Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Porque: "A vida é feita de pequenos nadas" -Sergio Godinho - e "Viver é uma das coisas mais difíceis do mundo, a maioria das pessoas limita-se a existir!"
Imagem de aqui
Hoje a R. foi parar ao google+, como era a primeira vez que entrava no site, começou a responder às questões do google para o preenchimento do perfil, contrariando o que já muitas vezes lhe tinhamos dito, nunca se dá dados reais na internet, colocou a data de nascimento verdadeira, como tem menos de 13 anos de imediato o google a deitou para fora e bloqueou todos os acessos à plataforma, incluindo a conta de mail, do picasa, o igoogle, tudo. De um momento para o outro virou mais uma info excluída.
Não sei, também não me dei ao trabalho de averiguar, de onde sai esta norma de que as crianças devem ter 13 anos para poderem ter Facebook ou email no google, porquê 13?, porquê não 12?, ou 14?. Os meus dois mais velhos tem Facebook, assim como a maioria dos seus colegas na escola. A R. tem conta no gmail desde que tinha 7 ou 8 anos, criamos a conta quando começou a navegar pela internet e havia sites infantis onde era necessário um email para a inscrição.
Por mais que me tentem explicar, eu não consigo ver onde está o mal em que as crianças tenham Facebook, acho mal sim, que tenham sem que os pais supervisionem, mas isso é válido para o facebook, o email, o messenger, até para o telemóvel. A nossa sociedade evolui de uma forma que dificilmente conseguimos controlar, as redes sociais fazem parte dela e ou olhamos para elas como uma oportunidade da que podemos tirar vantagens e experiências de vida ou corremos o risco de perder o comboio e ficar perdidos algures num apeadeiro no meio do nada.
Evidentemente das redes sociais não vem só coisas boas, tal como de tudo o resto na vida, incluindo a escola, mas se não somos capazes de controlar o que os nossos filhos fazem no Facebook, como pretendemos conseguir controlar o que fazem na rua?, ou na escola? Faz parte do nosso papel de pais sermos capazes de formar e orientar...e já todos sabemos que o fruto proibido é sempre o mais apetecido... se não há facebook em casa, haverá de certeza na escola, ou no telemóvel, ou na casa do amigo...
Existem milhares e milhares de crianças com menos de 13 anos com contas nas redes sociais, se calhar não era má ideia que Facebook e Google mudassem da politica do finjo que não sei, para uma politica em que os pais se vissem obrigatóriamente involucrados na criação e controlo das contas.. era muito mais lógico e muito mais educativo.
Quando cheguei a casa ao fim do dia tratei de desbloquear a conta do google da R. como?, disse que era minha... e não deixa de ser verdade, porque fui eu que a criei, e sou eu quem a desbloqueia e coloca novas passwords quando a despassarada as esquece.
Jorge Soares