Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O Porto é grande.. em qualquer lado.. falcão e a taça

 

Imagem do Público

 

Eu sou do tempo em que o Porto não ganhava nada há 17 anos, em que o Benfica era a única equipa que tinha ganho a taça dos campeões e os Benfiquistas faziam alarde disso, eles tinham ganho a Taça dos Campeões, o Porto não tinha ganho nada, nem campeão nacional conseguia ser... nessa altura não era fácil ser Portista.

 

Um dia as coisas mudaram, o Porto foi finalmente campeão, é claro que para os benfiquistas isso não importava nada, só eles eram campeões da Europa .. duas vezes!... Estava eu em Caracas em 1983 quando as coisas mudaram ainda mais, aquela final da taça das taças com a Juventus foi um primeiro passo, não foi preciso muito tempo para noutra final ganharmos mesmo, e em poucos meses o Porto foi campeão da Europa, ganhou a Super Taça Europeia e a Taça Intercontinental.

 

Foi aí quando se terminaram os argumentos, eles nunca tinham ganho nada disso, o Porto ganhava porque era melhor, mais organizado, mais profissional e sobretudo porque  sabia escolher os jogadores, muitos deles chegavam às Antas como jogadores normais e em pouco tempo saiam de lá como grandes estrelas.

 

De clube de provincia o Porto transformou-se num grande da Europa e do Mundo, um clube que não se deixa encandear com o sucesso, ao contrário, aprende com ele, com cada triunfo torna-se mais forte, maior, mais respeitado por quase todo o mundo... e com o tempo aparecem mais sucessos... muitos campeonatos nacionais, muitas supertaças, muitas taças...e a Taça Uefa, e a Liga dos campeões, e o melhor treinador do mundo... e mais, mais, mais, porque o céu é o limite.

 

Já não sou aquela criança que tinha que levar com as conversas dos colegas benfiquistas no caminho para escola, continua a ser complicado ser Portista num país de Benfiquistas... mas quantos adeptos no mundo podem dizer que em 30 anos viram o seu clube ganhar tudo o que havia para ganhar, a nivel nacional e internacional? e a maioria das coisas mais que uma vez?

 

Eu Posso!!!!!!!!! 

 

Jorge Soares

publicado às 22:14


26 comentários

Imagem de perfil

De Marta M a 18.05.2011 às 22:39

Jorge.
Junto aqui a minha alegria.
Moderada,que não sou adepta ferranha.
Apenas simpatizante deste club que, realmente, só nos vai dando alegrias :)
Marta M
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 19.05.2011 às 23:43

Olá Marta

Eu também não sou muito ferrenho, nem gosto de discussões, mas gosto de me sentir vencedor.

Jorge
Imagem de perfil

De poetazarolho a 18.05.2011 às 23:07

“Efeitos banais”

São verdades escondidas
Pelo manto das mentiras
Vês aquilo que não viras
O filme é servido em tiras

Não conheces o realizador
Mas é um entre os demais
Manipula as cenas banais
Junta-lhe efeitos especiais

É formado em psicologia
Recria qualquer ambiente
A verdade surge diferente

Ao teu olhar em cada dia
Nunca sabes quem mente
E a mentira surge atraente.
Imagem de perfil

De aespumadosdias a 18.05.2011 às 23:17

Aqui em casa houve festa, apesar de só eu a fazer.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 19.05.2011 às 23:43

Pois... eles são uns 7 milhões com azia e sem vontade de festas.

Jorge
Imagem de perfil

De sentaqui a 18.05.2011 às 23:40

Jorge
Gostei da forma como expressaste a tua alegria pela vitória do Porto.
Eu apesar de ser mais pró benfiquista, sem ser fanática e sem perceber muito de futebol, sei apreciar um bom jogo, reconhecer e louvar quem se esforça e quem merece reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, independentemente do clube.
O Porto venceu com mérito, estão de parabéns eles, todos os portistas e tu também.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 19.05.2011 às 23:45

O post foi mais uma forma de desabafo que para festejar, mas é claro que se une sempre o útil ao agradável..e ultimamente as alegrias são mais que muitas.


Jorge
Imagem de perfil

De DyDa/Flordeliz a 18.05.2011 às 23:51

Hummm
Porque será que hoje te sinto inchado que nem um pavão?
Hummm

Mas tens razão. Contra a qualidade nada a apontar.
Mas eu gostava tanto que tivesse sido o Braga. Repara: não pedi o Benfica.
Eu queria o Braga. Um clube que nunca ganhou nada a não ser a Taça de Portugal. E já lá vai uma pipa de anos sobre esse título...

