Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Já tenho idade para deixar de ser inocente II

por Jorge Soares, em 14.04.10

Plágio é crime

 

Retirado de http://www.blogdicas.com.br/fotos/2007/08/o-plagio-de-textos-dos-blogs.jpg

 

Foi há mais de um ano que a Cigana escreveu um post que tinha como titulo Plágio é Crime, um post em que se falava de  plágio na blogosfera e na internet, na altura achei aquilo um exagero e os comentários deram para uma saudável troca de ideias em que escrevi coisas como estas:

 

Na verdade é coisa que não me preocupa .. também não sei quem haveria de me querer plagiar! ou "Eu tenho um blog de fotografias.... de vez em quando olho para os logs e vejo que me chegam pessoas de blogs que eu nem sabia que existiam... vou lá e é alguém que utilizou uma das minhas fotografias e colocou o link .... devo ficar chateado ou orgulhoso?"

 

Quando contei à Cigana o que se estava a passar, ela não perdeu tempo a atirar-me com o post e os meus comentários da altura, hoje a Rita Tomás  nos comentários ao ultimo post fez o mesmo e quanto a mim muito bem... porque eu mereço.

 

Há quem diga que eu tenho mau feitio, que por vezes tenho, mas se há algo que sei reconhecer é que não sou dono da verdade e que a vida me pode ensinar que há mais formas de olhar para ela para além da minha... e desta vez, eu reconheço... se calhar não sou assim tão mau fotógrafo... e por vezes, o facto de alguém nos plagiar ou abusar da nossa boa vontade, pode ser motivo de raiva.... mesmo que como o António e a Sofia repetiram, esta não tenha sido bem uma situação de plágio.... foi mesmo inocência minha... ou como dizia a Flor... é a consequência de sermos bonzinhos.

 

Eu já disse isto nos comentários, mas vou repetir aqui para quem não leu, acreditem ou não, eu passei dois dias a remoer esta situação... e até dormi mal. No topo do blog há uma frase lapidar  "Viver é uma das coisas mais difíceis do mundo, a maioria das pessoas limita-se a existir!", limitar-me a existir teria sido deixar que utilizassem a fotografia depois daquele mail deles que considerei arrogante, seria passar o próximo ano a ver a minha fotografia em tudo quanto era sitio e em lugar de orgulho, sentir raiva pela arrogância deles... um ano é muito tempo..e eu gosto de sentir orgulho das coisas que faço... se dão raiva, é porque estão erradas... só me restava viver..e viver teria que ser dizer o que me ia na alma.. e foi isso que fiz.

 

Não vou discutir aqui quem tem razão ou não, quem leu o post de ontem percebeu que deixei a porta aberta a autorizar a utilização da fotografia, bastava que falassem comigo e discutissem as condições.. e cedia-a de forma gratuita... sim, eu sei, sou lírico e não aprendo nada... mas sou eu.

 

Consequência imediata de tudo isto... como dizia a minha meia laranja esta tarde, estou a fazer que paguem justos por pecadores, mas não só alterei o disclaimer do Blog, como coloquei código que vai dificultar a copia das fotografias.. não quero voltar a passar por isto... continuarei a ceder as fotografias a quem mas pedir ... mas definitivamente, a verdade é que vivemos num mundo em que quem dá a mão fica sem o braço...e está na altura de eu deixar de ser bonzinho.

 

Não quero deixar de referir  o Post do Shark sobre este assunto e estas suas palavras que subscrevo na totalidade:

 

E é mais um exemplo de como nós, autores que blogam, temos mesmo que nos pôr a pau com as utilizações (aproveitamentos?) possíveis do trabalho que publicamos de borla e, na maioria, sem a redoma do estatuto de figura pública, acautelando o necessário enquadramento de tudo quanto publicamos numa legislação que evite os abusos ou, como parece ser o caso, a simples falta de cortesia.

 

A blogosfera é feita de muitas coisas, e há pessoas que todos os dias criam coisas válidas... coisas que merecem o respeito de todos.

 

E sim, eu mereço mesmo que me atirem as minhas palavras naquele post da cigana pela cabeça abaixo.

 

Jorge Soares

 

PS:Para quem gosta de papoilas... vejam só estas belezas

publicado às 21:37


9 comentários

Sem imagem de perfil

De stiletto a 14.04.2010 às 22:52

A internet, e com ela a blogosfera, trouxe coisas boas e outras menos boas. É uma maneira da nossa opinião, dos nossos desabafos, do nosso trabalho (mesmo o amador) chegar a muito mais pessoas do que chegaria doutro modo. Eu acho que tens razão em gostares que te tratem com cortesia ainda para mais se a imagem iria ser utilizada numa campanha política seja ela qual for. A verdade é que aquilo que fizeste agora já deverias ter feito há mais tempo pra acautelar situações destas, não é verdade? É muito diferente utilizar uma foto num trabalho escolar ou utilizar num outdoor... não custava nada terem pedido educadamente, é tudo uma questão de boas maneiras...quem não toma chá em pequenino...
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 15.04.2010 às 23:23

Olá

Vamos vivendo e aprendendo.. eu acho sempre que as pessoas vem por bem... acho que vou ter que rever essa minha posição.

