Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O futebol é um jogo de equipa....

por Jorge Soares, em 29.05.11

Messi e o Barcelona ganharam a champions league

Imagem do Público

 

O futebol é um jogo de equipa, o Barcelona ganhou a liga dos campeões com justiça no jogo de hoje, mesmo com pouca justiça na forma como chegou à final. Amanhã vai-se falar do tiki taka, muita gente falará da melhor equipa de sempre e aumentará de tom a discussão sobre o melhor jogador da actualidade e de sempre. Hoje o Barcelona foi a melhor equipa e quem jogou melhor, mas este Barcelona está longe de ser Messi e mais dez.

 

Sempre achei que este tipo de discussões, melhor equipa de sempre e melhor jogador de sempre, não faz o menor sentido, o futebol é um jogo que evolui todos os dias em todos os sentidos: na forma de jogar, na forma de treinar, as próprias regras mudam constantemente, e muito importante, muda o comportamento profissional dos jogadores.

 

Do muito futebol que já vi, a equipa que mais prazer me deu ver jogar foi a selecção do Brasil do Mundial de 1982, uma equipa que tinha Zico, Falcão, Sócrates, Bebeto e que jogava um futebol de sonho e que curiosamente não ganhou nada. Foi eliminada por uma equipa que só continuava no mundial porque o guarda redes dos Camarões escorregou e porque no dia em que jogou contra o Barsil, apareceu um tal Paolo Rossi que fez o jogo da vida dele. A itália foi campeã mundial nesse ano, mas hoje 30 anos depois, isso não interessa nada, porque quem viu aquele mundial o único que recorda é o futebol de sonho do Brasil.

 

Hoje discute-se se este Barcelona será a melhor equipa de sempre, se Messi será o melhor jogador de sempre, o futebol é um desporto com mais de 100 anos de história, ninguém viu jogar todas as equipas, assim como ninguém viu todos os jogadores. O Barcelona é uma grande equipa, a mim não me encanta como me encantou o Brasil de 82, nem sequer me encanta como me encantou o Porto de Madjer, Jaime Pacheco, Jaime Magalhães e Sousa... mas será sem dúvida a equipa que hoje em dia joga o melhor futebol, a que tem mais e melhores argumentos.. mesmo que com outros árbitos, hoje não estivesse ali a disputar a final... Há no futebol um senhor que se chama Mourinho e que sabe como travar esta equipa.

 

Quanto a mim, não existe algo chamado a melhor equipa ou o melhor jogador de sempre, existirá talvez a melhor equipa do momento e o melhor jogador do momento, sendo que nem sempre o melhor jogador está na melhor equipa e nem sempre quem joga mais bonito, que não é bem a mesma coisa de quem joga melhor, ganha.

 

Parabéns a quem ganhou com justiça  e honra aos vencidos... todos os vencidos.

 

Jorge Soares

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 00:57


38 comentários

Sem imagem de perfil

De j.vicente a 29.05.2011 às 13:21

O mourinho sabe como parar este barça???viu-se este ano, só não percebo porque não se dávalor a quem o tem, e neste momento não ha quem se compare ao Barça
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 29.05.2011 às 13:38

O Mourinho não tem valor?... fantástico.

Veremos como correm as coisas no próximo ano ... e veremos se em Agosto não haverá quem pare este barça.

Jorge Soares
Sem imagem de perfil

De Simões a 29.05.2011 às 14:04

Isso era o que alguns diziam esta época que terminou...incluindo o CR7. E foi o que se viu. Ganharam o quê?!
O Barça até pode não repetir o feito, para o ano, na Champions, pois é raro um clube fazê-lo duas vezes consecutivas. Eu só vejo o Manchester como rival perante uma equipa daquelas.
E eu sou portista. O FC Porto é uma equipa forte, mas não é fácil jogar contra um Barcelona. Seria arrogante da minha parte dizer que são 'favas contadas'. Vai ser um jogo interessante, mas o Barça é o favorito. Mas não digo que o FC Porto não possa surpreender. Se tivermos o Falcão, o Hulk...e outros no seu melhor...se conseguirmos 'anular' jogo deles e impedir as jogadas do Messi e as 'fugidas' do Villa...quem sabe... Mas na baliza está um Valdés que é uma barreira terrível. Ontem, as defesas que fez demonstram isso.Mas não é impossível.
E não é dizer que o Mourinho não tem valor.É dizer que se gosta ou não dele. Ele é um 'mercenário' do futebol. Arrecada títulos e ponto final. Eu deixei de gostar. Tem uma filosofia muito fria e pouco apelativa. Prefiro um Villas-Boas, mais terra-a-terra... Não foi por acaso que surgiram estas últimas 'provocações' entre os dois, com o Villas-Boas a tecer rasgados elogios ao Guardiola. A 'escola' do técnico portista chama-se 'Bobby Robson' e não 'Mourinho'.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 29.05.2011 às 14:13

Ganharam a única coisa que o Barça não ganhou.

O Vilas Boas pode dizer que o seu futebol é mais parecido com o do Boby Robson que com o do Mourinho, mas dizer que a sua escola é o Robson é querer esconder a verdade. Ele quantos anos passou com o Robson?, nenhum, quantos anos passou a ver o Mourinho treinar? com quem passou a adjunto?, com quem se fez treinador?.

Quanto à parte dos mercenários?, o futebol é uma profissão, e todos são profissionais, do presidente ao roupeiro, ninguém está lá porque gosta do clube, todos lá estão porque lhes pagam.

O Vilas boas será tão portista como eu, mas de certeza que não treina à borla, nem vai lá ficar para sempre... veremos se lá fica mais um ano... e veremos quantos portistas lhe vão chamar mercenário daqui a um ano ou dois.

