Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A Espanha foi melhor que nós

 

Imagem de Penálti do dia

 

Sabiam que no dicionário há 36 definições para perder? não acreditam?, podem ver aqui, começa em: 1. Deixar de ter alguma coisa útil, proveitosa ou necessária, que se possuía, por culpa ou descuido do possuidor, ou por contingência ou desgraça. e termina em 36. Cair em desuso.

 

Quanto a mim falta uma das mais importantes que seria 37 - Saber perder.

 

O jogo de ontem foi o primeiro que vi, tinha ouvido os outros na rádio, ao contrario da maioria do mundo eu não acho que tenha sido assim tão mau, não me sinto envergonhado nem com a derrota de ontem, nem com a prestação geral no Mundial.

 

Para mim a Espanha é a melhor selecção do campeonato do mundo, poderá nem ter as maiores estrelas, mas tem sem dúvida o melhor conjunto de jogadores, os que formam a equipa mais equilibrada e  jogam o melhor futebol. Dito isto, perder com a Espanha não é vergonha nenhuma.

 

Na fase inicial ficámos num dos grupos mais complicados, não perdemos com o Brasil e passamos à fase seguinte, não fizemos as figuras tristes que fizeram algumas das selecções com mais nome no mundo do futebol, quanto a mim foi uma prestação honrosa e queiramos ou não, com este grupo de jogadores e  tendo em conta alguns imponderáveis que tivemos durante os últimos meses, dificilmente algum treinador faria melhor.

 

Agora vamos passar semanas a discutir o treinador e as suas escolhas, quanto a mim ele só cometeu um erro grave, foi manter dentro do campo um capitão que só sabe olhar para o seu umbigo e que dificilmente poderá alguma vez ser uma voz de comando.  Como já é costume, o Cristiano Ronaldo passou ao lado deste mundial, a eterna exigência de ser o melhor, as comparações com Messi, o peso da camisola da selecção, são definitivamente fardos grandes demais para alguém que claramente vive ofuscado pelo brilho das luzes do sucesso e  longe da concentração que um evento como este exige de um atleta.

 

Acho que o Cristiano Ronaldo deveria pensar seriamente se quer mesmo jogar na selecção, a selecção deveria escolher outro capitão, um que possa ser um líder dentro do campo, um que se preocupe mais com o grupo e menos com o seu ego. Aquela birrinha de criança mimada no fim do jogo foi algo muito feio, seria feio em qualquer jogador, mas no capitão é muito pior.

 

Como li algures, depois deste mundial acho que ninguém tem dúvidas sobre o porquê elegeram o Leonel Messi e não o Cristiano como melhor jogador do mundo.

 

Saber perder é muito importante, saber aceitar que os outros podem ser melhores que nós é muito importante,  não podemos ganhar sempre porque realmente não somos os melhores e não vale a pena culpar os árbitros, a bola ou os treinadores, neste mundial, os outros foram melhores. Nós temos mau perder.

 

Update: Isto é mau perder

 

Jorge Soares

publicado às 21:25


18 comentários

Imagem de perfil

De Escondida a 30.06.2010 às 23:50

Tens razão. Toda.

O Ronaldo tem características que não são de capitão. E estou a falar, obviamente, apenas a nível psicológico, uma questão de carácter. Tem a mania que é vedeta, a humildade não existe, e nota-se bem que não cumpre a função de "pai" lá dentro, como é suposto um capitão cumprir, mas mais a de filho.

Tudo isto é verdade mas ele não é o único culpado, tal como disse o Mourinho, com a sua sapiência já conhecida.

Mas tenho a dizer que, embora isto tudo seja mau, embora o Simão tenha falhado no lance do golo, tendo tudo isso em conta, o que me doeu mais, alias, a única coisa que me doeu, foi o Ronaldo não cantar o hino. Isso sim, achei o pior de tudo. Ainda por cima, com um Pepe no onze a cantar o hino com "a força toda".

O mau perder... Bem, eu não acho que o mau perder seja uma coisa má desde que esteja dentro de certos limites. O mau perder pode fazer evoluir. Mas neste caso, não serve de muito porque não há volta a dar.