Jorge
Imagem de perfil

De DyDa/Flordeliz a 14.04.2010 às 23:47

Fizeste o que achaste que devias fazer, pois faltou uma enorme quantidade de charme na resposta que obtiveste.
Sabes, há quem pense que uma foto não tem grande importância. Afinal, basta uma máquina, no entanto para quem gosta e se dedica não é assim.
Cada foto é um pouco de mim. Do meu tempo. Da minha criatividade. Da minha sensibilidade. E ainda do meu investimento particular (o material tem custo!). Roubo horas ao sono. À família. Abdico do sofá. De um filme. Uma esplanada.
E que espero em troca? Muito pouco ou quase nada!
Apenas que, se alguém passar e se lembrar entrar no meu espaço “blog”, goste tanto como eu gostei quando a lá coloquei.
Se quiser usar e me avisar o meu trabalho será recompensado. Se usar sem avisar, é óbvio que me deixará frustrada.
No teu caso (a papoila) nem era para uso particular, mas para uma campanha publicitária a nível nacional.
Eu ainda preciso acreditar que as pessoas não agem de má fé.
No entanto a teimosia orgulhosa não é um motivo que se louve a ninguém, muito menos, quando andam à procura de votos e apoiantes.
Esta situação fez-me recordar a casa de meus pais. A minha mãe semeava salsa e a minha tia colhia.
Mas…
Pelo menos tinha o bom senso de todos os dias a chamar e perguntar: posso colher um pé de salsa?
Ora…
Se a minha mãe a continuava a semear e ela a colher - era consentido!
É precisamente aqui que reside o teu descontentamento. Mesmo que existisse uma frase no “blog” a autorizar o uso de imagens, esqueceram a parte do aviso antes de invadirem a propriedade alheia.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 15.04.2010 às 23:26

Pelos vistos anda muita gente por aí a tentar colher a salsa do vizinho... temos que comprar um cão amiga.

Beijinho e obrigado pelo teu comentário

Jorge
Sem imagem de perfil

De António Manuel Dias a 15.04.2010 às 00:45

Duas coisas:

1. O código que colocaste não dificulta a cópia das imagens, apenas força quem o quiser fazer a ver uma janela e clicar num botão duas vezes seguidas antes de efectuar a cópia (ou nem isso, para quem preferir a porta das traseiras).

2. Sobre plágio, esta também está interessante: http://tinyurl.com/y6xkouu
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 15.04.2010 às 02:02

Pois.. eu já tinha visto,.. escusavas era de dizer aqui publicamente..e com o Internet explorer funciona bem ..tenho que ver onde está a solução para os outros browsers..e eu disse que dificultava...

Tu és um desmancha prazeres..sabias?
Sem imagem de perfil

De António Manuel Dias a 15.04.2010 às 13:04

Oh Jorge, isso nem parece teu. É evidente que quando se está a visualizar as fotografias no navegador isso quer dizer que elas já estão no computador, pelo que haverá sempre uma forma qualquer de as guardar. O que fizeste foi (tentar) impedir a forma mais habitual de guardar uma imagem presente numa página web -- o que nem sequer resulta em navegadores que permitem impedir os scripts de alterar os menus de contexto.

De qualquer forma, mesmo com essa amostra de navegador que é o Internet Explorer (ainda há alguém a usar isso?), há pelo menos duas formas de guardar as imagens do teu site sem passar pelo aviso que a cópia não é permitida.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 15.04.2010 às 19:06

Antonio... eu sei perfeitamente que qualquer meio entendido na matéria consegue ir lá e levar o que entender... mas pronto... aquilo dificulta um bocadinho.

E sabes que mais, eu olho regularmente para os logs aqui do sitio... descobrem-se coisas interessantes, como por exemplo, das perto de 350 almas que diariamente aqui caem ... deve ser por engano de certeza... mais de 300 utiliza o IE..... isso são muitos alguém..

Jorge
Sem imagem de perfil

De António Manuel Dias a 15.04.2010 às 19:34

das perto de 350 almas que diariamente aqui caem ... deve ser por engano de certeza... mais de 300 utiliza o IE..... isso são muitos alguém..

Pois é. Mesmo aqui no Maracujá a percentagem de utilizadores de IE ronda os 50%. Depois queixam-se...

Voltando ao assunto, é usualmente consensual que security by obscurity (http://en.wikipedia.org/wiki/Security_by_obscurity) é uma má opção de desenho.

Comentar post



Ó pra mim!

foto do autor



Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D