Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Porque: "A vida é feita de pequenos nadas" -Sergio Godinho - e "Viver é uma das coisas mais difíceis do mundo, a maioria das pessoas limita-se a existir!"
Um destes dias li algures uma noticia onde se explicava como acertar com o dia certo para se fazer um filho que nascesse no dia 11.11.11.. já passou, escusam de começar a treinar. Isso fez-me lembrar a paranóia que foi com as crianças do ano 2000 ..e a quantidade de pessoas que tentou acertar com o 31.12 1999.. ou seria com o 1.1.2000?. Na altura eu andava à uns dois ou três anos a tentar ter um filho e não conseguia, não imaginam a raiva que me davam estas conversas parvas...
Entretanto, este post da Sentaqui chamou-me a atenção para a próxima data fetiche, 12.12.2012, dizem os entendidos que estará escrito algures na pedra de um calendário Maya, que esse é o dia do fim do mundo.
Os Mayas eram uma civilização muitíssimo avançada que habitou os territórios da América central mais ou menos entre 3000 antes de Cristo e 1200 depois de Cristo, custa a crer que uma civilização que era capaz de prever o fim do mundo, não foi capaz de prever o seu próprio desaparecimento que ocorreu mais ou menos mil anos antes... mas pronto.
Estive a tentar investigar de onde saiu tudo isto e como foram feitos os cálculos que levaram a esta data, não é fácil, a maioria das coisas baseia-se em palavras e datas pouco precisas, não consigo perceber como pode alguém chegar a uma data especifica..se calhar era porque dava jeito.
Mas tudo isto tem logo um enorme problema à partida, o calendário gregoriano em que nos baseamos foi criado por Gregório XIII no Século XIV, tem por base uma serie de cálculos que colocam o ano 0 algures há 2000 anos atrás quando supostamente nasceu Cristo. Ora, logo aqui temos um pequeno problema, o nascimento de Cristo foi há 2000 anos mais coisa menos coisa, ninguém sabe realmente quando foi, há quem diga que foi 5 ou 6 anos depois, há quem diga que foi uns anos antes... e depois há os que dizemos que não foi.. mas esses não contam.
Além disso, há muita gente que diz que para além deste problema do ano 0, há inúmeros erros nos cálculos, o que nos leva ao pequeno detalhe de que 2012 tanto pode já ter sido há uns anos atrás, como pode ser daqui a uns anos.. quase certo é que não é o ano que vem.
12.12.2012, é só mais um dia, no calendário que utilizamos é em Dezembro do ano que vem, mas não passa disso, de um dia num calendário que até podia ter outro nome qualquer, a probabilidade de bater certo com o que quer que seja que os Mayas previram..estará muito próximo de zero. Mais ,convém recordar que o nosso é só um dos calendários válidos.. e se pensarmos que por exemplo os chineses utilizam outro, nem será o mais utilizado, para além destes existe o judaico, o árabe e alguns mais.. todos com dias e anos diferentes.
De qualquer modo, o mundo começa e acaba todos os dias, começa no preciso momento em que alguém nasce e termina no exacto momento em que alguém morre... muitos mundos, muitas vidas, muitas coisas para ver e viver.. para que estarmo-nos a preocupar com um simples número?
O que tem de especial o dia 12.12.2012? absolutamente nada.... i Hope!!!!!
Jorge Soares