Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Porque: "A vida é feita de pequenos nadas" -Sergio Godinho - e "Viver é uma das coisas mais difíceis do mundo, a maioria das pessoas limita-se a existir!"
A última vez que vi o festival RTP da canção foi, pasme-se, em 1979, o ano de Manuela Bravo e de Sobe Sobe Balão Sobe, sobre o que se passou nos últimos 32 anos não sei muito. É claro que sei o suficiente para reconhecer que tirando o caso honroso da Sara Tavares, todas as nossas participações no Eurofestival estiveram bastante abaixo de sofrível, sendo que nos últimos anos casos houve, em que nem da pré-eliminatória conseguimos passar.
Também não vi este , cheguei perto do televisor no momento exacto em que se iniciavam as votações, na altura os comentários da minha filha, os dois anos de conservatório dão-lhe algum crédito, eram que o nível teria sido na generalidade abaixo de mau.
Como não ouvi as restantes músicas não vou afirmar aqui se acho ou não justa a vitória do Jel e do seu irmão, não acho evidentemente que aquilo seja uma música para um festival internacional, mas também não achei que a do ano passado o fosse, ou a maioria das anteriores que ouvi.
A mim sempre me fez confusão porque é que um país que tem ou teve bandas e músicos como: GNR, Xutos e Pontapés, Trovante, Mão Morta, Silence Four, Oioai, Orquestrada, Rita Red Shoes, Rui Veloso, etc, etc, etc, tem festivais da RTP onde em 99% dos casos só aparecem coisas abaixo de sofrível.
Porque é que há tanta gente indignada com a música da luta?, por acaso ouviram o que nos representou o ano passado?..e acham melhor?..e a de há dois anos? não os deixou indignados?.. a mim deixou.. muito indignado mesmo.
Para ser sincero, não gosto do estilo de humor dos senhores, não lhes consigo ver graça e tenho até algumas dificuldades em entender qual o objectivo, mas quanto a mim eles ganharam justamente, não só com os votos do povo, mas também com votos do Júri da RTP, logo, tem toda a legitimidade para nos representar. Assim seriam de más as restantes músicas para que em Bragança e noutro distrito, profissionais da música tenham dado o primeiro lugar ao Jel.
Para quem está preocupado com a figura que vamos fazer na Alemanha, descansem, de certeza que não será pior que as anteriores, aposto que os restantes paises não vão dar por nada..e não seria nada estranho que eles conseguissem melhor que o 18º lugar do ano passado.
Então e que tal acabarem de vez com esta sombra de Festival da RTP?, não?
Já agora, dêem uma olhadela a este artigo do Ionline onde se fala do Gel
Jorge Soares