Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

Mathis e a camisola da selecção nacional de Portugal

 

Imagem do Expresso, Mathis e a camisola da discórdia

 

Ainda este fim de semana, e a propósito de na Catalunha se ter proibido o lenço e o véu integral muçulmanos,  discutíamos este assunto numa conversa de familia.

 

Entre os motivos dos que defendem a  proibição, estão as medidas de  segurança e combate à criminalidade, é dificil saber quem está escondido atrás de um véu integral, está também a dignidade das mulheres muçulmanas que supostamente serão obrigadas a utilizar estes adereços pela família.

 

Eu pessoalmente acho que se trata de mais uma forma de discriminação, acredito que alguma parte das mulheres seja obrigada pelas famílias a seguir as tradições religiosas, assim como haverá outra parte que o fará por convicção, uma convicção tão válida como a que leva muitos católicos a utilizar um fio com uma cruz ao peito. Quanto às questões de segurança, imagino que no Iraque e no Afeganistão fará sentido, mas  nunca ouvi falar de que na Espanha ou na França alguém que tenha sido assaltado por um criminoso que se escondia numa Burka....

 

Por principio sou contra todo tipo de discriminação, só estarei de acordo com qualquer medida que restrinja a utilização de símbolos religiosos por parte das pessoas, quando esta medida for para qualquer símbolo religioso, nunca aceitarei que se proíbam os véus e os lenços muçulmanos enquanto tal medida não se aplique também aos símbolos católicos, ou judeus, ou….

 

Para quem tem duvidas sobre onde este tipo de coisas nos pode levar, podem ler esta noticia do ionline que tem como título o seguinte:

 

Paris. A camisola da selecção foi o véu proibido a Mathius

 

A directora da escola pode alegar e dar as desculpas que quiser, mas no fundo todos sabemos que o que está por trás desta atitude que impede uma criança de 5 anos de entrar na escola com uma camisola da selecção do país dos seus avós, é o mesmo que está por trás da proibição dos símbolos muçulmanos, discriminação e chauvinismo.

 

Imaginem o que aconteceria por cá se na segunda feira se proibisse a entrada nas escolas portuguesas de crianças com a camisola da França, ou com a do Brasil?

 

Jorge Soares

publicado às 18:00


19 comentários

Sem imagem de perfil

De xana a 25.06.2010 às 23:46

Enquanto existirem pelo menos duas cabeças, existirão sempre muitas diferenças....
Bom fim de semana, bjks
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 29.06.2010 às 20:01

As diferenças são boas.. quando são entendidas e não temos medo delas, quando não são utilizadas de forma discriminatória.

Beijinho
Jorge
Sem imagem de perfil

De stiletto a 25.06.2010 às 23:49

A meu ver, devemos aceitar as convicções de cada um. Não faz sentido proibir-se a utilização de símbolos culturais ou religiosos sejam eles quais forem. Assim cai-se no exagero como neste caso da camisola. o que vale é que já muitos miúdos de férias em Portugal senão era ver os brasileirinhos a irem para a escola com camisolas do Brasil... escandaloso lolol!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 29.06.2010 às 20:01

Nem mais, respeito, respeito por ideias e convicções..

Jorge
Sem imagem de perfil

De Cris a 26.06.2010 às 12:57

Também, quem quer usar a camisola da selecção francesa??? :p
Fora a brincadeira, concordo que a proibição de véus e camisolas e mini-saias, seja uma forma de discriminação!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 29.06.2010 às 20:03

OLá Cris... pois, os franceses tiveram o que mereciam :-
Jorge
Sem imagem de perfil

De Cris a 26.06.2010 às 12:58

Mas não posso deixar de pensar que, no caso do Mathis, é mesmo dor de cotovelo dos franceses!!!!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 29.06.2010 às 20:03

Estamos completamente de acordo
Sem imagem de perfil

De Sandra Cunha a 27.06.2010 às 14:57

Perguntas: "Imaginem o que aconteceria por cá se na segunda feira se proibisse a entrada nas escolas portuguesas de crianças com a camisola da França, ou com a do Brasil?"

Eu acho que aconteceria o mesmo que lá. A coisa saia nos jornais, na TV, era discutida nos blogues e no final todos ficavam sem saber se a coisa era travada ou nem por isso. Lembras-te da proibição da Loja do Cidadão de Faro das funcionárias vestirem roupa interior vermelha e irem de mini-saia ? Por cá, também acontecem estas coisas bizarras :)

Em relação à proibição de burkas , tendo a concordar contigo...em parte. Nas escola e em todas as situações de exames, provas, etc...penso que a identificação é essencial. É que assim é muito fácil chegar lá, apresentar a identificação da aluna e afinal, quem está a fazer o exame de Matemática é a amiga que até é um crânio em Ciências...

O problema, como também referes, é que isto da Burka não tem apenas a ver com modas (como as calças a cair pelo rabo abaixo ou outras do género) mas com discriminação, muitas vezes com atropelos aos direitos humanos. É um assunto muito difícil, com muitas nuances e fronteiras difíceis de definir...
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 29.06.2010 às 20:06

Olá Sandra

Pois, a estupidez não é uma exclusividade francesa.

