Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A minha Papoila e a candidatura do Fernando Nobre

 

O que tem de comum um livro brasileiro sobre espiritualidade e a candidatura do Fernando Nobre à presidência da República? ambas utilizam uma fotografia minha que foi escolhida do meu blog Momentos e Olhares,  o que tem de diferente? de certeza que muitíssimas coisas, mas além de todas as outras tem de diferente que o autor do livro, antes de o publicar teve a delicadeza de me enviar um mail em que me perguntava se poderia utilizar a fotografia.... a comissão executiva da candidatura do senhor Fernando Nobre, pegou na fotografia, colocou-a online na página do facebook e depois enviou-me um mail a informar.

 

É verdade que eu tinha no blog um disclaimer onde autorizava a utilização das fotografias sempre que fosse referenciado o autor e o blog... mas vamos lá ver. Eu acho que existe alguma diferença entre utilizar uma fotografia para ilustrar um post num blog ou num trabalho escolar, e acreditem, já houve estudantes que me contactaram a pedir autorização, e utilizar a fotografia como símbolo de uma campanha para a presidência da república com tudo o que isso significa.

 

Para mais quando existe uma enorme diferença entre ceder a imagem e ceder os direitos de autor, será que o disclaimer que estava no blog lhes permite por exemplo fazer e vender merchandasing da campanha com a imagem?

 

Ainda para mais, quando eu enviei um mail a indicar que achava que me deveriam ter contactado antes e a perguntar onde estão as referências ao autor, eles respondem assim:

 

"A referência ao seu blog está feita desde o momento em que foi editada a NOTA  onde se define os símbolos da candidatura. Veja por favor na pagina da candidatura no separador NOTAS.
Não o contactámos previamente dado informar no seu blog que as fotos eram livres de serem utilizadas agradecendo-se no entanto referência à origem da foto. Não havia qualquer pedido de contacto prévio.Se houvesse, teria sido escrupulosamente  respeitado. Cumprimos na íntegra o seu legítimo pedido.

cumprimentos

C.Executiva da Candidatura de Fernando Nobre"


Sou eu que estou de pé atrás, ou há aqui alguma falta de humildade e até arrogância?

 

Li algures que a campanha deste senhor é a primeira verdadeiramente democrática desde o 25 de Abril.. pois, para amostra, muito democráticos com esta atitude.

 

Pois meus senhores, lamento muito, mas a fotografia é minha e nas condições actuais e a menos que decidam falar comigo sobre a forma como poderei ceder os direitos, não podem utilizar a minha fotografia na campanha.

 

Deixo também o aviso a todos os apoiantes do senhor e mesmo aos meios de comunicação social, não autorizo a utilização da imagem a ninguém, e tomarei todas as medidas necessárias para fazer valer os meus direitos.

 

E não é de dinheiro que estou a falar, eu não quero vender os direitos da fotografia, também não se trata de politica, não sou nem nunca fui filiado em partido algum, nunca apoiei nenhum candidato a cargo algum,  nem está em causa a pessoa do Sr Fernando Nobre. Bastava terem tido a humildade de reconhecer o erro e admitirem que sim, que me deveriam ter contactado antes, e eu teria esquecido o assunto, para mim a fotografia é um Hobbi, não vivo nem pretendo viver disso, trata-se de dignidade e respeito pelo trabalhos dos outros.

 

Update: Conforme foi publicado na página do Facebook da campanha, retiraram a fotografia e não a vão utilizar,  este é portanto um assunto encerrado

 

Jorge Soares

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:27


27 comentários

Sem imagem de perfil

De Aespumadosdias a 12.04.2010 às 22:36

Estiveram mal. Tiveram foi bom gosto. A fotografia está muito boa.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 13.04.2010 às 22:43

Estiveram sim... e para além de mais são arrogantes.. não se começa uma campanha eleitoral destas com base no aproveitamento de coisas de outras pessoas.

