Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O MSN e a nossa consciência como pais

 

Hoje por volta da hora do almoço numa  das séries de investigação criminal do FOX Crime, era investigada a morte de uma adolescente durante uma festa com muita bebida. A investigação levou a levantar o véu sobre as relações de um grupo de jovens, o abuso do álcool, as relações com as famílias, com os adultos, com as novas tecnologias e com as leis.

 

Sou pai de duas crianças que em breve serão adolescentes, no fim dei por mim a pensar no que foi a minha adolescência, há coisas que não mudaram assim tanto desde essa altura, mas há outras que mudaram profundamente...e sinceramente dei por mim preocupado..

 

Tenho o meu MSN publicado no blog, é uma conta que não costumo utilizar normalmente, sou adicionado por muita gente, as pessoas que conheço adiciono na conta que costumo utilizar, as restantes espero que digam algo... e de vez em quando dizem, como expliquei neste post, mas nem sempre tem tanta graça.

 

A semana passada voltou a acontecer, deixei a conta aberta umas horas, a meio da tarde alguém me contactou, depois de um olá a que correspondi,  a segunda pergunta foi "Quantos anos tens?", eu respondi com a verdade, a pessoa não acreditou, pela forma de escrever eu imaginei que não teria mais de 18 anos, bastantes erros ortográficos e muitos k's pelo meio. Decidi dar conversa, perguntou de onde era e se não tinha uma fotografia, eu disse que sim, ela perguntou porque não a colocava para ela ver. Decidi perguntar-lhe a idade, 15 anos. Não me conseguiu explicar onde tinha arranjado o meu endereço de MSN, insistiu na fotografia dei-lhe o endereço do perfil do SAPO e disse que fosse lá ver.. ela foi, a seguir disse adeus.

 

É a  segunda vez que isto me acontece, em ambas as ocasiões eram miúdas e mostravam uma fotografia, em ambas as ocasiões insistiram em saber onde é que eu estava, e na fotografia, uma era do Algarve, a outra dos arredores de LIsboa.

 

Hoje, depois de ver a série, com miúdos mortos, pais presos, futuros perdidos, lembrei-me das duas miúdas, e em quem seria o próximo com quem tentaram contactar pelo MSN.

 

Costumo achar um exagero quando se fala dos perigos da internet, a internet não é perigosa, o perigo vem da inconsciência de quem está por trás do teclado... e se calhar, da nossa inconsciência que como pais não damos a atenção suficiente ao mundo dos nossos filhos.

 

Jorge Soares

 

publicado às 21:50


17 comentários

Imagem de perfil

De aespumadosdias a 10.01.2010 às 22:27

Lembro-me uma vez estar na biblioteca de uma escola e reparei que os alun os se faziam passar por pessoas que não eram e queriam saber mais sobre as pessoas com quem comunicavam através da net. Talvez por isso nunca me tenha interessado pelo messenger.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 12.01.2010 às 22:49

Não estamos a falar de crianças que me adicionam naquele momento e metem conversa, estamos a falar de pessoas que me adicionam e dias ou semanas depois me encontram ligado e metem conversa.

Eu tenho conhecido excelentes pessoas pelo messenger, a maioria são pessoas que costuma ler o meu blog e que tem blogs que eu leio..mas é evidente que como tudo na vida, há que saber usar com peso conta e medida.

Abraço
Jorge
Sem imagem de perfil

De Sónia Pessoa a 11.01.2010 às 00:35

Parabéns amigo, mais uma vez, excelente post. Eu quero acreditar que o acompanhamento que dou aos meus filhos, os alertas que lhes faço, a orientação que lhes dou, têm como resultado o usarem a internet com inteligência e precaução, mas há sempre o risco de serem desviados sem que disso se apercebam, e isso é uma coisa que me assusta. Resta-me estar atenta, confiar e manter-me sempre por perto. Beijinhos amigão
Sem imagem de perfil

De Cristina a 11.01.2010 às 14:14

Olá,

Eu acho que já há informação suficiente sobre este assunto e sobre os riscos que os adolescentes correm. Mas o que talvez haja também é um excesso de confiança dos pais. O mesmo excesso de confiança que os leva a deixar os filhos sairem à noite demasiados novos, a regressarem a casa de boleia sabe-se lá de quem e coisas do género.


Cristina
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 12.01.2010 às 23:08

Olá

Sim, sem duvida, a maioria de nós acha que as coisas só acontecem aos outros e esquecemos que as curvas da vida não escolhem uns e outros.
É na informação que está a chave disto tudo, nós temos que saber falar e informar os nossos filhos.

Jorge

Imagem de perfil

De Jorge Soares a 12.01.2010 às 23:05

Olá Sónia.. é bom ver-te por cá.

Temos que estar muito atentos amiga, muito atentos e sobretudo, falar com elas abertamente.

