Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Porque: "A vida é feita de pequenos nadas" -Sergio Godinho - e "Viver é uma das coisas mais difíceis do mundo, a maioria das pessoas limita-se a existir!"
A propósito deste post da Inês, lembrei-me de uma situação que me contaram há uns tempos atrás.
Um dia numa reunião de quadros de uma empresa, discutia-se o facto de as pessoas trabalharem por norma mais horas que as que eram devidas, um dos quadros virou-se para o CEO da empresa e disse:
-Existem três causas possíveis para alguém passar mais tempo que o normal na empresa:
1 - A pessoa não consegue organizar o seu trabalho de forma a que o seu dia renda, passa o dia em tarefas acessórias ou em assuntos pessoais e portanto necessita muito tempo para realizar as suas tarefas... isto é um problema para a empresa.
2- A empresa distribui mais trabalho ao empregado que aquele que é possível realizar nas suas horas normais, isto cria tensão, faz com que a pessoa se sinta frustrada... e termina por ser um problema para a empresa.
3- A pessoa não consegue conviver com a sua família e portanto passa o maior tempo possível na empresa, e utiliza esta como desculpa para não ir para casa... e mais tarde ou mais cedo, isto será um problema para a empresa.
Por acaso não sei qual foi a resposta do CEO , ou se alguém retirou as devidas ilações desta constatação, por aquilo que ouvi que esta empresa continua a cultivar a cultura do trabalho fora de horas.... sem a devida compensação, é claro,.... e quem cumpre o seu horário é olhado de lado, mesmo que tenha as suas tarefas em dia e cumpra com todas as suas responsabilidades.
Quando entrei para a empresa donde trabalho, eu também era assim, trabalhava que me fartava, no fim do primeiro ano tinha contabilizados mais de 40 dias de trabalho extra.... até que a minha filha nasceu e a P. disse que me queria em casa..... passei a ficar só quando é assunto de vida ou morte... e o meu trabalho continua a ser feito... é uma questão de opções, de força de vontade e de organização. É claro que nem tudo é tão simples, e mais agora em que o emprego não está fácil e é preciso fazer pela vida...mas se eu consegui......
Jorge
PS:Imagem retirada da Internet