Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Porque: "A vida é feita de pequenos nadas" -Sergio Godinho - e "Viver é uma das coisas mais difíceis do mundo, a maioria das pessoas limita-se a existir!"
Faz hoje exactamente um ano, falavamos aqui do natal do menino Jesus ou Do pai natal, para nós, os mais cotas, ainda é o natal do menino Jesus, para os mais novos, já é o natal do pai natal. Para todos ainda é a festa da família e uma enorme celebração do consumismo, mas eu achava que para além de tudo isto, ainda restavam as crianças, sendo a nossa uma cultura católica e até certo ponto tradicional, eu achava que pelo menos para as crianças o natal continuava a significar mais que outra coisa, o nascimento de um menino.
Estes dois ultimos dias deitaram completamente por terra esta minha ideia, a Sonia Morais Santos tem um programa na Antena 1 que se chama Portugal dos Pequeninos, passa todos os dias pouco antes das 18 horas, como é a altura em que estou nos meus 45 minutos de introspecção, eu o transito e o radio, costumo ouvir. A Sónia costuma escolher um tema e vai perguntando a crianças entre os 4 e os 12 anos o que elas pensam do assunto, nos dois últimos dias o tema era o natal.
Uma a uma foram passando as crianças e a questão era mais ou menos a mesma, "O que é para ti o natal?" as respostas não variavam muito: as prendas, o fim do ano, as festas, num ou outro caso a família, os amigos, o inverno, os doces, o Pai natal.... A Sónia bem se esforçava, mas quanto ao que se celebra no natal, o verdadeiro significado do natal, nada.
No final do segundo dia e depois de a Sónia se esforçar muito, a ultima criança foi capaz de associar o natal ao nascimento de um menino, houve até quem associa-se o natal à morte de Jesus, mas sobre um menino que nasceu em Belém numa manjedoura, nada.
Está à vista que o velho das barbas destronou definitivamente o menino jesus, cá em casa o presépio com o menino, a vaquinha e os 3 reis magos, é obrigatorio em cada natal, mas imagino que nas casas destas crianças, tudo isto terá sido substituido por um pai natal a escalar a varanda.... não há menino Jesus para ninguém.
Ora, eu até sou ateu, mas até para mim é triste ver como não somos capazes de preservar as nossas tradições e as vamos substituindo por tudo o que vem da televisão... velhos gordos vestidos de vermelho incluidos.
Podem ouvi o podcast do programa aqui
Jorge Soares
Ps:Imagem minha