Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Sobre posts, blogs, comentários e contadores

por Jorge Soares, em 21.02.08

Gatos

 

Andava com este tema atravessado há algum tempo, é hoje, como se escreve um post ?.... existem milhares de blogs, milhares de autores, imagino que devem existir milhares de respostas. No meu caso é assim: ligo o computador, dou uma volta pelos comentários, às vezes pelos blogs que costumo ler, faço login e começo a escrever, assim, directamente no editor de posts do SAPO, normalmente venho com o tema na ideia, portanto é só deixar fluir as palavras...mas muitas vezes nem isso, já me aconteceu começar a escrever e de repente as teclas ganham vida própria e o resultado não ter nada a ver com o que tinha pensado.

 

Imagino que haverá muita gente que se senta no Word , pensa no assunto, corrige, melhora....eu não consigo ser assim, eu simplesmente sento-me e deixo fluir as letras,..é claro que isso tem um preço, preço que normalmente pago em erros ortográficos... nem sempre o corrector do SAPO funciona,... falta de acentos, palavras duplicadas, enfim... já para não falar de palavras que ainda teimo em ir buscar ao castelhano....  sei que isto tudo não fica lá muito bem... mas também sei que no dia em que passar a ser de outra forma, terei de criar outro blog... porque este deixará de ter piada.... se é que tem alguma..deve ter...  porque os contadores ali do lado não mentem!.. ou será que mentem?

 

Bom, contadores é definitivamente um tema à parte, blog sem contador não é blog...e depois todos dizemos que escrevemos para nós..... sendo assim, para que é que colocamos contadores?.... e na maior parte dos casos mais que um... eu tenho três, um porque gosto de ver os números aumentar... outro porque gosto de ver as bandeirinhas.... e outro porque me diz a verdade..... bom... o das bandeirinhas também... mas diz menos coisas...  no do Google ... que é o que está escondido, eu consigo saber o que traz as pessoas aqui... posso dizer, é a adopção e as receitas..... bom... duas coisas em que sou bom....e os blogs donde comento.

 

Outro tema à parte são os comentários.... como já devem ter reparado, eu comento muitos blogs... gosto de ir por aí à descoberta e ver o que encontro... há dias em que não encontro nada, costumava ir aos posts recentes e encontrar coisas de jeito... agora é gajas, novelas e coisas para vender... se alguém do SAPO ler isto...pensem lá em categorizar isto... assim não dá!.... é claro que o pouco cuidado que tenho na escrita dos posts é pior nos comentários..... muitas vezes escrevo e envio...devia reler, deve haver um monte de gente...a Jonas incluída , que me considera um Troll , erros ortográficos, palavras trocadas.... e claro, o caminho para este blog. Ora, se eu comento é porque achei interessante, posts interessantes tem por  norma pessoas interessantes por trás, que eu quero que me visitem. Por outro lado, isso são referências... que vão fazer com que o google me encontre. Falando disso, eu gosto de comentários.... assim que por favor, comentem!

 

Falando de google , ontem apanhei um susto, estava à procura de uma imagem para o post , vou ao google imagens, coloco "O Homem sem Nome" e de repente a maioria das imagens começa a ser familiar.... eram as imagens que tinha colocado no blog nos últimos  meses.... fiquei confuso... não percebia o que estava a acontecer... de repente fez-se luz, eu tenho uma secção "O que estou a ler", está ali do lado direito, e estava a ler esse livro, como é antigo, não tem muitas referências... mas isto tem uma interpretação... o google encontra-me!.... o que é bom para o contador... pelo menos para os contadores mentirosos.

 

Isto já vai largo... o resto fica para outro post ....

 

Jorge

PS:Imagem retirada da internt

PS2:Sim ... eu sei, a imagem não tem nada a ver...mas eu gosto de gatos..e o post   já estava mesmo esquisito.. apesar de não ser Domingo!

