Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Porque: "A vida é feita de pequenos nadas" -Sergio Godinho - e "Viver é uma das coisas mais difíceis do mundo, a maioria das pessoas limita-se a existir!"
Estava há bocado a ver as notícias na televisão e de repente estavam a falar da Rosa, a menina pastora de ovelhas na serra da Estrela que sonhava em ir para a escola.
Do pouco que vi, entrevistavam o pai, que apesar de não estar lá muito convencido, lá condescendeu em que a Rosa fosse para a escola, não é que ele ache que isso vá servir para alguma coisa, mas aparentemente as conversas dos vizinhos e as visitas da GNR lá o convenceram.
Ver o homem falar, fez-me retroceder uns trinta anos, algures em 1977 ou 78, ainda o 25 de Abril era mais que um feriado. Lembro-me que num passeio de domingo, o meu pai levou o velho Toyota corolla atá à Serra da Freita, que fica ali entre Arouca, Vale de Cambra e Sever do Vouga e desde donde se tem uma magnifica vista sobre a Ria de Aveiro, ou seja, no máximo a uns 40 Kilómetros de Aveiro.
Lá em cima encontramos um velho pastor de ovelhas, que nos inundou de perguntas sobre o que se passava lá em baixo, no mundo donde tinha havido uma revolução que ainda não tinha chegado até ali, lembro-me perfeitamente das perguntas sobre a dívida pública e se era verdade que cada português devia 40 contos... que ele não devia nada a ninguém.
A postura agarrada ao cajado, o modo de falar e os modos daquele pastor, não diferiam muito do que vi hoje na SIC, a verdade é que este vive numa serra mais alta que a Freita, e donde presumo que a revolução também ainda não chegou, pelo menos para a Rosa, que faz 16 anos e que portanto, pró ano já não vai precisar mais de ir para a escola.....pelo menos, a GNR já não vai ter motivos para lá ir chatear o homem.
33 anos depois do 25 de Abril, da ultima vez que estive na Freita donde nasce o Rio Caima, havia um parque de campismo e sinais de progresso. Fico a pensar quantas Rosas mais há ainda em Portugal? e quando chegará a Revolução e tudo o que ela nos deixou, até aquele ponto da Serra da Estrela?
Já agora, aconselho vivamente um passeio pela Serra da Freita e este magnifico Site com fotografias da serra.
Jorge