Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Eu, deus, o papa, a igreja católica e o circo

por Jorge Soares, em 18.05.10

Considero-me uma pessoa de mente aberta e apesar do meu mau feitio, tolerante, tenho uma maneira muito minha de ver o mundo e sempre que possível, tento ver um pouco mais além.. sei que não sou dono da verdade e há muito que aprendi que qualquer palavra tem sempre pelo menos  três significados: o de quem a disse,  de quem ouviu e do dicionário.

 

Tenho este blog há 3 anos, já aqui se falou de tudo um pouco mas há temas recorrentes, a religião é um deles, é algo que faz parte do mundo em que vivemos e do nosso dia a dia. A maioria dos meus leitores já sabe que para mim Deus não existe, Ponto final!, mas também sabe que  sou uma pessoa que pelo menos no blog, tenho algum bom senso e que sobretudo, respeito as crenças dos outros.

 

Mas respeitar não é deixar de ter opinião e de a emitir. O post da passada segunda feira, o dos 75 milhões de Euros, pretendia ser uma crítica ao governo e à forma como em 3 ou 4 dias deitou fora 75 Milhões de Euros, e a como ao mesmo tempo que dava tolerâncias de ponto anunciava aumentos de impostos que nos vão penalizar a todos. No post classifiquei tudo o que rodeou esta visita como um circo... esqueci de pedir desculpa aos artistas de circo que são pessoas decentes, mas disse aquilo que entendia, porque na verdade, a mim tudo me pareceu um enorme circo.

 

Publiquei o post no Facebook e tive o seguinte comentário:

 

"Antes do mais é de muito mau gosto apelidar de "circo" algo que só porque senão acredita, se julga no pleno direito de abusar nos adjectivos, simplesmente para agredir a ideologia a que se refere.
Pena é que seja pelo simples facto de não acreditar em Deus que dá o nome de circo ao acontecimento da vinda do Papa a Portugal.
Achar que se pode simplesmente apelidar de circo a uma crença que é alicerçada num homem como o Papa, e que é seguida por milhões de pessoas em todo o mundo. è no mínimo o que eu chamo de abusar da liberdade de expressão.
Passando por cima dos sentimentos dos outros.
A nossa liberdade de expressão vai até ao ponto em que respeitamos a liberdade/opinião/crença dos outros.
Sem os ofenderem.
Nem vou comentar o facto de escamotear o trabalho feito pela Igreja em prol dos mais necessitados, com o trabalho feito pelas centenas de movimentos da própria Igreja.
Pois como é normal numa pessoa que faz uma "dedicatória" destas ao Papa e consequentemente á Igreja, não tem o mínimo conhecimento do que ele é.
È de muito mau gosto e muito má indole apelidar seja o que for de Circo, só porque se é adverso a algo...."

 

Reparem bem na parte que diz  "abusar da liberdade de expressão" .. é importante. É evidente que todos temos direito a ter opinião e a do senhor é de respeitar tal como a minha.. eu respondi ao comentário no Facebook, como respondo aos que me fazem nos blogs... e para mim era assunto encerrado.

 

A meio da tarde achei muito estranho que alguém que tem como fotografia no Facebook um pendão do papa me enviasse um pedido de amizade, achei tão estranho que ao contrario do que costumo fazer com quem não conheço, aceitei e fui ver.. e encontrei o seguinte:

 

Comentário no facebook

 

Lembram-se do detalhe da liberdade de expressão?.. pois, eu é que abuso da liberdade de expressão. Não sou pessoa de odiar, há pessoas e coisas de que não gosto, há coisas que detesto, há momentos que detestei viver.. mas odiar... definitivamente não.. A Igreja católica merece-me o mesmo respeito que outra qualquer, é verdade que sou crítico sobre as suas práticas e sobre as opiniões de quem a governa... mas ser crítico e expressar opinião não é odiar. Depois de ler isto cheguei a pensar se não teria alguma vez exagerado.. talvez, mas a verdade é que para além de este mesmo senhor, nunca ninguém mostrou tal desagrado sobre as minhas palavras e eu sei, porque olho para os logs, que os posts sobre deus tem muitas visitas.

 

Não faço ideia se a mensagem foi colocada em algum outro lugar do facebook ou fora dele, sei sim que o dono do sítio onde foi publicado o retirou ao fim do dia e que ninguém me veio pedir contas.... o que só atesta a minha insignificância e já agora, a dele.

 

É claro que tudo isto é de péssimo mau gosto,  se alguém tem algo a dizer-me, agradeço que o faça directamente e de preferência aqui no blog... eu até gosto de uma boa polémica... falar nas costas das pessoas é feio... e além disso a época da inquisição já lá vai... para sorte minha 

 

E claro, não retiro uma vírgula de tudo o que já aqui escrevi sobre deus, religiões e a igreja católica.

 

Jorge Soares

publicado às 22:10


16 comentários

Sem imagem de perfil

De xana a 18.05.2010 às 23:28

Oh Jorge, tu tens é um íman de atrair malucos, é o que é...
Olha monta um centro de antedimento a pessoas que não sabem lidar com a liberdade de expressão... pode ser que aprendam alguma coisa.
Sinceramente eu também acho que a vinda do Papa, foi de um exegero tal, que até deu para o pessoal do Porto montar competição com Lisboa e tentarem ter mais pessoas a assistir á missa campal, do tipo, nós aqui somos mais católicos que vocês. Tanto dinheiro gasto, que para um Estado que se quer laico, até deu para o P.R. e família terem encontro privado com o Papa. E nós a pagar a crise, e as vindas de um Papa, que pelos vistos é um chefe de Estado, e segundo o protocolo as visitas de Estado são pagas pelo visitante. parece que não foi um circo, porque não houve tenda montada, e os palhaços fomos nós, que andamos a pagar impostos para que cenas destas possam acontecer.
Para mim a religião, perdeu o interesse, bem como tudo o que gira à sua volta, porque uma religião que
ao mesmo tempo que tem nas suas fileiras padres que abusam sexualmente, e maltratam jovens, e julga as pessoas que tem como opção viver/casar com pessoas do mesmo sexo (para mais e apenas no regime civil), não pode ser uma religião credível.
bjks
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 20.05.2010 às 23:32

Olá Xana

É mesmo, ultimamente os palhaços somos sempre os mesmos.

