Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Setúbal desde o rio

 

 

E pronto. é outra vez altura de votar, da última vez tinha muito claro em quem não ia votar, estava mais ou menos convicto sobre em quem votar, esta vez não sei mesmo.

 

No Domingo passado estávamos reunidos à volta de uma mesa um grupo de pessoas, todas de esquerda...acho eu,  todos pais e todos com filhos adoptados. A conversa versava sobre o facto de irmos votar ou não, sendo que entre umas 10 pessoas, havia uma que não votava e 9 que o tentávamos convencer que o deveria fazer.

 

Hoje nos meus 45 minutos de solidão na volta para casa, dei por mim a pensar naquela conversa, para as eleições do próximo Domingo não faço a mínima ideia em quem vou votar. Se a escolha fosse entre Rui Rio e Elisa Ferreira, eu saberia, se fosse entre Ana Gomes e Fernando Seabra, eu saberia, se fosse entre Santana e António Costa, saberia. Passei a semana a ouvir falar de debates nas grandes cidades, mas não ouvi nada sobre o que se passa e promete em Setúbal. Para dizer verdade mal sei os nomes dos candidatos à câmara... já para não falar na Junta de freguesia, da que não faço a menor ideia quem serão os candidatos..e ainda por cima, depois da mudança de casa, moro numa freguesia e voto noutra... vou lá para quê?

 

Eu sou uma pessoa minimamente informada, leio os jornais, vejo as noticias, sigo a blogosfera, o que falhou aqui?, não será dada importância demais aos grandes centros e muito pouca, para não dizer nenhuma ao resto do país?, que me importa a mim se Rui Rio vende os terrenos do Aleixo ou a Elisa Ferreira faz mais parque urbano?, se o Santana faz mais túneis ou o Costa apoia o TGV? é porque foi disso que ouvi falar nos últimos 15 dias.

 

Eu gostava mesmo era de saber se as Obras da Polis de Setúbal vão continuar ou não?, se alguém resolve de uma vez por todas terminar a variante da Mitrena até à auto-estrada, se resolvem o caos que é a entrada na cidade, se alguém faz algo para evitar as cheias na baixa, se a Etar que vai despoluir o rio vai funcionar ou não, se alguém promete devolver Tróia ao povo, se as escolas vão ter melhores condições, se..... tantas coisas. Mas disso, eu não ouvi nada...

 

Há algo de muito errado nas nossas campanhas eleitorais... sem dúvida.

 

Jorge Soares

 

publicado às 22:15


18 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.10.2009 às 23:43

Caro amigo Jorge, vivo a alguns kilómetros (poucos diga-se da cidade de Setúbal, embora noutro conselho, Palmela) mas com muito custo te digo com todas as certezas... Tróia jamais voltará a ser do povo e dos setubalenses... porque alguém em tempos idos, deitou abaixo a cidade do Rio Azul, devotou-a aos grandes especuladores imobiliários, e aos grandes grupos económicos. Hoje a nossa cidade, poderia estar muito melhor, com mais emprego, com melhor vida para os cidadãos, e não tem porquê? Porque hove um certo sr. que foi presidente da câmara e a única coisa que governou foi a própria conta bancária dele e de alguns que com ele se governavam. Sei de uma história de dívida da camara municipal em papel higiénico num valor que nem passa pela cabeça de ninguém, e sei por quem tinha o calote pendurado... uma empresa pequena e familiar...
Felizmente para a câmara da minha terra, sei em quem vou votar, mas para a minha freguesia, desta vez estou indecisa, afinal o presidente já lá está desde que a freguesia nesceu, não nos podemos queixar, mas ultimamente é preciso mais, alguém com uma visão do futuro um pouco mais abrangente, decididamente já não somos só uma freguesia rural, há uma plataforma logística( por sinal a maior da Europa) para ser construída, o TGV está aí a chegar( o primeiro troço acaba mesmo aqui) e o novo aeroporto de Lisboa acaba aqui à porta, decididamente, o futuro passa por aqui e há muito para ser feito, há muito para mudar, e não vejo em nenhuma das proposta políticas, uma única que tenha em conta estes precedentes, estas formas de fixar a população, que independentemente de gostarmos ou não que nos venham "bater" à porta, vão criar postos de trabalho, vão mudar de vez a face desta freguesia rural, e mudar a vida das pessoas que cá vivem.
De todas as propostas para a freguesia, nenhuma me parece contemplar o futuro desta terra, só se fala em instituições de solidariedade a instalar e a dar comida a todos e mais alguns, em associações de jovens e infraestruturas para as mesmas associações fazerem as suas festas, entre outras coisas do género. Então onde estão as propostas para fixar a população que foge daqui para os grandes centros urbanos, onde estão as propostas para criar emprego para os jovens, quer sejam diplomados ou não, onde estão as pessoas com vontade de apostar no futuro de uma freguesia rural, que pode aliar à sua ruralidade, um pouco de urbanismo e indústria, onde estão as pessoas que podem mudar esta freguesia, com garra, com vontade, com amor por esta terra, que ainda tem tanto para dar? Os cabeças de lista candidatos à freguesia, são jovens demais alguns( porque se acredita que quem ganha é o actual presidente, então os partidos tentam por jovens a ver se ganham pelo menos um tacho) outros não são de cá, e o actual presidente que é um sexagenário, que já podia muito bem arrumar as botas. Perante, isto estou num dilema, não sei em quem votar na minha freguesia...
Um dia, vou ter de ir morar para um centro urbano, porque aqui, não há casas para vender, para arrendar, nem onde se possa construir, e isso, dói, dói porque gosto da minha terra, gosto de pisar a terra de pés descalços, e gosto de abrir a porta e estar num quintal, e ouvir os pássaros, os cães em galfinhão, e à noite de ouvir a noite calma e sossegada como só o campo nos pode dar, e os cães a ladrar ou uivar lá muito longe, coisa que só mesmo no campo podemos dar. Pode-se mudar esta terra, sem alterar muito a sua estrutura, sem que se perca a sua origem rural, mas fazendo dela a terra de todos os que cá nasceram e dos que cá queiram renascer.
Desculpa, o longo desabafo, mas sou desta terra, e vejo-a tão só, tão sem uma mão que a ponha a caminhar para o futuro, não renegando o passado. Custa-me ver que só se pensa em atrair IPSS, como se só existissem aqui pessoas necessitadas, quando em vez de se propor dar o peixe, se deveria ensinar a pescar...
Bjs
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 11.10.2009 às 22:53

