Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O que se celebra no nosso natal?

por Jorge Soares, em 15.12.09

O meu presépio.. o meun natal

 

 

 

Faz hoje exactamente um ano, falavamos aqui do natal do menino Jesus ou Do pai natal, para nós, os mais cotas, ainda é o natal do menino Jesus, para os mais novos, já é o natal do pai natal. Para todos ainda é a festa da família e uma enorme celebração do consumismo, mas eu achava que para além de tudo isto, ainda restavam as crianças, sendo a nossa uma cultura católica e até certo ponto tradicional, eu achava que pelo menos para as crianças o natal continuava a significar mais que outra coisa, o nascimento de um menino. 

 

Estes dois ultimos dias deitaram completamente por terra esta minha ideia, a Sonia Morais Santos tem um programa na Antena 1 que se chama Portugal dos Pequeninos, passa todos os dias pouco antes das 18 horas, como é a altura em que estou nos meus 45 minutos de introspecção, eu o transito e o radio, costumo ouvir. A Sónia costuma escolher um tema e vai perguntando a crianças entre os  4 e os 12 anos o que elas pensam do assunto, nos dois últimos dias o tema era o natal.

 

Uma a uma foram passando as crianças e a questão era mais ou menos a mesma, "O que é para ti o natal?" as respostas não variavam muito: as prendas, o fim do ano, as festas, num ou outro caso a família, os amigos, o inverno, os doces, o Pai natal.... A  Sónia bem se esforçava, mas quanto ao que se celebra no natal, o verdadeiro significado do natal, nada. 

 

No final do segundo dia e depois de a Sónia se esforçar muito, a ultima criança foi capaz de associar o natal ao nascimento de um menino, houve até quem associa-se o natal à morte de Jesus, mas sobre um menino que nasceu em Belém numa manjedoura, nada.

 

Está à vista que o velho das barbas destronou definitivamente o menino jesus, cá em casa o presépio com o menino, a vaquinha e os 3 reis magos, é obrigatorio em cada natal, mas imagino que nas casas destas crianças, tudo isto terá sido substituido por um pai natal a escalar a varanda.... não há menino Jesus para ninguém.

 

Ora, eu até sou ateu, mas até para mim é triste ver como não somos capazes de preservar as nossas tradições e as vamos substituindo por tudo o que vem da televisão... velhos gordos vestidos de vermelho incluidos.

 

Podem ouvi o podcast do programa aqui

 

Jorge Soares

Ps:Imagem minha

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:00


19 comentários

Sem imagem de perfil

De DH a 16.12.2009 às 09:02

Olá. Li o teu post, não ouvi o podcast do programa.

As nossas crianças estão a ser educadas pela televisão, pelos anúncios, pelos Centros Comerciais, pelos valores que os pais neste momento têm, pelo consumismo, por...

O Menino Jesus é apenas um homem com uma história fantástica, mas que ainda por cima não "venceu". O Menino-Jesus há muito tempo que deixou de "vender" (estou a ironizar). Se as crianças não ouvem falar dele, é claro que o significado do Natal se dilui nas prendas, nas guloseimas, nas luzes...

Em minha casa temos um presépio, em minha casa ouve-se falar na história deste Menino, que simboliza todos os meninos do mundo (principalmente aqueles que o mundo rejeita, a quem fecha a porta e nascem no curral, "por não haver lugar para eles na hospedaria"). Não sei se já leste "A noite de Natal" e "Os três Reis do Oriente" com os teus filhos (são ambos livros da Sophia de Mello Breyner Andresen). Eu este ano ainda não os li com eles, mas ambos autonomamente já os foram buscar e leram sozinhos. Faz parte da tradição da minha casa...

Sobre tradições... qualquer dia nós também estamos a festejar o ano novo Chinês... Há dois anos uma amiga minha foi à China nesta altura, passar Natal e final-de-ano. Ía ela convencida de que não iria encontrar sinal de Natal (nem do presépio, nem do Pai Natal) por lá, mas encontrou dos dois, muitos e muitos enfeites, muita festa. Pergunto-me eu, qual o significado do Natal na China, em que não há religião/cultura/tradição Cristã.

