Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Chinesices.. é o que é!

por Jorge Soares, em 05.04.11

chinesices

Imagem da Manu

 

 

Quantas vezes tem uma mentira que ser repetida para que passe a ser verdade? A ver, quantos de vós acreditam que os chineses não pagam IVA durante os primeiros cinco anos a seguir à abertura das lojas? Quantos já ouviram dizer e tomam esta afirmação como certa?

 

Tudo isto vem a propósito deste post da Sentaqui e das certezas de uma grande parte das pessoas que comentaram... há coisas que mexem comigo, uma delas é a Xenofobia, porque queiram ou não queiram, é de Xenofobia que estamos a falar. É claro que os chineses pagam o IVA e os restantes impostos como qualquer outro comerciante.

 

Somos um povo de memórias curtas, esquecemos rapidamente que antes de sermos um pais com imigrantes, com i, eramos um pais de emigrantes com e, não foi assim há tanto tempo que a miséria e uma guerra sem sentido, fizeram com que os portugueses se espalhassem pelo mundo, não há recanto do planeta onde não se encontre um Português. Curiosamente na maior parte desses lugares a imagem que deixamos é a de um povo trabalhador, que faz o que for preciso, sem olhar a horários e a condições... parece-lhes conhecido?.. tal como os chineses por cá.

 

No passado Sábado a minha caminhada diária foi a meio da tarde, fui para a baixa, a zona comercial por excelência de uma capital de Distrito que não tem um único centro comercial de jeito. Há alguns turistas espanhóis e algumas pessoas a caminhar pelas ruas, não há ninguém a fazer compras.. não, não é culpa da crise... o problema é que não se pode comprar em lojas fechadas. Em Setúbal o comércio tradicional, se calhar porque não tem concorrência, encerra no Sábado à hora do almoço e reabre na segunda feira. É claro que a excepção são as lojas chinesas, que estão sempre abertas.

 

Os comerciantes de Setúbal queixam-se da crise, mas fazem horários que não interessam a ninguém, uma grande parte da população da cidade trabalha em Lisboa, durante a semana não tem como ir às compras, resta o fim de semana, ora, se as lojas estão fechadas, vamos comprar onde?.. é claro que mal se anunciou que finalmente se vai abrir um centro comercial.. aqui del rei o comércio tradicional... pois.

 

Não vou fazer a apologia das lojas chinesas, a verdade é que a qualidade da maior parte das coisas deixa muito a desejar, mas ninguém pode negar que eles prosperam porque trabalham, dão às pessoas o que elas precisam e estão lá sempre. 

 

Há quem diga que não compra lá nada, que prefere produtos portugueses.. é engraçado, porque eu gostava de saber onde compram as pessoas produtos equivalentes aos que eles vendem, made em Portugal... em lado nenhum, mas pronto.. há que ser patriota.

 

Quando tenho estas conversas eu costumo utilizar um exemplo paradigmático, imaginem que vão comprar um frigorifico, na montra estão dois, um fabricado por cá que custa 500 Euros e outro igual, fabricado na China que custa 250, qual compram? Eu sei, todos acham que deveríamos impedir a importação dos frigoríficos chineses.. mas acham que isso ia fazer que o português descesse para 250.. ou que passasse para 600 Euros por falta de concorrência?... e em que ia sair o povo beneficiado por deixar de ter frigoríficos baratos para comprar? Respondam em consciência.

 

Jorge Soares

publicado às 22:16


15 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 05.04.2011 às 23:03

“Escaqueirados”

Precisam-se mentiras novas
Que as actuais já não colam
Grande o rol que desenrolam
É muita prosa e pouca provas

Reinventem já o nosso futuro
Aprendam a mentir de novo
Co’as velhas não me comovo
Sou só mais um tijolo no muro

Abaixo o estado mesmo rasca
Em que cada um se desenrasca
À custa de sangrar o seu povo

Invente-se a mentira suprema
Sem que constitua um dilema
O sangue derramado de novo.
Imagem de perfil

