Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

Deve ou não tomar a vacina?, pergunte ao seu  médico!

 Imagem do Público

 

Desde já as minhas desculpas se alguém fica melindrado com o que digo abaixo, mas há coisas que são sérias e devem ser levadas a sério.

 

Depois dos  Posts sobre a vacina e sobre a visita à médica, eu tinha decidido que tão breve não ia falar no assunto, até porque nem sou médico, nem tenho as ideias assim tão claras. Hoje  mudei de ideias, estive em casa, logo tive tempo para olhar para os logs do blog. Talvez porque hoje começava a vacinação das crianças desde o fim de semana que há imensa gente que cá vem parar mandada pelo google à procura  de coisas como "Devo tomar a vacina da Gripe A?", ou "vacinas da gripe A nas crianças", além disso tenho estado a ver na blogosfera algo que me tem preocupado, há muita gente que faz posts a perguntar se deve ou não tomar a vacina, e fiquei verdadeiramente horrorizado quando num dos blogs em que participo, vi escrito o seguinte:

 

"A pediatra do meu filho aconselhou-me ontem a vacinar o Garoto (ele tem 3 anos), devido a ele ter tido neste inicio de ano alguns casos de dificuldade em respirar, ter que ir ao hospital fazer máscaras e ter actualmente uma bomba de prevenção (ventilan) para usar se estiver atrapalhado...A pediatra suspeita que se trata de asma , mas ainda não tem diagnóstico definitivo, só com a passagem deste Inverno e vendo como isso evolui é que se faz o diagnóstico, se bem que temos alguns casos na família e a asma é hereditária.

....

A pediatra afirma ser uma vacina segura e inclusivamente ela já a tomou."

 

Para além deste post já vi vários outros em que os autores perguntam aos leitores se acham que devem ou não tomar a vacina.

 

Com o devido respeito por todos, até porque alguns dos posts são de pessoas por quem tenho bastante consideração, eu acho tudo isto muito grave, agora a opinião dos leitores dos blogs é mais válida que a do Pediatra? Se não confiamos nos médicos, confiamos em quem? nos amigos da blogosfera? A prática da medicina é um assunto muito sério e definitivamente não é algo para se vir perguntar num blog. 

 

Ainda no mesmo post, alguém deixou o seguinte comentário que nos deve deixar a pensar:

 

"eu não quis dizer nada...mas vou dizer... um menino vizinho da minha colega de trabalho tem asma, e esta infectado com a gripe A. Esse menino esta em coma no hospital há cerca de 3 dias... :/ epa... vê o que a pediatra te diz"

 

Para todas as pessoas que chegam aqui à procura de informações, a todos os que querem saber se devem tomar a vacina ou não, por favor, falem com o vosso médico, não é na internet que vão encontrar a resposta, até porque em 5 minutos consigo arranjar 20  sites que falam bem da vacina e 20 que falam mal.

 

Se quer saber se deve tomar a vacina, seja responsável por favor, pergunte ao seu médico.

 

Jorge Soares

 

publicado às 21:37


19 comentários

Sem imagem de perfil

De Maria a 17.11.2009 às 11:02

No meu blog lanço uma pergunta se devo ou não vacinar a criança, mas aquele post é um desabafo. Um falar comigo mesma ... Logicamente que não estou à espera de ser influenciada e informada por eventuais respostas que ali apareçam, nem procuro ali clarificar ideias sobre a minha decisão. Naturalmente que a pediatra e médica de família vão ser consultadas e depois, logo se vê, se sigo a sua opinião ou não. Até porque entre os médicos, cada um tem a sua sentença! Se não sou pessoa de dizer "sim, senhor" e "amen" a tudo aquilo que os médicos me dizem, muito menos seria, em relação a este assunto, à opinião de eventuiais opinantes daquele post!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 17.11.2009 às 22:44

Eu não queria atingir ninguém, e muito menos a ti.

Mas a verdade é que há muitos posts como o teu, e há muitíssima gente à procura de respostas no google, as visitas ao blog quase duplicaram nestes dois dias.

E se confiamos nos médicos para o resto das coisas....

Jorge
Imagem de perfil

De Mafalda a 17.11.2009 às 15:51

Já tenho a toma marcada para o inicio da próxima semana! :)
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 17.11.2009 às 22:44

Olá

Linda menina :-)
Sem imagem de perfil

De Pinkk Candy a 17.11.2009 às 15:56

boa tarde,
se mesmo entre os médicos eles não se entendem, como podemos/devemos confiar cegamente neles???
e quantos erros médicos têm sido cometidos, tantos!!!
os e.u.a dizem que a nossa vacina não é boa, e agora?!
é caso para ter receio, percebo perfeitamente o receio dos pais.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 17.11.2009 às 22:59

Olá

De certeza que confia no seu médico de família para muitas coisas, esta é só mais uma, o meu post era para chamar a atenção para o facto de estarmos a ouvir muitas coisas em muitos lados e como no caso que exponho, a desprezar o que diz o pediatra, que é quem conhece a criança, e quem está melhor preparado.

É claro que se cometem muitos erros, como em todas as profissões, mas se não confiamos nos nossos médicos, o que nos resta? ir à bruxa?