Com a tua forma de encarar a vida, mesmo sendo ateu, tens no coração aquilo que o Menino-Jesus e o seu nascimento veio trazer ao Mundo. Talvez também por isso te entristeça a perda da "tradição".
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 17.12.2009 às 23:12

Sim, somos nós que temos que manter vivo o sonho do natal, somos nós que devemos ensinar os nossos filhos que para além das prendas há mais coisas no natal..seja a religião, a família...o simples acto de sonhar acreditar em algo que nos premei com prendas....

Beijinho
Jorge
Sem imagem de perfil

De Essência a 16.12.2009 às 09:19

Sinceramente Jorge, não fiquei admirada pela tradição ter sido esmagada pelo pai natal.
Basta olhar-mos para a TV, para todos os anúncios publicitários desta época, basta irmos a um centro comercial, etc. O que vêmos sempre associado a esta época natalícia? Um pai natal.
Se podéssemos entrar em todos os lares portugueses, em quantos verias um presépio? Muito poucos.
No meu caso particular, o meu filho R, que tem 13 anos sabe perfeitamente porque celebramos o natal. Agora o meu G. com apenas 3 anos, só associa esta quadra ao pai natal e mais nada, apesar de eu já lhe ter contado a "história" do menino jesus.
Para concluir, apesar do que vemos na rua e na tv, cabe aos pais transmitir esta tradição.

Bjs
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 17.12.2009 às 23:15

Olá

Sim, é difícil manter tradições quando somos constantemente inundados por referências culturais que incitam o consumo.. há muito que a televisão passou a ser o centro da vida familiar... e agora além da televisão são as redes sociais, cada vez vivemos mais rapidamente e com tanta pressa vamos deixando para trás o que nos fez sonhar..a nossa inocência.


Beijinho
Jorge
Sem imagem de perfil

De Leamar a 16.12.2009 às 11:04

MEA CULPA...
Realmente o Natal para a grande maioria das crianças limita-se a prendas e pai natal... Característica chave de uma sociedade consumista, um senhor que dá prendas é muito mais atractivo para as crianças do que um menino que eles nem conheçem!
O meu apartamento é minúsculo e tenho sim uma árvore de natal pequena em cima de uma móvel ao lado da árvore está um menino Jesus com os papás (ainda não tenho vacas nem ovelhas). A minha filha tem 3 anos e eu obviamente falo-lhe no pai natal...não vou mentir...até lhe digo que ele não dá prendas aos meninos que se portam mal. Essas coisas que quase todos dizemos...Mas já lhe disse que o Natal era "os anos do menino Jesus"...e por isso íamos fazer uma festa como a dos anos dela...com prendas e tudo!! Ainda não lhe contei o resto, mas com o tempo lá vai...ainda é pequenininha. Ela farta-se de dar beijinhos áquele menino...é um doce de se ver!!! Adora o Jesus...e não há alegria maior para ela que ir vê-lo (à igreja).
Uma altura levei-a lá só por curiosidade, sem missa nenhuma e sem eu a advertir de nada...começou a falar baixinho: "Shsss...olhó Jesus" dizia ela. Para a tirar de lá foi lindo foi...a chorar o caminho todo para casa! É engraçado uma vez que eu raramente vou à missa...
Isto para dizer que quero que ela saiba o significado do Natal...mas eu própria cometo erros como toda a gente (penso eu de que)...falo-lhe no pai natal inumeras vezes, principalmente na hora de comer a sopa: e não é que resulta? Come-a toda...
Definitivamente que a comunicação social e tudo o mais não facilita a tarefa, pois enche-nos a casa com o supérfluo...mas nós pais ajudamos imenso...até porque gostamos da alegria da quadra! Eu pelo menos...adoro presentear as pessoas, estar com a família, comer aquelas delícias, ver a minha filhota desembrulhar presentes, fazer karaoke em família, jogar "Party & Company" até altas horas, ver o meu sogro vestido de pai natal, os carapuços e "enfeites" de renas que usamos nesse dia...
Enfim, sou uma sortuda porque há alegria na família e para mim o Natal e o seu espírito passa obrigatóriamente por aí.
Pena é que existam crianças que não passem de forma igual e não disfrutem de uma família em pleno...isso é que é pena!
Desculpa o alongamento...sou uma chata!