De sentaqui a 06.04.2011 às 09:53

Jorge
Mea culpa, mea culpa, já sei que me espalhei na resposta aos comentários, salvou-se a admiração que tenho pela capacidade de trabalho dos chineses e que deixei patente no meu post.
Como sempre tu não te fias em tudo o que ouves e vais investigar antes de falares sobre assuntos que desconheces. Ainda bem que és assim. Ficámos esclarecidos e continuo a dizer que aprendo muito quando passo por aqui.
Muito obrigada.
Gosto muito do meu chinesinho que escolheste para a foto

Beijinhos
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 07.04.2011 às 23:35

Olá

Por vezes deixamos-nos levar por aquilo que ouvimos, há coisas que se repetem uma e outra vez, como se de verdades absolutas se tratasse.. isso não quer dizer que se tornem reais, mas quase que se tornam "a verdade".. cada vez mais o mundo é feito de verdades destas.. e cada vez mais é difícil discernir onde está o real e o que interessa.. e sabes uma coisa, é pena, porque não há mundo nenhum inventado que seja melhor que o real.

Beijinho
Jorge

Imagem de perfil

De Miss Pepper a 06.04.2011 às 11:34

Tens toda a razão naquilo que dizes. E, realmente em Setúbal se o comércio local tem horários "estranhos", restam as lojas chinesas que estão sempre abertas, todos os dias e prai 12 horas por dia. Já sabemos que há produtos que não valem nada mas outros são bons. E não me venham cá com tretas que não compram nos chineses, que preferes produtos portugueses. É claro que eu também prefiro produtos portugueses mas se a qualidade dos chineses for igual mas o prelo for mais baixo, o meu bolso vai preferir o chinês!!! É que o dinheiro não estica. Trabalhamos que nos fartamos, descontamos que nos fartamos e o nosso governo a recompensa que nos dá é esta crise e mais aumentos em transportes, alimentos, etc. Quanto ao frigorífico, se fossem os dois iguaizinhos, iria pelo preço e optava pelo chinês. Nestas coisas sou pragmática, não gosto de deitar dinheiro fora. E se calhar se a maior parte das pessoas for ver onde as coisas onde elas gastam resmas de dinheiro porcausa da marca ou por outro motivo qualquer, tem lá escrito "made in China". A questão da emigração é bastante actual. Quantos jovens (valiosíssimos) estão a deixar Portugal para ir em busca de trabalho? Ah pois é...

Beijokas!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 07.04.2011 às 23:38

Olá

Acho que todos preferimos produtos portugueses.. o problema é que cada vez mais estes se tornam um artigo de luxo.. muitas vezes até são fabricados no mesmo sitio... basta colocar uma etiqueta diferente para que passem a custar o triplo....

Estamos numa época em que temos que ser racionais... e poupar. o máximo possível, saber comprar é cada vez mais importante..e nem sempre comprar "Português" é o mais inteligente.

Beijinho
Imagem de perfil

De naterradosplatanos a 06.04.2011 às 12:45

Jorge,tens razão em tudo o que dizes...se trabalhassemos como eles teriamos com certeza a compensação!
D.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 07.04.2011 às 23:39

Se trabalhássemos como eles..e se trabalhássemos cá como trabalhamos quando emigramos.

Jorge
Imagem de perfil

De rodrigando a 06.04.2011 às 14:40

Jorge
Esta estória dos chineses não pagarem iva já tem barbas brancas e já foi desmentida não sei quantas vezes. Mas quando é para dizer mal toda a gente acredita.
EU COMPRO nos chineses tudo o que posso. É mais barato, nem sempre tem qualidade, há alguns que, a pretexto de não saberem bem se enganam nos trocos mas neste momento são eles os "estilistas" de muito boa gente que eu conheço.
Há dias, junto à estação da Amadora vi umas camisetas de senhora a 9,90. No dia seguinte vi-as num centro comercial a 44,00. Não são iguais? Não. Mas vestidas fazem o mesmo efeito. E a diferença nem é assim tão grande.
Com a falta de dinheiro que temos...abençoados chineses.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 07.04.2011 às 23:45

Olá

Disseste aqui algo que estava a pensar à pouco, como estão as coisas vai haver muita gente a deixar preconceitos de lado quando acordarem para a realidade que nos espera.