Jorge Soares
Sem imagem de perfil

De Simões a 29.05.2011 às 14:23

E o Mourinho foi 'adjunto' de quem?!?!?!?!!!??
Pois é... Além disso, o próprio Villas-Boas sempre frisou esse pormenor. Se o Mourinho o foi buscar para a sua equipa técnica era porque sabia o potencial que tinha ali.
Quanto à parte de mercenário, eu fiz-me entender. O comentário que faz é nulo.
E se o Villas-Boas também é um profissional e daqui a uns tempos sai do FCP? Sim, é o mais natural. Mas é um indivíduo que sente o clube mais do que o Mourinho. O Mourinho era de Setúbal...e do benfica, certo?! Este é treinador e adepto! Se acha que ele é tão como portista como o meu caro, eu que sou portista, acho que ele é mais portista do que eu. Ele está a treinar o clube da sua paixão. Eu não. Sou um mero adepto.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 29.05.2011 às 14:29

A diferença é que eu não acho que ninguém seja mais portista que eu, assim como eu não me acho mais portista que ninguém... simplesmente ele é treinador de futebol e pagam-lhe por isso, como lhe haverão de pagar noutro clube qualquer, em Portugal ou noutro pais qualquer... ele não treina à Borla. No dia que treine outro clube vai-se tornar mercenário?

Jorge
Sem imagem de perfil

De Simões a 29.05.2011 às 14:41

Teve uma percepção errada quando utilizei esse termo em relação ao Mourinho. São todos profissionais e é natural que, no futuro, queiram evoluir e passar para clubes de outra dimensão.
Acontece que o Mourinho (e já têm sido muitos os críticos dele que apontam precisamente essa postura) fica, apenas, uma ou duas épocas num clube, apenas, para 'arrecadar' determinado troféu ou título. Depois, sai e passa para outro clube.
Posso enganar-me, mas não estou a ver o Villas-Boas fazer isso, com a mesma 'leviandade'.
Se o Villas-Boas vai sair do FCP? Vai. Não sei quando, mas vai. Mas é um indivíduo que tem uma 'cultura desportiva' diferente e não o vejo a estar num clube, apenas, pela questão monetária.
O Guardiola já tem dois títulos europeus. Por que é que não sai? Porque ele é todo ele 'barça'! Tem a ver com 'nacionalismos', com 'bairrismos', com o sentir a 'mística' de determinado clube. E o Mourinho nunca teve esse tipo de sentimento. Ele admira determinadas equipas, pelo futebol que praticam. Mas o coração está noutro lado. Faço-me entender?
É o mesmo que o Fergunson. Ele é o 'Manchester'. É o clube onde se formou e é o clube onde vai 'morrer'. Isto é uma filosofia de vida, que o Mourinho não segue.
Daí a palavra 'mercenário'...
Sem imagem de perfil

De Simões a 29.05.2011 às 14:15

E o Barça não é o Messi. Mas o Barça não existe sem o Messi. Tal como não existe sem o Xavi, sem o Villa, sem o Iniesta, sem o Puyol...todos eles. O Messi destaca-se porque consegue fazer aquilo que mais ninguém consegue fazer. É por isso que é o melhor. A meu ver, só lhe falta o mundial, para ser quase perfeito. E compará-lo com o Ronaldo é ridículo. São jogadores completamente diferentes. Um, é um génio! Vê-lo jogar, é ver algo do outro mundo. O outro, é um jogar atlético, que pela constituição e preparação física que tem, consegue ter determinado rendimento. Até um dia. É que o génio não se acaba. Mas a força física sim. Quem se lembrar do Zidane...tem aí um bom exemplo do que é um jogador completo e, mesmo já no fim da carreira, era delicioso vê-lo jogar. O CR7 é em força bruta. Se 'trabalharem' para ele, ele marca. Mas, sim, marca não sei quantos golos, marca de várias maneiras e feitios. Mas como jogador, para mim, não me seduz em nada.
Lembro-me um lance do Messi em que parte com a bola desde a sua grande área, passa o meio campo, chega à grande área e marca um golo...tal como o Maradona o fez. Que lances é que ficam na memória do CR7?! Os 'tiros' dos livres que marca?! Quantos jogadores o conseguem fazer? O Beckham era exímio nesses lances e nem precisava de imprimir tanta força. Melhor, vi o Roberto Carlos marcar livres. Esse, sim, era genial.
Portanto, há sempre jogadores que são os 'tais' porque são mesmo os 'tais'.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 29.05.2011 às 14:20

Lá está .. outra comparação que não faz sentido.. há coisas que só existem porque é necessário vender Jornais e horas de televisão.

O Messi é um dos jogadores mais talentosos do momento, disso não há dúvida nenhuma.. mas não, o Barça não é o Messi ... por isso é que o post tem como titulo, O futebol é um jogo de equipa

Jorge Soares
Sem imagem de perfil

De Simões a 29.05.2011 às 14:32

Desta vez, foi o meu caro que leu mal. Eu não disse que o Barça era o Messi. Mas o Barça existe porque tem o Messi, o Xavi, o Iniesta, o Villa e outros mais.São esses jogadores que fazem a 'identidade' deste clube. Entendido o meu ponto de vista?! O Barça é uma equipa no verdadeiro sentido da palavra!
O Messi destaca-se por pormenores. Mas pormenores geniais.
Quanto à comparação, é tão legítima como a que fez em relação à selecção brasileira. Apenas, eu fiz algo mais imparcial. Argumentei e apesar de valorizar as características CR7, realcei as características do Messi que, no meu caso, reúnem a minha preferência.
Mas eu assumi essa preferência. Gosto de jogadores mais criativos. Ponto Final.

Comentar post



Ó pra mim!

foto do autor



Queres falar comigo?

Mail: jfreitas.soares@gmail.com






Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D