Feliz Natal a todos...
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 17.12.2009 às 23:34

Não és nada uma chata ..eu gosto de comentários

O mais importante é a família, sem dúvida, o partilhar com a família... isso é o que devemos ensinar aos nossos filhos... o resto... bom, o resto faz parte....

Beijinho
Jorge
Sem imagem de perfil

De Rosalino a 16.12.2009 às 13:08

Cá por casa ( como já referi no nosso blog) o presépio é parte principal do Natal.
A árvore é um complemento decorativo para dar mais luz ao presépio em si.
Depende muito onde essa pergunta é feita.
Por exemplo este 3º ano de catequese procurar direcionar as crianças para o essencial do Natal e do que O Menino Jesus significa.
Assim tivemos os 4 domingos de Advento sempre direccionados para o conhecimento das figuras do presépio e o verdadeiro significado do Natal e da figura do Menino Jesus.
Se perguntares a uma dessas crianças elas vão dizer que gostam de prendas, como qualquer outra criança.
Mas sabem que o verdadeiro Natal está na partilha que deve ser feita por quem tem a obrigação como cristão de o fazer.
Partilhar. Palavra fundamental seja para quem for.
No nosso blog deixo um conto que demonstra que nem só de Pai Natal vive está época.
Adorável poder ler cartas ao Menino Jesus como aquela. de uma criança com 10 anos.
E nós? Não seremos nos os culpados de deixar que o Pai Natal seja figura principal da época natalícia?

Desculpa o testamento
Rosalino

Imagem de perfil

De Jorge Soares a 17.12.2009 às 23:38

Sim, sem dúvida, a culpa é antes de mais nossa... somos nós quem devemos zelar para que os valores não se percam... os nossos valores, que valores importados é o que há mais.

Jorge
Imagem de perfil

De Pedro Oliveira a 16.12.2009 às 17:21

De vez em quando ouço o programa é daqueles 5 cinco minutos que todos os dias dava um post.
As crianças são realmente fantásticas.
Sei que não é preciso mas convido-te a ti e aos teus ilustres leitores a ler o meu texto : O meu filho é gay , e agora?
abraço
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 17.12.2009 às 23:39

Olá Pedro... já lá fui..e tens razão, aquele programa dava para muitos posts :-)

Abraço
Jorge
Imagem de perfil

De Existe um Olhar a 16.12.2009 às 20:47

Olá Jorge
Já mais que uma vez te ouvi dizer que eras ateu. Como é isso possível?
Para mim és mais cristão do que a maior parte dos cristãos que conheço.
Tu preocupas-te com as crianças que sofrem, que precisam de uma família, ajudas sempre quem precisa (e disso tenho provas), na tua casa já se fez o presépio, acolhes crianças e tratá-las como sendo tuas...que chamas a isto tudo? Ateísmo? Não me parece.
Quanto ao tema do teu post, também fico abismada com a ausência do presépio em detrimento do Pai Natal. Um dia quando não houver dinheiro para prendas, penso que os paizinhos irão então implorar ao Menino Jesus para que lhes dê dinheiro para os tão desejados presentes, talvez o Menino lhes diga para irem pedir ao Pai Natal...estou a exagerar, eu sei, mas este consumismo irrita-me.
Para ti, neste Natal, desejo que tenhas saúde para lutar pelo que acreditas. Ah...e não continues a dizer que és ateu, porque ninguém acredita.

Beijos
Manu
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 17.12.2009 às 23:48

Olá Manu

Bom... assim de repente faço um post com este teu comentário..... és um bocadinho exagerada.. mas pronto, estás desculpada.