Jorge
Imagem de perfil

De DyDa/Flordeliz a 17.11.2009 às 19:08

Quando começas por dizer sobre a vacina da gripe A...pergunte ao seu médico!!!
Hummmmmm ...Sou como o Tomé, acredito vendo!
Se eles fizeram "festa" para não a tomar, como queres que as pessoas passem a respeitar cegamente na sua opinião?
Há dúvidas, muitas dúvidas... e grande parte delas deve-se à maneira como reagiram e tornaram pública a sua posição perante esta vacina.
Portanto, se calhar vou ler-te com mais atenção a ti, do que, prestar neste momento atenção ao meu médico de família.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 17.11.2009 às 23:08

Bom, eu acho que eles são uns irresponsáveis, porque é uma irresponsabilidade estarem a causar isto tudo, mas não deixam de ser médicos, e se não confiamos neles, em quem confiamos?.

O certo é que nestes dois dias tive mais de mil visitas no blog, há muita gente à procura na internet.... e não me aprece que isso seja bom.

Beijinho
Jorge
Sem imagem de perfil

De Fábio Dias a 17.11.2009 às 20:54

Olá Jorge!

Plenamente de acordo com a sua opinião. Com tanta informação a ser veiculada, desde sermos "entupidos" diariamente com programas de TV, jornais, conversas de amigos, ainda fico indignado com certos comportamentos e atitudes (inclusivé colegas) , mas não quero ser polémico, e de uma coisa estou certo, se tiver oportunidade de tomar a vacina não hesitaria, assim como vacinar um filho, apesar de pensar que este vírus "lançado" ir favorecer os interesses da industria farmacêutica.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 17.11.2009 às 23:14

Olá Fábio.

O problema é que neste caso parece que só as conversas interessam.. e a desinformação é mais que muita.

Abraço
Jorge
Sem imagem de perfil

De Branca a 17.11.2009 às 21:44

olá Jorge !
eu primeiro aconselhei-me com a médica, e depois como fui referenciada tomei .
Até agora nao tive efeitos secundários nenhuns excepto o braço dorido como quando se toma qualquer outra vacina .
Mais do que se ler tudo o que se vê , falem com os vossos médicos , eles conhecem-vos e sabem o que é melhor e são opiniões fundamentadas
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 17.11.2009 às 23:50

Olá

É isso mesmo,são os médicos quem melhor sabe o que fazer.

Joge
Imagem de perfil

De Pedro Oliveira a 17.11.2009 às 21:55

era bom que a comunicação social cumprisse com o seu papel, informar e esclarecer.infelizmente a CS hoje em dia vive do escândalo e da especulação. Tenho dúvidas sobre a eficácia da vacina e acho que não há por parte da classe, ordem médicos, uma mensagem clara e isso confunde quem quer ser esclarecido.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 17.11.2009 às 23:53

Como bem dizes, a Comunicação social gosta é de casos, não importa o bom senso, muitas vezes nem importa apurar se a noticia é verdadeira ou falsa, o que interessa é chamar a atenção.

O meu primeiro post foi precisamente a criticar os médicos e a forma como vieram a publico falar da vacina, cada um para seu lado.

Abraço
Jorge
Imagem de perfil

De aespumadosdias a 17.11.2009 às 23:47

E se forem a mais que 1 médico podem certamente ouvir respostas diferentes.
Sem imagem de perfil

De DH a 18.11.2009 às 09:36

Não é ao médico que eu vou pedir responsabilidades se me acontecer uma coisa destas:
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade-nacional/gripe-a-h1n1-vacina-feto-gravida-tvi24/1103911-4555.html

Como já te disse, esta vacina está proibida na Suíça para aplicação em grávidas de crianças. Está totalmente proibida nos EUA, devido aos componentes que são tóxicos.

Não devias chamar aos profissionais de saúde irresponsáveis, como o tornas a fazer aqui nos comentários. Já o disse no outro post sobre o mesmo tema (e não estou chateada). Ainda bem que, eles e nós, temos opções.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 18.11.2009 às 10:41

Se calhar não me fiz entender, eu não estou a dizer a ninguém que deve tomar a vacina, apesar de continuar a achar que se deve tomar, o que eu digo é que não podemos decidir com base no que nos dizem os amigos, ou os leitores dos blogs, ou as milhentas páginas da internet. Se temos duvidas devemos falar com o nosso médico, e decidir com base no que diz o médico, já seja que ele diga para tomar ou não tomar.

Nos dois últimos dias este blog teve mais de mil e cem visitas, quando a média anda nos 350 por dia, esse aumento de visitas tem a ver com o facto de haver muita gente que anda à procura de coisas sobre a vacina, eu não quero que ninguém decida nada com base nas minhas palavras e foi por isso que fiz o post, para que em lugar de ligarem ao que eu digo, irem perguntar a um médico.

Quanto á noticia da TVI, eu vi a mesma na RTP e lá foi dada de forma menos alarmista, sendo que entrevistaram 3 especialistas, um deles é o médico da P., e os 3 disseram que não havia absolutamente nada que associasse a vacina À morte do feto, e os 3 aconselharam a toma da vacina.

Jorge
Sem imagem de perfil

De DH a 18.11.2009 às 11:04

Ao primeiro caso de morte fetal após vacina achei o mesmo que tu, e ouvi a opinião dos médicos. Ao segundo começo a ter as minhas dúvidas... Esperemos que não existam mais "coincidências".

Eu não via notícia em lado nenhum, ouvi-a na rádio, e coloquei o primeiro link que me apareceu na pesquisa.
Que tenhas um óptimo dia.
Sem imagem de perfil

De Óscarito a 19.11.2009 às 15:50

Concordo com o que afirmas.
Se não forem os médicos a saberem qual o melhor procedimento, então que orientações deveremos seguir?
Abraço/Óscar

Comentar post



Ó pra mim!

foto do autor



Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D