e o data center do Google.

Agora, dentro do teu computador ou nos servidores, a conversa já é outra. Por exemplo, as mensagens no gmail são automaticamente analisadas para adequar a publicidade mostrada. No teu computador (ou no do presidente), qualquer pessoa que lá entre, local- ou remotamente, terá acesso às mensagens guardadas no sistema. O que se pode fazer quanto a isto? Duas coisas, sendo a primeira a que enunciaste: manter o computador seguro pela utilização de uma firewall de confiança, um anti-vírus etc. actualizados e a actualização constante do sistema operativo e aplicações associadas. A segunda, e que protege as tuas mensagens tanto no teu computador como nos servidores é usar um programa de cifra, como o GnuPG (http://gnupg.org/) -- só isso teria tornado qualquer violação ao sistema do PR infrutífera :)
Imagem de perfil

De aespumadosdias a 01.10.2009 às 14:09

Eu também queria saber "como se pirateia a coisa".
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 01.10.2009 às 14:25

Acho que ainda me vou arrepender de ter colocado aquela frase no post.

Eu não vou explicar aqui como se pirateia a coisa, de todos modos, eu nem gosto daqeule antivirus, nos dos meus filhos, desinstalei e instalei o AVG, tem uma versão gratuita que funciona perfeitamente e é até mais leve.

Podem fazer download desde aqui: http://free.avg.com/pt.2

Jorge
PS:não, eles não me pagam nada pela publicidade.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 02.10.2009 às 12:37

Este também é engraçado ... não desfazendo o original, claro. Oh Cristo, anda cá baixo vwer isto.
Sil
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 02.10.2009 às 12:38

Ups, esqueci o link.

http://ereccoes2009.blogs.sapo.pt/102004.html

Bjs
Sil
Sem imagem de perfil

De Fábio Dias a 03.10.2009 às 08:23

Olá Jorge!

Eu também sei/não sei que nada percebi!

Contudo destaco dois aspectos, qual a importância da declaração feita pelo Presidente Cavaco Silva, tal como no Estatuto dos Açores, também não entendi nada e tal como agora penso que assumiu o papel da oposição. Penso que o País têm problemas bem mais importantes, do que vir lavar roupa suja em público...e entre dois orgãos de soberania/democracia deveria haver mais respeito e prudência.

O outro aspecto à que me refiro neste caso é ao nosso paupérrimo jornalismo, hoje tal como no passado (Independente ) os jornais não são utilizados como fontes de informação ,mas como instrumentos políticos e isso nota-se claramente.
Segundo sei este episódio passou-se à 17 meses e só em Agosto veio para à primeiras páginas, nitidamente com interesses eleitorais, mas o condenável é os jornalistas não terem feito check-cross ,ou seja não foram às fontes nem fizeram investigação , basearam-se e limitaram-se só no assessor do Presidente... enfim muito mais haveria a dizer, mas não vou alargar-me mais no meu comentário.

Quanto ao antivírus , tenho igualmente o AVG versão 8.5, e o Ad-ware da Lavasoft ambos gratuitos com funções diferentes e que não entram em...CONFLITO ! ehehehe

Abraço!
Sem imagem de perfil

De Rosa a 05.10.2009 às 06:05

e na é que tu percebes disto a potes ....bem que podias acessorar alguns burros que por aí andam .............. claro que sempre salvaguardando os animais burros, que esses de burros não têm nada!

Comentar post



Ó pra mim!

foto do autor



Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D