Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Vandalismo Camaradas, isso é vandalismo.

por Jorge Soares, em 25.05.11

Vandalismo Politico em Setúbal

 

Imagem minha do Momentos e Olhares

 

Antes de mais quero esclarecer o seguinte, este não é um post politico, fosse outro o partido e podem ter a certeza que o meu sentimento seria exactamente o mesmo.

 

É público que eu não gosto de grafittis, vai fazer dois anos em que no post Grafittis, arte ou vandalismo? o deixei bem claro aqui no blog. Não é difícil perceber porquê, basta dar uma volta pela baixa de Setúbal... por toda a cidade, para perceber que não é possível gostar. Nesta cidade não há o mínimo respeito por paredes, montras, janelas, prédios novos, prédios antigos, muros, ... qualquer espaço é bom para mais uns riscos, mais um boneco. 

 

Dito isto é evidente que não posso gostar de imagens como a que apresento aqui, para muita gente será propaganda politica, para mim é puro vandalismo. Pintar uma consigna politica numa parede em pedra de um prédio privado e habitado não é fazer politica, é vandalismo, não é fazer propaganda politica, é vandalizar propriedade privada.

 

escadarias da universidade de Coimbra vandalizadas

E do meu ponto de vista, o mesmo se aplica ao que fizeram em Coimbra nas escadarias da Universidade, para muita gente será propaganda politica, para mim é vandalismo e uma enorme falta de respeito pelo património da universidade e da cidade. Haverá quem diga que isso sempre aconteceu, que acontece em todas as eleições, pois, talvez, mas isso não faz com que não seja errado, há imensas coisas que sempre se fizeram e que agora consideramos errado e não o admitimos, exemplos é o que não falta.

 

E não, este post não é uma tentativa de censura de nada, simplesmente mostra a minha opinião sobre uma prática que não tem justificação possível. Vivemos na era da comunicação, os partidos tem tempos de antena, páginas no Facebook, blogs, twitter, mil e uma formas de passar a sua mensagem, atrevo-me a dizer que em lugar de ganhar votos, coisas como as que vemos na minha fotografia, tendem a afastar as pessoas.

 

E antes que me acusem de ser movido por motivos políticos, não, não sou filiado em nenhum partido, nunca fui e não penso ser...  e continuo sem saber em quem vou votar no dia 5 de Junho.

 

Jorge Soares

 

publicado às 21:27


24 comentários

Sem imagem de perfil

De Mancha negra Ultras a 25.05.2011 às 23:36

Comunas = traidores a Portugal! eles que vão para Cuba
Coimbra é nacionalista!
força PNR
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 25.05.2011 às 23:58

Eu digo no post que ainda não sei em quem vou votar.... mas tenho algumas certezas sobre em quem não votar, o PNR é uma delas... e podem ir para onde entenderem.. por cá não fazem falta nenhuma.

Jorge Soares
Sem imagem de perfil

De Vítor Vieira a 26.05.2011 às 11:47

"podem ir para onde entenderem.. por cá não fazem falta nenhuma". Pois. Comunista bom é comunista exilado - ou morto. Pense bem, porque foi isso mesmo que acabou de dizer. E era isso que dizia Salazar e a PIDE.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 26.05.2011 às 11:52

Leia lá outra vez .... o meu comentário era sobre os nacionalistas do PNR e não sobre os comunistas

Jorge Soares
Sem imagem de perfil

De Vítor Vieira a 26.05.2011 às 12:21

Dá no mesmo, por isso mantenho a minha crítica às suas palavras. Lá porque são parvos, não temos de os "mandar" para lado nenhum.
Temos é de ser capazes de os desmentir, e procurar que reflictam e, por si mesmos, cheguem a outras conclusões.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 26.05.2011 às 22:41

Eu não os mandei par lado nenhum .. só disse que se eles fossem não ia sentir a sua falta
Imagem de perfil

De DyDa/Flordeliz a 26.05.2011 às 00:24

Se era para chamar a tenção - missão cumprida com sucesso.

Pessoalmente não concordo.
Nada tem a ver com quem lá foi fazer publicidade ou campanha.
Tem a ver com o facto de que o lugar deve ser mantido como estava - sem tinta!

