Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Portinho da Arrábida desde a Serra

 

Imagem minha do Momentos e Olhares

 

Hoje à hora do almoço falava-se de maravilhas naturais, da natureza e de praias, alguém se lembrou que eu sou de Setúbal e logo lembraram que o Portinho da Arrábida era uma das maravilhas naturais.... desataram-me a língua, até porque era algo sobre o que tinha pensado falar desde que estive de férias a norte e pude comparar a forma como são cuidadas as praias a zonas marinhas de Setúbal e dos lugares por onde andei.

 

Gosto muito de Setúbal, gosto muito de viver em Setúbal, gosto muito das pessoas de Setúbal, mas isso não me impede de ter olhos na cara. O Portinho da Arrábida foi declarado maravilha natural, agora é necessário que alguém, não sei se a Câmara de Setúbal, se o parque natural, se o ministério do Ambiente, faça algo para dar a esta maravilha natural um pouco de dignidade... porque neste momento, não a tem. E não, não é só o Portinho, é toda a zona de praias entre Sesimbra e Setúbal.

 

Se repararem bem, em toda esta zona, não há uma única praia com bandeira azul, e não há porque simplesmente as praias para além da areia e das águas com aspecto tropical, não têm absolutamente mais nada, não há apoios de praia decentes, infra-estruturas,  casas de banho, não há onde estacionar, não há nada.

 

A Praia do Creiro, a maior da zona da Arrábida e a que está mais perto da Maravilha natural, não tem um único sanitário, quer dizer, tem, uma enorme casa de banho que é a mata do parque natural. Há 3 restaurantes e até concessionários na praia, mas não há quem se digne a construir um apoio de praia decente e com sanitários, nem quem se encarregue de caçar as matilhas de cães que se passeiam livremente assustando os turistas, nem quem se digne a limpar a praia ao fim do dia, nem....

 

A praia da Figueirinha no mês de Junho é um mar de crianças, é a praia de eleição de todas as escolas e colégios de Setúbal e arredores e até de Lisboa, mas não tem uma única casa de banho pública.

 

No outro dia em Albarquel, naquele dia em que fomos voar papagaios, à saída da praia havia um senhor a espalhar comida para os muitos gatos vadios que por ali andam, na rampa de acesso à praia, comida para gatos na rampa onde as pessoas costumam andar descalças durante o dia..

 

Esta eleição como maravilha natural pode ser uma excelente oportunidade de promover toda a zona a nível turístico, mas para isso há muito a fazer, muito mesmo.

 

Eu sei que estamos a falar de um parque natural... mas se não queremos turismo de massas nas praias, então fechem-se os acessos, restrinjam-se  as entradas... não podemos dizer que é parque natural e  portanto não se pode mexer uma palha, e depois permitir que durante o mês de Agosto toda a serra se converta num gigantesco parque de estacionamento que vai do Outão até ao Portinho e mais além. Se queremos turismo, se podemos ter turismo na Arrábida, então criem-se condições dignas para isso, como estão as coisas é uma vergonha.

 

Eu estive a Norte, em Caminha, em Vila Praia de Âncora, no Moledo... e a comparação é penosa, e estamos a falar de locais em que há condições para ir à praia durante dois meses.. as praias da Arrábida tem pessoas e condições durante pelo menos 6 meses...  Em Maio em Albarquel a praia estava cheia de gente e a areia tinha todos os detritos que vieram com o rio durante o Inverno... porquê?

 

Como disse neste Post acho esta história das maravilhas naturais uma treta.... e é mesmo.

 

Jorge Soares

publicado às 21:30


33 comentários

Sem imagem de perfil

De Ribatejana a 28.09.2010 às 23:07

Sim, mas que não façam como na Praia do Pego e outras similares onde cobram 20 e 30 euros por um chapéu de sol e uma espreguiçadeira. Onde o bar é pouco mais que 2 ou 3 mesas e se estiver a decorrer um casamento do jet set na praia, já não se atende nenhum dos "mortais" no bar. 4 euros de estacionamento mais 30 euros por uma sombra dá quase 300 euros ao fim de 8 dias. Não entendo estes valores sinceramente, quando por exemplo no norte da Grécia essas coisas me saem quase a custo 0.

