Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A luta é uma alegria .. ou uma tristeza!

por Jorge Soares, em 08.03.11

A luta é uma legria

 

A última vez que vi o festival RTP da canção foi, pasme-se, em 1979, o ano de Manuela Bravo e de Sobe Sobe Balão Sobe, sobre o que se passou nos últimos 32 anos não sei muito. É claro que sei o suficiente para reconhecer que tirando o caso honroso da Sara Tavares, todas as nossas participações no Eurofestival estiveram bastante abaixo de sofrível, sendo que nos últimos anos casos houve, em que nem da pré-eliminatória conseguimos passar.

 

Também não vi este , cheguei perto do televisor no momento exacto em que se iniciavam as votações, na altura os comentários da minha filha, os dois anos de conservatório dão-lhe algum crédito, eram que o nível teria sido na generalidade abaixo de mau. 

 

Como não ouvi as restantes músicas não vou afirmar aqui se acho ou não justa a vitória do Jel e do seu irmão, não acho evidentemente que aquilo seja uma música para um festival internacional, mas também não achei que a do ano passado o fosse, ou a maioria das anteriores que ouvi.

 

A mim sempre me fez confusão porque é que um país que tem ou teve bandas e músicos como: GNR, Xutos e Pontapés, Trovante, Mão Morta, Silence Four, Oioai, Orquestrada, Rita Red Shoes, Rui Veloso, etc, etc, etc, tem festivais da RTP onde em 99% dos casos só aparecem coisas abaixo de sofrível.

 

Porque é que há tanta gente indignada com a música da luta?, por acaso ouviram o que nos representou o ano passado?..e acham melhor?..e a de há dois anos? não os deixou indignados?.. a mim deixou.. muito indignado mesmo.

 

Para ser sincero, não gosto do estilo de humor dos senhores, não lhes consigo ver graça e tenho até algumas dificuldades em entender qual o objectivo, mas quanto a mim eles ganharam justamente, não só com os votos do povo, mas também com votos do Júri da RTP, logo, tem toda a legitimidade para nos representar.  Assim seriam de más as restantes músicas para que em Bragança e noutro distrito, profissionais da música tenham dado o primeiro lugar ao Jel. 

 

Para quem está preocupado com a figura que vamos fazer na Alemanha, descansem, de certeza que não será pior que as anteriores, aposto que os restantes paises não vão dar por nada..e não seria nada estranho que eles conseguissem melhor que o 18º lugar do ano passado.

 

Então e que tal acabarem de vez com esta sombra de Festival da RTP?, não?

 

Já agora, dêem uma olhadela a este artigo do Ionline onde se fala do Gel 

 

 

 

Jorge Soares

publicado às 21:37


18 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.03.2011 às 22:41

“A luta é alegria”

Homens da luta ai estão
O povo votou em massa
E assim ganharam a taça
A do festival da canção

É passaporte pr’a eurovisão
Partem com luta engraçada
Ou verão a luta censurada?
Já muita gente se arranha

Este humor é um caso sério
Que promete longe chegar
A chanceler Merkel brindar

Quem sabe o festival ganhar
Pelo menos levar-lhe um ar
Cá do nosso quinto império.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 09.03.2011 às 23:42

Não me parece que alguém se atreva mesmo a censurar.. eles ganharam porque tiveram os votos do povo.. povo que pagou cada chamada para eles irem à Alemanha... censurar a música seria o mesmo que roubar o povo...
Imagem de perfil

De DyDa/Flordeliz a 08.03.2011 às 23:03

Como tu vi pouco deste festival. Do que vi não gostei.
Desliguei quando apareceu este grupo a cantar cada um para seu lado e sem o minimo de afinação.
A ideia pode ser engraçada.
A mensagem aprimorada.
Mas se me vão representar...
Acredita que me deixam envergonhada.
Não me identifico com nada
Do que tentam representar.
Não gosto, não gosto, não gosto - Ponto final.
Mais uma vez faremos papel de uma cambada de coitadinhos sem jeito para apresentar uma canção a condizer com as exigências do festival da Eurovisão.
Concordo contigo - se não há intenção de colocar uma canção e um interprete com valor, mais valia acabar com esta palhaçada do festival RTP.

Acreditas que não sabia? Arre...raio de notícia sem graça esta tua.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 08.03.2011 às 23:08

Como não sabias?.. onde te escondeste os últimos dois dias?

Mas aquilo é para gostar?, esta ou as outras todas... não, aquilo não é para gostar, aquilo é para encher os egos a algumas pessoas do meio músical... às pessoas erradas... de resto, aquilo é para rir, este todos os anos.

