Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Adopção, pelo direito a uma família

 

Em Novembro, no workshop sobre a adopção em que participei, a Sandra perguntou directamente às responsáveis da Segurança social, porque não se utilizava a adopção internacional como solução para as crianças para as que não há candidatos em Portugal, a resposta foi lapidar:

- Porque tal como em Portugal, não há candidatos na adopção internacional para estas crianças, os candidatos dos outros países, tal como os portugueses, querem bebés.

 

A Alexandra Borges é uma jornalista que sempre se preocupou com o tema da adopção, são muitas as reportagens que já fez sobre o assunto, é alguém que está por dentro, sabe o que se passa realmente, por isso, para mim a reportagem da TVI foi uma enorme desilusão, porque não esclareceu nada, porque não informou e pior do que isso, deixou uma ideia muito errada da situação da adopção em Portugal e ao nível da adopção internacional não esclareceu absolutamente nada.

 

Neste, como na maioria dos programas em que se fala de adopção, a ideia que ficou foi que há muitas crianças que esperam por uns pais e não os tem porque os candidatos são os maus da fita, que só querem bebes loiros e de olhos azuis e os processos são lentos por causa disso... uma tremenda mentira. 

 

Eu sou candidato à adopção, quero uma criança até aos 6/7 anos, de qualquer raça ou etnia, estou disposto a aceitar algumas doenças que não sejam impeditivas do desenvolvimento, estou à espera há ano e meio e segundo me dizem na Segurança social de Setúbal, tenho que esperar mas dois ou três anos.... expliquem-me lá onde é que eu me encaixo, sou racista?, só quero bebés de olhos azuis?, onde estão essas crianças que saem dos parâmetros que todos querem?, não há uma para mim?

 

Mas há coisas mais graves, só entre as pessoas que eu conheço, há duas que foram adoptar a Cabo Verde, aceitavam portanto crianças de cor,  porque na altura em que aquela menina da reportagem foi para adopção internacional porque supostamente não havia pais para ela em Portugal,  foi-lhes dito que não havia crianças para elas. Alguém me explique, porque mandam a criança para outro país e os candidatos nacionais para a adopção internacional... ao mesmo tempo!!!! Porque é que a segurança social não entregou aquela criança aos candidatos nacionais que na altura a aceitavam?... 

 

O programa deixou-me indignado, irritado, porque uma vez mais há muita gente, até do estrangeiro, a deitar as culpas para os candidatos, quando o problema está claramente no sistema. Aquele menino que foi para França foi abandonado aos seis meses, e só foi decretado que ia para adopção aos 5 anos, alguém se pergunta porquê? porque é que ele teve que estar 5 anos à espera? à espera de quê? A maioria dos candidatos que conheço aceitava aquela criança com 5 anos e com estrabismo, porque foi ele para adopção internacional?

 

O programa deixou muita gente com lágrimas nos olhos e vontade de adoptar, porque tem pena das pobres criancinhas que estão à espera, desenganem-se, há muito poucas criancinhas à espera de serem adoptadas, e as que há, estão lá por incúria de assistentes sociais, juízes, procuradores, comissões de defesa de menores, responsáveis de instituições de acolhimento e sobretudo, por culpa de pais irresponsáveis que durante anos tentam impedir que seja decretada  a adopção.

 

Não há pior cego que o que não quer ver...  não é Alexandra Borges?

 

Jorge Soares

PS:Para quem quiser ver o vídeo do programa, está aqui

publicado às 21:15


21 comentários

Imagem de perfil

De Miss Pepper a 06.01.2010 às 22:02

Vi a promoção do programa mas não o vi porque nunca mais me lembrei. Mas pensei logo em ti. E concordo contigo. A culpa não é dos candidatos, é do sistema. Se o sistema funcionasse talvez não fosse preciso ir para a adopção internacional. E quem quer realmente adoptar para amar uma criança, não interessa cor ou etnia. Acho eu que não percebo nada desta vida.

