Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Férias em Portugal????

por Jorge Soares, em 16.06.10

Praia da Rocha

 

O tema já não é nada actual, mas não o vou deixar passar, principalmente porque este fim de semana lembrei-me do senhor presidente e das suas palavras, que foram:

 

“Os portugueses devem fazer turismo no seu próprio país. é uma ajuda preciosa para ultrapassar a situação difícil em que o país se encontra. Turismo no estrangeiro significa importações de serviços e consequentemente agravamento da dívida externa de Portugal, que é um dos nossos maiores problemas”

 

Não vou discutir aqui se ele deveria ou não ter tiradas destas, só de pensar que o primeiro ministro britânico ou o amigo Zapatero tenham uma tirada destas, dá-me arrepios na espinha... mas pronto, estamos em pré campanha e estas coisas caem bem. O que eu queria discutir aqui é se devemos ou não dar ouvidos ao senhor.

 

Este fim de semana voltei ao Alentejo, vejamos em que condições fazemos turismo em Portugal. Não sei se já repararam, mas o Alentejo é caro que se farta, qualquer turismo de habitação médio custa muito mais de cem Euros por noite e com 3 crianças... a alternativa era tentar os bungalows dos parques de campismo. Custam quase o mesmo dos turismos de habitação.. e mesmo assim foi difícil arranjar vagas.

 

No Domingo passamos pela praia, é verdade que poderia ter escolhido outra, mas aquela era próxima  e estava bem assinalada na estrada. Lá chegados o que verificamos: Um bar de praia que funciona a gerador e que não tem água corrente, uma praia com bastante gente mas que apesar de ter um bar e portanto um concessionário,  não é vigiada. No fim paguei um euro por um café...  e vim-me embora, ali não havia condições.

 

É bonito querermos passar férias em Portugal, mas é preciso ver se o país nos dá condições para tal. É claro que o cenário que descrevo não é o geral, há excelentes praias na costa alentejana.. mas é verdade que o Alentejo é muito caro, é difícil arranjar alojamento e há muito por fazer para ser uma região que atraia as pessoas.

 

Mas falemos das férias em si, orgulho-me de conhecer o país todo, de norte a sul, de Sagres a Bragança, por norma tenho férias repartidas sendo que os 15 dias de Agosto são quase sempre a acampar... e no verão acampar com o mínimo de condições é no estrangeiro. 99% dos parques de campismo  deste país não cumprem as normas,  a maior parte do tempo são uma espécie de bairro de lata formado por caravanas às quais as pessoas vão juntando coisas até que se convertem numa casa de férias barata. No verão estão superlotados e sem as condições mínimas para acampar.  No pouco espaço que resta do bairro de caravanas amontoam-se as tendas em qualquer espaço livre, sem regras e sem o mínimo respeito por quem está à volta.  Basta passar a fronteira e tudo isto muda como por arte de magia, em Espanha as normas cumprem-se, as entradas são limitadas, o espaço é respeitado..e não há bairros de caravanas nos parques... porque o espaço é para acampar.

 

Meus senhores, não basta pedir aos Portugueses que passem férias em Portugal, é preciso primeiro ver se há condições para isso. Não se pode pedir aos portugueses que passem férias cá quando fica mais barato ir às Caraibas, ou ao Sul de Espanha.. e já nem vou falar do profissionalismo e da forma de atender que encontramos por cá... disso já falei aqui e aqui

 

Mas foi engraçado perceber que todos os nossos politicos vão passar férias por cá... pelo menos foi isso que disseram na televisão... Pois, está bem.

 

Jorge Soares

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:31


17 comentários

Sem imagem de perfil

De Sandra Cunha a 17.06.2010 às 00:06

Olha,

eu consegui uma casa em Vila Nova de Milfontes, para a primeira semana de Setembro, para dois adultos, duas crianças e três animais, por 350,€ (a semana toda: 7 noites).

E não era a única. Pesquisei em vários sites e havia várias casas mais ou menos iguais (em valores, tamanho e condições). Bem sei que é em Setembro mas para Julho e Agosto havia a 450/500€ por semana... Na Zambujeira do Mar, Odemira, Cercal, Lagoa Sto . André... E a maioria no final de Maio ainda estava vaga, principalmente em Julho e Setembro. Agosto estava mais ou menos completo mas havia algumas casas com boa parte de Agosto ainda vago.

