Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Em Portugal ninguém é racista

Imagem da internet

 

O assunto está em cima da mesa há algum tempo, por um ou outro motivo ainda não foi tema cá no blog, o que não quer dizer que não o tenha seguido de perto.

 

A mim mais que o acto claramente Xenófobo, demagogo  e ainda por cima ilegal do governo Francês, chocou-me o que vou lendo na blogosfera e nos comentários às noticias nos jornais. A Maioria das pessoas começa os posts ou comentário com "Eu não sou racista"... invariavelmente continua enumerando um a um todos os males que vêm ao mundo só porque há um cigano por perto e também quase invariavelmente termina com, o governo português devia fazer o mesmo que o francês.

 

A maneira como vemos a comunidade cigana em Portugal tem uma componente quase cultural , as últimas 4 ou 5 gerações deste país cresceram a ouvir dizer que os ciganos eram o papão. Quando não comíamos a sopa, era o cigano com quem nos ameaçavam, quando queriam que ficássemos em casa, era o cigano que roubava as criancinhas, quando nos portávamos mal.. os ciganos. Tudo isto deixa marcas no nosso subconsciente e contribui para que se olhe de lado para toda uma comunidade... ante tanta animosidade e desconfiança o que faz todo este povo?.. termina por se encerrar cada vez mais em si mesmo, com os seus e as suas tradições.

São por natureza nómadas, quando terminam por assentar tem dificuldades em viver em comunidade, vivem na desconfiança de quem os rodeia .. criam guetos que nós alimentamos, ainda agora foi criada numa das escolas públicas uma turma só para crianças ciganas..dificilmente tem acesso a empregos decentes, são explorados.. terminam por se marginalizar... será culpa só  deles?

Em França os ciganos que estão a expulsar são Romenos, imigrantes recentes, a comunidade cigana do nosso país vive por cá há muitas gerações, são todos portugueses, filhos de portugueses, netos de portugueses, tão portugueses como cada um de nós... não tem nada a ver com a imigração... já agora, quem os quer expulsar, mandava-os para onde?

 

Hoje no Expresso, o Daniel Oliveira conseguiu expressar perfeitamente aquilo que penso sobre a maneira como em Portugal gostamos de generalizar, vou deixar aqui as suas palavras:

 

 

Quero deixar aqui claro que não sou racista. Não me deixo é calar pela hipocrisia do politicamente correcto. E quem pode negar que os ciganos roubam, vivem à conta do Estado, não cumprem as leis e não querem trabalhar? Que batem em médicos e professores, andam armados e traficam droga? Que casam as filhas com 12 anos e só as metem na escola para receber o rendimento mínimo?

 

Não sou racista. Mas como pode o politicamente correcto dizer que os muçulmanos em geral e os árabes em particular não professam uma religião violenta, não são intolerantes e não desrespeitam os direitos das mulheres? Que não simpatizam com o terrorismo? Que não querem destruir a forma de viver do Ocidente? Que não abusam da nossa tolerância?

 

Não sou racista. Mas há alguém que não veja que são quase sempre os africanos que nos assaltam nas ruas, que entram aos magotes nos comboios da linha de Sintra e palmam tudo o que encontram? Que querem andar com bons ténis e para isso não hesitam em ficar com o que não lhes pertence? Que não sabem governar os seus próprios países e é por isso que emigram aos milhões?

 

Não sou racista. Mas não reparam que os chineses nos enchem o mercado de produtos baratos, destroem a nossa economia e o comércio tradicional e nunca se integram na sociedade nem têm qualquer contacto com os portugueses? Que eles sim, é que são racistas?

 

Eu não sou racista. Mas ao ler os parágrafos anteriores, que repetem as certezas populares que por aí se ouvem, misturando generalizações, mentiras e verdades, sempre na ânsia de encontrar o Inferno nos outros, não serei obrigado a concluir que, com excepção dos brancos, o mundo é composto por criminosos e parasitas?

 

Sei que a ironia passa mal. Esperemos que desta vez passe tão bem como as alarvidades que por aí se ouvem. E tão bem como esse mito que diz que Portugal é um país de brandos costumes que sempre conviveu bem com a diversidade. Este país onde toda a gente "até tem um amigo preto" que lhe serve de álibi que prove a sua tolerância para depois poder dizer tudo o que lhe venha à cabeça.

 

Daniel Oliveira

 

Não, em Portugal ninguém é racista... a maioria das pessoas tem é dificuldades em lidar com o que é diferente... inferior, dizem eles.