Daqui a dois anos temos o Euro. Sempre é mais acessível :)

Beijinhos
Sem imagem de perfil

De Ribatejana a 01.07.2010 às 05:07

Aí a culpa já não será dele. Ele tem sido sempre super imaturo, não tem estabilidade emocional, o que se vê pelos muitos casos amorosos, e tem sempre tantas luzes a apontar para ele que acredito que seja difícil ele abstrair-se de si próprio. Tudo bem que ele merece pois fez por chegar onde chegou, mas com a idade que ele tem outros jogadores como o Figo por exemplo já eram uns homenzinhos... ele continua um crianção. Logo, se ele até dentro do campo se mostra muitas vezes imaturo e como homem e pessoa tb não tem maturidade, por que é que lhe deram a braçadeira de capitão? Não sou daquelas pessoas que transformam hoje o Queiróz em bestial e amanhã em besta, mas isso é uma coisa que nunca entendi que ele tenha feito.
Sem imagem de perfil

De Noya a 01.07.2010 às 21:08

Ribatejana,
o Ronaldo foi eleito capitão ainda com o Scolari. Dificilmente o Queiroz podia tirar-lhe a braçadeira.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 01.07.2010 às 23:46

Eu acho que a partir do momento em que se percebeu que era um erro, porque é um peso grande demais para o tipo de pessoa, devia e deve ser rectificado.. ele não tem condições para ser capitão.

Jorge
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 01.07.2010 às 23:45

O Scolary deu-lhe a braçadeira precisamente para ver se o obrigava a ter a responsabilidade do jogo, mas eu acho que teve o efeito contrário... foi um erro, um erro que está na altura de corrigir.

Para mim o Queiroz é um bom treinador... não é o Mourinho, mas fez um bom trabalho na selecção.

Jorge



Imagem de perfil

De Jorge Soares a 01.07.2010 às 23:41

Olá

Por acaso a parte do hino é algo que não me diz nada, agora, desde o mundial de rubgy, é moda que se cante o hino, mas acho que é um fait diver.

O momento antes do jogo é de concentração, agora os jogadores tem que estar a pensar que tem que cantar o hino porque se não o fizerem vão ser criticados.. isso só serve para desconcentrar. Se fores ver os jogos antes da era Scolary vais ver que a maioria não canta..e nem tem que cantar.. se fosse para eles cantarem, não se punha o disco.

Beijinho
Jorge
Sem imagem de perfil

De Antonio a 01.07.2010 às 03:04

Bom texto! É isso aí. Porém, acho que a cusparada do grande Craque portugues, e o é de fato, foi mais contra uma mídia internacional que o vinha destratando muito antes da copa! Ego exacerbado? Talvez. Sabe lá o que passou pra chegar onde chegou?..Quanto a sua mudez no Hino, foi bem menos que muitas caretas dos nossos craques e nem por isso os criticamos. Dizem que olhava para sua imagem nos telões. Aqui do meu sofá não deu pra ver...Portugal precisa cultivar mais seus grandes craques! Forte abraço de um brasileiro com descendência lusa.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 01.07.2010 às 23:49

Estou de acordo, a história do Hino é algo irrelevante, cada jogador tem a sua forma de se concentrar para o jogo.. há quem cante e quem não cante.. e acho que deve ser um momento respeitado por todos.

Jorge
Sem imagem de perfil

De Ribatejana a 01.07.2010 às 05:00

Não sei por que é que ele ficou tão chateado... antes dele começar a jogar eu já sabia, e ele tb, que ele não ia jogar nada. Entrou no relvado de trombas, foi o único que não cantou o hino português. E confesso que a determinada altura até pensei que estivessem 12 espanhóis em campo e 10 portugueses. Ele parecia que estava a jogar pela Espanha. Se não estava disfarçou muito bem!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 01.07.2010 às 23:50

Estou de acordo, devia ter saído ao intervalo.