Jorge
Imagem de perfil

De DyDa/Flordeliz a 08.03.2011 às 23:13

Dentro de casa?! ...também no meio de batatais!
Carnaval?... Não vi! Não estive para aí virada.
Acontece...
Sem imagem de perfil

De xana a 09.03.2011 às 00:37

Quando me lembro vejo, quando não me lembro não vejo, que foi o caso este ano, não vi. Ainda não ouvi a música, e sinceramente acho que vou ter tempo de ouvir, porque vai ser mais uma a ser usada pela malta do "à rasca" ( que para mim, é ali para as bandas da Arrábida, onde está a fábrica da Secil, na Rasca...).
Quanto à representação portuguesa na Eurovisão, até poderemos ter a melhor música do mundo, que nunca iremos ganhar. Tudo é política, até mesmo nisto. Basta olhar para a canção que venceu no ano passado, para mim, foi das piores, mas como a crise já era a crise, e como a Alemanha é a Alemanha, tinha de ganhar. Eu não gostava da música portuguesa até ter ouvido todas as músicas a concurso, e depois fiquei a achar que merecíamos um lugar bem melhor, e que a Alemanha devia ter ficado muito mais em baixo. A vencedora do ano passado não só não tem uma voz bonita, nem melodiosa, pelo contrário parece uma criança mimada, como passou o tempo a cruzar as pernas, como se estivesse aflita para ir ao wc. A nova publicidade de um carro de marca alemã, que passa na televisão é com uma música dela( e com ela também), e francamente ainda gostava que alguém que entendesse de música me explicasse afinal onde encaixa uma voz assim. Mas isto é para falar deste ano, e passar da pré-eleminatória, já é miragem, se lá chegarem já é uma vitória, por isso, vencer ou não deixa de ser importante. Contudo nunca se sabe o desfecho de tudo isto, é certo que deixou muito supostos artistas a falar sozinhos, tipo o Nuno Norte, que para mim, não canta nada, por isso mais valem os Homens da Luta, que ao menos falam da realidade deste país, sem lamechices, e sempre divertem a malta. Ainda gostava de perceber o porquê da polémica com os Homens da Luta terem vencido, se afinal estavam a concurso, alguém os admitiu a concurso a eles, tal como aos outros, e o povo ao menos uma vez, deu um voto que não premeia uma cara bonita, ou uma música de fazer chorar as pedras da calçada. Valha-nos um Santo qualquer... é-se preso por ter cão, e preso por não ter... Se os Homens passarem da pré-eliminatória, que aproveitem e se divirtam, porque a política nunca os deixará ganhar mesmo.
bjks
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 09.03.2011 às 23:45

Xana, concordo com quase tudo... como sempre, excepto numa parte... eu acho que se alguma vez apresentarmos uma música de jeito, melhor que as outras, que todas as outras nós podemos ganhar.. simplesmente, a cantar em português e com as regras do festival da RTP, isso nunca acontecerá.

A polémica é porque há muita gente que gosta de ser provinciano.. que gosta daquelas músiquinhas que costumam participar.. daquelas coisas insossas... faz parte...

Jorge
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 09.03.2011 às 07:18

“Portugal tálento”

É mais um cavaquistão
A seguir a tantos outros
É bom colher os frutos
Destes que pr’áqui estão

Com imensa actividade
Se exercerá magistratura
Será bom enquanto dura
E promove a estabilidade

No final virá a reforma
E por certo bem dourada
O bom filho a casa torna

Já não será na casa velha
Mas na sua nova morada
Lá pr’ós lados da coelha.
Sem imagem de perfil

De Leamar a 09.03.2011 às 09:57

Bom dia Jorge...
Eu sou, como sabes mulher de um músico...baterista é certo:)...mas estou um bocado a par do assunto. Sinto que quando se ouve algo novo de um desconhecido, em geral não se gosta. Algumas das músicas que foram cantadas no festival, se fossem compostas e interpretadas por um Rui Veloso, passariam de bestas a bestiais!!! Disso eu tenho a certeza. Um dia, se a tua filha compor ela vai reparar nisso...faça bem ou mal...vai sempre ouvir alguém dizer que é uma porcaria! Por exemplo a Xana disse que a voz do Nuno Norte não vale nada...e isso é um rotundo equívoco!!! Pode não gostar do timbre, da pessoa até...mas que tem um bom aparelho vocal isso tem... que já o ouvi cantar muitas vezes ao vivo! Há muita gente que eu não gosto de ouvir cantar, mas que têm um excelente aparelho vocal... Muitas composições eram fracas, outras eram simples e outras eram nulas...mas quando as há complicadas também criticam e acham que simplificar seria melhor!! Sabemos que vá quem vá, Portugal jamais ganhará!..pelas questões que já alguém expôs (agora não me lembro se foi a Xana, mas penso que sim)
Quanto aos homens da luta...não é de todo o meu género musical predilecto...mas ganhou com democracia! Pelo menos isso...pelo menos não levou com o "veto" da RTP assim de chofre. Quer se goste ou não, são eles que lá vão representar Portugal...e não estou minimamente preocupada com a chamada "figura" que poderão fazer transparecer de Portugal! Podem fazer a figura que fizerem...não fazem pior do que dos nossos legítimos representantes...
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 09.03.2011 às 23:49

Olá

Acredito em ti... e gostava mesmo de ver o Rui Veloso apegar numa daquelas músicas, mas a verdade é que isso não acontece... porque as regras à partida excluem muitas coisas....