Jorge
Sem imagem de perfil

De xana a 12.04.2010 às 23:24

É assim mesmo Jorge! Que raio de democracia é essa, que primeiro utilizam e perguntam depois? Nem que dissesses no teu blog "sirvam-se à vontade", acho que a boa educação manda que se pergunte primeiro e depois se utilize. É tal e qual como se te visitassem na tua casa e disseses estejam á vontade... o que não quer dizer que te entrassem porta dentro e se metessem em todas as divisões como se estivessem em casa própria. Mesmo que o disseses, não é motivo para te entrarem em casa, irem ao wc, usarem, e depois dizerem, olhe usei o seu wc, muito obrigado e desculpe... mesmo quando se está na casa dos outros e nos dizem, sinta-se à vontade, deve-se sempre perguntar antes de usar seja o que for, ou mexer no que quer que seja, pelo menos é assim que eu costumo fazer, não faço da casa dos outros a minha, isso não é democracia, mas anarquia...
(sei que é uma comparação parva, mas é a forma que acho que melhor explica o meu ponto de vista).
Ando com uma vontade de ir até ao Montijo e área circundante para fotografar as papoilas vermelhas, vermelhas, vermelhas que por ali aparecem aos montes. Dá vontade de apanhar um ramo enorme e meter numa jarra, é que são de um vermelho, veremelho, mesmo vermelho como nunca vi, e da forma que aparecem tão juntas, ainda por cima são grandes, vão fazer umas fotos lindas. Pena a minha maquineta não permitir grandes voos, mas vou de certeza fazer umas boas fotos mesmo assim.
Bjks
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 13.04.2010 às 22:49

Olá

Xana, tens que dar uma volta por estes lados, aqui ao lado da via rápida há muitíssimas.. ainda ontem dei uma volta aqui pelo jardim e no sitio onde apanhei esta havia dezenas delas.. incluindo umas lilás que já andavam por lá o ano passado... é só dares cá um saltinho ...

beijinho e obrigado amiga

Jorge
Imagem de perfil

De Abigai a 13.04.2010 às 09:39

Olá Jorge, realmente não me parece que seja impressão tua, há mesmo aí muita arrogância e falta de humildade. Mas como já aqui li, tiveram foi muito bom gosto, a foto é linda!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 13.04.2010 às 22:51

Olá

Ainda bem que tu também achas,...

A foto é gira.. mas para dizer verdade, eu tenho uma enorme colecção de papoilas..e ainda ontem apanhei algumas mais bem perto do sitio onde estava esta..e tenho algumas bem mais bonitas :-)

Beijinho e obrigado
Jorge
Sem imagem de perfil

De Leamar a 13.04.2010 às 10:31

Bom dia Jorge.
Sempre gostei de uma boa "ensaboadela" na cara de quem pensa que é muito limpinho!!!!
Arrecadaram-se não foi???
Pois mantenham-se arrecadados até que aprendam...
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 13.04.2010 às 22:58

Olá

Havia aqui duas alternativas, uma era deixar andar... e passar um ano a ver cartazes com uma fotografia minha e em lugar de me sentir orgulhoso, sentir-me irritado..a outra era dizer o que me ia na alma... ora... eu não sou de guardar nada a ninguém..e não gosto de arrogâncias e oportunismos.

E felizmente eles perceberam que não queriam ter uma pedra no sapato a campanha toda. .. assunto arrumado

Beijinho
Jorge
Jorge
Imagem de perfil

De Pedro Oliveira a 13.04.2010 às 15:09

Mais nada!
assim mesmo, Jorge.
abr
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 13.04.2010 às 23:00

Olá Pedro

Pois, há quem exista.. eu vivo, e não guardo nada na alma.