 

 

publicado às 22:06


27 comentários

Imagem de perfil

De Teia d´Aranha a 21.02.2008 às 23:58

Ah é? Gostas que comentem? Então, aqui vai: eu sou uma "caloira" nestas coisas de blogs e uma verdadeira abécula nas questões informáticas, mas gosto de escrever... Perco-me em letras, frases, parágrafos... E foi por isso que entrei nisto da blogosfera.
Quando decido "postar", utilizo um processo idêntico ao teu: escrevo directamente no editor, só que vou gravando e guardando no rascunho, não só porque a minha net é mafiosa, mas também porque gosto de rever, de modificar e de ver se não me escapa erro algum (nem sabia que existe corrector automático ou lá o que é).
No capítulo contador, tenho o das bandeirinhas. Gosto de saber donde me lêem e admito gostar de ver o número de visitas a aumentar.
Comentários... Como é notório, dá-me gozo comentar os blogs que me chamam a atenção e que comentem o meu, fazendo questão de não deixar ninguém sem resposta! E confesso uma coisa muito feia: é difícil voltar a um blog cujo dono não nos devolve resposta...

Desculpa a extensão do meu comentário...

Beijo
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 22.02.2008 às 23:32

Olá

Pois, a minha net também é mafiosa... já não é a primeira vez que maldigo a netcabo porque quando carrego no publicar obtenho um erro e lá se foi tudo o que escrevi..... eu gosto dos teu comentários.

Beijinho amiga.
Jorge
Sem imagem de perfil

De xana a 22.02.2008 às 00:05

Em primeiro lugar os meus parabéns por gostar de gatos. Os homens geralmente não gostam de gatos, talvez porque não os entendem, não os conhecem. Eu também costumo escrever directamente ao fluir das ideias, muitas vezes também entro com uma ideia e acabo a escrever algo completamente diferente, mas a maioria das vezes faço como o Jorge, faço log-in, vou ver os comentários, ver os blogs amigos, descobrir outros, fazer os meus comentários, e só depois escrevo sempre no fim, para o fazer com alguma calma. Já me surpreendi muitas vezes ao usar o corrector o ele dizer-me que não tem erros, aí o meu ego incha e flutua, outras vezes não uso a correcção porque o google tem corrector de português do brasil, e agora nem funciona. Ás vezes lá sai um ou outro, é normal.
Algumas vezes coloco poemas que escrevi previamente e que não foram escritos a pensar no blog, mas escritos ao sabor dos sentimentos, das ideias, ou simplemsmente da imaginação. São muitas vezes poemas já com alguns anos que vou encontrando perdidos no meio de livros, cadernos, porque eu sempre me lembro de escrever por tudo e por nada, desde muito nova. Um livro na forja iniciado em 2002( com o qual me tenho desleixado, mas diz quem já "cheirou", que promete..., a ver quando me dá para continuar). Gosto de escrever, porque é uma forma de libertação, e porque com a escrita muitas vezes consigo surpreender-me a mim mesma, com a escrita vejo muitas vezes que consigo ter uma visão da vida, das pessoas, dos acontecimentos que não julgava ser capaz.
Claro que os visitantes contam, se escrevessemos só para nós, não valia a pena o blog, usava-se o editor de texto e resolvia-se a questão. E a opnião de quem nos visita também conta, independentemnte de ser boa ou má, há que saber aceitar ambas.
Como vês, se calhar o que leva a escrever um blog, não difere assim tanto de pessoa para pessoa, claro que cada caso é um caso.
Também gosto do contador das bandeirinhas, lol. Gosto de saber onde chega a minha escrita, embora muitas vezes fique tão curiosa com certas visitas repetidas de sítios tão distantes.
Enfim, este comentário é mesmo ao meu jeito, loooonngoo.
Bjks
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 22.02.2008 às 23:38

Olá Xana.

Adorei este teu comentário.... apesar de que, como o Antonio, não percebo donde foste buscar essa ideia de que os homens não gostam de gatos..... a ver se durante a semana que vem escrevo um blog sobre um gato que um dia apareceu lá em casa... e ficou!

Como já te disse, eu acho que tu tens muita sensibilidade, acho que vou adorar o teu livro... vê lá se te animas.

Se calhar tens mesmo razão...as motivações de quem tem um blog são comuns a todos nós.

Beijinho
Jorge
Imagem de perfil

De Jonasnuts a 22.02.2008 às 09:46

Estamos a resolver o problema da categorização :)
Novidades para breve.

E não, não acho que sejas um troll :)
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 22.02.2008 às 23:41

Olá

Obrigado pela visita... e pelas óptimas novidades... ficamos a aguardar.