 

Jorge Soares

publicado às 21:31


22 comentários

Sem imagem de perfil

De Sandra Cunha a 21.09.2010 às 23:38

Concordo com o que dizes Jorge e de facto, quem fala dos ciganos Portugueses como se fossem algo de estranho ao país, estrangeiros, é porque é mesmo muito, muito ignorante.

Em relação aos ciganos romenos chamou-me a atenção as queixas de vários deles sobre o facto de não terem trabalho na Roménia. Ok. Mas em França também não têm. A não ser que estender a mão na rua e aos carros nos semáforos, seja uma profissão.

Por mim, que de vez em quando sou muito idealista, um mundo a sério, não teria fronteiras, não teria países, não haveria cá nacionalidades e a circulação seria livre... mas é claro que todos teriam de contribuir activamente para o país em que se encontravam a viver no momento.

Bem, divagações...

Vou pegar na tua dica do artigo do Daniel Oliveira e levá-lo para outro sítio :)

Imagem de perfil

De Jorge Soares a 22.09.2010 às 22:45

Sandra, a França faz parte de uma coisa chamada comunidade Europeia.. assinou uns tratados, e até terá incentivado a entrada da Roménia na mesma comunidade... ora, essa comunidade diz que tem uma coisa chamada livre circulação...

Já viste o que seria se agora todos os países em lugar de ajudar na integração desatassem a expulsar quem é pobre e desempregado?

Por certo, segundo uma noticia que li a semana passada, dois terços dos idosos portugueses que vivem em França estão abaixo do limiar da pobreza... então e se eles forem os próximos a serem recambiados.. mala de cartão incluída?

Sandra Sandra... que dúvidas são essas?

Jorge
Sem imagem de perfil

De Sandra Cunha a 22.09.2010 às 23:22

Jorge, não tenho quaisquer dúvidas! Condeno, sem sombra de dúvida o comportamento do Governo Francês ou de qualquer outro país que faça o mesmo. Como salientei, por mim nem sequer havia países e fronteiras!

O que eu digo é que não se pode receber as pessoas e deixá-las ao abandono, a integração tem de ser feita de forma pensada e organizada. De que serve aos Romenos virem de um país (o seu) onde não têm trabalho, para outro (onde são discriminados, olhados de lado, enxovalhados) e onde TAMBÉM não têm trabalho?

É que desculpa, mas mendigar não é trabalho. E qualquer pessoa num país, tem de se sujeitar às mesmas Leis. Tem de se fazer com que todas as pessoas cumpram a Lei, não é expulsá-las, evidentemente.

Por exemplo, os ciganos Portugueses estão à parte da Lei em muitas, muitas situações e isso tem de mudar!! Não é discriminação nenhuma. Têm de ter os mesmos deveres e os mesmo direitos. As crianças ciganas, por exemplo, não vão à escola (sabes bem). Muitas, não são retiradas às famílias mesmo quando correm sério perigo, quando são alvo de maus tratos, abusos, etc..

Não pode ser. Direitos iguais, deveres iguais. Agora expulsar as pessoas não! Mas deixá-las a mendigar não é integração nenhuma, nem solução.

Beijos
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.04.2014 às 00:07

Fui assaltada no hotel e eram brancoas
Sem imagem de perfil

De artesaoocioso a 22.09.2010 às 00:01

Escrevi um post com o título Racismo.
Não teorizo, relato uma experiência pessoal.
O problema existe e eu não sei como se resolve.
Cumprimentos
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 22.09.2010 às 22:46

Espero que não me leve a mal.. mas o meu post de amanhã vai ser com base no seu ...

Jorge
Sem imagem de perfil

De artesaoocioso a 22.09.2010 às 23:12

Esteja à vontade. Todos temos liberdade de expressão e discutir ideias não faz mal a ninguém.
De uma coisa tenho a certeza, aqueles cinquenta doentes mereciam ser respeitadas (eu também) e não ficaram com boa impressão dos ciganos.
Acontece, às vezes, a vítima adquirir tiques do opressor.
Cumprimentos
Imagem de perfil

De DyDa/Flordeliz a 22.09.2010 às 01:38

"termina por se encerrar cada vez mais em si mesmo, com os seus e as suas tradições."

Acreditas no que escreveste? Mesmo?

"a maioria das pessoas tem é dificuldades em lidar com o que é diferente..."

Espero que te estejas a referir precisamente aos ciganos.

Talvez os da tua terra sejam diferentes dos da minha terra. Será?

Eles acampavam em frente à minha casa quando eu era criança.