Abraço amigo
Sem imagem de perfil

De Sofia a 13.04.2010 às 15:20

Sempre achei que essas fotos de flores te iam meter em apuros! :) ehehe
Só não percebo, fotos de papoilas devem existir aos molhos, esse pessoal nunca ouviu falar de bancos de imagens? Get pictures e tal, sites sem royalties!??? Enfim...
De qualquer forma, acho que a tua reacção foi um bocadinho too strong! Mas respeito!
beijinhos
sofia
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 13.04.2010 às 23:06

Sofia... estamos a falar de uma campanha eleitoral.. os bancos de imagens também tem letras pequeninas, ou tu achas que alguém dá algo a alguém? as fotografias dos bancos de imagem tem utilização limitada.. como é evidente.

Tu não achas que entre tantos ilustres que o apoiam não haverá fotógrafos profissionais e tudo? Porque achas que precisaram de ir procurar nos blogs? Porque os fotógrafos prezam o seu trabalho..e não estão dispostos a dar .. amigos amigos negócios à parte. Mas vê lá tu.. eu até dava ... aliás, deixei a porta aberta no post.

A minha reacção teve a ver com algo simples, imaginei-me durante o próximo ano a encontrar a minha fotografia em todo lado...e em lugar de orgulhoso a sentir-me irritado com a prepotência deles.. passar um ano irritado é dose... não achas? Preferi despejar a alma, assunto resolvido e seguimos em frente.

Jorge
Sem imagem de perfil

De Sofia a 14.04.2010 às 17:10

Não me expliquei bem. Há mesmo sites em que se paga um euro por fotos desse tipo. Get Pictures e outros e podes usar como quiseres, royalty free mesmo!!!
Isso foi claramente obra de um cromito qq promovido a gestor de campanha, que foi ao google e meteu flores e pumba.... já está! E até teve sorte tinha um Disclaimer a dizer que podia usar! Percebo os teus pruridos de autor mas a verdade é que eles nem cometeram nenhuma ilegalidade, apenas falaram contigo à posteriori quando as boas praticas da ética diziam que devia falar à priori. Mas falaram! Acho que o teu Disclaimer provocou um pouco a situação pois deixava a porta aberta! Claro que um livro e uma campanha eleitoral são coisas bem diferentes e percebo que não quisesses a tua papoila em todo o lado! beijinhos sofia
Sem imagem de perfil

De António Manuel Dias a 13.04.2010 às 18:22

Jorge, penso que estás a misturar dois conceitos diferentes. Um é a cortesia de, mesmo quando a licença do material original o permita mas não o requeira, notificar sempre os autores de que se vai usar esse material para um qualquer fim antes do facto consumado.

O outro é o conceito legal. Se no local onde tinhas as fotografias publicadas se podia ler que estas podiam ser usadas livremente, isso significa que legalmente qualquer pessoa as pode usar para qualquer fim sem ter de te pedir nada ou mesmo avisar. E, mesmo que depois alteres a licença dessas fotos, já não irás a tempo de impedir a sua utilização, uma vez que esta foi feita com a licença anterior. Esta é a minha opinião, mas eu não sou advogado ou, como se diz em internetês, IANAL.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 13.04.2010 às 23:13

António.. na verdade não sei se será assim tão simples, os direitos de autor são uma coisa complexa..e o das fotografias tem capítulos próprios.. vários..

Convenhamos que não é a forma de criar um símbolo de uma campanha politica..e que isto não fala nada bem de pessoas que pretendem marcar a politica pela diferença..

Jorge
Sem imagem de perfil

De António Manuel Dias a 13.04.2010 às 23:30

Legalmente, o autor tem todos os direitos sobre as suas criações e a lei só intervém para lhe tirar direitos em casos especiais (como a utilização jornalística ou para propósitos de educação, por exemplo). Se o autor prescinde desses direitos, como quando diz que a utilização dos seus trabalhos é livre, não pode depois tentar retirá-los aos seus utilizadores. Depois de ofereceres algo a alguém não o podes pedir de volta...