Jorge
Sem imagem de perfil

De Crisálida a 22.02.2008 às 11:25

Oba, esse vai dar um comentário grande! lololol

Sobre escrever posts: Raríssimos foram os posts que escrevi fora do PC, diretamente no editar do blog. Isso só acontece quando surge-me uma idéia e eu estou sem acesso ao blog, então eu rascunho em um papel e depois passo para o editor do blog, e aprimoro a idéia. Mas a maioria esmagadora dos meus posts são escritos diretamente no editor. Tenho as idéias, imagino os detalhes, e depois passo para o blog, com as palavras tomando forma, e sendo construido o texto. Aliás, alguns bons textos que tenho lá foram escritos em cyber cafés. E outros iniciaram-se sem idéia alguma em mente. Surgiu na hora que escrevia. Alguns, durante conversas até no MSN, surge a idéia, depois eu passo um tempo imaginando a cena, e depois só preciso escrever.

Contador de visitas... Eu sou viciada no meu! lol
Mas não me importo muito com a quantidade de números, mas com o tipo de visitas. O que elas buscam, o que mais procuram, quais os posts mais visitados, mais procurados. Se há leitores fiés (é por esses que mesmo num dia terrível, que sento-me para escrever). Enfim, eu gosto de observar o movimento do blog, mas muito raramente me importo com a quantidade de visitas. Isso acontece quando percebo um movimento fora do normal, como acontece nesse preciso momento no meu blog. Isso anda me intimidando na escrita, porque sei o que buscam lá. Preciso estar atenta ao que se escreve em outro blog, porque não raras vezes especulam e fazem perguntas quando não tomamos o cuidado de fazer posts que não liguem um blog ao outro. Por esse motivo, em muitos momentos, gostava de não ter contador algum, para não saber dessas coisas e não ficar intimidada.

Quanto aos comentários, temos que fazer, eu e tu, um concurso para ver quem comenta mais os blogs! lol
Nesses últimos tempos ando sem tempo algum de comentar como comentava, mas das coisas que mais me dá prazer nos blogs, é de comentar os posts. Sou viciada em comentar posts! lol

Bem, que agora me vou, que esse comentário já virou um post!!! :-)))

Beijinhos, amigo. :-)

P.S.: Nunca uma pergunta tua me incomodou, porque não é das perguntas que me fizeste que estou falando... É de outras... Que alíás não só para mim fazem, mas para as minhas amigas também, o que me incomoda igualmente.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 22.02.2008 às 23:49

Olá amiga

É mesmo, tu e eu aparecemos muito por muitos sitios :-)

Vou cometer um pecado, ... ateu pode cometer pecados?.. não interessa, eu vou cometer um e dar-te um conselho em publico. Então é assim, o blog, é teu, a vida é tua, portante, esquece que o resto do mundo existe e escreve o que te vai na alma, sem importar quem lê ou não lê, faz de conta que estás a escrever para ti e para os teus amigos... volta a ser tu.... por favor???!!!!

Eu gosto imenso dos teus comentários, portanto, por favor....... comenta!

Beijinho amiga e desculpa lá o meu pecado!
Jorge
Sem imagem de perfil

De Crisálida a 24.02.2008 às 16:32

hahahhaha

estou tentando, amigo, estou tentando... lol

beijinhos! E tu tens moral comigo para cometer esses pecados! :-)))

Imagem de perfil

De thathys a 22.02.2008 às 12:50

Tem razão sim senhor no que diz!

Bom fim de semana!

Thathys
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 22.02.2008 às 23:50

Olá

Ainda bem que achas,... obrigado pelo comentario...e por favor, volta sempre.

Jorge
Sem imagem de perfil

De António Manuel Dias a 22.02.2008 às 16:05

1. Como escrevo. Depende. Por vezes leio qualquer coisa coisa que me leva a escrever um artigo rápido, directamente no editor do blog. No entanto, a maior parte das vezes já tenho uma ideia preparada mentalmente e então podem acontecer dois cenários: se vejo que é uma coisa para escrever de uma só vez, faço-o no editor do blog, o que até se tornou mais fácil desde a última revisão que lhe fiz, quando adicionei a previsão directa do aspecto final do artigo (que também funciona para os comentários); se vejo que é uma coisa que pode demorar duas ou três sessões, uso um editor de texto para ir guardando as versões intermédias.