Beijo!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 07.01.2010 às 22:11

Olá

Achas e achas muito bem.

Beijinho
Jorge
Imagem de perfil

De C.M. a 06.01.2010 às 22:27

Eu estava a ver o programa e lembrei-me se estarias a ver. E estavas. Fiz para mim as mesmas perguntas que tu fazes. De facto, o sistema é caótico. No entanto, tenho na família dois gémeos adoptados que fazem esquecer as burocracias antes deles virem.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 07.01.2010 às 22:14

Os filhos fazem-nos sempre esquecer as dores de "parto", não é?

Eu não consigo deixar de lutar, e não é por ser candidato.. que felizmente deixarei de ser muito em breve, é pelas crianças, e por todos os que virão depois de mim, porque um filho não pode ser uma fonte de sofrimento de anos.

Beijinho
Jorge

Imagem de perfil

De Existe um Olhar a 06.01.2010 às 23:14

Olá Jorge
Quando vi o anúncio do programa de adopção pensei logo que não irias deixar de ver e que certamente irias escrever sobre ele. Eu não sei porque razão esqueci de o fazer, por isso antes de comentar, fui ouvir tudo e cheguei á triste conclusão que há muitas contradições e afirmações perfeitamente disparatadas que se ouvem no programa. Tal como tu fiquei indignada. Ouvir uma senhora dizer que os portugueses só querem meninos loiros, quando todos sabem que é mentira e ainda aquela francesa que afirma que não se devem escolher as crianças... eu até concordaria se á partida soubesse que todos os adoptantes tivessem condições e conhecimentos para acolher deficientes profundos, por exemplo, mas não é o caso. Penso que cada casal, independentemente da cor, tem direito a escolher , conforme a capacidade que têm para lhes dar uma vida digna e com o máximo de conforto.
Tu sabes, porque já escrevi no meu blog, a odisseia de um casal de amigos portugueses que estão na Suiça, que antes de partirem para a adopção internacional, tentaram tudo para conseguir uma criança portuguesa, mas foram tantos os entraves, as esperas , a burocracia... que desistiram.
Em menos de um ano adoptaram uma menina etíope e pelo que me contaram neste Natal , já estão a ajudar um casal de portugueses a fazer o mesmo.
Algo está mal, muita coisa não se consegue explicar, por isso não desistas de escrever sobre este assunto sempre que achares oportuno, um dia tu e outros tantos como tu serão ouvidos, tenho a certeza.
Água mole em pedra dura....
Beijos
Manu
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 07.01.2010 às 22:16

Olá

Sim, algo está muito mal, e quem sofre são as crianças... há muitas coisas que será necessário mudar...

Beijinho
Jorge
Sem imagem de perfil

De artesaoocioso a 06.01.2010 às 23:45

O nosso sistema de adopção seria anedótico se não fosse uma tragédia, feita de muitos dramas.
Cumprimentos
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 07.01.2010 às 22:18

Há tantas coisas neste país que são uma tragédia...

Abraço
Jorge Soares
Imagem de perfil

De Pedro Oliveira a 07.01.2010 às 10:10

Não vi o programa nem o seu anúncio pois raramente vejo a TVI a não ser que seja alertado para ver um ou outro programa, mas no fim-de-semana ouvi na Antena 1 a história do Luís Villas Boas e o seu trabalho no Aboim Ascensão e lembrei-me de ti e de todas as crianças que o nosso Estado tão mal trata, o estado é o primeiro a mal tratar as nossas crianças que haja muitos Jorge Soares para denunciar estes crimes.Uma autêntica vergonha.
abr
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 07.01.2010 às 22:24

Olá Pedro

Muitas vezes isto parece uma luta inglória, principalmente quando passa o tempo e continuamos a ouvir as mesmas barbaridades. O Vilas Boas é uma ilha no meio de um oceano de incompetência... funcionasse a segurança social como ele..e tudo seria diferente.