Dizem que a tinta sai. Sairá?

Se não sair espero que tenham coragem de limpar o local.


Imagem de perfil

De Jorge Soares a 26.05.2011 às 22:43

Pois.. missão cumprida... não sei é se a publicidade negativa lhes caiu bem.

Não é uma questão de a tinta sair ou não, é uma questão de principio, não se sujam os espaços públicos, eles na casa deles podem pintar o que quiserem.

É óbvio que a tinta sairá, daqui a uns meses largos.. entretanto fica assim... feia.

Jorge
Sem imagem de perfil

De manuel a 26.05.2011 às 00:50

Jorge não se preocupe se acham que seja um post politico ou não, porque apesar da ressalva vai haver sempre quem ache que sim, e todos temos direito à indignação e discordar com as coisas que não aceitamos.

E se vandalizam têm que levar marteladas na cabeça e as pernas ceifadas, sentido figurado naturalmente.

Acho piada que o argumento seja que estão em campanha eleitoral e que quando chover a água limpa, e se só voltar a chover daqui a uns meses?! …, belos exemplos que dão estes políticos, não admira que o país esteja como está.

De castigo haviam de ter que lavar tudo como se faz aos miúdos que grafitam tudo e mais alguma coisa.

Cpms

manuel
Imagem de perfil

De Kok a 26.05.2011 às 12:27

Jorge, estou contigo naquele último parágrafo.
Também não sei! Também não sou! Também não serei!
Seria bom que a minha indecisão se devesse à excelência dos candidatos.
Mas não.
É devido às incompetências e mediocridades que têm vindo a demonstrar sistematicamente.
Quanto aos grafites, não sou assim tão "fundamentalista" (perdoa a expressão), pois há locais degradados e outros onde um deles não agride nem colide com outros interesses.
Mas enfim, é o ponto de vista de cada um.
E quanto à afirmação que "é tinta de água e sai com a chuva", é mentira! Ou então de cada vez que chovesse haveriam novas pinturas de prédios e paredes.
Para limpar tem que ser esfregado, e BEM esfregado!

1 abraço!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 26.05.2011 às 22:50

É muito triste quando em vez de escolher o melhor temos que escolher o menos mau .... e o pior é que isso está-se a tornar um hábito...

Eu não sou fundamentalista, só que acho que os grafittis devem ser limitados aos espaços habilitados para eles... o que vemos é que qualquer lugar serve, sem o mínimo respeito pela propriedade privada e na maior parte dos casos, sem qualquer valor artístico.

Jorge

Imagem de perfil

De Jorge Soares a 26.05.2011 às 22:45

Lavar?... no dia 6 todos esquecem que estiveram em campanha, e por muito que a lei diga que os partidos são responsáveis por retirar o material da campanha, ninguém o faz, e são as câmaras com o dinheiro dos impostos de todos quem o faz... isto nos casos em que esta não fica por lá até que cai de velha.

Jorge
Sem imagem de perfil

De Sandra Cunha a 26.05.2011 às 00:57

Bom, o que é certo é que aquelas escadarias são constantemente pintadas e a chuva lava sempre tudo (é tinta de água. Duh!) e não só em altura de eleições autárquicas, legislativas ou presidenciais, nem apenas por membros de partidos políticos.

O que é mais engraçado é que aquela escadaria é constantemente pintada pela própria associação Associação Académica de Coimbra (AAC)! Os mesmos que agora se mostram tão indignados.

Por favor, um pouquinho de coerência e vá, já agora, de honestidade.

Já agora deixo aqui o link para um artigo que levanta estas e outras questões: http://paulasimoesblog.wordpress.com/2011/05/25/sera-isto-um-estudante-de-coimbra/
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 26.05.2011 às 08:30

Sandra, que sempre se tenha feito não quer dizer que esteja correcto, e também achas que é correcto o que mostro na minha fotografia aqui em Setúbal? esse Graffiti e outros parecidos estão espalhados pela cidade toda, assim como consignas contra o FMI, também achas isso aceitável?