A senhora que me aluga a casa onde vou ficar disse-me que nos outros anos em Abril já tinha tudo completo para o Verão todo e este ano as pessoas têm ligado para alugar à noite e não à semana.

Beijos
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 21.06.2010 às 23:17

Olá Sandra

Se pensarmos que nesta altura já se pagam mais de 100 Euros por dia por um Bungalow num parque de campismo... isso parece-me mesmo um achado.

Jorge
Imagem de perfil

De Sara a 17.06.2010 às 08:58

Jorge,

E porque nao passar férias em Portugal?!? O nosso país tem lugares, paisagens encatadoras... imensas coisas por descobrir; coisas essas que a maioria das pessoas infelizmente desconhece pois "passar férias no país" parece mal e o importante é ir para o estrangeiro! E essas viagens ao estrangeiro acabam por se resumir a estadias intermináveis de papo pro ar na beira de uma piscina, pois tem-se medo de explorar novos lugares, ou têm medo da criminiladidade, ou nao têm conhecimentos de qualquer língua estrangeira que os permita comunicar ou simplesmente nem sequer "estudaram" um pouquinho sobre o local de férias e bem fazem ideia das hipóteses que têm para se divertiram e aumentarem a sua bagagem cultural.

Portugal em termos turísticos é caro, sem dúvida que sim. Nao se cumprem as normas, basta entrar em Espanha e as normas sao cumpridas... para evitar isso e "corrigir" isso... nao seria primeiro necessário “corrigir” a mentalidade dos portugueses?? Porque é que os mesmos “portugueses” que nos campos de campismo nacionais nao cumprem as normas, fazem tudo o que querem... chegam ao país vizinho e cumprem as regras? Uma boa pergunta nao?

Desejo-te a ti e aos teus leitores um dia FELIZ!
Sara
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 21.06.2010 às 23:23

Sara

O problema do campismo em Portugal é muito complexo, a maioria dos parques quer mesmo ter residentes permanentes, porque acha que é uma forma de ter que pague o ano todo... por isso permite que se façam as maiores barbaridades. E estas pessoas nunca acampam em outros lados, detestam tendas.. eu acho que detestam campismo.

Eu conheço Portugal de lés a lés, e nunca fui de fazer férias de papo para o ar, nunca estive num resort das caraíbas ou da Tunísia, e gosto de campismo com tenda porque me dá a liberdade de estar na natureza e conhecer os sítios por onde passo.

Jorge
Sem imagem de perfil

De Leamar a 17.06.2010 às 13:59

Boa tarde Jorge.
Para mim passar férias, seja onde for já é "lucro". É o terceiro ano consecutivo que não tiro férias (no sentido de que não vou a lado algum em especial). Fico por casa e vou às praias e piscinas mais próximas! Claro que tento visitar e ir a vários sitios...mas dormir por lá torna-se demasiado caro. É que as minha férias são sempre em Agosto e pelo Natal. Ambos sabemos o quão despendioso é o nosso Agosto...e no Natal sabe tão bem ficar em família!!!:)
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 21.06.2010 às 23:29

Olá

Pelo menos tens a consciência das tuas possibilidades, eu conheço quem pague as férias com o cartão de crédito e depois passe o resto do ano a pagar com juros de 25%, no fim pagam as férias 3 vezes e nem dão por nada... quer dizer, passam a vida a queixar-se de que o dinheiro não chega ao fim do mês.. mas não deixam de ir de férias.

Jorge
Sem imagem de perfil

De Pedro Rosa de Oliveira a 17.06.2010 às 14:40

Como sabes este FDS estive no Algarve onde não ia quase há 10 anos.Continua amesma desorganização territorial, a 125 com muitos troços com estrada em péssimo estado e continuamos com alguns hábitos de há 20 anos: Numa padaria um papel a dizer paar se não mexer o paõ com as mãos e ao memso tempo um asenhora varria o chão apanhava o lixo e depois sem luvas e colocar os pães em sacos de 3.
O atendimento nas esplanadas é horrivel, no fim da tarde quisemos lanchar uma pizza num café/ pizzaria, o normal acho eu, pois naquela hora não serviam pizas, lá a custo e por causa dos miúdos lá fizeram o favor, como fizeram questão de refrir,de fazer duas pizzas.
Férias em Portugal tudo muito bem, pior é o resto e o resto tem que ver com a nossa educação , e essa sabemos , todos, por onde anda...
abraço
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 21.06.2010 às 23:29

Ora nem mais Pedro.. era precisamente aí onde queria chegar.

