Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

Windows protegido

 

Vamos lá tentar desanuviar um pouco o ambiente, este blog está a ficar muito serio, vamos lá voltar à faceta de serviço público, a ver se voltam os comentários, que anda tudo muito calado.... falemos de informática, e de vírus.

 

Eu sei que o ideal era todos termos linux, ou uns macs de ultima geração, mas a verdade é que 90% dos utilizadores de computadores tem Windows, e estão portanto sujeitos ao melhor e ao pior deste sistema operativo. E não há nada pior que um computador com um Windows desactualizado, não importa qual a versão,  por favor, se tem windows, se quer ter o seu computador com um mínimo de segurança, vá e actualize-o, se ele não está actualizado pode poupar o dinheiro do antivírus (se é que alguém o compra!)

 

A semana passada passei 3 dias às voltas com um computador, era uma máquina com 4 ou 5 anos, que tinha um programa com uma dúzia de linhas que o único que faz é pegar em ficheiros PDF e enviar por fax ou por mail. Na altura pediram muitos milhares de Euros para uma solução que enviava as encomendas directamente para os fornecedores, aqui o je resolveu a questão com umas horas de investigação e umas poucas linhas de código.

 

Como em sistema que funciona não se mexe, nem nos lembrávamos que aquilo existia, pelo que há uns dois anos que não era feito o update do Windows, como a semana passada entrou um vírus na rede, adivinhem onde foi cair direitinho?, pois é, lá mesmo, isto apesar do antivírus. Quando as compras começaram a gritar que os fornecedores não estavam a receber as encomendas, eu bem tentei remediar a questão, mas não houve maneira de voltar a fazer aquilo funcionar, tal a forma como o Vírus se instalou. A solução foi instalar num novo computador, mas não imaginam a odisseia, era tudo tão antigo que fazer aquele modem funcionar num computador actual foi obra.

 

Há poucos dias duas amigas (habituais leitoras aqui do cantinho por certo), estavam com problemas de vírus, o primeiro que perguntei foi :Tens o windows actualizado?, não!, ambas passaram as passas do Algarve.

 

Conselho de informático, actualizem o windows, ele até tem uma opção para se actualizar sozinho, vão lá e configurem, eu sei que há quem diga que as actualizações tornam o sistema mais pesado, mas acreditem, não há nada torne o computador mais lento e pesado que um vírus qualquer, e não há antivírus que lhes valha. 

 

Isto não quer dizer que não devem ter anti-vírus, é claro que devem, mas é tão ou mais importante ter o sistema operativo da Microsoft em dia.

 

Jorge Soares

 

 

publicado às 21:39


23 comentários

Sem imagem de perfil

De SandraCardoso a 17.11.2009 às 22:44

E que anti-vírus aconselha?
Tenho o kapersky mas parece-me pesado...
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 17.11.2009 às 22:55

Eu utilizo o AVG free, nunca tive o kapersky, logo não tenho termo de comparação, mas comparado com alguns mais comerciais, o AVG é bem mais leve.

Jorge Soares
Imagem de perfil

De cigana a 17.11.2009 às 23:28

Eu costumo actualizar o meu, e agora ´junto com o anti-vírus tenho estado livre de vírus (o diabo seja surdo!).
Mas na realidade nunca experimentei com um preservativo! É um método mais seguro?
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 17.11.2009 às 23:38

Isso agora depende dos vírus, há uns para que é mais seguro, há outros para os que não serve de nada.... é claro que também depende do lugar onde se utiliza, da qualidade do material e dos conhecimentos técnicos.

Beijinho amiga
Jorge

Imagem de perfil

De Abigai a 18.11.2009 às 08:51

Olá Jorge,
Desde que há 6 ou 7 anos tive problemas com virus que passei a ter esses cuidados, o windows sempre actualizado e um anti-virus. Em casa tenho o Avast - por ser gratuito - no portátil da empresa tem eu também o Kaspersky, e não tenho que dizer.
Já tive em casa o Panda, e este sim, achei-o muito pesado.
E olha que tenho em casa um utilizador ferrenho que gosta de testar as vulnerabilidades do material - o meu Gabriel - e posso afirmar que até à data, ainda não entrou bicho nenhum, embora alguns cavalos tenham tentado mas foram sempre travados pelo Avast!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 19.11.2009 às 23:13

Olá

Tivemos o Panda na empresa, ao fim de uns tempos não conseguíamos perceber se era um antivirus ..... ou um virus :-)... mas já lá vão uns anos disso.

A maioria dos antivirus funcionam razoavelmente bem se estiverem actualizados e num computador com o sistema operativo actualizado.... há uns mais pesados que outros, mas os gratuitos funcionam perfeitamente.

Cá em casa também são as crianças que os testam, principalmente desde que apareceu o Magalhães e eles passaram a andar com pens.... sinais dos tempos.