Olá Xana

Expressas muito bem o sentimento de muita gente.. o pior é que parece que vai mesmo continuar tudo na mesma

Beijinho
Jorge
Sem imagem de perfil

De xana a 11.10.2009 às 23:31

O meu comentário saiu anónimo e nem reparei.
Pois, parece que por aqui nada mudou mesmo, já ouvi os morteiros e já passou a mesma caravana de sempre. Enfim, esta terra nunca há-de ir muito longe, a continuar assim. Nesta terra, ainda existem lendas, como uma nova lenda que agora anda a por o pessoal assutado. Parece que aqui a uma certa distância o pessoal num café começou por avistar um vulto preto, como a cena se repetiu por mais que dois dias, chamaram a GNR, que não vai de modas e persegue o vulto. Deixaram-no escapar, dizem os militares da GNR, que o dito vulto negro corre muito e dá saltos muito altos, não o tendo conseguido apanhar. Assim surgiu a lenda do lobisomem, aqui na terra. Se a cena se volta a repetir, ainda vamos ver quem vai levar um tiro no traseiro, que a GNR dá...e lá se desfaz a lenda... ou não...
bjks
Imagem de perfil

De cigana a 09.10.2009 às 12:38

Aqui no Porto, como dizes, está tudo bastante debatido e não restam grandes dúvidas.
Mas a questão que tu pões assenta no tal conceito de descentralização, que acaba por ser utópico. Certo?
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 11.10.2009 às 22:57

Eu acho que os meios de comunicação e até os partidos, tem que passar a olhar para o país de outro modo. Não é possível que com quase 200 concelhos no país, só se tenha falado de dois ou 3.

Se isto é utópico ou não, não sei, mas devia mudar.

Jorge
Sem imagem de perfil

De marta a 09.10.2009 às 19:06

o imprtante é não ficar no sofá :)

mas tu, e as tuas perguntas dificeis, Jorge!
que mania estranha, essa, de pensar ;)

beijo
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 11.10.2009 às 23:00

Olá

Pois, é importante não ficarmos no sofá... mas também é importante ter a noção do que vamos lá fazer :-)

Pois é... eu e a minha mania de pensar

Beijinho

Sem imagem de perfil

De Fábio Dias a 09.10.2009 às 22:01

Vou ser muito breve no comentário, estas eleições autárquicas apenas resumiu-se a 2 cidades Lisboa e Porto ...o resto do País foi esquecido completa ausência de ideias, informação/propaganda, devem ter gasto todo o dinheiro com as legislativas
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 11.10.2009 às 23:02

Olá Fabio

Foi isso que senti, parece que cada vez mais, o resto é paisagem

Jorge
Imagem de perfil

De aespumadosdias a 09.10.2009 às 23:44

Deu um debate na tvi 24 sobre Setubal. Sobre Odivelas é que não deu nada.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 11.10.2009 às 23:03

Como não deu nada sobre pelo menos 98% dos quase 200 concelhos do país.