Jorge
Sem imagem de perfil

De xana a 17.06.2010 às 23:32

Eles passam mesmo por cá umas férias... pelo menos 3 ou 4 dias, para posarem para as revistas, e fazer figura. Depois desaparecem por magia e nunca mais ninguém os vê... até aparecerem depois das férias complatemente "corados" vindos dos trópicos, mas a afirmarem que as férias na praia dos Tomates foram do melhor... até deram uma entrevista alargada para a revista "Tou aqui... tou ali... volto já..."
bjks
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 21.06.2010 às 23:36

Xana, passam alguns... e são sempre os mesmos, a maioria passa é bem longe.

Jorge
Sem imagem de perfil

De Ana a 18.06.2010 às 11:49

Férias ? Só para alguns, porque conheço muitos que infelizmente tem de ser em casa pois o dinheiro não estica.Ou então num qualquer parque de campismo, mas não é em bungalows, é mesmo em tenda.
Esta é arealidade de uma grande percentagem de portugueses. Passar férias em Portugal, que remédio, não há guito para se ir conhecer outros paises outras culturas, e ficamos mesmo por cá.E ficar por cá, só assim no mais baratucho ou então se se pensar em algo melhor, 3, 4 dias e já não chega para mais. Ah pois é
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 21.06.2010 às 23:37

Ana.. eu costumo ir mesmo de tenda, este ano ainda não fomos porque a D. é muito pequena.. mas este fim de semana já vai ser mesmo de tenda.. para ela se ir habituando....

Jorge
Imagem de perfil

De Existe um Olhar a 18.06.2010 às 17:54

Olá Jorge
Sou uma das sortudas que posso viajar quando me apetece e decididamente no Verão ninguém me apanha a fazer grandes viagens.
Portugal não está preparado para o elevado fluxo de gente que inundam as praias e outros sítios mais turísticos. Os preços sobem, o atendimento é mau e em vez de relaxar, ter paz e usufruir dum merecido descanso, acaba por suceder o contrário.
Gostava de seguir o conselho do Sr. Presidente da República e não fazer férias lá fora, mas é difícil quando por exemplo uma viagem para os Açores é paga a peso de ouro e tenho como alternativa uma ida até Genève por setenta euros, este é um dos muitos exemplos que conheço, poderia citar muitos mais.
Quanto aos nossos políticos, sabemos que no Verão rumam para o Algarve, há calor, são notícia em tudo quanto é revista, mas quando chega o Inverno aí vão eles para uma estância de ski fora do país, ou para um paraíso tropical.
Gosto muito de Portugal, temos sítios maravilhosos mas em termos turísticos estamos muito áquem do que seria desejável.
Bom fim de semana cá dentro
Beijos
Manu
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 21.06.2010 às 23:41

Olá

A viagem aos Açores foi das mais caras que já paguei, é incrível o que pode custar uma semana por lá.. qualquer ilha espanhola custa um terço...

Depois querem que a malta passe férias por cá.

Jorge
Sem imagem de perfil

De sexshop a 22.06.2010 às 14:12

De acordo! É uma vergonha as condições dos parques de camping, fui com uns amigos holandeses e eles pensaram que já estavam em África!
Sem imagem de perfil

De coimbracamping a 22.11.2010 às 11:53

Bom dia eu sugiro um retiro de fim de semana no parque de campismo de coimbra de 4 estrelas.Dispõe de excelentes condições e está aberto todo o ano, bem como todas as suas infraestruturas, bungalows,restaurante/bar,piscina,ginásio com sauna e banho turco.Visite e não se irá arrepender.
Sem imagem de perfil

De aumentar o penis a 07.10.2011 às 20:33

Pode ser sim, mais a foto é manera ! Ceu azul loco !

Comentar post



Ó pra mim!

foto do autor



Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D