Jorge
Imagem de perfil

De Existe um Olhar a 18.11.2009 às 10:19

Obrigada Jorge pelo conselho. Eu que não ligo nada a actualizações, depois de ler o que escreveste vou ficar mais atenta.
Beijos
Manu
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 19.11.2009 às 23:18

Olá

É bom que ligues... é mesmo... se precisares de ajuda para ver onde isso se faz... tu sabes onde estou :-)
Sem imagem de perfil

De Rosalino a 18.11.2009 às 12:27

Panda Titanium sem problemas, neste meu pc.
Mas no portátil ( porque as outras licenças estão "ocupadas"), antivirus tenho o AVG free.
Para a maioria dos utilizadores que querem poupar acho que AVG com o Ad-Aware free da Lavasoft actualizado, resulta em pleno.
Fazendo as actualizações do windows mais uns scans quinzenais com o Ad-Aware para procurar intrusões indesejáveis.
Fica tudo muito mais seguro, e até agora nada a dizer .
Uso exclusivamente o Firefox e com ele as defesas que ele possibilita em vez do IE que é bem mais vuneravel.
Com este navegador temos uma panoplia de extras que para aem de nos ajudar em variadissimas possibilidades tambem nos ajuda a precaver.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 19.11.2009 às 23:25

Estou de acordo, a maioria dos antivirus gratuitos serve perfeitamente e são garantia de segurança... isto em computadores com os sistema operativo actualizado.

Quanto a browser, no meu portátil que tem mais de 4 anos eu utilizo o Chrome, é muito mais leve e funciona muito bem.

Jorge
Imagem de perfil

De Pedro Oliveira a 18.11.2009 às 17:37

A nossa informática trata dessas coisas.acho eu. vou perguntar,lol.
abraço
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 19.11.2009 às 23:26

Sorte a tua... espero que sejam competentes!

Abraço Pedro
Sem imagem de perfil

De xana a 18.11.2009 às 23:04

O meu windows está actualizado, tem anti-vírus e anti spy-ware. O anti-vírus não acha nada, o anti spy-ware também não, e ontem o moço do apoio a cliente diz-me que havia demasadas ligações na placa, por isso é que a net estava a 2G, que seria spy-ware. Cada vez percebo menos, afinal, onde está escondido o quê, se está tudo actualizado e em funcionamento?
Hoje já está a 3G ou 3.5G.
bjks
Sem imagem de perfil

De rosalino a 19.11.2009 às 12:08

Sobre serviços de apoio a clientes já espero tudo.
Nem faço comentários aos moços e molas do serviço de ap0oio a clientes e aos serviços prestado por quem lhes paga.
Decerto nunca vi ninguém dizer mal da empresa para quem trabalha.
A culpa é sempre de outra coisa que não o serviço prestado...
Só uma opinião
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 19.11.2009 às 23:30

Ora nem mais!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 19.11.2009 às 23:29

Xana, faz um teste, pega no portátil e leva-o para o centro de Setúbal, vê lá se lá ele não trabalha direitinho com os 3G....

Isso são problemas de cobertura, e depois o modem tenta enviar os pacotes repetidamente ... o gajo do atendimento é um nabo... ou está bem instruído.

Beijinho
Jorge
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 19.11.2009 às 23:43

Agora já está a funcionar bem, mas o moço da portaria lá do trabalho tem um modem igual e esteve sempre a funcionar em 3.5G, e só está a 1,5km aqui de casa, não estou a ver o satélite só estar sintonizado ali no meio do mato, as casas estão aqui, lá é só mesmo mato á volta.
Vou mudar para o tarifário fixo mais baixo que houver até Fevereiro( não posso desistir), e entretanto,vou por sapo novamente.
bjks
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 19.11.2009 às 23:52

Mim perceber

Xana, em redes moveis por vezes uns metros fzem a diferença, km e meio já pode até ser outra antena.

Eu desde que tenho o MEO estou no céu.

Beijinho amiga
Jorge
Sem imagem de perfil

De Óscarito a 19.11.2009 às 15:45

Oh Jorge, não sei ao certo do que estás a falar.
O meu pc tem o windows mas não sei se está actualizado.
Tem um antivirus symantec.
E tem firewall comodo e também tem o spyware terminator.
Isto são "coisas" boas?
Porque eu, de computadores e programas sou um quase analfabeto. E bem que precisava de saber mais dado as "aparições" que muitas vezes tenho. Mas como tenho sempre medo de que a "minha emenda seja pior do que o soneto..."
Mas ando sempre com receio de ter ir de urgência ao sr. doutor devido a alguma "enfermidade" repentina.
Achas que acender uma vela ao santo computador pode ajudar?
Abraço/Óscar
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 19.11.2009 às 23:34

Olá

Bom, tudo isso são coisas boas... desde que estejam actualizadas..., há muita gente que tem antivirus e nunca os actualiza.

Qualquer uma dessas coisas tem uma opção de update, deverias lá ir e tentar fazer as actualizações.

Quanto ao Window, vais ao control panel e escolhes actualizações automáticas, depois é só veres as opções e verificar que estão activas.

Abraço
Jorge
Sem imagem de perfil

De RosaLino a 19.11.2009 às 22:55

Olá Boa Noite, preciso de ajuda de alguém que anda à mais tempo pelos blogs, o problema é o seguinte: quando entro no meu blog ele passados uns segundo redirecciona para uma página do twitter alguém me pode ajudar e dizer o que devo fazer para resolver este problema, desde já o meu obrigado e desculpem.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 19.11.2009 às 23:20

Olá, envie-lhe um mail, acho que o problema tem a ver com o contador de visitas que instalou, esse contador costuma vir com bónus, normalmente eram páginas de publicidade, desactive-o e veja se o problema persiste.

Jorge

Comentar post



Ó pra mim!

foto do autor


Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2011
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2010
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2009
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2008
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2007
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D