Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Francisco Guerra

 

Imagem do JN

 

Há dias em que faltam as palavras, estive a ouvir com atenção a entrevista de Judite de Sousa a Francisco Guerra, depois de todo o circo montado após a leitura das sentenças do caso Casa Pia, depois de todo o barulho feito principalmente por Carlos Cruz com a cumplicidade de todos os canais de televisão, faltava-nos a todos uma parte, faltava ouvir as vitimas, sentir que são humanos como nós.. e esta foi uma entrevista brutal.

 

Haverá quem questione a veracidade de tudo o que ele disse, sempre houve, mesmo após os réus terem sido declarados culpados e condenados, muita gente recusou acreditar.. principalmente porque o senhor televisão está no imaginário de toda uma geração... bom, hoje deu para perceber que o mesmo senhor está no imaginário de algumas pessoas de uma forma muito diferente.

 

A entrevista de hoje mostrou que as vitimas são seres humanos, pessoas de carne e osso como todos nós, foram crianças com vidas complicadas, muitas delas sem famílias, sem uma vida fora da Casa Pia.. crianças que foram entregues a uma instituição que era suposto dar-lhes apoio e protecção. Esta instituição falhou completamente, não só não soube proteger as crianças, não soube ser o lar, a família que elas necessitavam, como de certa forma contribuiu para que fossem abusadas e violentadas como seres humanos da pior forma possível.

 

Hoje ouvimos Francisco Guerra dizer que teme pelas crianças que continuam entregues à Casa Pia, porque mal assente a poeira tudo irá recomeçar e haverá mais vitimas.. porque por lá pouco ou nada mudou. Eu continuo à espera que  os responsáveis da Casa Pia assumam as suas responsabilidades, eu não acredito que estas coisas tenham acontecido durante anos, que crianças fossem levadas para Elvas, que estivessem fora da instituição horas, até dias, sem que ninguém se questionasse sobre o que se estava a passar. Não acredito que estas coisas tenham acontecido a dezenas de jovens da instituição sem que ninguém tenha suspeitado... e muitas dessas pessoas continuam lá, até quando?

 

Podem ver a entrevista no site da RTP aqui

 

Jorge Soares

publicado às 23:14


38 comentários

Sem imagem de perfil

De Sandra Cunha a 23.11.2010 às 01:19

Bem, alguma (muita) coisa já mudou na Casa Pia.

A Casa Pia de Lisboa, tinha na altura em que tudo isto aconteceu, 21 casas de acolhimento organizadas em diversos CED (Centros de Educação e Desenvolvimento). Em 2009, cerca de um terço já tinha sido desmantelada e/ou integradas noutros CED. Para meu espanto, menos de um ano depois, só restam duas (!) casas de acolhimento de crianças no CED de Santa Catarina. Tudo o resto foi desmantelado! Nestas 2 casas estão 24 crianças (12 em cada uma). Os restantes menores foram encaminhados consoante os seus projectos de vida (quando é preciso sabem trabalhar depressa!) e alguns, provavelmente a maioria, terá sido integrada noutras instituições de acolhimento.

Os serviços da CPL foram reestruturados e foi enviada para lá pelo ISS, que está provavelmente a tentar por ordem naquilo, a Drª. Cristina Fangueiro (que era a responsável pela Unidade de Infância e Juventude do ISS na Rua Castilho).

Alguma coisa está a mudar...O mau é que foi preciso tantas crianças/jovens sofrerem estes horrores para se fazer alguma coisa!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 24.11.2010 às 22:56

Olá Sandra

Não fazia ideia que tudo isto tinha acontecido, de todos modos, eu estava a falar em sentido figurado e no sentido que é dado pelo entrevistado... ouviste a entrevista?

Jorge
Sem imagem de perfil

De Sandra Cunha a 24.11.2010 às 23:19

Ouvi, mas não na totalidade...

Bem, o que mudou foi na estrutura da Casa Pia. O que se passa lá dentro (mesmo dentro destes dois CAT's que ainda restam), já não sei.