Não sei é se é verdade que com uma música a sério, com arranjos a sério, cantando em inglês como faz a maioria dos países, não seriamos mesmo capazes de ganhar....

Quanto à polémica, era aí que queria chegar no meu post.. eles ganharam justamente.. logo, não tem porque haver polémica.

Jorge
Imagem de perfil

De opinandomais a 09.03.2011 às 11:37

Já que ninguém nos leva a sério.....tanto faz!!!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 09.03.2011 às 23:50

é mesmo, tanto faz.
Imagem de perfil

De Existe um Olhar a 09.03.2011 às 12:11

Assim que começou o festival mudei logo de canal, habituada que estou à má qualidade das canções e à possibilidade remota de algum dia virmos a ganhar seja o que for.
A canção pode não valer nada, mas já deu para ver que vai ser muito popular, é um tema que anda na boca de todo o mundo e se outro mérito não tiver, resta a luta de um homem que pelo menos não desiste daquilo a que se propõe fazer. Gostei de ler o que se diz dele.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 09.03.2011 às 23:51

O artigo sobre o homem tem mesmo muito por onde pegar..e explica muitas coisas.. quanto ao resto, há muito que este festival devia ter mudado.. ou acabado, como está não faz o mínimo sentido.

Jorge
Sem imagem de perfil

De stiletto a 09.03.2011 às 17:25

Pois eu gosto dos Homens da Luta. Aparecem sempre nas situações mais improváveis como aconteceu ao irem ao Festival. Gosto da ironia que imprimem a tudo o que dizem. Admito que não percebo de música o suficiente para poder dar uma opinião sobre a qualidade das músicas do Festival. \"A Luta é Alegria\" fica, sem dúvida, mesmo que cantem todos ao mesmo tempo, um para cada lado. Às tantas a prestação deles na Eurovisão ainda nos surpreende a todos. E já agora, esses artistas, que tu mencionas no fim do post, ninguém os vê a concorrer ao Festival. E também nunca pensei que tanta gente desse tanta importância ao Festival para haver tanta contestação.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 09.03.2011 às 23:54

Olá

Na verdade não é assim tão improvável, eles já tinham tentado o ano passado.. só que não foram aceites porque a música foi considerada politica.. este ano aprimoram a coisa.

Pelos visto ninguém dá.. até aparecer alguém a fazer abanar a coisa, nisso eles tem muito mérito.

Jorge
Imagem de perfil

De Mia a 09.03.2011 às 20:29

Olá, Jorge!

Já disse isto num outro blog e vou repetir ( mais ou menos).

Para mim os fulanos ganharam porque, das duas (três)...uma:

- o povinho telefonou uma de gozo e torrar uns trocos ( 0.60 + iva) estamos cheios de trocos nos bolsos...
- ou... já estamos fartos desta porra de situaçao e acha por bem irmos gritar as nossas desgraças para a Alemanha ( como se eles não soubessem)
... ou ainda, querem fazer uma revolução com a musica. Sim, uns usam armas... nós há uns anos atras usamos cravos (inédito)... agora vamos ser audazes e vamos revolucionar o pais com musica ( como se ja nao bastasse as cantigas dos politicos). Os Deolinda e os Homens da luta já alinharam... quem é o proximo?

Agora, que eles ganharam, ganharam. E de forma legitima, logo têm todo o direito de nos representar. Não corremos risco algum de sermos mal ( ou pior) representados, uma vez que todos os anos conseguimos um lugar bem esquecido no fundo da classificação... e nunca ninguem se importou (senão a selecção não era feita de forma tão banal).

Mas vou ser sincera.... iria ser hilariante se com esta musica conseguissemos um lugar não muito sofrivel! Aiii o que eu me ria :))

Bjokinha
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 10.03.2011 às 00:03

Olá Mia

Eu, apesar de não gostar do estilo.. ia mesmo delirar se eles conseguissem um lugar aí entre os 12 ou 13 primeiros.

Quanto ao motivo para eles terem ganho.. há muita gente que gosta de palhaços..e eu gostava de ver a ficha técnica.. quantas pessoas terão gasto os 0,60 mais iva?

Mas concordo contigo, eles ganharam com justiça.. e não percebo o porque de os quererem censurar.

Beijinho.. é bom ter-te por cá.

Jorge

Comentar post



Ó pra mim!

foto do autor



Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D