Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Porque: "A vida é feita de pequenos nadas" -Sergio Godinho - e "Viver é uma das coisas mais difíceis do mundo, a maioria das pessoas limita-se a existir!"
Nos posts anteriores sobre um livro ou sobre livros tenho falado principalmente sobre escritores Hispânicos, eu também leio escritores portugueses, hoje vou falar sobre um livro que me marcou, porque é um grande livro e porque trata um tema complicado para mim
Este Post da Existência deixou-me a pensar, porque me tocou, se calhar porque em algumas partes me vi reflectido, depois de o ler lembrei-me do Livro Gente Feliz com lágrimas de João de Melo, não o tenho, li emprestado. Na altura estava em Lisboa e sei que durei uma eternidade a ler, eu que por norma devoro os livros.
Na Wikipédia podemos ler o seguinte:
"Neste romance começamos por conhecer a visão da infância de Nuno Miguel e de dois outros dos seus irmãos, Maria Amélia e Luís Miguel. É através destes capítulos que descobrimos a violência da infância de Nuno Miguel e os irmãos; obrigados pelos pais a fazer trabalhos pesados, batidos pelos pais também, comendo pouco e mal, são crianças que se tornaram adultas cedo demais e que ficaram traumatizadas para sempre."
Lembro-me de estar a ler no meu quarto em Lisboa e de sentir uma enorme angustia, até ao ponto que mais que uma vez decidi deixar a sua leitura de lado,........
O livro é magnifico, e retrata uma realidade portuguesa que não está assim tão distante, lembro-me de uma parte em que o protagonista disse que tinha visto o mar quando foi para a tropa, ora, estamos a falar de alguém que vivia numa ilha, como é que é possível? Se calhar não é assim tão estranho, eu nasci a 30 km do mar, da varanda da casa dos meus pais tem-se uma magnifica vista sobre a Ria de Aveiro, mas lembro-me de uma tia minha dizer que os filhos tinham visto o mar pela primeira vez quando eram adultos. Primos mais novos que eu.
Actualmente estou a ler o livro "Como lidar com crianças difíceis" de C. Drew Edwards, hoje da parte da tarde sublinhei o seguinte:
"Infelizmente muitas pessoas pensam que disciplina é sinónimo de castigos. No entanto disciplina vem do termo latino Discere que significa aprender"
Para muitos pais portugueses, incluindo o meu, o conceito é a disciplina pelo medo, durante muito tempo eu não fiz nada pelo gosto de fazer, e sim pelo medo, e definitivamente isso não é educar.
Durante muito tempo eu jurei a mim mesmo que nunca bateria nos meus filhos, infelizmente não fui capaz de manter essa ideia, e por vezes dou por mim a pensar que às vezes cometo alguns dos erros que cometeram comigo....bom, pelo menos tenho a consciência disso... acho que não sou um caso perdido.
Ao contrario dos protagonistas do Post da existência, quando cresci passei a pensar por mim e para mim, é verdade que não tenho uma relação com o meu pai, nunca tive, porque é que haveria de ter agora?, mas agora faço as coisas por gosto, não por medo.
Afinal isto não foi um post sobre livros.......se calhar vou comprar o livro e tentar reler.....
Jorge
PS:Esta imagem não foi retirada da internet...é mesmo minha!