Como disse num comentário, não me lembro onde: a minha mãe, nunca me ameaçou com o cigano (tinha medo ela mesma de dizer o nome). Ameaçava-me com a guarda para comer.
Agora, nem os ciganos têm medo da GNR, nem da PSP.

Na época sabiam: pedir, enganar e roubar.
Hoje aperfeiçoaram a arte: fugir aos impostos e roubar.
Proferi alguma injustiça?
Que me perdoe alguém que não se limitou a ficar apenas com o título de cigano e se fez à vida, lutou.
Não precisam renegar às suas origens. Muito menos abdicar das suas tradições.

Não ia comentar. Não me apetece falar mais do mesmo, mas estou em Portugal. E tenho consciência que não sou racista.
Talvez comece a ficar um pouco intolerante pois cada dia sinto que me mexem mais no bolso.
Enquanto vejo que compensa e muito "parecer" pobre.
Eu poupo, enquanto outros vão comendo o que eu poupei e ainda se ficam a rir de nos ver trabalhar.

Abraço
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 22.09.2010 às 22:50

Acredito, acredito mesmo.. ambos sabemos que ladrões, pessoas pouco sérias, pessoas que não pagam impostos, pessoas que vivem do estado, há de todas as cores e feitios...

Quantos profissionais liberais que ganham mundos e fundos e pagam impostos como se ganhassem o ordenado mínimo conheces? centenas?, milhares?... quem fará pior ao país, os ciganos ou estes portugueses de primeira água?.. é fácil generalizar

Mas amanhã falo disto outra vez.

Jorge
Imagem de perfil

De Abigai a 22.09.2010 às 09:39

Olá Jorge,

É de Albert Memmi a seguinte definição de racismo: “O Racismo é a valorização generalizada e definitiva, de diferenças reais ou imagináveis, em proveito do acusador e em detrimento da sua vítima, a fim de justificar os seus privilégios ou a sua agressão”.

Pretende Memmi deixar claro que “não se nega a diferença, condena-se é a sua utilização contra alguém”.

Pois é muito fácil usar as diferenças dos outros para os inferiorizar, criminosos, assaltantes, ladrões, etc., existem em todas as comunidades, raças ou religiões.

Anabela
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 22.09.2010 às 22:52

Olá Anabela.. ora, nem mais.

Jorge
Sem imagem de perfil

De Leamar a 22.09.2010 às 09:53

Sejam ciganos, russos, chineses, africanos, americanos, canadianos, australianos, loiros, morenos, ruivos, albinos...se estão ilegais num país...das duas uma:
- ou deixam o país;
- ou tratam de se legalizar!
Se eu for para os EUA ilegal...eles tratam logo de me recambiar!!! No problem.
Eu conheço uma senhora ucraniana que não trata de legalizar a filha que veio mais recentemente porque "dá muito trabalho"...são muitos papeis! Já tem a autorização do pai (que foi o mais difícil uma vez que está separada), ela está legal...e a filha não... porque dá muito trabalho! Depois admira-se que lhe aconteça alguma do género!

Sem imagem de perfil

De Leamar a 22.09.2010 às 15:07

Retiro o que disse...a Roménia e a Bulgária fazem parte da União Europeia...por isso não estariam propriamente ilegais!
Sou mesmo uma ignorante em aprendizagem!!! Admito.
O princípio da livre circulação na União Europeia foi realmente quebrado!! Neste caso...é DISCRIMINAÇÃO sim!
Mas não altera o meu pensamento relativamente aos que vêm de fora da União Europia...devem estar legais! Bem sei que há a burocracia mas...
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 22.09.2010 às 22:56

Não só é ilegal, como haveria que perguntar-se, porque é que só expulsam ciganos?, porque não expulsam os magrebies das ex-colónias francesas?, só os ciganos é que vivem sem condições?, os antilhanos dos bairros de lata de Marselha não vivem nas mesmas condições?

O fenómeno da imigração daria muito pano para mangas... mas de certeza que haverá mais oportunidades para isso

Jorge
Sem imagem de perfil

De Maria João Louro a 22.09.2010 às 13:26

Hoje estou num daqueles dias em que acho que o Mundo vai acabar por nos esmagar.

Os nossos ideais (de alguns), o desejo (de alguns) de um Mundo fraterno, solidário, tolerante e sem fronteiras a nível mundial e a todos os níveis devem estar condenados a ficarem inscritos nas memórias da história de um Mundo que se faz todos os dias mas que todos os dias caminha para o oposto.

Mas lutemos contra isso! Temos de continuar a lutar, apesar de hoje me sentir esmagada pelo Mundo. Temos de continuar a lutar, todos os dias, por estes ideais.