Quanto à questão religiosa, o caso da Burka é o extremo, mas na Catalunha e em França também proibiram os lenços, em que é que um lenço impede a identificação?

Jorge
Imagem de perfil

De DyDa/Flordeliz a 27.06.2010 às 16:08

"A nossa liberdade termina onde começa a dos outros..."
Temos pena que seja apenas para mostrar ou ler.

Imagem de perfil

De Jorge Soares a 29.06.2010 às 20:07

Uma frase que deveria ser escrita mil vezes por cada pessoa que ocupa um cargo importante.. sem dúvida.

Jorge
Sem imagem de perfil

De Pedro Rosa de Oliveira a 28.06.2010 às 10:13

Quanto à camisola da nossa seleção é o chauvinismo francês a vir ao de cima depois da vergonhosa participação francesa no Campeonato do Mundo.Quanto à burka, a mim pessoalmente,não diz nada, sou completamente indiferente ao seu uso, já à discriminação feminina é outro assunto.abraço e boa semana
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 29.06.2010 às 20:09

Olá Pedro.

Quanto à camisola, é claro que é isso, quanto à liberdade dos símbolos religiosos, é melhor ires pensando no assunto.. vais ver que não tarda nada e é discutida por cá.

Jorge
Sem imagem de perfil

De DH a 28.06.2010 às 17:53

Olá
Permite-me colocar-te algumas perguntas: sabes o que acontece na maior parte dos países árabes se não fores muçulmano e exibires algum sinal da tua religião? Conheces a falta de liberdade religiosa que existe nesses países? Sabes quantos missionários (leigos, padres, freiras) são mortos no Sudão, e em outros países africanos de maioria muçulmana, por ano?

Nenhum muçulmano é obrigado a viver num país europeu, onde até se permite que se pratique qualquer religião (ao contrário dos países deles).

Ao que me parece, no caso das burkas, a intenção não é discriminar ninguém. No caso da camisola da selecção foi uma perfeita estupidez e não é, a meu ver, comparável.

Que tal permitir a excisão/mutilação genital feminina? é um costume de certas tribos, integrada em rituais e crenças religiosas. Vais dizer-me que não é comparável, eu sei...

Sabes Jorge, já estive num local em que estavam árabes a divertir-se numa piscina, a apreciarem as curvas das mulheres europeias, enquanto as suas mulheres torravam ao sol dentro das burkas, e apenas tomavam conta dos filhos. Desculpa, mas falo como mulher: isso sim é discriminação.

Beijinhos
Dulce
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 29.06.2010 às 20:16

Dulce, o facto de eles agirem mal dá-nos direito a agir como eles? Eles são intolerantes é verdade, mas isso dá-nos liberdade de também sermos?

Dulce, deveria haver algo que nos diferencie deles, se isso não é a tolerância, então é o quê?

Tu achas que o facto de passarmos a discriminar como eles, o facto de os empurrarmos para os países onde se pratica a sua religião vai fazer do mundo algo melhor? Não seria melhor vivermos num mundo, um mundo inteiro onde existisse liberdade de escolha?

Sobre as mulheres e as burkas, sugiro que leias isto, há sempre outra perspectiva.

http://olharparaomundo.blogs.sapo.pt/425937.html

Beijinho
Jorge
Sem imagem de perfil

De DH a 29.06.2010 às 21:33

Olá Jorge.
Tantas perguntas e não respondeste às minhas questões...

Não quis dizer que devemos ser como eles, apenas te tentei dizer que não sinto que seja um acto de discriminação (continuo a dizer do meu ponto de vista) a proibição da burka, e muito menos é comparável estupidez do episódio da camisola da selecção. Há países muçulmanos onde as mulheres não são obrigadas a usar burkas! Até dentro da religião deles há vários pontos de vista.

Não sinto que os devamos empurrar para os países deles (eu que não sou nada patriota, nem entendo os excessos que se comentem em nome da honra de um País).

Sobre as mulheres... Claro que há sempre outra perspectiva. Até há mulheres que acham que levar pancada do marido é sinal de amor. A minha mãe deu aulas em aldeias em que algumas mães dos miúdos apareciam todas esmurradas e achavam que aquilo a que estavam sujeitas era sinal de amor dos maridos. Até há mulheres que mutilam outras mulheres (filhas e netas) achando que assim estão a fazer bem. Até há seres humanos que se suicidam em nome da religião. Mas Jorge!!! Não acredito que não sintas que para a maioria das mulheres andar de burka é um fardo imposto pela religião.

E como há sempre outras perspectivas, tu tens a tua e eu tenho a minha sobre este assunto Os outros comentários deste post concordam contigo :)

Beijinhos
Dulce
Sem imagem de perfil

De Carlos a 12.09.2011 às 00:25

Com todo o respeito Jorge Soares, mas és um anormal.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 12.09.2011 às 00:27

Se ser normal é defender a discriminação e o racismo... sou anormal com muito gosto.

Jorge Soares

Comentar post



Ó pra mim!

foto do autor



Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D