Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Porque: "A vida é feita de pequenos nadas" -Sergio Godinho - e "Viver é uma das coisas mais difíceis do mundo, a maioria das pessoas limita-se a existir!"
Acho que já disse aqui que tenho um filho adoptado, aliás, os posts sobre famílias de acolhimento e adopção são dos que trazem mais leitores ao Blog.
Ontem vinha para casa e ouvi esta noticia no rádio, o Santana foi ao Algarve, e aproveitou para visitar o refugio Aboim Ascenção e já agora para repetir as mesmas coisas de sempre.
O homem levava a lição estudada de casa, sim, há 17 000 crianças institucionalizadas, sim há perto de 1700 famílias inscritas a nível nacional como candidatas à adopção. Isto dito assim até parece simples 10 crianças por cada família ......é só agilizar os processos e todo o mundo feliz., certo?.....completamente errado.
É verdade que há 17 000 crianças institucionalizadas em Portugal, o que se esqueceram de dizer, O Santana, o Vilas Boas e os jornalistas, é que destas todas, só perto de 200 é que estão sinalizadas para adopção. E destas 200 uma parte dificilmente irá ser adoptada, porque raramente aparecem candidatos portugueses a crianças maiores de seis anos, dificilmente aparecem candidatos portugueses a crianças com doenças ou deficiências e dificilmente aparecem candidatos portugueses que aceitem irmãos. Já para não falar que é dificil colocar crianças de côr.
E como só temos perto de 200 crianças para 1700 candidatos, normalmente as pessoas tem que esperar 4, 5 e mais anos por uma criança, é claro que se os candidatos estiverem dispostos a aceitar crianças maiores, com deficiências ou de outras raças o tempo é menor, muito menor se aceitarem crianças com mais de 5 anos.. mas esses são uma pequena minoria. As outras 16800 crianças estão entregues e ao cuidado do estado, já seja temporaria ou definitivamente. É que basta que algum familiar apareça ou ligue a perguntar pela criança cada 3 meses, essa crinça não é sinalizada para adopção...e muitas delas ficam assim, no limbo, até serem maiores de idade.
Também é verdade que muitas instituições não agilizam os processos e isso piora a situação, o que o Sr Vilas Boas não disse é que isso acontece porque o estado paga uma quantia muito elevada mensalmente por cada criança na instituição e não fiscaliza nada. É claro que muitas instituições não sinalizam as crianças, é que se elas se forem embora deixam de receber. Aqui há uns tempos ouvi falar de uma instituição algures no norte que nunca tinha entregue nenhuma criança para adopção.
O Santana diz que o PSD vai entregar um projecto de lei......onde estava o PSD quando a actual lei foi aprovada em 2003? E sabem que mais, não há lei nenhuma que vá mudar esta situação.
Sou algumas vezes procurado por colegas, por amigos, por conhecidos, pessoas que por um motivo ou outro tem o desejo de adoptar, normalmente falo com as pessoas, tento perceber os seus motivos e encorajo-as a adoptar. É claro que a maioria delas não sabe no que se mete, existe uma ideia comum de que o que não faltam é crianças à procura de pais, já todo o mundo ouviu a historia das 17000 crianças, e ficam admiradas quando eu falo em 5 e mais anos de espera.
Eu passei por um processo de adopção, sei o difícil e frustrante que este pode ser, já dei comigo a pensar se realmente devia aconselhar alguém a passar pelo mesmo. E realmente, noticias como esta não ajudam nada.
Se alguém chegar até este post porque quer adoptar, força eu adoptei e só ainda não o voltei a fazer porque infelizmente o dinheiro não dá para muito mais, o meu email está algures no perfil, eu responderei amavelmente a qualquer dúvida ou questão.....mas é difícil , é complicado e pode ser muito frustrante.
Jorge
PS:Imagem retirada da internet