Lamento que a nossa esperança de vida ronde os 70/80 anos, pois assim nenhum daqueles que luta por estes ideais poderá assistir a uma revolução mundial que um dia, necessariamente, terá de acontecer. Não sei quando acontecerá mas recuso aceitar que caminhamos para o abismo de uma forma bruta e cega.

Tenho filhas Africanas, amigos ciganos, amigos Chineses, familiares que se casaram com pessoas de outras etnias. Será que sou a única que me safo neste círculo por ser branca, ruiva e de olhos azuis? No mínimo é ridículo ! Ou então, eu deveria ser expulsa deste país porque sou ruiva!!! O que me dizem???? Que tal direccionar o racismo, desta vez, para quem é ruivo? Afinal, reza a história que os ruivos que andam neste planeta têm as suas origens nos piratas do mar!!!

Abracemos o Mundo!!!

Generalizar é sinónimo de ignorância!

Maria João Louro


Imagem de perfil

De Jorge Soares a 22.09.2010 às 23:23

Olá Maria João

Há dias assim.. épocas assim... mas sabemos que tu és de antes quebrar que torcer... força amiga

Beijinho
Jorge
Sem imagem de perfil

De lua a 22.09.2010 às 16:33

Pois eu lido com ciganos desde bem pequenina. Andei até com alguns na escola. Felizmente nunca foram nem melhores nem piores que os outros... Estão bem integrados, participam nas iniciativas locais, são bem educados e todos nos respeitamos... Não sei se a minha experiencia é a mais comum mas a verdade é que aprecio bastante a sua postura. Talvez esta não seja a realidade predominante, talvez esta não seja a ideia que outros têm dos ciganos. Mas é a minha... E espero que continue assim por muito tempo.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 22.09.2010 às 23:41

E esperemos que todos façamos por isso.

Jorge
Sem imagem de perfil

De xana a 23.09.2010 às 00:39

É parece que nas cadeias em Portugal, só lá estão ciganos, pretos, chineses, árabes... Conheço muita gente que não sendo nem cigano, nem preto, nem de outra etnia, se porta pior que muitos delinquentes que estão nas cadeias. Acho que já aqui referi num comentário que tenho ciganos na família, e que são melhores pessoas que alguns da minha família. Podia aqui contar a história de outra família cigana que visitava a minha casa muitas vezes, e de quem guardo boas lembranças. Podia aqui contar a história da família preta que vivia aqui ao pé, e com quem fiz todo o percurso religioso até ao crisma, e de quem ainda hoje guardo amigos.
Os portugueses são racistas mesmo, não vale a pena tapar o sol com a peneira!
bjks
Sem imagem de perfil

De Escondida a 28.09.2010 às 21:35

Boa noite, Jorge.

Não consigo concordar com o teu ponto de vista. Em França não estão a ser reportados todos os ciganos. Não é um "ide todos embora, não vos queremos aqui". Se assim fosse também eu era contra. Estão a ser mandados embora os que não apresentam fontes de rendimento, não são estudantes e não possuem casa, salvo erro. E sim, os criminosos também estão a se-lo. Eu acho bem. Só encontro uma falha: não serem todos os estrangeiros e serem apenas os ciganos.
E não, eu não sou racista, tenho amigos ciganos, cresci com ciganos, tive o prazer de conhecer aquela que é uma das culturas que mais me fascina. Na escola dava-me muito bem com os dois chineses que tinha lá e um dos meus melhores amigos de todo o sempre é preto. Mas tenho noção que só alguns estão a ser mandados embora e não todos.
Não sei se conheces França. Ainda há pouco mais de um mês lá estive. A mistura de culturas é magnifica, mas depois assistes ao lado negativo. Há os que trabalham, os que se esforçam, e depois há os "maus" que te fazem segurar a carteira com todas as forças e correr. E tanto são pretos como brancos, tanto são ciganos como árabes, tanto são os judeus como os chineses. A meu ver, esses, "os maus" como diz a minha pequena, devem, de facto, ser reportados. Porque para problemáticos, já lhes chega os de França, não precisam que venham mais alguns de fora. E isto não é racismo, por mais que o digam que é.

Beijinhos

(Não consegui comentar com a conta, mas presumo que pelo nick saibas qual é o blog :) )
Sem imagem de perfil

De NN Boys SLB a 19.10.2010 às 02:47

SE os pretos e os brasucas estivessem africa, não haveria racismo.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 19.10.2010 às 21:49

E se para além disso mandássemos para lá os idiotas racistas... este ficaria o país perfeito não era?

Comentar post



Ó pra mim!

foto do autor



Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D