Jorge
Imagem de perfil

De Existe um Olhar a 01.07.2010 às 12:11

Olá Jorge
Li e reli o teu post para ver se encontrava alguma coisa com que discordasse, mas nada, ainda não foi desta, talvez aconteça quando formos campeões mundiais e a maturidade do Ronaldo tenha crescido.
Concluindo...por aqui a concordância ainda não caiu em desuso

Beijos
Manu
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 01.07.2010 às 23:51

Um destes dias falo dos números

Imagem de perfil

De DyDa/Flordeliz a 01.07.2010 às 17:20

Todos sabíamos desde inicio que a nossa selecção não era forte.
Eu não me senti desiludida por perderem.
Talvez por isso mesmo: Porque não acreditava!

Considero que perdeu a equipa toda. Perdemos nós todos.
Até porque, somos nós (mais a comunicação social) que fazemos de Cristiano aquilo que ele é.
É jovem. Tem dinheiro. Tem fama. Tem muitas vezes o mundo a seus pés.
Não gosto da sua atitude em campo. Não gosto do seu olhar à procura das câmaras. Não gosto do excesso de protagonismo, não gosto de muita coisa, mas...
Como disse atrás, perdemos todos. Não perdeu ele.
Não podemos querer ter um novo Figo dentro do campo. Não há dois jogadores iguais. Não há personalidades iguais, e este, era jovem demais para tamanha responsabilidade.
Ele teve mau perder.
Deco não soube ser substituído.
Nani não soube ficar calado ao chegar ao nosso país.
E nós...
Somos assim!
Damos com uma mão, para tirar com duas.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 01.07.2010 às 23:53

Olá

Eu também acho que não envergonharam ninguém.. e que com eles perdemos todos... de resto, estamos de acordo

Jorge
Sem imagem de perfil

De Pedro Rosa de Oliveira a 01.07.2010 às 17:56

Como disse um amigo meu, se o Ronaldo tivesse ido ao mundial talvez pudessemos chegar à final...

Ronaldo, não pode ser mais capitão na selecção, vamos ver se Queiroz os tem no sitio, ao menos uma vez...
abraço
Sem imagem de perfil

De Antonio Carvalho a 05.07.2010 às 00:02

Nunca uma derrota da Selecção Nacional de Futebol com a sua congénere espanhola para o Campeonato Mundial de Futebol na África do Sul me deixou tão indiferente!...é que há mais vida para além do futebol!...e o Brasil ficou em estado de choque! ao ser eliminado pela Holanda nos quartos de final do Mundial de Futebol na África do Sul!... mais uma vez volto a reafirmar que há mais vida para além do futebol!...
Sem imagem de perfil

De Ribatejana a 07.07.2010 às 05:09

Concordo com tudo o que disseste mas não posso deixar de lamentar o facto das televisões espanholas, no dia e no exacto momento em que a sua selecção ganhou a Portugal, em vez de darem enfoque à sua selecção, tenham preferido explorar exaustiva e minuciosamente todas as reacções do CR dentro de campo (inclusive devem ter contratado um tradutor que soubesse ler os lábios tb... LOL) e nem lhe tenham permitido digerir a derrota à saída do estádio. Eu não defendo as atitudes dele de forma nenhuma, mas até consigo compreender que ele estivesse com os nervos um bocado em franja. Achei estúpida a atitude dele quando foi interpelado pelos jornalistas portugueses, mas por outro lado achei ridícula esta reportagem da tv espanhola.
Imagem de perfil

De Dylan a 07.07.2010 às 15:31

Penso que o sucesso da Selecção portuguesa no Mundial já estava condenado ao fracasso através de uma convocatória inicial inquinada. De facto, desde opções maioritariamente defensivas que encurtaram o poder ofensivo, passando por naturalizados birrentos em fim de carreira, juntou-se uma gritante falta de ambição. Ao nacionalismo bacoco de cerveja na mão, exacerbado com a goleada à pior selecção do Mundial e apoiado no histerismo da imprensa desportiva, acrescentou-se a vaidade do capitão, ameaçando imolar-se em ketchup! Bastou um tiro da armada invencível para afundar a nau Catrineta, pondo a nu os pecados da FPF, refém de interesses económicos e clubísticos, ou não tivesse esta perdido o estatuto de utilidade pública desportiva.

Comentar post



Ó pra mim!

foto do autor



Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D