Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Os blogs não são a casa da Joana, o plágio é crime

Imagem do Tudo sobre o mundo

“A fama dos grandes homens devia ser sempre julgada pelos meios que usaram para obtê-la.”

DUQUE DE LA ROUCHEFOUCAUL

 

Já lá vão uns tempos desde que a Cigana levantou a tenda e fechou o blog, andasse ela por cá e de certeza que hoje eu ouviria um sonoro.. "Eu bem te disse". .... bom amiga, hoje dou por completo o braço a torcer.

 

Durante muito tempo eu achava que aquilo que eu escrevia nos blogs, mesmo as minhas fotografias, não era o suficientemente importante como para que alguém se interessasse e me quisesse plagiar, cheguei mesmo a achar um exagero aquele post da Cigana em que ela batia forte e feio em quem abusava do copy past... hoje penetencio-me.

 

Aquilo que sinto neste momento é que há muita gente por aí que acha que os blogs são a casa da Joana, que podem simplesmente chegar e levar o que lhes apetecer, sem bater à porta, sem pedir autorização, sem perguntar, nada, é chegar, fazer Copy, depois colar noutro blog ou num site qualquer, assinar por baixo e já está. Devem achar que bloguer é sinónimo de zé ninguém, que o que estes fazem, independentemente da qualidade do trabalho, não está sujeito às mesmas regras que qualquer outra obra, que não merece respeito... 

 

Há muito que me habituei a encontrar por meia internet a frase do cabeçalho do meu Momentos e Olhares, de há uns tempos para cá descobri que as minhas fotografias da Praia do Carvalhal fazem imenso sucesso, primeiro foi um site de partilha de fotografias, depois foi um portal do Alentejo, a semana passada foi um site de um turismo de habitação algures perto de Grândola, que incluía duas fotografias e que para cúmulo, no pé de página dizia que as imagens estavam sujeitas a direitos... deles.. é preciso ter lata.

 

Há uns dias chamou-me a atenção um artigo sobre adopção num suposto "portal" de psicologia porque estava ilustrado com uma fotografia minha, quando fui ler  verifiquei que para além desta, a maior parte do texto tinha sido copiado quase integralmente de um dos meus posts aqui no jantar, é claro que nem assinatura, nem referência à origem ou ao autor, zero. Sempre me disseram que eu tinha jeito para ouvir as pessoas e que de certeza daria um bom psicólogo.. mas daí a que o que eu escrevo sirva para colocar num "portal" de psicologia vai alguma distância.... fala bem sobre a forma como se documentam os pseudo portais especializados que pululam na internet e que não servem mais que para caçar cliks para a publicidade.

 

Meus senhores, os blogs não são a casa da Joana, o trabalho dos bloguers merece tanto respeito como o de qualquer outra pessoa, o facto de algo estar publicado na internet não o torna automaticamente público e gratuito, pedir autorização, referir as fontes, os autores, é em primeiro lugar uma regra de educação e em segundo lugar uma mostra de respeito por quem cria... além disso, o plágio é um crime punido por lei.

 

Jorge Soares

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:43


12 comentários

Sem imagem de perfil

De lagoa_azul a 28.08.2011 às 23:10

Infelizmente nos dias que correm, com a moda que se instalou de partilhar tudo e todos, é recorrente essas situações.

A mim já me aconteceu uma suposta amiga usar uma aplicação de partilha de fotos e toca de difundir fotografias minhas pela Net. Mandei logo recado que não autorizava que andasse a partilhar coisas minhas, no máximo, caso entendesse partilhasse coisas suas. Sei lá onde estão alojadas tais aplicações e quem tem acesso a elas.

Parece-me que muito dos burros que fazem isso ainda não sabem o significado da palavra plágio, temos que a substituir rapidamente por outra definição e dizer que o que fazem é roubar.

O desrespeito pelo trabalho dos outros crassa na nossa sociedade, e não me parece que seja por falta de informação sobre o que é crime ou não, penso que é falta de formação cívica desde a nascença.
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 29.08.2011 às 23:29

Infelizmente é mais comum do que aquilo que achamos, e pode acontecer com qualquer um de nós.

Jorge
Imagem de perfil

De Marta M a 28.08.2011 às 23:29

Boa Noite Jorge:
Bom tê-lo de volta e lê-lo com a pertinência a que já nos habituou.
Quanto ao plágio, começo a constatar a razão que têm algumas pessoas que os protegem com direitos de autor registados.
Não há respeito, é verdade. Confesso que,ao não ser uma fotógrafa de qualidade, procuro imagens na net e, por vezes uso-as. Mas tenho o cuidado, estando identificadas, de pedir autorização .
E de ter no meu blog um aviso nesse sentido.
Procuro não abusar e ser respeitadora pela propriedade intelectual de terceiros.
Marta M
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 29.08.2011 às 23:32

Eu também utilizo muitas vezes imagens que não são minhas, mas tenho sempre o cuidado de referir o lugar de onde as retirei e no caso dos poemas o autor... é uma questão de respeito.

Eu tenho bem visível no meu blog de fotografias que as imagens estão protegidas por lei... mas pelos vistos isso não impede ninguém, é uma tristeza.