Vamos para fora e é tudo muito melhor e muito mais barato... e sem peneiras. Neste país vive-se de aparências e pratica-se preços de luxo. Quando não é isso, assiste-se ao reverso da medalha. Tudo abandonado, sem quaisquer condições!

(O Norte, sem dúvida, é muito bom, até em matéria de praias. Tb adoro Vila Praia de Âncora.)
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 30.09.2010 às 23:07

Na verdade.. eles já praticam preços a esse nível, alugar uma gaivota em Espanha custou-nos 5 Euros por meia hora.. aqui custa sete euros e meio...

As praias da zona da comporta são excelentes, e tem muito boas condições.. mas essas coisas são caríssimas.

Jorge
Sem imagem de perfil

De Pedro a 29.09.2010 às 00:04

Concordo totalmente com o texto. Infelizmente temos uma autoridade portuária vocacionada para as operações portuárias mas que insiste em querer igualmente administrar as zonas turísticas da orla marítima de Setúbal e Sesimbra.
Essa gestão, para além de estar claramente fora do " core business " da APSS , é desastrosa a todos os níveis Sei pessoalmente as inúmeras vezes que foram propostas soluções, a expensas privadas, para a construção de uma casa de banho pública com condições de salubridade e higiene na praia da Albarquel , todas elas com 1 de 2 resposta :
- Rejeição liminar de umas e o mais puro silêncio de desprezo e desinteresse de outras.
È uma pena !!!!
Só para dar um exemplo do que é investir no turismo e na qualidade, cores partidárias á parte, Gaia tem 17 bandeiras azuis na sua frente ribeirinha !!! Notável e a fazer - nos sentir, Setubalenses , tão desiludidos e tão mesquinhos !!!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 30.09.2010 às 23:08

Pois, é uma tristeza que estas coisas aconteçam, nem fazem nem deixam ninguém fazer... e depois falam do Turismo como se fosse uma oportunidade.. como?

Obrigado pelo comentário
Jorge
Imagem de perfil

De Pedro Neves a 29.09.2010 às 10:36

Bom dia,

O O que é o Jantar? está novamente em destaque nos Blogs do SAPO, em http://blogs.sapo.pt

Boa continuação!

Pedro
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 30.09.2010 às 23:09

Obrigado Pedro, a ti e à restante equipa do Sapo..

Jorge
Sem imagem de perfil

De Sara a 29.09.2010 às 11:42

Parabéns Jorge pelo Destaque!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 30.09.2010 às 23:10

Olá

Obrigado
Imagem de perfil

De Miss Pepper a 29.09.2010 às 12:30

Muitos parabéns por mais um destaque merecido!

Beijokas!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 30.09.2010 às 23:11

Olá

Obrigado pela tua simpatia

Jorge
Imagem de perfil

De Miguel Alexandre Pereira a 29.09.2010 às 13:29

Totalmente de acordo contigo. Setúbal é, de facto, um sítio espectacular, mas infelizmente é mal aproveitado.

Aliás, já tive a oportunidade de visitar todos os locais que referiste tem uma beleza extraordinária, mas é preciso como disseste e bem, saber aproveitar esses aspectos, algo que ainda não acontece.

Bom post!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 30.09.2010 às 23:13

E é pena.. porque há todas as condições para termos um paraíso.. em lugar disso temos pedreiras, abandono e desleixo

Jorge
Imagem de perfil

De Rosinda a 29.09.2010 às 14:16

Olá Jorge!
É uma pena que aconteçam coisas assim, Não só as consideradas maravilhas naturais, mas toda a Natureza devia ser mais cuidada.
Parabéns por mais um destaque que justamente merece.
Um abraço
Rosinda
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 30.09.2010 às 23:14

Olá

É verdade, devíamos ter muito mais cuidado com a natureza.. toda, porque toda ela é uma maravilha