Sei também que mesmo depois deste caso do Carlos Cruz e companhia Lda, houve em 2005, outros casos de abuso sexual na CPL, com um monitor (exterior à casa mas da confiança da instituição) de tempos livre. Tinha um atelier para onde iam os putos...mas esse foi logo preso e não se ouviu sequer falar da coisa. Eu ouvi porque as pessoas precisam de desabafar e vão falando em surdina...

Bjs

Mas que aquilo sofreu uma grande revolução, sofreu.
Sem imagem de perfil

De carlos pereira a 19.12.2010 às 01:19

não seja tão crente assim, vá ver o que disse o francisco guerra em tribunal, e aquilo que disseram os socios do restaurante....
http://carlos-averdadeacruzblogspotcom.blogspot.com/2010/12/o-tal-restaurante-da-ajuda.html
Imagem de perfil

De DyDa/Flordeliz a 23.11.2010 às 11:10

Acima de tudo é preciso muita coragem. Passar por cima de muita coisa para dar a cara e ficar sujeito às perguntas atiradas como ferroadas de vespa que vão abrir feridas que ainda não estão cicatrizadas.

Que o seu sofrimento possa ser usado para minorar ou mesmo impedir mais casos idênticos.
O alerta está dado. Só não age quem não quiser. Uma vez que tudo aponta que a procissão ainda vai no adro...muito caminho há a percorrer...


Imagem de perfil

De Jorge Soares a 24.11.2010 às 23:21

Olá

É preciso mesmo muito valor para aparecer assim em público.. porque até este dia ele era um anónimo, era só uma das vitimas que ninguém conhecia.. a partir de agora vai ter que enfrentar o mundo como "a vitima"

Há coisas que tem que ser ditas para que a nossa sociedade acorde... há coisas que não tem desculpa, bem haja por ele.

Jorge
Sem imagem de perfil

De essência a 23.11.2010 às 11:12

Eu não vi esta entrevista com muita pena minha, mas logo que tenha um tempinho vou ver. Fiquei super curiosa depois de ter lido também este post http://laurindaalves.blogs.sapo.pt/413928.html

Bja
Paula
Sem imagem de perfil

De Pucca a 23.11.2010 às 14:53

Impressiona realmente impressiona mesmo eu vi a entrevista de Judite de Sousa ao Francisco Guerra. Se alguém algum vez colocou em dívida a veracidade das declarações das vitimas, nesta entrevista uma coisa é garantida NINGUÉM consegue mentir daquela forma!... Com 12 anos aquele e outro meninos deixaram de acreditar! Toda a justiça é muito pouca para fazer justiça ao que aquelas crianças sofreram e continuam a sofrer para o resto das suas vidas!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 24.11.2010 às 23:42

Como em tudo na vida, há sempre que ouvir os dois lados.. e em todo este processo faltava esta parte.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 24.11.2010 às 23:29

Olá

Eu já tinha lido o post da Laurinda Alves... que faz todo o sentido, há muita gente com o rabo preso, muita gente que é amiga do sr televisão...

Podes ouvir a entrevista segundo o link.

Jorge
Sem imagem de perfil

De DH a 23.11.2010 às 14:24

Olá Jorge.
Fui ver a entrevista graças a este teu post. Estou
Ainda bem que finalmente alguém foi ouvir o lado das vítimas.
Nem sei que diga... Claro que muitas pessoas souberam e calaram durante anos, mesmo que nunca tivessem participado.

Quantas pessoas ainda hoje calam e consentem? Quantas pessoas são culpadas por omissão?

E quantos culpados à solta?

Beijinhos
Dulce
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 24.11.2010 às 23:31

Olá Dulce

Pois, há muitas perguntas sem resposta.. muitas questões em aberto... e muitos culpados sem castigo.