Infelizmente cá a casa não chega a TVI 24 :-(
Imagem de perfil

De DyDa/Flordeliz a 10.10.2009 às 03:25

Acabei por ver uma coisa parva nesta terrinha.
Dois comícios em dias diferentes mas no mesmo espaço, em frente à câmara municipal.
Assim na quinta-feira a atracção principal era o José Malhoa pelo PSD.
Na Sexta-Feira o Marco Paulo pelo PS.
Até aqui nada de especial.
Hoje ia na rua e fui abordada por uma senhora que na sua simplicidade ao ver a confusão de bandeiras pelas ruas me perguntou: O Zé Malhoa foi ontem aqui? Perguntou surpreendida!
- Foi, sim! E hoje vem O Marco Paulo (falava eu a aguçar-lhe a curiosidade por brincadeira).
Ela olhou em frente e viu dois palcos, um ao lado do outro, em frente da Câmara Municipal e exclamou:
- DOIS PALCOS? DOIS? Ainda dizem que Portugal está em crise?!
Pensei exactamente a mesma coisa e até tinha comentado com a minha família. Se os comícios não são no mesmo dia para quê montar dois palcos iguais no mesmo local?
Respondi: Crise minha senhora para si e para mim. Pois para eles...parece que não há crise!
Hoje Jorge dei de caras com (em cada ponto da freguesia) placas novas na minha aldeia a reluzir com "BOAS-VINDAS" a Sta…..
Eu disse hoje! Hoje, o último dia da campanha eleitoral.
Era disparate ver a pressão exercida sobre os empreiteiros para que acabassem muros e tapassem os buracos que estiveram abertos durante anos.
É uma palhaçada!
E com isto tudo…como tu…não sei o que prometem fazer, muito menos em quem devo votar. Estou farta de eleições (estamos!).
Eu gostava que perdessem todosssssss mas, não pode ser!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 11.10.2009 às 23:09

Parece que temos os mesmos desejos... eu também acho que por aqui deveriam perder todos, até porque do pouco que vi dos candidatos, não há ponta por onde pegar...cada um pior que o outro

Uma coisa que deveria ser feita era uma auditoria de cada candidatura a estas eleições, eu não faço ideia de quanto se terá gasto no global.. mas imagino que daria para resolver uma boa parte da crise... de onde sai todo este dinheiro?

Beijinho
Jorge
Sem imagem de perfil

De Sandra Cunha a 10.10.2009 às 18:44

Jorge (e Fábio),

É verdade que à excepção de Lisboa e Porto, o resto do país foi esquecido no que respeita às autárquicas 2009.

Mas o facto de vocês não terem conhecimento dos programas ou ideias não quer dizer que elas não existem. Os media (tv e grande imprensa) é que só dão cobertura às campanhas das duas «principais» cidades do país.

Para o resto tem de se procurar a imprensa local. Aconselho que vejam o Setúbal na Rede. Sempre poderão ler as entrevistas dos candidatos. É claro que como o site é uma confusão, agora será difícil encontrar tudo, mas se tivessem seguido a imprensa local durante a campanha, não estariam tão perdidos.

No que me respeita, podem sempre ir ver o site distrital do Bloco: http://setubal.bloco.org/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1

Bjs

PS: Nós em Sesimbra tentámos chegar a toda a gente enviando por correio os nossos programas / manifesto / ideias...mas fomos sabotados e estamos a chagar à conclusão que milhares de pessoas não os reveberam!! Como não somos donos de nenhum órgão de comunicação social, não é fácil fazer campanha. Temo o site com os programas e candidatos e os CTT (que deixaram muito a desejar e temos de apurar exactamente o que se passou!)
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 11.10.2009 às 23:18

Olá Sandra

Por acaso o site do BE foi um dos que visitei, é verdade que procurando sempre se encontra algo, mas não é suposto os candidatos chegarem até nós?

O que contas dos CTT é algo que deveria ser denunciado, é uma vergonha que essas coisas aconteçam.






Sem imagem de perfil

De Sandra Cunha a 10.10.2009 às 19:01

As entrevistas dos candidatos a Setúbal aqui: http://www.setubalnarede.pt/content/index.php?action=detailFo&rec=1952

Sem imagem de perfil

De Maria João a 10.10.2009 às 23:59

Jorge,
No tal grupo de pessoas havia uma que não era de esquerda mas quanto ao resto do pessoal, tens razão, são todos de esquerda e bem convictos!

Quanto às escolhas serem, apenas, entre Rui Rio e Elisa Ferreira, entre Santana Lopes e António Costa, não é verdade. Há outras hipóteses e alternativas.

No entanto, concordo que foi dada pouca importância ao resto do país. Não voto onde resido, estou recenseada, ainda, em Lisboa. O meu voto vai para lá (para Lisboa).

Quanto a ir votar ou não, eu acho que o voto deveria ser obrigatório. Muita gente sofreu, morreu, foi torturado para que hoje possamos ter o direito de simplesmente votar. Enquanto não for inventado um sistema melhor do que a Democracia devemos respeitar e contribuir para uma Democracia cada vez mais participada e em consciência.

Vá, vai lá. Setúbal precisa de ti e de todos os que a habitam!

Um beijinho desta tua amiga convicta.

Maria João
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 11.10.2009 às 23:25

Olá João

Eu também acho que o voto deveria ser obrigatório.

Amiga, este meu post é só uma chamada de atenção para algo que está muito errado na politica nacional. Eu fui votar, não deixaria de ir.. mas é verdade que sei muito pouco sobre as propostas para a minha cidade...e não acho que se vá lá e se vote por convicção, é preciso conhecer ideias e projectos.... e neste momento nem sei se para Setúbal existe algum projecto

Beijinho
Jorge

Comentar post



Ó pra mim!

foto do autor


Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2011
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2010
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2009
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2008
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2007
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D