Nota que eu não fiz referência à contra manifestação dos estudantes, não tenho nada com isso nem quero ter, simplesmente acho que não deviam ter pintado as escadas, assim como não deviam andar a pintar os prédios de Setúbal com grafitti politico, os tempos mudam, as coisas mudam e sinceramente, os partidos deveriam mudar com eles.

Jorge Soares
Imagem de perfil

De Fátima Velez de Castro a 26.05.2011 às 10:07

Estou em Coimbra há vários anos e nunca me lembro de ver nada que se assemelhasse a isto que foi feito nas escadas monumentais. A comunidade académica está indignadíssima. Um aluno meu, que fazia parte da CDU, já foi saneado do partido porque fez saber que não concordava com acção de campanha.
Eu já dei noutros sítios a minha opinião e volto a dar aqui: acho que o Reitor devia limpar as escadas e mandar a conta para a sede de campanha da CDU em Coimbra.
E não venham com legislação, porque uma coisa destas não se admite!
Sem imagem de perfil

De Vítor Vieira a 26.05.2011 às 11:45

"saneado do partido"? o que esta gente inventa... e quanto ao "não me venham com legislação", aconselho-a a ir ver à Wikipedia qual é a importância da legislação.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 26.05.2011 às 11:48

Há alguma parte dessa legislação onde diga que é permitido pintar propaganda politica ou outra qualquer em propriedadee privada sem autorização expressa dos proprietários?

Jorge Soares
Sem imagem de perfil

De Vítor Vieira a 26.05.2011 às 12:29

Há, mas referindo exactamente que só pode ser feita com autorização dos proprietários, e que estes têm o direito de a destruir se não tiverem autorizado.
O PCP insiste muito com os seus militantes para que não façam pinturas em propriedade privada - mas decerto haverá erros. Contudo, friso que mesmo nessas situações não se pode confundir a mensagem política com o vandalismo puro e simples.
E na foto que publica há algo que me perturba: é que "Redskins" não é uma organização do PCP. Só por usarem a foice e o martelo não quer dizer que o sejam. Provocadores é a palavra certa. Qualquer um faz um stencil e pinta onde quer.
Aliás, lembro que Ramiro Moreira colocou uma bomba numa sede do CDS para que se pudesse argumentar que os comunistas (esses mauzões!) andavam a colocar bombas - assim "justificando" as que eram colocadas nas sedes do PCP. Mas, como se sabe (pelo menos, quem quer saber...) o PCP não usou bombas após o 25 de Abril.
De provocadores há muito que ando eu farto.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 26.05.2011 às 22:55

Fui investigar, os redskins são uma banda socialista britânica, pelos vistos os jovens da CDU até tem os seus próprios ídolos e confundem politica com música.
Imagem de perfil

De Fátima Velez de Castro a 26.05.2011 às 13:36

À Wikipédia???!!!!
O que esta gente consulta...
Imagem de perfil

De Abigai a 26.05.2011 às 11:11

Olá Jorge, estou plenamente de acordo contigo, fico também eu indignada com esta prática, seja ela partidária ou não, acho que nada o justifica.
Alegaram a liberdade de expressão. Na minha opinião a nova liberdade acaba onde começa a liberdade do outro, liberdade de expressão não significa o desrespeito pelos outros e vandalizar propriedade alheia, quer desapareça com as primeiras chuvas ou não, não é liberdade! Existem lugares próprio para a propaganda eleitoral, e como dizes, estamos na era da comunicação.
Anabela
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 26.05.2011 às 22:57

Mas eu achei piada à noticia em que o CNE diz que aquilo é legal e que quem tentar apagar pode ser preso....

Está-se mesmo a ver, amanhã pintam a fachada de um prédio privado e quando os moradores forem pintar o prédio chega a policia e leva-os presos porque estão a apagar propaganda politica,,, não sei se me ria ou se chore.

Jorge
Imagem de perfil

De Kok a 26.05.2011 às 12:29

Jorge, por lapso fiz o meu comentário no do manuel.
As minhas desculpas. Não foi intencional!
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 26.05.2011 às 22:58

Acho que nem eu nem o Manuel levamos a mal :-)

Jorge

Comentar post



Ó pra mim!

foto do autor



Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D