Beijinho
Jorge
Sem imagem de perfil

De Visitante assiduo a 11.01.2010 às 16:20

Olá jorge; este assunto toca-me pq recentemente tive uma experiência interessante com uma suposta colega da cria lá de casa!!!
Uma colega que pedia insistentemente para ela ligar a camara... mas a outra a não tinha! Eu não deixei ligar mas ia espreitando a coisa.
Começei a não gostar da conversa , qd li perguntas tipo " tás sozinha no computador?" ou "gostava de ver o que tens vestido"... não aguentei e meti-me ao barulho. Fiquei no lugar da cria e a conversa que tive foi um grande alerta; aquilo não podia ser conversa de uma criança; era um adulto disfarçado de cordeiro. Apartir daquele dia nunca mais esteve sózinha no msn e só fala com amigos depois de pedir autorização e com conversas controladas.
Nunca se sabe quem pode estar do outro lado!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 12.01.2010 às 23:09

Olá

Pois, é nesse tipo de coisas que temos que estar atentos... muito atentos..e controlar muito bem

Beijinho, temos que ver se falamos...

Jorge
Imagem de perfil

De C.M. a 11.01.2010 às 22:17

Tivesses tu mentido e dito que tinhas 20 anos e sabias agora tudo sobre elas.... É assustador como as miúdas não têm consciência dos perigos que estão por aí à espreita. Algumas até sabem, mas devem sofrer do síndroma do " só acontece aos outros"...Os pais têm de estar muiiiito atentos!!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 12.01.2010 às 23:11

O mais engraçado é que elas mantém lá o contacto activo e uma delas até me incluiu nos emails que manda para o grupo de amigos....

Há muito que eu não tenho 20 anos..e além disso, detesto que me escrevam com k e só metade das letras

Beijinho
Jorge
Sem imagem de perfil

De Premios a 11.01.2010 às 22:41

http://www.premiospassatempos.com/

Prémios e Passatempos ! Tu ganhas !

http://www.premiospassatempos.com/
Sem imagem de perfil

De Ouriço a 11.01.2010 às 22:47

Há uns anos, uma colega minha teve uma experiência idêntica, mas do lado de lá (do msn e do oceano) estava um miúdo de 13 anos que se levantava quando os pais estavam a dormir e ia conversar para a net com quem aparecesse. Eram 4 da manhã no país dele quando estiveram a conversar...
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 12.01.2010 às 23:13

Olá

Pelos vistos não é só comigo que isto acontece :-)

Há muita gente com gosto pela aventura ...

Jorge
Sem imagem de perfil

De DH a 12.01.2010 às 09:56

Bom dia Jorge.
Ontem vi este teu post (cheio de sentido) e não comentei por estar ocupada com outra coisa que me exigia concentração. Pensei que hoje encontraria aqui muitos mais comentários...

Sinto, como mãe de duas (quase três) crianças, que educar passa também por estar atento para além de impôr regras. Como quando eles começam a andar, ou os ensinamos a nadar, ou... que nos obrigamos durante uns anos a ir observando e protegendo, sem impedir que a aprendizagem se faça com algumas quedas e sustos (para ambos). Não se pode facilitar a utilização da internet sem que exista essa atenção (durante uns anos), sem se explicar quais os perigos e definir regras.

Para um adolescente estar a falar com um "estranho" que nos entende tão bem deve ser mesmo uma atracção.

Também eu estou a aprender enquanto os educo, sinto-me continuamente nesse processo, e desejo acima de tudo estar presente nos momentos em que o perigo possa espreitar.

Dulce
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 12.01.2010 às 23:20

Olá Dulce

Isto fraco de comentários...deve ser da chuva e do frio

Todos os dias aprendemos e eu tenho cá em casa uma que cada vez entra com maior velocidade no mundo digital... trata o computador e as redes sociais por tu... é preciso muita atenção e muito cuidado, até porque quando nos descuidamos já eles estão a dar a volta ao texto...

A maneira como vês e colocas as coisas é a mais correcta, acho que vais no bom caminho

Jorge
Imagem de perfil

De Teresa a 12.01.2010 às 11:22

Olá Jorge,

As tuas esperiências deixam-nos a pensar, também já tive algumas situações dessas e é realmente preocupante. Eu acho que a internet pode ser perigosa, porque há gente maldosa que se aproveita de adolescentes inocentes como as que falaram contigo, ele(a)s não tem consciência de não estão protegidos só porque estão sentados atrás de um computador e nem sempre do lado de lá está uma pessoa boa como tu..por isso acho que a internet pode ser bastante perigosa, mas nada que uns pais sensatos e responsáveis também conseguirão ultrapassar,estabelecer limites, regras e tudo se resolve como todos os outros problemas da adolescência.

Beijinhos***
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 12.01.2010 às 23:22

É mesmo preocupante, até porque uma delas além de manter o meu contacto activo, passou a incluir-me na lista dos amigos para quem envia emails....

Falta muita formação e informação, sem dúvida.

Beijinho
Jorge

Comentar post



Ó pra mim!

foto do autor



Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D