Eu acho que não deixam malucos tratarem malucos... mas nem era mal pensado :-)

Beijinho
Jorge
Sem imagem de perfil

De Ribatejana a 18.05.2010 às 23:38

... olha nem tenho palavras! :D

O problema da Igreja é ter "seguidores" desses. Eu gostava de ver era essas pessoas usarem o facebook para fazerem alguma coisa de bom e não para fazer a caça às bruxas.
Sem imagem de perfil

De Ana a 19.05.2010 às 09:27

...concordo, o problema da Igreja é ter seguidores desses, não a Igreja em si.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 23.05.2010 às 20:46

Olá Ana

Pois, é o problema de qualquer religião.. há sempre quem consiga deturpar qualquer ideia ou ensinamento

Jorge
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 23.05.2010 às 20:45

«E o problema de qualquer religião, pessoas, sem dúvida.

Jorge
Sem imagem de perfil

De Leamar a 19.05.2010 às 10:59

"E claro, não retiro uma vírgula de tudo o que já aqui escrevi sobre deus, religiões e a igreja católica."

E fazes muito bem...outra coisa não esperaria de ti. Essa é uma particularidade muito própria de quem não é acéfalo, tem opinião e convicção naquilo que diz!

Sobre esse senhor ou senhora...temos pena!!! Também não me vou dar ao trabalho de lhe explicar tudo o que há de errado na igreja, porque para pessoas como ele(a) tudo o que está relacionado à mesma tem justificação e lógica, portanto...

Beijinhos Jorge...não é mesmo preciso ser-se católico para se ser uma pessoa de bem, ao contrário do que alguns possam pensar.

Imagem de perfil

De Jorge Soares a 23.05.2010 às 20:48

Olá

Não, não é preciso mesmo, já havia pessoas de bem muito antes do catolicismo e haverá pessoas de bem muito depois de já nem restar memoria dele.

Lá isso é verdade, se há algo que me caracteriza, é que penso por mim mesmo...e digo o que penso.

Beijinhos e obrigado
Jorge Soares
Sem imagem de perfil

De eva lima a 19.05.2010 às 16:20

Ah, ah, ah,ah... mais um bacadinho e lançava sobre ti uma fatah!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 23.05.2010 às 20:49

Olá

Vivêssemos nós há uns 400 anos e já estaria eu na fogueira...

Imagem de perfil

De Sofia a 19.05.2010 às 22:08

Olha que se o Papa sabe disto ainda aí volta para tirar satisfações contigo hehe
Não te rales, cada um tem direito à sua opinião e tu deste. Os outros para serem respeitados também deveriam respeitar as opiniões alheias.

Beijinhos*
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 23.05.2010 às 20:51

Hahahahha

O papa tem de certeza coisas importantes com que se preocupar ...

Se há algo que sempre caracterizou a igreja católica é a falta de respeito pelas opiniões... ou não fosse uma das premissas que quem não pensa como eles, vai para o inferno.. a fogueira...

Beijinho
Jorge
Sem imagem de perfil

De Ana a 20.05.2010 às 09:43

Olá Jorge!
Eu admiro a forma coerente como expoes as tuas ideias e a tua forma de estar no mundo.
Penso que é saudavel e agradavel a troca de opiniões e pontos de vista. Todos os dias faço uma visita ao teu blog.
Não consigo concordar com tudo o que dizes, espero nunca ter faltado ao respeito nem a ti nem a ninguém que tem ideias diferentes da minha.Tb não tenho a mesma facilidade em expor os meus pontos de vista.
Espero que esta troca de opiniões continue por muito tempo.
E os Homens da Igreja tÊm cometido falhas muito graves, das quais tenho vergonha.
Até sempre
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 23.05.2010 às 20:54

Olá Ana

Se todos tivéssemos o mesmo ponto de vista para que serviria o blog? Este é um espaço para troca de ideias, para debater pontos de vista e todos são bem vindos.

Não te preocupes, de ti nunca senti a menor falta de respeito... és bem vinda e os teus comenta´rios agradecem-se...

A ideia é aprendermos todos uns com os outros... e só da troca de ideias pode nascer o conehcimento

Jorge
Sem imagem de perfil

De Maria a 20.05.2010 às 17:08

Pois ... mais do mesmo! Nem vale a pena dizer mais nada... É por essa gente que eu abomino a igreja. Nem me merece grande respeito. Claro que há pessoas na igreja que são boas, que fazem o bem, mas a maior parte são exemplos destes. Uma miséria. Ora liberdade de expressão é gostar do papa, certo?!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 23.05.2010 às 20:55

Olá

Pois, só quem gosta do papa, da igreja e da missa, tem direito a falar ...desde que não diga heresias.. e pensava eu que estávamos no século XXI

Jorge

Comentar post



Ó pra mim!

foto do autor


Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2011
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2010
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2009
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2008
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2007
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D