Jorge
Sem imagem de perfil

De Angelo a 04.12.2010 às 00:47

Já tentou ler a página do Carlos Cruz ? Mesmo que seja de forma céptica ? Mesmo que seja com um pé atrás, porque afinal o Carlos Cruz é mestre da comunicaçao ...Tente ler sem ter juizos formados, mesmo que você tenha dúvidas de que a página nao fale verdade ( mas fala ). Tente ler e seja curioso, muito curioso.
WWW.PROCESSOCARLOSCRUZ.COM
Tente ler um bocadinho ... Vai ver que nao doi nada ...
Imagem de perfil

De Existe um Olhar a 23.11.2010 às 16:05

Ouvi a entrevista e não pude conter algumas lágrimas .
Admirei a coragem, a calma aparente de um jovem que deixou de o ser há muito.
Quero acreditar que com este testemunho e com o livro, os senhores da Casa Pia fiquem mais atentos e não permitam que barabaridades destas se voltem a cometer.

Bjs
Manu
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 24.11.2010 às 23:43

Esperemos que todos os senhores da Casa Pia.. os de todas as outras casas de acolhimento do País..e que que todos nós fiquemos mais atentos, para que não haja mais crianças a ter que passar por tudo aquilo.
Imagem de perfil

De aespumadosdias a 23.11.2010 às 22:04

Uma das vítimas vai à Judite para publicitar o seu livro...
Não vi a entrevista. Será que diz toda a verdade? Talvez nunca se saiba.
Não nego que tenha sofrido muito durante o tempo que esteve na Casa Pia.
Sem imagem de perfil

De Ana Reis a 24.11.2010 às 09:30

E qual seria o motivo para mentir....
Já os outros (Senhores) o que não lhes falta são motivos.
Afinal estamos a falar de crianças que não tinham como se defender, nem ninguém a quem recorrer,
Mas quem somos nós para julgar
Sem imagem de perfil

De Angelo a 04.12.2010 às 01:25

"E qual seria o motivo para mentir...?" Talvez as indminizacoes milionárias que foram pagas ainda antes de chagr isto a tribunal. porque sao miúdos habituados a safarem-se na vida, porque ainda esperam sacar mais dinheiro, porque agora nao podem mudar a versao, conprometeram com a PJ e agora nao sabem como sair desta ...
"Já aos outros Srs. nao lhe faltam motivos" : Enumere os motivos ...
"Afinal estamos a falar de criancinhas que nao tinham como se defender..." Você sabe isso mas o problema é que eles também e aproveitam-se exactamente disso ..
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 24.11.2010 às 23:45

Será que ele diz a verdade?.. será que o Carlos Cruz alguma vez disse a verdade?.. todos o ouvimos falar muitas vezes, fazia falta esta parte.
Sem imagem de perfil

De Angelo a 04.12.2010 às 00:40

Lendo o PROCESSO facilmente se chega á conclusao que estava AMANHADO !!! Nao basta dar opinioes de café em matéria tao séria. É preciso ler o PROCESSO !!!
Sem imagem de perfil

De São a 24.11.2010 às 16:33

Teho que ver a entrevista...

É o que eu digo: as pessoas são tão parvinhas. Revoltou-me tanto quando vi aquelas manifestações de solidariedade em massa À porta da PJ logo quando o Carlos Cruz foi preso. Pessoas que não conheciam o Carlos Cruz de lado nenhum, além de um programa de tv! no máximo, poderiam achá-lo bom profissional a nível de tv! mas não, foram para ali como se o conhecessem... Nem pelas pessoas com quem lidamos todos os dias devemos pôr as mãos no fogo sem hesitar, quanto mais por uma pessoa que só vimos na tv! Mas pronto, era uma pessoa de posição e tinha que estar inocente, pois claro... eu, logo na altura, lembro-me que disse: "Não sei, não digo nem que acredito nem que não acredito. Não o conheço!"... Mas as pessoas são assim...
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 24.11.2010 às 23:46

Parece que nisto estamos de acordo.. para ouvir a entrevista basta seguir o link
Sem imagem de perfil

