Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Porque: "A vida é feita de pequenos nadas" -Sergio Godinho - e "Viver é uma das coisas mais difíceis do mundo, a maioria das pessoas limita-se a existir!"
Ontem fui buscar o N. à escola, foi a primeira vez este ano, a saída das crianças é basicamente caótica, o passeio é estreito, a porta é pequena e os pais amontoam-se... no meio da confusão é quase um milagre que pais e crianças se consigam encontrar.
De repente no meio da confusão, nem sei bem a propósito de quê, começo a ouvir um senhor aos gritos, olho para trás e vejo um marmanjo a sair de um BMW e com muitos maus modos, a dirigir-se a um senhor que claramente podia ser seu pai e que de certeza era avô de uma das crianças. O que se seguiu foi uma amostra do melhor (ou pior) vernáculo, aqui e ali misturada com empurrões e ameaças de porrada ao senhor de idade. Tudo isto em frente de uma escola primária e com dezenas de crianças a olhar embevecidas para o (degradante) espectáculo...
Hoje fiquei a pensar se este senhor não será um daqueles pais que aqui em Setúbal ficaram tão indignados porque o dicionário que a escola recomendou (ver noticia) para os seus rebentos, vem com as palavras todas... vernáculo incluído.. Não deve ser, porque esta escola é de outro agrupamento.. Como a notícia teve honras de telejornal e tudo, podem ver aqui, passou enquanto estávamos a jantar, o N. disse logo:
- Qual é o problema?.. o nosso também tinha!
Ora lá está, o dicionário dos meus filhos é completo.. como deve ser, porque as palavras existem todas, e com cenas como a que descrevi acima, é melhor que eles as ouçam e tenham onde ir consultar.... será que nenhum dos pais dos colegas dos meus filhos deu pela coisa... ou esta zona da cidade será menos púdica?
É claro que se em lugar de Setúbal, fosse um agrupamento de escolas do Porto, não havia problema nenhum.. por lá as crianças aprendem o que significam todas estas palavras muito antes de aprender a ler...como ficou mais ou menos claro, nos 43 comentários a este meu post : Feitio ou falta de educação?
Ainda a propósito disto, no outro dia num daqueles programas de rádio sobre futebol, alguém defendia o Carlos Queiroz e a sua já famosa frase... dizendo que não havia problema nenhum naquele palavreado, que no norte era assim que as pessoas se cumprimentavam..... há pois..!
Já agora, vocês o que acham, as asneiras devem ou não aparecer no dicionário das criancinhas?
Jorge Soares
PS:Eu hoje ia voltar a falar de ciganos.. ia mesmo, quando dei por mim o post ganhou vida própria e deu nisto.... mas não pensem que se safam!