Fiquei contente na mesma acredita. Fiquei mesmo. Mas tenho uma costela de "Madre Teresa"...

Parabéns ao Porto e aos seus adeptos. Merecem festejar.

Mas...
Por favor não venham tocar na campainha cá da "je".
Isso já é provocação.
Ok?!

Abraço
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 19.05.2011 às 23:46

Alegria amiga, muita alegria que é para isso que serve o futebol, para nos dar a alegria.... acho eu!

Vais ver que um destes dias ganhas juízo e passas a torcer por quem ganha :-)..e eu só não te vou tocar à campainha .... porque ela está muito longe

Jorge
Sem imagem de perfil

De Leamar a 19.05.2011 às 09:56

Sabes o que mais me irrita nos grandes clubes??? Os adeptos!!!!!! Em vez de ficarem felizes pelo que o clube alcança, ficam felizes pelo que o "vizinho" não alcançou...mesmo à sádicos...e refiro-me aos adeptos de qualquer desses clubes. Relativamente ao Benfica / Porto...essa "guerra" estende-se aos presidentes e afins.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 19.05.2011 às 23:58

Olá

É verdade, há imensa gente que parece que não gosta de futebol, só gosta das discussões e questões... o futebol é só mais uma forma de destilar ódio... raio de país.

Mas o meu post era mais em forma de desabafo... eu sou dos que acha que contra outros países os clubes portugueses devem ganhar sempre, sem importar que clube seja... mas sou uma ave rara.

Jorge
Sem imagem de perfil

De Maria a 19.05.2011 às 11:16

Parabéns!! Globalmente falando, actualmente o Porto é o melhor clube português!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 20.05.2011 às 00:00

Olá

Obrigado...

Jorge
Imagem de perfil

De Rosinda a 19.05.2011 às 11:36

Quando eu era pequena, vivia numas casas feitas pela firma onde o meu pai trabalhava, Era encarregado na Barragem de Santa Clara a Velha.
Quem nos levava para a escola em carrinha da firma era um senhor que se chamava eng.Pessolo. Benfiquista ferrenho, todos os dias nos incentivava a sermos benfiquistas, penso que todos nós, miúdos e miúdas ficamos benfiquistas devido a isso. O senhor não era novo, já não deve estar entre nós. Assim digo que sou do Benfica, mas sei valorizar quem tem valor e o Futebol Clube do Porto, merece tudo o que tem ganho, é uma grande equipa. Parabéns a todos os Portistas e parabéns a Portugal.
Um abraço
Rosinda
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 20.05.2011 às 00:05

Há muitas histórias como essas, era uma época em que o Benfica dominava mesmo.. felizmente as coisas mudaram...e há que dar mérito a quem o tem.

Jorge
Imagem de perfil

De TNT a 19.05.2011 às 13:43

O que eu não percebo é porque é que num momento de celebração para um portista, mais de metade do texto é sobre um clube rival...
Em quatro dos cinco parágrafos, falas do Benfica.
Parabéns pela Taça :)
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 19.05.2011 às 13:50

O post é sobre o meu sentir como portista ... talvez o titulo não tenha sido muito feliz ..... e eu não falo do Benfica, falo dos Benfiquistas, que não é bem a mesma coisa.

:-)

Sem imagem de perfil

De Avelino Anonimus a 19.05.2011 às 13:57

Tripeiro, Portista. Portuense, Dragão e Andrade.

Mais hoje do que nunca o FCP representa uma região relegada para segundo plana em relação a uma Capital de Poder, que subjuga todo o resto do Pais.

Um baluarte de uma Cidade que tem como lema INVICTA E LEAL, assim como todos os seus simpatizantes e habitantes.

Minha vida de 45 anos não é indissociável dos feitas que o FCP angariou.
Antes pelo contrario.
Como dizes foram muitos anos em que o FCP esteve arredado das grandes lides e vitorias, quer no plano Nacional e Internacional.

Como dizia José Maria Pedroto. " No dia em que ao FCP deixarem de tremer as pernas ao passar por cima da Ponte D. Luís, ninguém irá parar o Porto" ( desculpem se peco pelas palavras. Acho que a ideia de Pedroto era mais ou menos esta).

Para os que te querem endossar um copo cheio de fel, quando referes um outro clube, deixo aqui um pequeno pensar.