Manu, o que marca a diferença em mim é que eu faço as coisas porque acredito nelas, não é preciso acreditar em deus, ou num deus qualquer para fazermos as coisas bem, basta acreditar em nós e termos vontade de fazer as coisas bem... ajudar não custa nada... basta ter vontade, a minha vontade vem de mim.. não vem do céu..nem de um templo...

Sim, tenho um presépio, eu prefiro acreditar que no natal se continua a festejar o solstício de inverno, que é a origem de toda esta festa .. já se festejava por esta altura muito tempo antes de existir uma lenda que diz que nasceu um menino numa manjedoura... o facto de enfeitar a casa com um presépio é deve-se a que é um enfeite giro..e a que cá em casa há quem acredite em outras coisas...e o respeito pelos outros faz parte do meu ateismo... enfeites Manu..enfeites e vontade de viver e de ajudar a viver.

Beijinho e obrigado pelas tuas palavras.

Jorge
Imagem de perfil

De Existe um Olhar a 18.12.2009 às 00:50

Olá Jorge
Não resisti...voltei aqui de novo para tentar explicar melhor o meu ponto de vista e justificar porque disse que não eras ateu.
Eu sou católica, agora não praticante, nasci no seio de uma família que através da religião me incutiu valores e princípios pelos quais pauto a minha vida.
Penso que é este o objectivo da maior parte das religiões. Não importa se acredito em Deus, Alá, Buda ou Maomé.
Se és a pessoa que és, sempre defensor de boas causas, lutando pelo acreditas, denunciando injustiças...não será tudo isto o que apregoam os grandes mestres?
Pronto...eu aceito o teu ateísmo, peço desculpa pelo meu exagero, mas se nunca o tivesses dito ninguém diria que o és
Beijos
Manu
Sem imagem de perfil

De stiletto a 17.12.2009 às 00:34

Se há coisa que não percebo é porque é que os ateus celebram o Natal. É que se não acreditam em Deus como podem celebrar o nascimento do Seu Filho, Jesus?!
E até fazes presépio aí em casa?! Fiquei estupefacta!

P.S. - Desculpa mas não consegui resistir a esta pequena provocação ;) brincadeira natalícia
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 17.12.2009 às 23:51

Olá


Gostei.... já respondi no comentário anterior :-)..mas juro que faço um post sobre isto :-)
Sem imagem de perfil

De Rolando a 17.12.2009 às 08:00

Venho fazer o convite...

Um novo blog, há imenso tempo que sonhava com ele.
Aconteceu... e foi hoje.

http://entre2filmes.blogspot.com/

O café está fresquinho, os biscoitos em cima da mesa.

Apareçam todos... e sejam bemvindo.
À volta da fogueira.

Um abraço.
Rolando
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 17.12.2009 às 23:52

Olá

Já estou inscrito nos seguidores

Abraço
Jorge
Imagem de perfil

De Teresa a 17.12.2009 às 15:49

Os tempos mudam e a evolução nem sempre segue o melhor caminho...cá em casa o espírito de Natal continua "intacto", apesar de achar que há prendas a mais...mas temos o menino Jesus bem presente, apesar de não sermos católicos praticantes. O meu pai diz que é o que mais gosta do Natal é do presépio e de estar com a família, assim delicia-se a fazer um grande presépio no jardim com o menino Jesus deitado na palha e tudo (os meus animais acham muito caricato!), e temos outro mini presépio em casa.

É verdade que já não temos meninos pequenos em casa, mas este ano o afilhado dos meus pais de 3 anos passa o natal connosco e diz que quer ter um presépio em casa, quer ter o menino Jesus também, acho que no fundo vai muito da educação que damos às nossas crianças...ainda há crianças que vão crescer e um dia saber que o Natal também é do menino Jesus.

Beijinhos***
Imagem de perfil

De aespumadosdias a 17.12.2009 às 17:08

Se não fosse o Natal o que seria do comércio.
Amanhã vou ver se pergunto o que é o Natal para os meus alunos.

Comentar post



Ó pra mim!

foto do autor



Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D