De Angelo a 04.12.2010 às 00:07

Sr. Soares, nao basta ver as entrevistas dadas por coitadinhos... É preciso ser expedito a ler o processo. Nao basta ler entrevistas emotivas ( de parte a parte ). É preciso ler os factos ! Só pode ter a ousadia de ter este Post se ler o processo e pela sua conversa, nao leu ...
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 04.12.2010 às 00:13

Fantástico, quer o senhor dizer que os juízes que leram o processo e condenaram os arguidos.. porque eram culpados.... também não percebem nada do assunto?.. ou sou só eu?
Sem imagem de perfil

De Angelo a 04.12.2010 às 00:18

Eu acho que o Sr. já tem a opiniao formada e nao é nada flexivel porque trata com máximo respeito as"vítimas" e sempre chama ao outro lado o "Sr televisao" ... Vá-se lá saber porquê ...
Sem imagem de perfil

De Angelo a 04.12.2010 às 00:22

Você parece que nao entendeu : Leia o Processo e as contradiççoes deste rapaz. E nao vale a pena dizer que coitaditos é normal enganarem-se, porque nesse caso só se enganam para o que eles interessa ...
Porque lhe é tao dificil acreditar em quem apresentou uma defesa consistente e acredita facilmente nestes coitaditos com entrevistas que de esclarecedoras nao têm nada e recalcam " o quanto sofremos" ??? Depois de ver esta entrevista ficou mais convencido que se fez justiça ? Entao espero que você nunca seja Juiz ... Se acredita em "ressonância de verdade" tudo bem ... Eu acredito que o caso já estava feito ...
Sem imagem de perfil

De carlos a 19.12.2010 às 01:13

não é só vc, esses juizes não tiveram coragem de dizer a verdade...
http://carlos-averdadeacruzblogspotcom.blogspot.com/
Sem imagem de perfil

De Angelo a 03.12.2010 às 23:40

O mesmo se aplica ás "vítimas" ... Devo acreditar nelas só porque tiveram infância difícil ? Que eu saiba, isso provoca que sejam ainda mais "desenrascados" e mintam mais facilmente.
Porque devo acreditar em quem nao conheço ? Porque você fez o reparo em relaçao a Carlos Cruz e nao faz em relaçao ás "vítimas" ? Leia o processo e depois falamos ...
Sem imagem de perfil

De Angelo a 04.12.2010 às 00:24

E o que é que sabe das "vítimas" ? Nem sequer de um programa de TV as conhece mas pelos vistos da-lhe todo o credito ...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 25.11.2010 às 20:46

Boa tarde,

Enquanto observador assumido e atento do caso CP, não pude perder a entrevista televisiva concedida por Francisco Guerra. Quer acredite quer não, desejo há muito encontrar sustentação séria e segura por parte da acusação. Porquê? porque me deixava mais tranquilo enquanto cidadão. Mas ainda não foi desta!

Para além de outras questões de honestidade intelectual muito duvidosa e dos negócios que se têm gerado do lado da acusação, porque será que o Francisco Guerra mente comprovada e descaradamente ??

Porquê? é simples:

Está mais que provado que a casa de Elvas não sofreu qualquer alteração. O próprio tribunal assim entendeu. Então porque mente ele e em directo?


Para compor a credibilização de uma mentira?
Para dar razão às suas tias (sobre o que afirmaram sobre dele - mentiroso compulsivo ... etc.) ???
Porque não omite ele, pura e simplesmente, erros que cometeu durante o processo, insistindo na mentira enganando os mais (emocionalmente)distraídos ?

Sei que, por norma, crianças muito pequenas não mentem. Mas, também é verdade que, a "cura" de adolescentes mentirosos é normalmente penosa ou mesmo impossível (para seu próprio mal).