Em ambos os casos, abri previamente os sítios que servirão de referência, para poder ter as ligações à mão para colocar no artigo. Quanto à correcção ortográfica, ela é feita automaticamente, no editor do blog, porque o Firefox (http://getfirefox.com) tem corrector ortográfico incluído (que por acaso até sou eu que o empacoto (http://maracuja.homeip.net/software/dict) e submeto, usando os dicionários produzidos pelo Projecto Natura (http://natura.di.uminho.pt/wiki/index.cgi?Dicionarios)). Basta ir escrevendo e ver os sublinhados a vermelho dos erros :)

2. Contadores. Nunca gostei de os ver. Na versão anterior do meu sítio tinha uma página de estatísticas escondida na área de informação, com alguma informação -- rank de páginas visitadas, número de visualizações (hits), número de acessos por vírus, worms, etc. Mas retirei-a nesta última versão, por dar muito trabalho a escrever e manter uma análise que fizesse realmente algum sentido e que fornecesse resultados válidos.

3. Gatos. Não sei que estatística consultou a xana, acima, para fazer aquele comentário sexista, mas suspeito que não seja muito fiável...
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 22.02.2008 às 23:56

Olá António.

Os teus comentários são sempre uma enorme fonte de informação.....

Já puxei as orelhas à Xana :-)

Abraço
Jorge
Sem imagem de perfil

De xana a 23.02.2008 às 00:16

Ok, retiro o que disse... não é a maioria dos homens, são os homens em geral...
Brincadeirinha... puxem-me lá as orelhas vá...
Eu sou suspeita, porque eu sou unha com carne com os gatos e gatas, os leões, os tigres, linces hibéricos, panteras, felinos em geral. Deve ser do signo chinês ser tigre. Da minha experiência a maioria dos homens que conheço não gosta de gatos, muitos deles são totalmente anti-gato fazendo certas crueldades nos pobres felinos que vão encontrando na vida. Felizmente na minha familia todos os homens gostam de gatos, e tanto do lado do pai, como da mãe, nestas familias sempre existiram muitos, com muitas histórias para contar.
Eu adoro, existem quatro cá em casa, sendo um deles só meu, possessão completa com escritura e tudo, lol.
bjks
Sem imagem de perfil

De António Manuel Dias a 23.02.2008 às 19:26

Há muitas pessoas que não gostam de gatos, como há muitas pessoas que não gostam de animais. Homens e mulheres, penso que não há diferença entre sexos neste ponto, a não ser que talvez os homens expressem mais a sua antipatia através da violência do que as mulheres.

Quanto aos signos chineses, eu e a minha companheira somos cavalo e rato, completamente incompatíveis, segundo essa tradição. E no entanto vivemos juntos há dez anos e não estamos a pensar em acabar com isto nos tempos mais próximos. E ambos adoramos gatos (e todos os outros bichos).
Imagem de perfil

De Miss Pepper a 23.02.2008 às 17:19

Devo confessar que sou uma escritora de "word". Mas isto porque nunca consigo que o texto fique como eu gosto. Ao mesmo tempo poupo-me ao stress de ficar sem os posts escritos na hora, de ver 500 mil erros de escrever à pressa (e mesmo assim ainda passam alguns!) mas isto já é defeito profissional.
Quanto a comentários, faço questão de responder a todos que me comentam. Detesto entrar num blog, fazer um comentário e não obter resposta. Parece que somos ignorados. Por isso detesto blogger, blogspots e coisas afins.
Contadores, porque tenho curiosidade em saber de onde vem quem me lê, quem passa por lá... os números são relativos e não lhes dou grande importância, apesar dos meus 3 contadores...lol! Cada um tem uma função diferente1 :P

Xinhus!

Sem imagem de perfil

De António Manuel Dias a 23.02.2008 às 19:18

"Quanto a comentários, faço questão de responder a todos que me comentam. Detesto entrar num blog, fazer um comentário e não obter resposta. Parece que somos ignorados. Por isso detesto blogger, blogspots e coisas afins."