Abraço
Jorge Soares
Sem imagem de perfil

De Essência a 07.01.2010 às 10:44

O que eu penso, é que para quem não está dentro do assunto, a reportagem foi elucidativa e como tu disseste, a única culpa é dos candidados à adopção.
Por isso, acho importantíssimo este teu post e só é pena ele não ter a mesma visibilidade que uma reportagem de TV.

Paula
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 07.01.2010 às 22:27

Olá

Não é ideia minha pois não?, porque no fim a conclusão que se tira é essa, a culpa é dos candidatos,... sempre, é sempre a mesma historia.

Beijinho amiga
Jorge
Sem imagem de perfil

De Maria João a 07.01.2010 às 12:43

Eu sou uma das duas pessoas que conheces que era na altura candidata.

Eu fui impedida de me inscrever em simultâneo na nacional e internacional naquela altura.

Em 2002, lutava eu e o meu marido contra tudo e contra todos.

Sem comentários....ando sem forças para falar sobre tudo isto. É mau demais!!!!!!

Maria João

Imagem de perfil

De Jorge Soares a 07.01.2010 às 22:28

Tens razão, é mau demais... mas ainda não foi desta que me fizeram olhar para o outro lado.

Beijinho
Jorge
Sem imagem de perfil

De barrigacheiadefelicidade a 07.01.2010 às 12:56

Olá Jorge! compreendo a tua indignação. Mas no meu blogue nunca coloquei a culpa nos candidatos. Primeiro porque aqui nao há culpas, mas vontades. E depois, porque o que eu disse é que deviamos ser todos candidatos. Os candidatos nao têm, obviamente, culpa nenhuma. o que devia era haver mais...
quanto à pena das criancinhas e à vontade de adoptar que com isso nasce a que te referes... não sei o que isso é. Quero adoptar nao por pena mas por egoísmo meu. é a minha vontade trazer mais uma criança para minha casa, para me fazer mais feliz e, já agora, sem ter de passar por uma gravidez que nao gosto. Aproveito é o facto de haver crianças que seguramente tb me hão-de querer, a mim e à minha familia, nada mais.
Espero que consigas adoptar o quanto antes!
Bjs
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 07.01.2010 às 22:34

Olá

Já deixei a mensagem lá, mas repito-a aqui. Em nenhum momento pretendi atingir-te a ti directamente, o meu post é sobre o programa e não sobre os candidatos, é evidente que tens todo o direito a quereres adoptar e longe de mim achar isso errado.

Peço desculpa se de alguma forma dei a entender que me referia a ti ou a alguém em especifico que não a autora do programa

Jorge
Sem imagem de perfil

De lua a 11.01.2010 às 18:39

Ola Jorge. Há quanto tempo !
Mais um post sobre adopção, mais um post que me diz muito. Tbem eu não quero um filho bébé de olhos azuis. quero uma filha de 9 anos... É verdade Jorge continuo à espera... É uma vergonha, uma verdadeira vergonha!!!!!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 11.01.2010 às 21:43

Olá Lua

Parece que há dois mundos, o da comunicação social e o nosso, o de quem espera e desespera.. é triste que assim seja.

Beijinho

Imagem de perfil

De Teresa a 12.01.2010 às 11:33

Vi a reportagem e fiquei com a sensação que aquilo estava muito mal contado, não que esteja dentro do assunto, mas pelos teus posts que vou lendo já vou conhecendo a realidade e sei que nem tudo é como se diz...pior é que a maioria da população não sabe e acredita no que vê e ouve nestas reportagens. Depois dizem que fazem serviço público...estas coisas aborrecem-me, cada vez mais acho que as verdades se escondem e ninguém tem coragem para as contar!

Beijinhos***
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 12.01.2010 às 22:44

Olá

Por vezes acho que é uma luta inglória, porque as reportagens vão passando e nada muda, são sempre as mesmas afirmações... mas eu não me canso...e sei que através de mim há muita gente que vê as coisas de outra forma...

Beijinho
Jorge

Comentar post


Pág. 1/2



Ó pra mim!

foto do autor


Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D