Foram muitos os anos que a potencia futebolística lisboeta, foi tremendamente protegida por um estado que considerava esses clubes da capital o baluarte do próprio sistema.
E por isso mesmo protegido.

Logo é impossível não considerarmos que esta luta fratricida que o FCP faz aos clubes da capital, sem fazermos as devidas comparações.
Pois só assim conseguem dar valor ao que o FCP faz.
Infelizmente ainda vejo muita azia pelo grande feito mais uma vez esta época demonstrado.

Avelino Anonimus
Sem imagem de perfil

De Maria a 19.05.2011 às 19:21

Este comentário diz muito em relação ao que é ser portista! ... Um sentimento de inferioridade que leva a uma identificação (confusão) do clube com a cidade/região... Ser do porto é lutar contra tudo e contra todos! Os outros! Os maus, claro! Aqueles que foram protegidos pelo sistema de salazar durante décadas. Ainda bem que vos apareceu um pinto da costa que, no que toca a "defender" interesses, faz o Salazar parecer um feto (se é que o Salazar alguma vez fez do Benfica o clube do sistema... mitos)! Continuem que nem Dom Quixotes a lutar contra moinhos de vento e por muitas coisas que ganhem, nunca hão-de deixar de ser um clube com um pensamento pequeno. E os feitos que têm alcançado são muitos e grandes, o que não deixa de ser estranho...

Como alentejana e benfiquista, faz-me muita espécie que alguém identifique o Benfica com a capital. Ao contrário do FCP que está confinado a uma região, o Benfica é do mundo! E nesse aspecto, só nesse, continuamos a levar uma enorme vantagem!!
Sem imagem de perfil

De Avelino Anonimus a 19.05.2011 às 20:01

"Um sentimento de inferioridade que leva a uma identificação (confusão) do clube com a cidade/região.."

Puro engano seu. Ser Portista é um sentir de um grito de revolta perante uma região que sempre ostracizou todas as outras. Sim uma região Norte que é constituída por gente trabalhadora que se revê num clube. Pois esse clube é um porta estandarte de um povo revoltado com a falta de regionalização que demora. a ser implantada. Quais os interesses?

(se é que o Salazar alguma vez fez do Benfica o clube do sistema... mitos)

Se por mero acaso quiser factos eu posso enumerar. Desde o famoso caso Eusébio, que foi desviado para um certo clube, quando o seu caminho era outro. E depois para esse clube não ficar enfraquecido, o próprio Eusébio foi impedido de ser transferido para o Estrangeiro.
Se quiser mais casos posso continuar.


"faz-me muita espécie que alguém identifique o Benfica com a capital. Ao contrário do FCP que está confinado a uma região, o Benfica é do mundo"

Deixa-me muito orgulhoso que queira confinar o FCP a uma região. Sabe qual é essa região? E Porto Cale. De onde Portugal se ergue para desbravar caminhos que foram ganhos ao Mouros, em bravas lutas.

"Continuem que nem Dom Quixotes a lutar contra moinhos de vento e por muitas coisas que ganhem, nunca hão-de deixar de ser um clube com um pensamento pequeno"

Dom Quixotes? Moinhos de vento?
É muito Espanhol essa sua tentativa de quer comparar.
Pode antes denominar da Visigodos e Lusitanos que ergueram Portugal.
Gente de luta que vive a sua Cidade e Região. E embora sejamos por si considerados regionais com todas as vitorias INTERNACIONAIS que obtemos. Enquanto vocês Mundiais vivem no passado longínquo, vendo as vossas vitorias pelo canal RTP Memoria. E pelo mundo fora vivendo tristemente de VELHAS recordações
Sem imagem de perfil

De Maria a 19.05.2011 às 20:18

Não vale a pena encetar uma discussão que não dará em nada...

Parabéns pela vitória!

E se me permite um último conselho, na hora da vitória aprendam a celebrar realmente! A festejar a vossa equipa e os vossos feitos! Não vale a pena estar sempre a falar do Benfica. Foi o Avelino a próprio a dizer que vivemos de um passado longínquo, logo, para quê tanta preocupação em falar do Benfica numa hora que deveria ser só portista?!!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 20.05.2011 às 00:07

Há muito que eu deixei de ligar ao fel... de resto, gosto do futebol pelo futebol, e não entro em discussões, O futebol não passa de um desporto em que há 11 de cada lado e uma bola no meio.. o resto está a mais.

Jorge

Comentar post


Pág. 1/2



Ó pra mim!

foto do autor



Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D