Jorge Soares

Sem imagem de perfil

De xana a 29.08.2011 às 00:19

Por coisas semelhantes, é que o meu blogue de poesia, ficou parado, e por causa da tua foto da papoila, e por no curso de fotografia eu ter percebido como funcionam as coisas, em termos de publicação e direitos autorais, é que eu não crio um blogue de fotografia. Que me chamem somítica, pouco me importa, mas tenho fotos que me dão muito orgulho, enquanto fotógrafa amadora, e sei que uma foto só é bonita, se puder ser vista e apreciada por outros olhos que não os do fotágrafo, mas sei do que as pessoas são capazes, prefiro não ter de me "passar de vez dos carretos" porque alguém anda a usar as minhas palavras ou as minhas fotos. Uma foto pode ter um valor incalculavel, dependendo do local onde será usada.
A internet tornou-se num meio bastante profícuo em palavras e fotografias, mas as más intenções estão por todo o lado, e vermos o que é nosso ser usado em benefício de outros... sem as devidas referências... isso é coisa para tribunal, mesmo... e melhor que eu já deves estar a par das coisas em termos de direitos de autor, já não é terreno novo para ti, para mim, até ver é território desconhecido. É certo que não vais entrar em disputas de tribunal por isso, mas já são vezes demais a roubarem o que é teu por direito. Que tal informares-te sobre registares os direitos autorais das tuas fotos? Não é ser egoísta, mas apenas ressalvares o que é teu, é que uma foto, dependendo do local e da abrangência da publicação, tem á partida um valor minímo bem catita, talvez dê para umas boas férias em família... duas vezes no mesmo ano... veres outros usarem o que te levou algum do teu tempo de lazer, e ganharem dinheiro à tua custa... issso é coisa que o Governo já faz... não precisas que outros vão de férias à tua conta...
Sei que a questão monetária, nem é o que te revolta, que apenas fizessem referência à tua autoria, era o suficiente, mas já são vezes demais... assim não é justo, tens de bater o pé, fazer valer os teus direitos.
bjks

Imagem de perfil

De Jorge Soares a 29.08.2011 às 23:37

Xana, a minha ideia nem era falar do meu caso... só falei como exemplo, infelizmente isto é algo que nos afecta a todos.

Quando encontro uma situação destas tento sempre entrar em contacto com os autores dos sites.. até agora excepto num caso as fotografias foram retiradas... mas sei que é uma luta perdida, por cada fotografia que eu encontro haverá muitas que não encontro... a solução passaria por colocar marcas bem grandes nas fotografias.. coisa que não me agrada nada.

Por outro lado, o meu gosto pela fotografia só existe graças ao blog, sem ele não faz sentido... tenho que pensar que faz parte.. infelizmente não tenho dinheiro para advogados e para a justiça....

É uma guerra perdida.. vou pelo menos tentar não perder todas as batalhas.

Jorge
Sem imagem de perfil

De Maria a 30.08.2011 às 15:37

E já confrontaste quem cometeu o delito? Que disseram eles?

Realmente, é preciso ter lada para copiar textos. Das fotos já me vou encolher ali a um canto que, de quando em vez, tiro alguma da net e coloco num post meu. Não digo que é minha, mas devia fazer a alusão de que foi retirada da internet, mas que não haja confusões...
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 30.08.2011 às 22:11

Claro que sim, mal encontro algo meu sem referência ao autor e/ou ao blog, reclamo logo e exijo a retirada imediata de textos ou fotografias.. até agora funcionou sempre, excepto com os senhores do Portal do Alentejo que não me ligaram nenhuma.. mas eu não desisto.

Eu também costumo utilizar fotografias da net.. mas coloco sempre o link para o lugar de onde as retirei, e caso o saiba, o autor.. e claro, nunca me passaria pela cabeça plagiar uma fotografia dizendo que é minha.

Jorge

Imagem de perfil

De Kok a 31.08.2011 às 17:58

Com excepção de algumas desenhos que tenho o cuidado de mencionar a origem, não tenho o hábito de copiar ninguém!
Textos nem tal me passaria pela cabeça fazê-lo!
E não sei como será possível evitar que aconteçam plagios do que é publicado na web.
Porque há sempre alguém querendo ganhar com o esforço de outrem!
Concordo contigo, evidentemente. Mas não vejo como ultrapassar e evitá-lo!

1 abraço!
Sem imagem de perfil

De FM a 01.09.2011 às 22:43

No meu blog optei por deixar as fotos livres para uso, isto é, publico porque quero, não referencio limitações e pontualmente reconheço a sua utilização na net. Mas porque se trata de um tema restrito que interessa também a uma plateia restrita (blog de futebol infantil). Pior foi ver um texto publicado no site oficial do clube sem referências mas como foi "a bem da nação" deixei passar. Noutros casos penso ser um claro abuso, muito mais quando falamos de uso comercial...
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 01.09.2011 às 22:52

Eu de inicio também não me importava, até que percebi que havia pessoas que queriam ganhar dinheiro com o meu trabalho, e políticos que se achavam no direito de utilizar as minhas fotografias em cartazes de campanha sem pedir autorização.

A net converteu-se num negócio, tudo tem publicidade associada, a fotografia é um hobby, mas é demais que os outros ganhem dinheiro e nem referenciem o autor.

Jorge
Sem imagem de perfil

De FM a 01.09.2011 às 22:54

Aproveitei para dar uma saltada ao "Momentos e Olhares", desculpe mas a ocasião faz o ladrão, deixar pérolas daquelas unicamente protegidas por uns direitos de autor dificeis de accionar é como deixar a porta aberta...
PS: Prometo que se algum dia roubar alguma será para meu uso e deleite pessoal...
1 grande click para si.

Comentar post



Ó pra mim!

foto do autor






Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2011
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2010
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2009
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2008
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2007
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D