Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Porque: "A vida é feita de pequenos nadas" -Sergio Godinho - e "Viver é uma das coisas mais difíceis do mundo, a maioria das pessoas limita-se a existir!"
Imagem Minha do Momentos e Olhares
Eu hoje ia colocar mais uma das minhas receitas... mas isto por cá não está fácil.. tentar escrever com miúdas a reclamar, crianças a chorar, o outro a inventar coisas para chamar a atenção.... não dá mesmo.
Uma das coisas que sempre funcionou bem cá em casa é a hora de dormir das crianças, desde muito pequenos, quando chegava a hora de deitar, iam para a cama e ponto final.. se queriam ou não dormir era com eles, mas tinham que ficar na cama. E isto sempre funcionou, mesmo quando dormiam no beliche..e uma dormia como uma pedra mal caia na cama e o outro ficava às voltas durante horas. A medicação para a hiperactividade tira o sono ao N., e não há muito a fazer quanto a isso, o certo é que ele vai para a cama e fica lá, muitas vezes quando me vou deitar depois da meia noite ele continua acordado.. mas é ponto assente que não sai da cama.
O facto de termos em casa duas crianças com poucos meses de diferença de idade fez com que as coisas funcionassem, porque as regras eram as mesmas para os dois. Com a chegada da D. as coisas complicaram-se. Ela tem 3 anos, com 3 anos os mais velhos iam para a cama às 20: 30. Com dois pré adolescentes em casa, com actividades desportivas, trabalhos de casa, etc,.. raramente terminamos de jantar antes das 21....
A hora de deitar dos mais velhos é por volta das 22.. e claro que é impossível tentar deitar a D. antes disso..e é quando a deitamos que começa a guerra seguinte.. porque a mais pequena começa por não querer deitar... depois insiste em não ficar quieta na cama.. depois é claro que não fica calada.. desde chorar a cantar... ela tenta tudo para seguir a festa. Entretanto, na cama do lado há uma dorminhoca com 10 anos que quer dormir e reclama com todos os santinhos por alguma vez ter tido a ideia de pedir uma mana. Isto depois de maldizer pai, mãe e irmã porque não a deixam dormir.
O resultado de tudo isto é que andamos pelo menos meia hora de um lado para o outro, a mandar calar uma, reclamar com a outra, gritar com as duas para que se calem.. normalmente a mais velha adormece primeiro e a mais pequena vai atrás... isto depois de a mãe já estar com os cabelos em pé...
Já tentamos colocar a mais pequena a dormir antes.. mas ela não adormece antes de chegar a irmã.. e esta não está para esperar... e o raio do Euromilhões não há modo de me sair.. isto resolvia-se facilmente com um quarto para cada um... eu sei que quem corre por gosto não cansa.. mas pai sofre.. Mesmo!!!!!
Jorge Soares
PS:Pois.. eu sei, devia era ter escrito a receita.. que este post não tem ponta por onde se lhe pegue.