Cumprimentos
Sem imagem de perfil

De Eu a 02.12.2010 às 18:49

Só tenho a dizer que concordo com a sua opinião e realmente este Francisco Guerra não serviu para condenar ninguém pois tudo o que disse foi sempre aldrabice! Ele até era dos que angariava os miúdos para o Bibi e era sócio dele no negócio. E se também participava era porque tinha ganho o gosto em fazer isso! Agora ainda quer tirar proveito do mal que fez a muitos miúdos ao lançar um livro de tretas que inventou!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 02.12.2010 às 22:55

É curioso, não sei se reparou, mas o seu comentário tem algumas contradições.. como é que é tudo aldrabice e ele angariava miúdos para o Bibi? se é tudo aldrabice, para que eram os miúdos?.. qual negocio?.. havia um negocio?.. mas então não era tudo aldrabice?

Então mas não eram tudo tretas? ..decida-se

Jorge Soares
Sem imagem de perfil

De Angelo a 04.12.2010 às 00:03

Sr. Soares, o senhor nao foi tao minucioso a indagar-se sobre o que diz este Francisco Guerra nas diversas entrevistas ...
"Haverá quem questione a veracidade de tudo o que ele disse, sempre houve, mesmo após os réus terem sido declarados culpados e condenados, muita gente recusou acreditar" ... ainda recuso porque isto cheira mesmo mal ...A começar por este Guerra ...
Sem imagem de perfil

De Angelo a 04.12.2010 às 00:04

Concordo plenamente !
Sem imagem de perfil

De Angelo a 03.12.2010 às 23:58

".. e esta foi uma entrevista brutal."
Pois foi, "brutalmente" mentirosa. O Sr. Jorge Soares como moderador é fraquinho porque se acredito nisto, também acredita no Pai Natal.
Eu tenho a certeza ABSOLUTA que o Sr. Soares nao leu o Processo, senao pensava 2 vezes ... Este Guerra foi o tal que até a família foi dizer em tribunal que era mentiroso compulsivo, que deu várias versoes diferentes inclusive entrando em contradicçao com Bibi e sobre o qual o tribunal nao deu relevância nenhuma. Devo acreditar neste indíviduo quando diz que houve alteraçoes na casa de Elvas ou devo acreditar no empreiteiro, na dona da casa, nos vizinhos, na família, no plano da câmara municipal, etc... Sr. JORGE SOARES se quer ter este tipo de Post num Bolg assim aconselho a ter um Bolg crítico e distante e nao ter um Blog para expressar emoçoes, que de emoçoes já tem que chegue este processo. Este Francisco Guerra mente com todos os dentes e só mesmo de forma inocente alguém nao dá conta disso ... O rapaz contradiz-se de entrevista para entrevista.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 04.12.2010 às 00:08

Vamos lá ver.

De certeza que há muita gente que ficava feliz se só existisse a versão do Carlos Cruz, de certeza que havia muita gente que ficava feliz se as vitimas se remetessem ao seu papel de vitimas, silenciosas, distantes, olhos que não vêem coração que não sente, não é?.. pois, aprece que não vai ser assim, há mais versões e as vitimas existem, ou acha que não, que ninguém foi violentado, que tudo isto é uma invenção de alguém?

Sobre o blog e a forma como escrevo, pois, sabe, o blog é meu, sou eu que escrevo e que assumo o que aqui se diz, quem gosta lê e volta, quem não gosta... pois, diz o que pensa e de certeza que não volta... mas quem decide o que e como se escreve sou eu, mais ninguém.

Todos temos direito a uma opinião e todas valem o que valem.. e isso é válido para mim e para si.

Jorge Soares

Sem imagem de perfil

De Angelo a 04.12.2010 às 00:29

Que houve violaçoes houve, nao é ? Logo tem que haver culpados ? É isso ? Optimo, agora só falta encontrá-los, porque nada me garante que sao estes que foram julgados ... Mas parece que queremos é que alguém esteja dentro, nao é ?
Sem imagem de perfil

De Angelo a 04.12.2010 às 00:34

Sr. Soares voltou-me a responder com emoçoes e isso é que é o grande erro. Nao se trata de ouvir os 2 lados, coitadinhos, etc ...
Trata-se de ler o processo e ver que estava tudo mais que decidido.

Comentar post



Ó pra mim!

foto do autor



Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D