Jorge
Imagem de perfil

De Fátima Velez de Castro a 06.04.2011 às 15:05

Este post é muito pertinente, escrito por uma pessoa de facto esclarecida.
Eu trabalho sobre o tema e não imaginam (ou se calhar sim) a quantidade de preconceitos e histórias da carochinha que correm sobre as diferentes comunidades imigradas!!! É certo que existem problemas associados, porém os benefícios são bem maiores. Existem estudos que provam isso, quando a observação empírica ou a falta de inteligência não o permitem!
Quanto aos chineses, o sistema de financiamento próprio da comunidade e, sobretudo, a filosofia de vida e de trabalho, faz com que "proliferem" um pouco por todo o lado com sucesso. E quem critica, é quem mais precisava de aprender com eles...
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 07.04.2011 às 23:47

Nem mais Fátima, nem mais

Na situação actual deveríamos receber com ambas mãos qualquer pessoa que queira investir no nosso país..

Jorge
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.04.2011 às 20:10

“O carpinteiro”

Isto está a meter muita água
Ratazanas andam assustadas
Não querem ficar molhadas
Vi passar duas numa tábua

Vão pedir ajuda ao exterior
Para consertar esta desgraça
Qualquer dia já não se passa
Porque o buraco fica maior

Felizmente veio o carpinteiro
É diplomado no estrangeiro
Nem cobrou muito dinheiro

Algumas tábuas novas arranjou
Com quarenta pregos as pregou
E todas as ratazanas ele safou.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.04.2011 às 20:49

“Santos populares”

Hoje é um dia especial
Estamos a ser ajudados
Estávamos preocupados
Qu’isto podia correr mal

Assim há dinheiro vivo
Em múltiplos do milhão
E já chega até ao Verão
Sistema foi compreensivo

Há pilim para a sardinha
E pr’o cheiroso manjerico
Em casa é que eu não fico

Venha por sugestão minha
Aquele economista baixinho
Prá sardinha e pr’ó tintinho.
“Santos populares”

Hoje é um dia especial
Estamos a ser ajudados
Estávamos preocupados
Qu’isto podia correr mal

Assim há dinheiro vivo
Em múltiplos do milhão
E já chega até ao Verão
Sistema foi compreensivo

Há pilim para a sardinha
E pr’o cheiroso manjerico
Em casa é que eu não fico

Venha por sugestão minha
Aquele economista baixinho
Prá sardinha e pr’ó tintinho.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.04.2011 às 20:50

“Santos populares”

Hoje é um dia especial
Estamos a ser ajudados
Estávamos preocupados
Qu’isto podia correr mal

Assim há dinheiro vivo
Em múltiplos do milhão
E já chega até ao Verão
Sistema foi compreensivo

Há pilim para a sardinha
E pr’o cheiroso manjerico
Em casa é que eu não fico

Venha por sugestão minha
Aquele economista baixinho
Prá sardinha e pr’ó tintinho.
Sem imagem de perfil

De Cientista Christian a 07.04.2011 às 04:27

O número de Chineses em Potugal aumentou em mais de 100%. De 9.000 para mais de 20.000 moradores de origem Chinesa em Portugal.
Acho errado ver os Chineses como pessoas estranhas, antes de 2020 pelo menos 7 das 10 maiores economias do mundo terá pelo menos 1.000.000 de moradores Chineses.
As únicas maiores potências do mundo que não terá pelo menos 1.000.000 de Chineses será a Alemanha, Itália e Brasil.
É melhor integrá-los a população local do que discriminá-lo ou inferiorizá-lo.

Comentar post



Ó pra mim!

foto do autor


Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2011
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2010
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2009
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2008
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2007
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D