Esta não percebi. O que têm o blogger e blogspot a ver com o facto dos donos dos blogs não responderem aos comentários?
Imagem de perfil

De Miss Pepper a 24.02.2008 às 00:15

Passo a explicar, caro António: nunca vi nenhum desses blogs responder a comentários. Tenho alguns na minha lista de blogs favoritos e nunca vi uma resposta a um comentário. No entanto, os donos desses blogs comentam-me assiduamente. Por este motivo, depreendo que não se deve poder responder a comentários ou algo do género. Compreende o que quero dizer? Não é por mais nada... :)
Sem imagem de perfil

De António Manuel Dias a 24.02.2008 às 12:48

Provavelmente os donos desses blogs não gostam de responder a comentários nos seus artigos... não faço ideia porquê, considero mesmo isso uma tremenda falta de educação. A plataforma Blogger, como todas as que conheço, permite que o autor comente nos seus artigos -- o contrário não faria sentido. Um exemplo, retirado da minha lista de subscrições:

http://rsalvador.blogspot.com/2008/02/ai-portugal-portugal-3.html
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 24.02.2008 às 13:00

Olá Antonio

A vantagem de comentar-mos no sapo é que recebemos o feed back directamente para a conta de mail..... sim, eu sei que que nos do Google isso também é possivel.... mas a opção tem que estar activa no blog e temos que ter conta no gmail... o que nem sempre acontece.

Mas também é verdade que há por aí muita gente que se está a marimbar para os comentários dos outros.

Jorge
Sem imagem de perfil

De Crisálida a 24.02.2008 às 16:23

Pois então, amigo, é exatamente isso das coisas que mais gosto no Sapo, dos feedbacks de comentários. essa de receber na caixa postal ajuda demais na interação entre os bloggers. Eu respondo todos os comentários no meu blog do blogspot, mas raramente vejo quem faça isso por lá. Já aqui no sapo é difícil justo não termos respostas.

:-)

P.S.: Esse teu post deu debate!!! lolololol
P.S.2: Ontem vi um comentário teu em um blog do blogspot que sempre visito. Tá fazendo "aquele" blog que falaste? Obaaaaaaaa! lololol
Sem imagem de perfil

De António Manuel Dias a 24.02.2008 às 16:27

Já há muito que não uso o Blogger mas, do que me lembro, o autor dos artigos recebe sempre uma mensagem de correio electrónico cada vez que tem um novo comentário no seu blog. No entanto, mesmo que não recebesse, não estou a ver nenhum autor a não visitar os seus blogs periodicamente para ver se há algo novo. Como eu disse atrás, só não responde aos comentários quem não quer...
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 23.02.2008 às 22:08

Olá

E sabes uma coisa... eu já estranho quando não tenho comentários teus...

Beijinho amiga
Jorge
Imagem de perfil

De Miss Pepper a 24.02.2008 às 00:22

E por acaso até tenho andado um pouco desnaturada com os comentários. Mas tenho andado tão cansada da cabeça que vos leio mas nem consigo articular ideias. Mas mesmo que não comente no próprio dia, comento no dia seguinte. :)))

Xinhus amigo!
Sem imagem de perfil

De Euquandoforgrande a 29.02.2008 às 10:17

Eu tb não tenho muita paciência para reler cuidadosamente o que escrevi, pq escrevo quase à mesma velocidade com que penso, e se volto a reler começo a apagar coisas, a acrescentar outras, e perde um bocado a piada...
Sem imagem de perfil

De Sem Nome a 29.07.2008 às 01:41

Bem depois de comer a merenda lá andei aqui a cusacr à procura do post! lool

Pois bem as visitas e hits são importantes obviamente, não seram esses dados porém que fazem de qualquer blog melhor ou pior. Vive-se muito para números penso eu ...eu importo-me com eles também obviamente , mas um dia mostro os meus, costuma-se confundir hits (ou seja cliques ) com visitas o que é uma pena pois não são a mesma coisa , no teu caso já vi que tens um contador de visitas ;) . Em relação aos trolls claro que não és, comentas com nexo e sentido e não 'obrigas' ninguém a cá vir à descarada só vem quem quer obviamente. Em relação ao google e aos teus comentários sinceramente penso que o google não faz renderização de comments mas sim dos posts , mas é algo que não tenho como certo. A palhaçada de se ter um blog para nós próprios é mesmo no mínimo contraditória, afinal ainda existem diários, e blogs que podem ser privados noutra plataforma, um blog que escreve para o mundo deve ter isso precisamente em conta que não escreve para si mas para quem o lê. =)
Cumprimentos e tenho muito que cuscar por aqui ;)

Comentar post


Pág. 1/2



Ó pra mim!

foto do autor


Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2011
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2010
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2009
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2008
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2007
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D