Obrigado
Jorge
Imagem de perfil

De Sara a 29.09.2010 às 14:25

Concordo plenamente! isto das maravilhas é muito bonito mas depois tratar dos espaços é outra coisa...deu-me cá uma irritação ver o Presidente da Câmara de Setúbal ou lá o que era a receber o prémio todo contente enquanto a praia está cada vez mais degradada. Todos os anos faço praia no Portinho e é uma tristeza ver o lixo por todo o lado, a mata rescer desgovernadamente, a falta de polícia...sem falar dos cães claro... ainda o ano passado estavamos a almoçar e tivemos que levar com um que não parava de rondar. É uma pena porque o Portinho é lindissimo, mas pelo andar da coisa não tarda é só um monte de entulho.

cumps
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 30.09.2010 às 23:25

Olá Sara

Foi exactamente o que pensei quando vi o senhor todo sorridente a ir buscar o prémio...

Irrita ver as pessoas participarem assim nas coisas quando sabemos que na realidade pouco fazem por preservar o património natural

Jorge
Imagem de perfil

De Sara a 02.10.2010 às 01:19

Este ano quando fui ao Portinho reparei num cartaz logo a descer a rampa em que a câmara diz não ter responsabilidade no que toca a cuidar da praia (!!) mas que estar a cumprir a sua parte...não sei que parte...Foi muito hipócrita esse senhor ter lá ido receber o prémio. Vamos lá ver é como estará a praia para o ano...

cumps :)

Sem imagem de perfil

De xana a 29.09.2010 às 16:34

Para além do que escreveste e que concordo plenamente, tenho a acrescentar que apesar das placas indicativas a proibir a entradas de animais nas praias desta zona, os suínos continuam a entrar à descarada, e sem qualquer entrave que os faça parar. Costumo ir para Galapinhos, e há por lá sacos para depósito de lixo, mas costumam aparecer a voar ao pé de mim, papéis, plásticos, e tudo o que as pesssoas deixam sem cuidado nenhum, paraalém das beatas de cigarro aos milhares, e tampas de cerveja, enterradas na areia, que aparecem de cada vez que mexemos um pé. Fico furiosa com estas coisas, e chego ao ponto de pensar que as pessoas não merecem praias com condições, pois o pouco que têm não sabem respeitar. É claro que por causa de uma dúzia de suínos não podemos generalizar, mas lá que dá uma raiva, isso dá.
As praias são locais públicos, e todos devemos respeitá-las como tal, algo que é de todos e merece ser tratado com cuidado, higiene, porque não é só para uma vez, uma praia existe para o mundo, e para sempre e para ser desfrutado com prazer, não com desagrado. Continuamos a ser um povo que merece o país que tem, porque quando não se respeita um local natural, nem um espaço que é de todos, não podemos exigir melhor do Governo e das instituições.
Parabéns pelo destaque
bjks
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 30.09.2010 às 23:27

Olá Xana

Faltou falar de muitas coisas.. mas não queria escrever um testamento.. e tens toda a razão, falta muito civismo... muito mesmo.

Beijinho amiga
Jorge
Imagem de perfil

De Existe um Olhar a 29.09.2010 às 19:20

A zona de que falas é das que mais gosto e tenho pena de não poder ir para lá durante o Verão, por uma simples razão...não tenho onde estacionar. Quanto ao resto que falas, acredito no que dizes e a continuar assim não vai ser tão cedo que lá ponho os pés, a não ser que mais este destaque de hoje , faça com que mais gente te leia e se unam esforços para criar condições para que este local, seja mesmo uma maravilha.

Parabéns
Bjs
Manu
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 30.09.2010 às 23:30

Toda aquela zona é muito agradável no Inverno.. porque as praias são protegidas do vento norte pela serra... no Verão é mesmo impossível, eu prefiro apanhar o barco e ir para Troia, ou para a comporta.

beijinho
Jorge

Comentar post


Pág. 1/2



Ó pra mim!

foto do autor



Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D