Mas, mais uma vez, isto é falando da legalidade da coisa. Outra coisa é a cortesia que deve existir entre utilizadores e autores, e aí tens todo o meu apoio neste caso -- não é peso que um candidato ao mais alto cargo público queira ter na sua campanha.

Os primórdios da Internet foram marcados por engenheiros e cientistas que, acima de tudo, acreditavam na partilha do conhecimento e informação. Infelizmente, muitos dos que vieram a seguir viram aí apenas um local onde podiam quebrar as leis e conseguir coisas à custa dos outros. A cortesia e espírito de partilha praticamente desapareceu, limitando-se agora a alguns nichos, como a comunidade do software livre. Isto diz-me muito sobre a verdadeira qualidade da humanidade...

Cumps.
Imagem de perfil

De Existe um Olhar a 13.04.2010 às 21:07

Olá Jorge
Como sabes tenho uma grande admiração pelo trabalho que o Dr. Fernando Nobre tem desenvolvido como presidente da AMI... como futuro político já não prevejo grande sucesso, não por achar que a pessoa que é e os valores que lhe são atribuídos sejam alterados, mas sim, porque o que geralmente acontece é que gente boa e com capacidades governativas não conseguem rodear-se de igual valor.
Começa mal quando há alguém que comenta em tom irónico e com desfaçatez a tua posição.
Não há decreto lei que possa suplantar a delicadeza, a humildade e a boa educação.

Manu
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 13.04.2010 às 23:17

Olá

Sabes Manu, para a politica fazem falta políticos, por muito que se fale mal deles, por muito que os critiquemos, a verdade é que só pessoas com preparação politica podem ser bons governantes.. eu tenho a certeza que políticos a sério, nunca fariam algo assim.

O Dr Fernando Nobre é uma pessoa que certamente é de admirar pelo que fez em prol de muita gente... mas dificilmente será um bom governante.

Beijinho
Jorge

Imagem de perfil

De Miss Pepper a 13.04.2010 às 22:14

Amigo, é o segundo blog em que entro hoje e encontro um post acerca de direitos de autor, devido ao uso indevido de material dos outros. é uma falta de respeito revoltante. Não custa dizer de quem são as coisas, acho eu. Mas já não há boa fé mas sim interesses secundários.
Eu se fosse a ti alteraria imediatamente o disclaimer, não vá o diabo tecê-las... :/

Beijokas!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 13.04.2010 às 23:19

Olá

Ora nem mais.. já mudei..e acrescentei umas linhas de código que pelo menos a muita gente vão impedir a gracinha.

Beijinho
Jorge

Imagem de perfil

De shark a 13.04.2010 às 23:59

Eu pasmo como o Dr. Nobre se deixou arrastar para o lodaçal da política e acho que se vai dar mal com essa decisão.
Mas aqui o que importa é que a avaliar pelo tom da reacção que obtiveste, o Dr. Nobre está mal acompanhado na aventura. É que se reagem assim a um blogger, vai ser o bom e o bonito quando tiverem que enfrentar as pressões da Comunicação Social, por exemplo...
Quanto à tua posição, subscrevo-a. A malta tem que perder a mania de que os blogues são arraia miúda e que por isso vale tudo.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 14.04.2010 às 21:32

Muito haveria a dizer sobre esta candidatura, sobre as suas motivações e quem sai beneficiado... mas por algo será que nos blogs afectos ao PSD se saudou tanto.

A verdade é que nós achamos que não, mas a politica é para ser feita por políticos, e alguém que não vem da politica, alguém que não está preparado para alguns dos lugares chaves, dificilmente consegue sobreviver.

Mas tens razão, se eles não conseguiram lidar com uma situação tão simples como esta, como será quando apanharem com os tubarões?..

Já li o teu post e subscrevo completamente, há muitíssima gente sem nome a criar todos os dias, tem que haver respeito pelo trabalho de todos.

Abraço e obrigado
Jorge Soares

Comentar post


Pág. 1/2



Ó pra mim!

foto do autor



Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D